Portal do Professor

Início do Conteúdo

T?tulo: Como os vegetais se alimentam?

Autor e Co-autor(es)

elizete Cupertino Ma??o imagem do usuário

VILA VALERIO - ES EEEFM - ATILIO VIVACQUA

Ediane Rodrigues Will e Enide Thomes Roberti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

O que o aluno poder? aprender com esta aula:

?      Reconhecer o que ? a fotoss?ntese e saber por que ela ? t?o importante para os seres vivos entendendo que por meio deste processo as plantas podem transformar a luz do sol, o g?s carb?nico e a ?gua em alimento.

?      Diferenciar e analisar funcionalmente a respira??o e a fotoss?ntese.

?      Descrever as fun??es da raiz, do caule e das folhas.

?      Desenvolver a capacidade de realizar experimentos e elaborar relat?rios.

?      Ler e interpretar texto descritivo e informativo de cunho cient?fico simples.

Duração das atividades

Dura??o: 9 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor com o aluno:

?      Saber respeitar e expor suas ideias numa roda de conversa.

?      Saber que vegetal ? um ser vivo.

?      Conhecer as partes de um vegetal.

Estratégias e recursos da aula

?

1? AULA

?      Numa roda de conversa dirigir aos alunos os seguintes questionamentos:

?    Em sua opini?o, de que os vegetais necessitam para crescer e se desenvolver?

?    De que forma a planta utiliza tudo isso?

?    Qual ? a fun??o da raiz?

?      Observar no p?tio da escola alguns tipos de plantas, escolher alguns tipos de folhas e analisar sua estrutura (nervuras, est?matos, cor).

?      Na sala de aula fazer a impress?o das folhas utilizando l?pis de cor ou giz de cera e papel  da seguinte maneira:

?      Coloque a folha de planta colhida sob uma folha de papel branco ou a pr?pria folha do caderno. Pegue um giz de cera ou l?pis de cor da cor que preferir.

?      Segure  firme a folha de papel para que esta n?o deslize ou saia do lugar. Esfregue o giz ou l?pis de cor sobre o papel branco onde se encontra a folha da planta e ver? aparecer o desenho da folha de planta tal como ela ?.    

?      Retirar a subst?ncia verde da folha (clorofila) esfregando a folha observada no papel percebendo que o sumo que sai da folha ? a clorofila.

?

2? AULA

?       O professor ir? apresentar v?deos referentes ao assunto em estudo para que os alunos possam fazer compara??es com o que foi discutido anteriormente:

http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related

ttp://www.youtube.com/watch?hv=WlHnerd2Ew8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=orLudoVekPU

http://www.youtube.com/watch?v=uXxvq9Tu-Zk

?

?      Ap?s assistirem aos v?deos os alunos ir?o debater na sala de aula sobre o que aprenderam. Em seguida produzir?o um texto sobre a import?ncia da fotoss?ntese para vida das plantas e demais seres vivos.

?

3? AULA

?      Leitura do livro ?Florinha e a fotoss?ntese? de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna, 32 p?ginas.

?      Roda de conversa sobre o conte?do do livro.

  

Dispon?vel em: http://www.estantevirtual.com.br/sebo-do-o/Samuel-Murgel-Branco-Florinha-e-a-Fotossintese-58064866 (Acesso em 29/11/2012)

?

4? AULA

?      Fazer um resumo no fich?rio de texto sobre o conte?do do livro ?Florinha e a fotoss?ntese? de Samuel Murgel Branco.

?

5? AULA

?      Uso do quadro digital ou data show para ler e debater sobre o texto ?Fotoss?ntese?. 

http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.html.

?      Uso do quadro digital ou data show para assistir a anima??o sobre como se d? o processo da fotoss?ntese.

http://www.smartkids.com.br/desenhosanimados/fotossintese

?

6? AULA

?      Ainda no LIED, sozinho ou em dupla, brincar/jogar para revisar o que aprendeu sobre fotoss?ntese.

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html

?

7? AULA

?      Uso do quadro digital ou data show para cantar a m?sica ?Luz do Sol? de Caetano Veloso.

http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/

?

8? AULA

?      Realizar as atividades de interpreta??o da letra da m?sica ?Luz do Sol? de Caetano Veloso.

Luz do Sol

Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...

?

C?u azul
Que venha at?
Onde os p?s
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

?

Reza, reza o rio
C?rrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Ro?a a beira
A doura areia...

?

