![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Compreender de que as propagandas publicit?rias incentivam o consumo da sociedade;
Identificar sua participa??o no processo de consumo da sociedade;
Verificar o consumo e a produ??o do lixo dos alunos da escola utilizando o g?nero entrevista.
Conhecimento b?sico do g?nero entrevista
Recomenda-se que o professor indague os alunos ?O consumo consome voc?s??, ?As propagandas publicit?rias influenciam a aquisi??o de novos produtos? Que estrat?gias utilizam??. O docente dever? dividir a turma em cinco grupos, onde ter?o que analisar as tirinhas da Mafalda e as propagandas publicit?rias para depois escreverem um pequeno texto sobre ?Os ve?culos de publicidade e o descarte dos produtos? que dever? ser postado no blog da turma.
IMAGEM 1 - TIRINHA MAFALDA
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Dfmvi0itPWM/TOm1qGH0MzI/AAAAAAAAACc/svNLBwz5Ar8/s1600/3.jpg
(Acesso: 09/03/2012)
?
IMAGEM 2 - TIRINHA MAFALDA E SUSANITA
Fonte: http://ialexandria.sites.uol.com.br/charges/comuns/008ch.gif (Acesso: 09/03/2012)
?
O docente dever? realizar os seguintes direcionamentos para os alunos analisarem as propagandas:
?
Qual o objetivo da propaganda?
Qual a mensagem transmitida?
Qual o p?blico-alvo?
Quais estrat?gias foram utilizadas para incentivar o consumo?
Qual o resultado da propaganda para sociedade e meio ambiente?
Existe alguma diferen?a entre os comerciais atuais e os antigos em rela??o ?s estrat?gias, mensagem e p?blico-alvo?
?
Sugest?es de propagandas da TV
IMAGEM 3 ? COMERCIAL DANONINHO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=j57F3HALxj4 (Acesso: 17/05/2012)
?
IMAGEM 4 ? DANONINHO ICE
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fzTrLIfij64 (Acesso: 17/05/2012)
?
IMAGEM 5 ? KUNG FU PANDA-SUCRILHOS KELLOGG?S
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Owob7DiVkdE (Acesso: 17/05/2012)
?
IMAGEM 6 ? GAROTO-COMPRE BATON!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg&feature=related (Acesso: 17/05/2012)
?
IMAGEM 7 ? FIAT BRAVO 2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dVhuKqP3zoc (Acesso: 17/05/2012)
?
IMAGEM 8 ? BRAVO 2013
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7y7l4wFf9_w (Acesso: 17/05/2012)
?
Neste momento, os grupos estar?o analisando as tirinhas da Mafalda, as propagandas publicit?rias e produzindo o texto.
Neste momento, os grupos estar?o apresentando para turma seus textos. Para iniciar o debate,o professor poder? indagar os alunos sobre ?Consumo e consumismo possuem o mesmo sentido?? ?A sociedade de consumo j? chegou a saciedade de consumo??, ?Quem consume mais os ricos ou os pobres??, ?Quem se identifica como consumista??, ?O que ? ser consumidor??, ?O que ? consumo de moda??.
Neste momento o professor ir? formalizar a atividade. O docente dever? explicar que todos os dias somos bombadeardos por informa??es que nos incitam a consumir e acaba ocasionando a produ??o de lixo. Em seguida, professor e alunos produzir?o coletivamente um mapa conceitual sobre o consumo, para isso os alunos ter?o que pensar em palavras-chaves desse assunto e escrever no quadro branco. Para facilitar esse processo, o docente poder? indagar ?Como o consumo afeta a nossa sociedade??.
?
IMAGEM 9 ? EXEMPLO DE MAPA CONCEITUAL
Fonte: http://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1GM6HXCRQ-1NH2CJD-MQN/1GLX9XSPSIQDYTFLIFPIimage (Acesso: 17/05/2012)
?
Prop?e-se que o professor solicite aos alunos que produzam durante uma semana um di?rio sobre o que consomem e destino do que ? descartado para posteriormente postar no blog da turma.
