![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Apresentar hip?teses sobre os valores dos produtos;
Realizar compara??o entre valores;
Produzir uma lista de compras saud?vel.
Conhecimento b?sico das opera??es matem?ticas (soma e subtra??o), das medidas de massa grama (g) e quilograma (kg) e de capacidade litro (l) e mililitro (ml).
Recomenda-se que o professor indague ?Quanto custa uma lata de leite??, ?Qual o valor de um pacote de biscoito? E de doze p?es?? e anote as respostas dos alunos na lousa. O docente dever? organizar a turma em duplas e entregar uma lista de produtos para cada dupla. O professor dever? solicitar que os alunos desenhem a tabela 1 no caderno e apresentem o valor dos produtos da sua lista.
LISTA DE PRODUTOS 1 ? pacote de macarr?o 500g; pacote de feij?o 1kg; lata de achocolatado; farinha de trigo 1kg; lata de refrigerante de 350 ml.
LISTA DE PRODUTOS 2 ? pacote de caf? 500g; pacote de arroz 1kg; bebida l?ctea 1litro; pote de maionese 250g; macarr?o instant?neo 80g.
LISTA DE PRODUTOS 3 ? pacote de a??car 1kg; pacote de macarr?o 500g; farinha de milho 500g; pote de maionese 500g; refrigerante de 2 litros.
LISTA DE PRODUTOS 4 ? pacote de arroz 1kg; pacote de caf? 500g; lata de achocolatado; pote de manteiga de 500g; garrafa de suco de 500 ml.
LISTA DE PRODUTOS 5 ? pacote de feij?o 1kg; pacote de a??car 1kg; bebida l?ctea 1litro; pote de manteiga de 200g; frasco de ?leo de 900ml.
?
TABELA 1 - VALORES DOS PRODUTOS
PRODUTO |
VALOR (R$) |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Cria??o da autora
As duplas estar?o completando a tabela com os valores dos produtos da sua lista.
Neste momento, as duplas estar?o apresentando os valores dos produtos da sua lista. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate ?Houve alguma diferen?a nos valores dos produtos? Qual produto teve um valor muito divergente??.
O docente dever? desenhar no quadro branco a tabela 2 e com o aux?lio dos alunos apresentar os valores dos produtos expostos durante a atividade. Prop?e-se que o professor juntamente com os alunos realizem os c?lculos para encontrarem a varia??o dos produtos relativo ao pre?o atrav?s do maior e menor pre?o apresentado.
?
TABELA 2 - VALORES GERAIS DOS PRODUTOS
PRODUTO |
MAIOR PRE?O |
MENOR PRE?O |
VARIA??O |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Fonte: Cria??o da autora
?
? encartes de supermercados.
O professor dever? explicar que os alunos nas mesmas duplas ir?o analisar encartes e depois fazer a compara??o com os produtos da sua lista da atividade 1. O docente dever? solicitar que os alunos desenhem a tabela 3 no caderno e apresentem coment?rios sobre os valores dos produtos expondo se houve alguma diferen?a e as resolu??es feitas para encontrar a diferen?a nos valores.
?
TABELA 3 - COMPARA??O DOS VALORES DE PRODUTOS COM OS ENCARTES
PRODUTOS |
VALOR (R$) - ALUNOS |
VALOR (R$) - ENCARTES |
COMENT?RIO SOBRE OS VALORES |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Cria??o da autora
?
Recomenda-se que o professor questione ?Voc?s j? acompanharam seus pais durante ?s compras no supermercado? Quais s?o os alimentos que n?o devem faltar nas compras de sua fam?lia na sua opini?o??. Ap?s as respostas dos alunos, o docente dever? exibir o v?deo ?Alimenta??o saud?vel crian?as? (IMAGEM 1) <http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic> (Acesso: 19/09/2012) para os alunos responderem em duplas os seguintes questionamentos ?O que ? uma alimenta??o saud?vel??, ?Quais alimentos devemos diminuir o consumo? Quais alimentos n?o podem faltar na nossa alimenta??o??, ?O que o consumo de doces pode ocasionar na nossa sa?de? Devemos excluir os doces da nossa alimenta??o ou podemos preferir outros tipos de doces??.
IMAGEM 1 ? V?DEO ALIMENTA??O SAUD?VEL CRIAN?AS
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic (Acesso: 19/09/2012)
?
Ap?s as duplas responderem os questionamentos sobre o v?deo, o professor dever? questionar ?Os alimentos que voc?s consideraram inicialmente como importantes na lista de compras da sua fam?lia eram saud?veis? Quais alimentos podem ser inclusos na lista de compras para substituir suas prefer?ncias??.
O docente dever? solicitar que ainda em duplas os alunos produzam uma lista de compras saud?vel para uma fam?lia formada por 4 pessoas utilizando os produtos da atividade 1, como tamb?m outros itens encontrados nos encartes de supermercados. O docente dever? explicar que ter?o uma quantia em dinheiro para montar sua lista de compras.
1? lista de compra ? R$ 1.500,00
2? lista de compra ? R$ 400,00
3? lista de compra ? R$ 900,00
4? lista de compra ? R$ 300,00
5? lista de compra ? R$ 700,00
Terminada a produ??o da lista de compras as duplas dever?o apresentar suas listas de compras e suas dificuldades. Prop?e-se alguns questionamentos para iniciar o debate ?Com quanto de dinheiro voc?s acreditam que uma fam?lia precisa para se alimentar de forma saud?vel??, ?Ser? que dar para realizar uma alimenta??o saud?vel com um sal?rio m?nimo? O docente juntamente com os alunos dever?o montar a lista de compras utilizando como refer?ncia o sal?rio m?nimo.
? O pesado custo da alimenta??o saud?vel http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/468784/?noticia=O%2BPESADO%2BCUSTO%2BDA%2BALIMENTACAO%2BSAUDAVEL Acesso: 24/09/2012
? Vamos ?s compras
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml Acesso: 24/09/2012
? Cesta b?sica e sal?rio min?mo http://www.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/08/reportagens/cesta-basica-e-salario-minimo Acesso: 24/09/2012
? Vamos ?s compras para coletar, registrar e analisar informa??es? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40511 Acesso: 24/09/2012
? Opera??o de adi??o http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36607 Acesso: 24/09/2012
Na atividade 1, recomenda-se averiguar as hip?teses apresentadas pelos alunos sobre os pre?os dos produtos. Na atividade 2, sugere-se verificar se os alunos conseguiram apresentar o pre?o exato ou aproximado dos produtos da sua lista. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram produzir sua lista de compras saud?vel de acordo com o valor estabelecido.