Portal do Professor

Início do Conteúdo

O transporte bicicleta na minha cidade

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dina Mara Pinheiro Dantas; Diana Di?genes G?is

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as vantagens e os benef?cios da bicicleta;

  • Conhecer termos empregados na mobilidade do tr?nsito urbano de bicicletas e os equipamentos de seguran?a necess?rios;

  • Localizar as ciclorrotas de um bairro da sua cidade.

Duração das atividades

8 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento do g?nero textual: texto expositivo

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - A BICICLETA COMO TRANSPORTE

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta atividade ser?o necess?rios os seguintes recursos:

  • cartolina;

  • canetinhas.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor apresente o artigo 96 do C?digo de Tr?nsito Brasileiro <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm> (Acesso: 03/08/2012) e  questione: ?Qual ve?culo ? considerado como um transporte saud?vel para as pessoas e o meio ambiente??. O docente dever? explicar que os alunos ir?o assistir ao v?deo ?Meu ambiente?: a bicicleta como meio de transporte. O mesmo poder? ser acessado no seguinte endere?o <http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g>

IMAGEM 1 - ?MEU AMBIENTE?: A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g (Acesso: 31/08/2012)

?

Em seguida, os alunos produzir?o um texto expositivo em dupla sobre as vantagens e os benef?cios desse transporte.

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estar?o desenvolvendo as atividades propostas.

DISCUSS?O:

Nesse momento, as duplas ir?o apresentar os seus textos, nos quais sugerem-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate: ?A bicicleta ? muito utilizada como meio de transporte? Por qu?? Existem mais vantagens ou desvantagens em utilizar a bicicleta como transporte??.

SISTEMATIZA??O:

O professor dever? solicitar que as duplas apresentem frases estimulando a utiliza??o da bicicleta como transporte nas cidades, culminando na produ??o de um cartaz coletivamente (imagem 2).

IMAGEM 2 - BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

Fonte: <http://guaraparicyclechic.blogspot.com.br/2011/02/beneficios-de-se-adotar-bicicleta-como.html> (Acesso: 03/08/2012)

?

ATIVIDADE 2 - CICLOVIAS, CICLO-RROTAS, CICLOFAIXAS, BICICLET?RIO E SEGURAN?A AO PEDALAR

INSTRU??ES INICIAIS:

Para esta atividade ser?o necess?rios os seguintes recursos:

  • cartolinas;

  • canetinhas;

  • tesouras;

  • colas.

2.1 PESQUISANDO OS ESPA?OS ASSOCIADOS AO FLUXO DE BICICLETAS

O professor dever? recordar que, no v?deo da atividade 1, o personagem apresenta a aus?ncia de ciclovia e biciclet?rio na cidade e, em seguida, explicar que em cinco grupos os alunos ir?o pesquisar sobre: ciclovias, ciclo-rotas, ciclofaixas, biciclet?rios e seguran?a ao pedalar e anotar as informa??es no caderno, como tamb?m, imagens para servirem como exemplo.

Sugest?o de sites para a pesquisa:

1? grupo - ciclovia

Ciclovia <http://www.escoladebicicleta.com.br/ciclovia.html>

Premissas b?sicas na concep??o de ciclovias <http://www.indshop.com.br/sincronia/ciclovias.htm>

Guia de boas pr?ticas para concep??o de ciclovias <http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_a.pdf>

2? grupo - ciclo-rota

Afinal,  o que ? ciclo-rota? <http://pedevela.blogspot.com.br/2011/12/afinal-o-que-e-ciclorrota.html>

Ciclorrotas <http://vadebike.org/ciclorrotas/>

A import?ncia de sinalizar as ciclo-rotas <http://vadebike.org/2011/05/a-importancia-de-sinalizar-as-ciclo-rotas/>

3? grupo - ciclofaixa

Ciclofaixa ? a melhor alternativa para quem quer andar de bicicleta em S?o Paulo <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/esportes/1818-ciclofaixa-sera-ampliada-para-quem-quer-pedalar-em-sao-paulo>

A ciclofaixa da disc?rdia <http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2245/a-ciclofaixa-da-discordia>

Sinaliza??o de ciclo faixas ? revitalizada pela SEMOB <http://opotiguarnoticias.blogspot.com.br/2012/03/sinalizacao-de-ciclo-faixas-e.html>

4? grupo - biciclet?rio

Biciclet?rios <http://www.ciclocidade.org.br/ciclistaurbano/bicicletarios>

Guia para biciclet?rio <http://www.ta.org.br/site/Banco/7manuais/guia_bicicletarios_apbp_v6.pdf>