Sugest?es de quest?es que poder?o ajudar os alunos na produ??o do di?rio
O que consumo por dia? (Fazer uma descri??o e apresentar se poss?vel a quantidade)
O meu consumo est? baseado no pre?o, marca ou n?o levo nada em conta? (Compras de alimentos, roupas e outros)
Leio os r?tulos das embalagens? Quais s?o os tipos de embalagem dos produtos que consumo?
Qual ? o destino do produto que consumo? (Locais onde deposito o que descarto)
Como ? o tipo e a proced?ncia de comida que faz parte das minhas refei??es?
Quais s?o os produtos eletr?nicos que possuo? Qual o destino do meu lixo eletr?nico?
?
Prop?e-se que o professor explique para a turma que ir?o desenvolver uma pesquisa com os alunos de outras salas da escola sobre ?O consumo e a produ??o do lixo?. A turma dever? ser dividida em cinco grupos que ter?o a tarefa de entrevistar 10 alunos sobre a produ??o de lixo. Primeiro os grupos ter?o que elaborar no m?nimo 10 perguntas para a entrevista. Sugest?es de perguntas para a entrevista:
Qual sua idade?
Voc? tr?s merenda de casa? O que normalmente?
Voc? joga lixo no ch?o? Por qu??
O que voc? faz com o material descartado por voc??
Voc? tem celular? Quantas vezes trocou de celular at? agora? O que ? necess?rio para um celular ser bom para voc??
Voc? compra material escolar quantas vezes por ano? Por qu??
Voc? se preocupa com que gasta de energia e ?gua? Por qu?? Voc? tem ideia no m?nimo do que gasta?
O que ? consumo? Por que voc? consome?
Voc? concorda com a frase ?Consumo, logo existo??
O que voc? mais consome? Na hora da compra o que voc? leva em considera??o?
Terminada a elabora??o da entrevista, o professor deve reunir a turma para verificar as perguntas que ser?o feitas e questionar os alunos sobre seu posicionamento em rela??o a alguma das quest?es propostas para a entrevista.
O docente dever? explicar aos alunos que antes de iniciar a entrevista ter?o que selecionar os entrevistados e convid?-los para participar da entrevista. Os alunos dever?o explicar que a entrevista n?o ser? identificada. Os grupos dever?o combinar o melhor dia e hor?rio com os entrevistados. Sugere-se que cada grupo entreviste alunos de turmas diferentes, a divis?o pode ser como do modelo abaixo:
1? grupo ? 10 alunos do 1? ano (ou 2? ano ou 3? ano) do Ensino M?dio
2? grupo ? 10 alunos do 9? ano
3? grupo ? 10 alunos do 8? ano
4? grupo ? 10 alunos do 7? ano
5? grupo ? 10 alunos do 6? ano
No dia da entrevista recomenda-se que os grupos dividam-se entre si para escrever as falas dos entrevistados e realizar as perguntas. Sugere-se que grave o ?udio atrav?s do celular e depois seja transcrita em formato de entrevista.
Terminada a entrevista, sugere-se que um integrante do grupo crie no Google Docs um documento e compartilhe com o grupo todo, onde atrav?s do bate-papo do documento os alunos ir?o analisar os dados, produzir uma tabela e escrever um breve coment?rio sobre cada item analisado.
Inicialmente cada grupo dever? apresentar seus resultados em formato de tabela para turma. Prop?e-se que o docente finalize a atividade fazendo uma liga??o entre os resultados de cada grupo para posteriormente produzir uma tabela coletivamente com os alunos.
Sugere-se que no blog da turma cada equipe poste as tabelas produzidas e os apresente os coment?rios dos dados analisados. O professor dever? colocar tamb?m a tabela constru?da coletivamente com os alunos no blog.
Prop?e-se que o professor questione ?De onde vem o celular? Qual ? o seu destino quando adquiro outro? Por que troco de celular??. O docente dever? explicar que a turma ir? assistir ao v?deo ?A hist?ria das coisas? <http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs> (Acesso: 17/05/2012)tendo como base os seguintes assuntos apresentados abaixo, onde cada grupo dever? fazer as anota??es devidas:
1? grupo: Explora??o dos recursos naturais
2? grupo: T?xicos e a sa?de
3? grupo: Polui??o do meio ambiente
4? grupo: Consumo
5? grupo: Descarte dos produtos (Produ??o do lixo)
?
