Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos produzir uma lista de compras saud?vel?

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Jacinta Macena de Sousa

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

MARA PAULA SANTOS SILVA

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Dayany Barros Ferreira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Apresentar hip?teses sobre os valores dos produtos;

  • Realizar compara??o entre valores;

  • Produzir uma lista de compras saud?vel.

Duração das atividades

6 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento b?sico das opera??es matem?ticas (soma e subtra??o), das medidas de massa grama (g) e quilograma (kg) e de capacidade litro (l) e mililitro (ml).

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - APRESENTADO HIP?TESES DOS VALORES DE PRODUTOS

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor indague ?Quanto custa uma lata de leite??, ?Qual o valor de um pacote de biscoito? E de doze p?es?? e anote as respostas dos alunos na lousa. O docente dever? organizar a turma em duplas e entregar uma lista de produtos para cada dupla. O professor dever? solicitar que os alunos desenhem a tabela 1 no caderno e apresentem o valor dos produtos da sua lista.

LISTA DE PRODUTOS 1 ? pacote de macarr?o 500g; pacote de feij?o 1kg; lata de achocolatado; farinha de trigo 1kg; lata de refrigerante de 350 ml.

LISTA DE PRODUTOS 2 ? pacote de caf? 500g; pacote de arroz 1kg; bebida l?ctea 1litro; pote de maionese 250g; macarr?o instant?neo 80g.

LISTA DE PRODUTOS 3 ? pacote de a??car 1kg; pacote de macarr?o 500g; farinha de milho 500g; pote de maionese 500g; refrigerante de 2 litros.

LISTA DE PRODUTOS 4 ? pacote de arroz 1kg; pacote de caf? 500g; lata de achocolatado; pote de manteiga de 500g; garrafa de suco de 500 ml.

LISTA DE PRODUTOS 5 ? pacote de feij?o 1kg; pacote de a??car 1kg; bebida l?ctea 1litro; pote de manteiga de 200g; frasco de ?leo de 900ml.

?

TABELA 1 - VALORES DOS PRODUTOS

PRODUTO

VALOR (R$)

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Cria??o da autora

MOMENTO DO ALUNO:

As duplas estar?o completando a tabela com os valores dos produtos da sua lista.

DISCUSS?O:

Neste momento, as duplas estar?o  apresentando os valores dos produtos da sua lista. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate ?Houve alguma diferen?a nos valores dos produtos? Qual produto teve um valor muito divergente??.

SISTEMATIZA??O:

O docente dever? desenhar no quadro branco a tabela 2 e com o aux?lio dos alunos apresentar os valores dos produtos expostos durante a atividade. Prop?e-se que o professor juntamente com os alunos realizem os c?lculos para encontrarem a varia??o dos produtos relativo ao pre?o atrav?s do maior e menor pre?o apresentado.

?

TABELA 2 - VALORES GERAIS DOS PRODUTOS

PRODUTO

MAIOR  PRE?O

MENOR PRE?O

VARIA??O

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Cria??o da autora

?

ATIVIDADE 2 - ANALISANDO ENCARTES DE SUPERMERCADOS

PREPARA??O DO AMBIENTE:

?   encartes de supermercados.

O professor dever? explicar que os alunos nas mesmas duplas ir?o analisar encartes e depois fazer a compara??o com os produtos da sua lista da atividade 1. O docente dever? solicitar que os alunos desenhem a tabela 3 no caderno e apresentem coment?rios sobre os valores dos produtos expondo se houve alguma diferen?a e as resolu??es feitas para encontrar a diferen?a nos valores.

?

TABELA 3 - COMPARA??O DOS VALORES DE PRODUTOS COM OS ENCARTES

PRODUTOS

VALOR (R$) - ALUNOS

VALOR (R$) - ENCARTES

COMENT?RIO SOBRE OS VALORES

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Cria??o da autora

?

ATIVIDADE 3 - PRODUZINDO A LISTA DE COMPRAS

3.1 O QUE ? UMA ALIMENTA??O SAUD?VEL?

Recomenda-se que o professor questione ?Voc?s j? acompanharam seus pais durante ?s compras no supermercado? Quais s?o os alimentos que n?o devem faltar nas compras de sua fam?lia na sua opini?o??. Ap?s as respostas dos alunos, o docente dever? exibir o v?deo ?Alimenta??o saud?vel crian?as? (IMAGEM 1) <http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic> (Acesso: 19/09/2012) para os alunos responderem em duplas os seguintes questionamentos ?O que ? uma alimenta??o saud?vel??, ?Quais alimentos devemos diminuir o consumo? Quais alimentos n?o podem faltar na nossa alimenta??o??, ?O que o consumo de doces pode ocasionar na nossa sa?de? Devemos excluir os doces da nossa alimenta??o ou podemos preferir outros tipos de doces??.

IMAGEM 1 ? V?DEO ALIMENTA??O SAUD?VEL CRIAN?AS

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic (Acesso: 19/09/2012)

?

Ap?s as duplas responderem os questionamentos sobre o v?deo, o professor dever? questionar ?Os alimentos que voc?s consideraram inicialmente como importantes na lista de compras da sua fam?lia eram saud?veis? Quais alimentos podem ser inclusos na lista de compras para substituir suas prefer?ncias??.

3.2 PRODUZINDO UMA LISTA DE COMPRAS SAUD?VEL

O docente dever? solicitar que ainda em duplas os alunos produzam uma lista de compras saud?vel para uma fam?lia formada por 4 pessoas utilizando os produtos da atividade 1, como tamb?m outros itens encontrados nos encartes de supermercados. O docente dever? explicar que ter?o uma quantia em dinheiro para montar sua lista de compras.

1? lista de compra ? R$ 1.500,00

2? lista de compra ? R$ 400,00

3? lista de compra ? R$ 900,00

4? lista de compra ? R$ 300,00

5? lista de compra ? R$ 700,00

Terminada a produ??o da lista de compras as duplas dever?o apresentar suas listas de compras e suas dificuldades. Prop?e-se alguns questionamentos para iniciar o debate ?Com quanto de dinheiro voc?s acreditam que uma fam?lia precisa para se alimentar de forma saud?vel??, ?Ser? que dar para realizar uma alimenta??o saud?vel com um sal?rio m?nimo? O docente juntamente com os alunos dever?o montar a lista de compras utilizando como refer?ncia o sal?rio m?nimo.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

? O pesado custo da alimenta??o saud?vel http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/468784/?noticia=O%2BPESADO%2BCUSTO%2BDA%2BALIMENTACAO%2BSAUDAVEL Acesso: 24/09/2012

Sugest?es de links para professores:

? Vamos ?s compras

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml Acesso: 24/09/2012

? Cesta b?sica e sal?rio min?mo http://www.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/08/reportagens/cesta-basica-e-salario-minimo Acesso: 24/09/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

? Vamos ?s compras para coletar, registrar e analisar informa??es? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40511 Acesso: 24/09/2012

? Opera??o de adi??o http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36607 Acesso: 24/09/2012

Avaliação

Na atividade 1, recomenda-se averiguar as hip?teses apresentadas pelos alunos sobre os pre?os dos produtos.  Na atividade 2, sugere-se verificar se os alunos conseguiram apresentar o pre?o exato ou aproximado dos produtos da sua lista. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram produzir sua lista de compras saud?vel de acordo com o valor estabelecido.