Manual de biciclet?rios <http://portalantigo.cefid.udesc.br/ciclo/documentos/folding/Manual-ASCOBIKE.pdf>

5? grupo - seguran?a ao pedalar

Acess?rios e equipamentos <http://www.escoladebicicleta.com.br/acessorios.html>

Bike escola <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_271614.shtml>

Equipamentos para um passeio seguro <http://www.euvoudebike.com/2010/05/dicas-de-equipamentos-para-pedalar-com-mais-seguranca-pela-cidade/>

Todos os sites foram acessados no dia 06/08/2012

2.2 SOCIALIZANDO AS INFORMA??ES DA PESQUISA

Terminada a pesquisa, os grupos dever?o produzir cartazes com as informa??es obtidas sobre o assunto pelo qual ficaram respons?veis para, depois, apresentarem para a turma. O docente dever? explicar que os alunos ter?o que atentar para a estrutura dos cartazes, como organiza??o do texto e das imagens, tamanho das letras e cor da fonte.

?

ATIVIDADE 3 - PRODUZINDO UM MAPA

Recomenda-se que o docente apresente a reportagem ?Bicicleta ? apontada como op??o para humanizar o tr?nsito? <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3823.shtml> (Acesso: 06/08/2012), questionando, depois: ?Voc?s concordam com o t?tulo da reportagem? Por qu???, ?A nossa cidade possui ciclovias, ciclofaixas e biciclet?rios? Em todos os bairros existem ou apenas em alguns? Quais??, ?Por que algumas cidades ainda n?o contam com esses espa?os destinados as bicicletas??. O professor dever? dividir a turma em cinco grupos para pesquisar a situa??o de cinco bairros distintos da sua cidade e verificarem:

  • a presen?a de ciclovias, ciclofaixas e biciclet?rios;

  • o uso e o respeito desses espa?os pelos pedestres e condutores.

Caso no bairro n?o exista a presen?a de um desses espa?os, o grupo dever? verificar:

  • ocorr?ncia de acidentes;

  • solicita??o da associa??o dos moradores junto ? prefeitura.

Os grupos dever?o produzir um mapa do bairro no Google Mapas <http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl> apresentando as ruas que existem ciclovias, ciclofaixas e biciclet?rios.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

? Elabora??o de cartazes http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/Cartazes.pdf (Acesso em: 06/08/2012)

? Cole??o Bicicleta Brasil http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSEMOB/Biblioteca/LivroBicicletaBrasil.pdf (Acesso em: 06/08/2012)

? Como criar mapas personalizados no Google Maps http://onsoftware.softonic.com.br/como-criar-mapas-personalizados-no-google-maps (Acesso em: 06/08/2012)

? 11 dicas para andar de bicicleta com mais seguran?a nas cidades

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/11-dicas-para-andar-de-bicicleta-com-mais-seguranca-nas-cidades/  (Acesso em: 31/07/2012)

? As melhores cidades para andar de bicicleta no Brasil http://consumidormoderno.uol.com.br/grandes-experiencias/as-melhores-cidades-para-andar-de-bicicleta-no-brasil (Acesso em: 31/07/2012)

Sugest?es de links para professores:

? Educa??o no tr?nsito http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)

? Google Maps: como criar o seu pr?prio mapa http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23843-google-maps-como-criar-o-seu-proprio-mapa.htm (Acesso em: 06/08/2012)

? Como elaborar um cartaz http://quimica-na-web.planetaclix.pt/comunic/cartaz/cartaz1.htm (Acesso em: 06/08/2012)

? O que o C?digo de Tr?nsito diz sobre bicicletas e ciclistas http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/  (Acesso em: 06/08/2012)

? Top 10: melhores cidades do mundo para andar de bicicleta http://www.ideiasgreen.com.br/2012/01/top-10-melhores-cidades-para-andar-de.html (Acesso em: 31/07/2012)

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

? Paranazinho: almanaque do tr?nsito http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23850 (Acesso em: 06/08/2012)

Avaliação

Na atividade 1, sugere-se ao professor que, a partir da produ??o dos textos,  verifique se os alunos conseguiram identificar as vantagens e os benef?cios da bicicleta. Na atividade 2, recomenda-se verificar se os cartazes realizados pelos discentes contemplaram os termos empregados na mobilidade do tr?nsito urbano de bicicletas e os equipamentos de seguran?a necess?rios. Na atividade 3, prop?e-se ao professor examinar a identifica??o das ciclorrotas pelos alunos atrav?s da produ??o dos mapas.