Marcha um homem
Sobre o ch?o
Leva no cora??o
Uma ferida acesa
Dono do sim e do n?o
Diante da vis?o
Da infinita beleza...

?

Finda por ferir com a m?o
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A gl?ria, da vida...

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...

?

Reza, reza o rio
C?rrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Ro?a a beira
A doura areia...

?

Marcha um homem
Sobre o ch?o
Leva no cora??o
Uma ferida acesa
Dono do sim e do n?o
Diante da vis?o
Da infinita beleza...

?

Finda por ferir com a m?o
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A gl?ria, da vida...

?

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...

?

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/ (Acesso em 29/11/2012)

?

Atividades de interpreta??o do texto

Assinale com um (x) a resposta certa.

?

1)  Releia a 1? estrofe do texto. Podemos concluir que nesta estrofe o autor da m?sica fez uma refer?ncia:

(a) ? falta de preserva??o  do meio ambiente.

(b) ao efeito estufa.

(c) ? fotoss?ntese.

(d) ? clorofila.

?

2) Os  versos ?Luz do sol que a folha traga e traduz? significam:

(a) a folha absorve  somente  a luz  do sol.

(b) a folha absorve a luz do sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia.

(c) a folha absorve a luz do Sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia que ir? suprir as necessidades vitais da planta.

?

3)  A clorofila ? a subst?ncia:

(a) que apenas d? cor verde ?s plantas.

(b) que d? cor verde ?s plantas e capta a luz fornecida pelo Sol.

(c) que s? est? presente nas folhas de poucos vegetais.

?

4) Leia a estrofe abaixo:

?

?Finda por ferir com a m?o

Essa delicadeza

A coisa mais querida

A gl?ria, da vida...?

?

De acordo com essa estrofe:

(a) o ser humano fere a natureza com sua pr?prias m?os quando destr?i  os elementos que comp?em o meio ambiente.

(b) a coisa mais querida que faz parte do meio ambiente ? o homem n?o importando os demais seres vivos.

?

5)   Os  versos

?

?Reza, reza o rio

C?rrego pro rio

Rio pro mar... ?

?

 est?o relacionados ao aspecto:

(a)  relevo.

(b)  hidrografia.

(c)  clima.

(d)  vegeta??o.

?

6)   Um vegetal que n?o possui cor verde:

(a) realiza fotoss?ntese.

(b) n?o realiza fotoss?ntese.

(c) n?o precisa da clorofila nem da fotoss?ntese

?

9? AULA

Esta aula cont?m atividades que poder?o ser realizadas ? medida que os alunos forem pesquisando os temas.

1) Um dos vegetais apresentados na fotografia ?  o cip? chumbo. Esse vegetal ? parasita, ou seja, ele fixa em outros vegetais para retirar o alimento de que necessita para sobreviver.

http://www.jardineiro.net/plantas/fios-de-ovos-cuscuta-spp.html

?

a) O cip? - chumbo ? fino, amarelo e n?o tem clorofila. em sua opini?o, esse vegetal realiza a fotoss?ntese?

b) Em sua opini?o, de que forma o cip?-chumbo obt?m o alimento de que necessita para sobreviver?

?

2) Qual ? a import?ncia da fotoss?ntese para os vegetais? e para os outros seres vivos?

?

3) Gabriel fez uma abertura na lateral de uma caixa de papel?o com tampa. Em seguida, ele colocou uma pequena planta em posi??o oposta ? abertura feita na caixa e tampou-a.

Gabriel deixou a caixa de papel?o com a planta em um local que recebia incid?ncia de luz fornecida pelo Sol por alguns dias. Diariamente, Gabriel umedecia a terra do vaso da planta.

a) Em sua opini?o, como ser? o desenvolvimento da planta que Gabriel colocou no dentro da caixa de papel?o? Por qu??

b) Voc? j? viu uma situa??o assim? Onde?

?

4) Os alunos ir?o realizar o mesmo experimento de Gabriel na sala de aula e registrar diariamente o que acontece no caderno de atividades.

Recursos Complementares

Avaliação

Como avaliar:

A avalia??o ? um processo cont?nuo na sala de aula. Avaliar ? estar atento se os objetivos ou metas foram alcan?ados no decorrer do desenvolvimento das atividades. O envolvimento dos alunos, a participa??o, o interesse, a leitura, a produ??o de texto, os relatos orais a ajuda m?tua, tudo ser? observado propondo-se tamb?m nova oportunidade para aqueles alunos que n?o conseguiram adquirir todo o conhecimento necess?rio.