![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Identificar a import?ncia do princ?pio dos 3 R?s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
Conscientizar sobre a import?ncia de ajudar uma institui??o atrav?s de uma campanha;
Verificar as v?rias possibilidades de reutilzar o material recicl?vel para produzir objetos para a campanha.
Conhecimento b?sico sobre reciclagem
Para o desenvolvimento desta atividade ? importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
a atividade ser? realizada em duplas;
participa??o ativa na aula.
Recomenda-se que o professor apresente a imagem 1 (ver abaixo) para a turma:
IMAGEM 1 ? ILHA DE LIXO
http://1.bp.blogspot.com/_AndL2c85gPo/S84YmrVaAVI/AAAAAAAAAAs/vijj5r4Tm64/s1600/planeta_lixo_606625.jpg (Acesso:19/05/2012)
O docente dever? questionar ?Quais s?o as atitudes que devemos ter para modificar a situa??o apresentada na imagem??, ?Qual a import?ncia de reduzir, reutilizar e reciclar para a sociedade e a prepara??o do meio ambiente??. Prop?e-se que o professor apresente o v?deo ou o ?udio da m?sica The 3 R?s do cantor norte americano Jack Johnson e distribua a tradu??o entre os alunos.
IMAGEM 2 - THE 3 R'S (JACK JOHNSON)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U6IbRSRe8MQ (Acesso: 28/04/2012)
Para ter acesso a tradu??o da m?sica - http://www.vagalume.com.br/jack-johnson/the-3-rs-traducao-2.html (Acesso: 28/04/2012)
Prop?e-se que o professor explique que os grupos ter?o que ler as reportagens apresentadas abaixo e depois produzir um texto em dupla sobre ?O princ?pio dos 3R?s e o meu papel de cidad?o?.
Sugest?o de reportagens para a atividade:
http://dgi.unifesp.br/ecounifesp/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=8
http://www.rc.unesp.br/coleta/inf_gerais.php
http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=1623&id_tipo_noticia=25&id_secao=86
http://www.viasolo.com.br/Curiosidades03.asp
http://melhoresnegocios.com/mn/2010/06/os-tres-erres-do-consumo-consciente/
Todos os sites foram acessados: 19/05/2012
Neste momento, as duplas estar?o escutando a m?sica e acompanhando a tradu??o, lendo as reportagens e produzindo o texto.
As duplas estar?o apresentando para a turma seus textos. Prop?e-se alguns questionamentos para o debate ?Reduzir, reutilizar e reciclar s?o conceitos muito falados atualmente. Por que as pessoas ainda n?o mudaram seus h?bitos? O que ser? preciso para acontecer essa mudan?a nos h?bitos das pessoas??.
O professor estar? formalizando a atividade. O docente deve ressaltar que as pessoas devem ter consci?ncia dos seus atos e que eles podem acabar ocasionando s?rios problemas para o mundo. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos produzam um mural sobre as atitudes que os cidad?os devem ter para cuidar do meio ambiente destacando sobre a import?ncia de praticar os 4R?s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar).
?
Recomenda-se que o professor explique que a turma ter? que produzir uma campanha de conscientiza??o com o seguinte t?tulo: ?Reutilizar e Reciclar entre nessa corrente!? que dever? ser divulgada no bairro da escola, como tamb?m, na internet. Os materiais arrecadados dever?o ser divididos em duas partes uma para produzir objetos e outra para ser entregue em uma cooperativa que ser? convertida em dinheiro e ser? doado para a institui??o.
O docente dever? juntamente com os alunos decidir na escolha da institui??o que receber? o material da campanha. Sugere-se que o professor agende uma visita com os alunos ? institui??o. No dia da visita os alunos dever?o tirar fotos e conversar com os funcion?rios e pessoas que dependem dela sobre sua import?ncia e do que necessita.
Ap?s a visita os alunos dever?o postar no blog da turma suas impress?es sobre este momento, ilustrando com as fotos tiradas e comentando as postagens dos seus colegas.
Recomenda-se que o professor explique que a turma dever? produzir o material da campanha. Para isso, ter?o que utilizar-se de diversos recursos para divulgar e conseguir arrecadar o material para institui??o.
Sugere-se que seja produzido um quadro do que pode ser reciclado para ajudar as pessoas a participarem.
TABELA 1 ? O QUE PODE SER RECICLADO
O QUE PODE SER RECICLADO |
|||
PL?STICO |
VIDRO |
METAL |
PAPEL |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Cria??o da autora
Sites para ajudar a elaborar o quadro:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/saiba-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-reciclado
http://www.fundacaoaprender.org.br/coleta-seletiva
Todos os sites foram acessados no dia 21/05/2012
Prop?e-se para divulga??o da campanha a produ??o de cartazes, cria??o de uma p?gina na rede social facebook e postagem no blog. Antes de criar a p?gina no facebook, o docente dever? indagar se todos os alunos possuem uma conta, caso n?o possuam o professor dever? ajudar na cria??o da conta.