IMAGEM 10 ? STORY OF STUFF
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs (Acesso: 17/05/2012)
Ap?s a exibi??o do v?deo e terminada as anota??es, o docente dever? estimular o debate sobre o v?deo. Sugere-se algumas quest?es para o debate: ?O que ? a economia de materiais??, ?Voc?s concordam com autora que os governos est?o mais preocupados com as corpora??es do que com o povo? Por qu???, ?Por que sempre o governo estimula que a popula??o fa?a compras??.
O docente dever? explicar que os grupos ir?o produzir uma hist?ria em quadrinho utilizando as informa??es da atividade anterior e tendo em base as reportagens apresentadas abaixo.
Para auxiliar na elabora??o da HQ sugerimos os seguintes links:
1? grupo:
http://www.comciencia.br/reportagens/2005/08/10.shtml
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27175&action=geral
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,queimadas-no-brasil-aumentam-85-informa-inpe,594710,0.htm
2? grupo:
http://www.ecolnews.com.br/toxicos_POPs_e_metais_pesados.htm
http://stoptoxicos.wordpress.com/
http://www.tecmundo.com.br/saude/15567-dinheiro-brasileiro-esta-contaminado-com-toxicos.htm
3? grupo:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_345578.shtml
4? grupo:
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=36&id=429
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/40911_O+BRASIL+NO+TOPO+DO+CONSUMO
5? grupo:
http://tudoglobal.com/blog/capa/52206/brasil-se-iguala-a-europa-na-producao-de-lixo.html
Todas as reportagens foram acessadas no dia 17/05/2012
Para criar a hist?ria em quadrinho no Hag?qu? <http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR> deve-se fazer a instala??o no computador, preencher os dados para uma pesquisa e iniciar o download (ver as instru??es). Sugerimos a vers?o 1.05 (20/03/2007). Depois deve seguir os passos para finalizar a instala??o verificando em que pasta do computador ficar? instalada.
Tutorial do Hag?qu?: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80 (Acesso: 17/05/2012)
Recomenda-se que o professor explique que os grupos escolham os personagens, cen?rio, imagens e conte?do da HQ. O docente dever? explicar que os alunos dever?o atentar para os seguintes aspectos na elabora??o da hist?ria em quadrinho: linguagem (verbal e n?o-verbal), utilizar os tipos de bal?es para apresentar a fala dos personagens, o tamanho da letra, utilizar onomatop?ias (palavras que imitam o som de algo), imagens de acordo com a hist?ria, as imagens retiradas de algum site devem ser referenciadas no final da hist?ria em quadrinho.
Terminada a elabora??o das hist?rias em quadrinho pelos grupos deve ser postado no Blog da Turma, cada grupo dever? ler as mesmas e depois comentar as hist?rias dos seus colegas.
? Quanto lixo a humanidade produz por dia? http://4.bp.blogspot.com/_27gxaYWzSv8/TUV_6ZXKjXI/AAAAAAAABGA/X4Dqjv8vPnM/s1600/Info+lixo.jpg (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Voc? n?o precisa de uma m?quina de lavar roupa http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/ (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Wall-e ? Consumo e lixo http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=23068 ? Acesso: 21/05/2012
? HQ SPE um guia para utiliza??o em sala de aula http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001882/188264por.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Mapa conceituais como instrumentos did?ticos http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Lixo, o que fazer com ele? - Parte 1 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37474 ? Acesso: 26/06/2012
Na atividade 1, verificar como os alunos compreenderam o papel das propagandas publicit?rias no consumo da sociedade atrav?s da an?lise das propagandas e da produ??o do texto. Na atividade 2 e 3, averiguar se os alunos perceberam seu papel e dos seus colegas da escola no processo de consumo da sociedade e na produ??o do lixo por meio da produ??o do di?rio e da realiza??o da entrevista.