O professor dever? criar uma p?gina para a campanha no facebook apresentando atrav?s do retroprojetor o processo de cria??o.
Escolher o tipo de p?gina. Sugere-se a escolha da seguinte op??o - Causa ou comunidade;
colocar uma foto da visita da institui??o;
fazer uma breve descri??o sobre a campanha;
fornecer o link do blog da turma.
Os alunos dever?o curtir a p?gina e convidar seus amigos do facebook. Prop?e-se tamb?m que os grupos produzam mensagens de incentivo para arrecadar materiais recicl?veis para a campanha.
O docente dever? explicar que em grupos os alunos dever?o produzir cartazes sobre a campanha que ser?o expostos na escola e em estabelecimentos comerciais do bairro. Para produ??o dos cartazes, os grupos dever?o atentar para as seguintes caracter?sticas como formato, letra, composi??o e t?cnica. Os grupos dever?o produzir folders com o objetivo da campanha, solicitando a ajuda para arrecadar os materiais para a campanha. Prop?e-se que os alunos realizem a divulga??o nas salas de aula da escola convidando todos a participarem. No momento desta divulga??o os discentes dever?o distribuir os folders da campanha.
?
Prop?e-se que o professor apresente os v?deos do document?rio Lixo Extraordin?rio e da abertura das novelas Duas Caras e Passione solicitando antes que os alunos verifiquem como o lixo ? utilizado.
IMAGEM 3 - TRAILER DO DOCUMENT?RIO LIXO EXTRAORDIN?RIO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8 (Acesso: 28/04/2012)
?
IMAGEM 4 - ABERTURA DA NOVELA DUAS CARAS
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zXEbq2PPvsg (Acesso: 28/04/2012)
?
IMAGEM 5 - ABERTURA DA NOVELA PASSIONE
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA (Acesso: 28/04/2012)
Ap?s a exibi??o do v?deo o professor dever? indagar ?Como os artistas utilizaram o que as pessoas descartaram? Voc?s consideram essas produ??es como arte??.
Recomenda-se explicar que essas produ??es utilizaram materiais que as pessoas consideram como lixo e os artistas pl?sticos Vik Muniz e S?rgio Cezar produziram arte com elas. O docente dever? explicar que os alunos ir?o produzir alguns objetos que ser?o doados para a institui??o escolhida pela turma.
Sugere-se que em cinco grupos os alunos confeccionem os objetos de acordo com o p?blico da institui??o. Todo material confeccionado dever? ser fotografado e exposto na p?gina do facebook e no blog da turma
Sugest?es de sites para reutilizar os materiais e construir objetos
Crian?as e adultos:
https://www.facebook.com/media/albums/?id=127056710748087
http://ideiascomlixo.blogspot.com.br/
http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html
Crian?as
http://www.clicfilhos.com.br/ler/525-Lixo_que_vira_brinquedo
http://www.aupairis.com/brinquedos-de-material-reciclavel/
Todos os sites foram acessados 05/07/2012
? Doe seu lixo http://environmenteduc.blogspot.com.br/ (site recomendado pelo Portal do Professor) ? Acesso: 21/05/2012
? Campanha do governo federal ensina como separar e como aproveitar corretamente o lixo http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/politica/campanha-do-governo-federal-ensina-como-separar-e-como-aproveitar-corretamente-o-lixo- ? Acesso: 21/05/2012
? Como fazer um cartaz http://www.slideshare.net/elisabeteteixeiralopes/como-fazer-um-cartaz-presentation Acesso: 10/07/2012
? Coleta seletiva na escola, no condom?nio, na empresa, na comunidade e no munic?pio http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf ? Acesso: 21/05/2012
? 4R?s e reciclagem http://www.abraceoplaneta.com.br/page9.php ? Acesso: 10/07/2012
? Como criar p?ginas no facebook - http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/ ? Acesso: 10/07/2012
? Como fazer um cartaz? http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm ? Acesso: 10/07/2012
? Como fazer um folder no Writer (BrOffice) http://lufantasma.blogspot.com.br/2012/03/como-fazer-um-folder-no-writer-broffice.html ? Acesso: 10/07/2012
? Estudantes ga?chos vendem papel e compram livros para biblioteca http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2356 ? Acesso: 10/07/2012
? Professores desafiam alunos a reciclar e a formular a??es de cidadania http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2349 ? Acesso: 10/07/2012
Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam a import?ncia do princ?pio dos 3 R?s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no seu papel como cidad?o a partir da produ??o de texto. Na atividade 2, o docente poder? verificar se os alunos verificaram a import?ncia de desenvolver uma campanha sobre o tema da aula a partir do envolvimento dos alunos durante esse processo. Na atividade 3, verificar se os objetos produzidos est?o adequados ao p?blico da institui??o e a contribui??o dos alunos na produ??o dos mesmos.