Ediane Rodrigues Will e Enide Thomes Roberti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
?
O que o aluno poder? aprender com esta aula:
? Reconhecer o que ? a fotoss?ntese e saber por que ela ? t?o importante para os seres vivos entendendo que por meio deste processo as plantas podem transformar a luz do sol, o g?s carb?nico e a ?gua em alimento.
? Diferenciar e analisar funcionalmente a respira??o e a fotoss?ntese.
? Descrever as fun??es da raiz, do caule e das folhas.
? Desenvolver a capacidade de realizar experimentos e elaborar relat?rios.
? Ler e interpretar texto descritivo e informativo de cunho cient?fico simples.
Conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor com o aluno:
? Saber respeitar e expor suas ideias numa roda de conversa.
? Saber que vegetal ? um ser vivo.
? Conhecer as partes de um vegetal.
?
1? AULA
? Numa roda de conversa dirigir aos alunos os seguintes questionamentos:
? Em sua opini?o, de que os vegetais necessitam para crescer e se desenvolver?
? De que forma a planta utiliza tudo isso?
? Qual ? a fun??o da raiz?
? Observar no p?tio da escola alguns tipos de plantas, escolher alguns tipos de folhas e analisar sua estrutura (nervuras, est?matos, cor).
? Na sala de aula fazer a impress?o das folhas utilizando l?pis de cor ou giz de cera e papel da seguinte maneira:
? Coloque a folha de planta colhida sob uma folha de papel branco ou a pr?pria folha do caderno. Pegue um giz de cera ou l?pis de cor da cor que preferir.
? Segure firme a folha de papel para que esta n?o deslize ou saia do lugar. Esfregue o giz ou l?pis de cor sobre o papel branco onde se encontra a folha da planta e ver? aparecer o desenho da folha de planta tal como ela ?.
? Retirar a subst?ncia verde da folha (clorofila) esfregando a folha observada no papel percebendo que o sumo que sai da folha ? a clorofila.
?
2? AULA
? O professor ir? apresentar v?deos referentes ao assunto em estudo para que os alunos possam fazer compara??es com o que foi discutido anteriormente:
http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related
ttp://www.youtube.com/watch?hv=WlHnerd2Ew8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=orLudoVekPU
http://www.youtube.com/watch?v=uXxvq9Tu-Zk
?
? Ap?s assistirem aos v?deos os alunos ir?o debater na sala de aula sobre o que aprenderam. Em seguida produzir?o um texto sobre a import?ncia da fotoss?ntese para vida das plantas e demais seres vivos.
?
3? AULA
? Leitura do livro ?Florinha e a fotoss?ntese? de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna, 32 p?ginas.
? Roda de conversa sobre o conte?do do livro.
Dispon?vel em: http://www.estantevirtual.com.br/sebo-do-o/Samuel-Murgel-Branco-Florinha-e-a-Fotossintese-58064866 (Acesso em 29/11/2012)
?
4? AULA
? Fazer um resumo no fich?rio de texto sobre o conte?do do livro ?Florinha e a fotoss?ntese? de Samuel Murgel Branco.
?
5? AULA
? Uso do quadro digital ou data show para ler e debater sobre o texto ?Fotoss?ntese?.
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.html.
? Uso do quadro digital ou data show para assistir a anima??o sobre como se d? o processo da fotoss?ntese.
http://www.smartkids.com.br/desenhosanimados/fotossintese
?
6? AULA
? Ainda no LIED, sozinho ou em dupla, brincar/jogar para revisar o que aprendeu sobre fotoss?ntese.
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
?
7? AULA
? Uso do quadro digital ou data show para cantar a m?sica ?Luz do Sol? de Caetano Veloso.
http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/
?
8? AULA
? Realizar as atividades de interpreta??o da letra da m?sica ?Luz do Sol? de Caetano Veloso.
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...
?
C?u azul
Que venha at?
Onde os p?s
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
?
Reza, reza o rio
C?rrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Ro?a a beira
A doura areia...
?
Marcha um homem
Sobre o ch?o
Leva no cora??o
Uma ferida acesa
Dono do sim e do n?o
Diante da vis?o
Da infinita beleza...
?
Finda por ferir com a m?o
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A gl?ria, da vida...
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...
?
Reza, reza o rio
C?rrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Ro?a a beira
A doura areia...
?
Marcha um homem
Sobre o ch?o
Leva no cora??o
Uma ferida acesa
Dono do sim e do n?o
Diante da vis?o
Da infinita beleza...
?
Finda por ferir com a m?o
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A gl?ria, da vida...
?
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em gra?a
Em vida, em for?a, em luz...
?
Dispon?vel em: http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/ (Acesso em 29/11/2012)
?
Atividades de interpreta??o do texto
Assinale com um (x) a resposta certa.
?
1) Releia a 1? estrofe do texto. Podemos concluir que nesta estrofe o autor da m?sica fez uma refer?ncia:
(a) ? falta de preserva??o do meio ambiente.
(b) ao efeito estufa.
(c) ? fotoss?ntese.
(d) ? clorofila.
?
2) Os versos ?Luz do sol que a folha traga e traduz? significam:
(a) a folha absorve somente a luz do sol.
(b) a folha absorve a luz do sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia.
(c) a folha absorve a luz do Sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia que ir? suprir as necessidades vitais da planta.
?
3) A clorofila ? a subst?ncia:
(a) que apenas d? cor verde ?s plantas.
(b) que d? cor verde ?s plantas e capta a luz fornecida pelo Sol.
(c) que s? est? presente nas folhas de poucos vegetais.
?
4) Leia a estrofe abaixo:
?
?Finda por ferir com a m?o
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A gl?ria, da vida...?
?
De acordo com essa estrofe:
(a) o ser humano fere a natureza com sua pr?prias m?os quando destr?i os elementos que comp?em o meio ambiente.
(b) a coisa mais querida que faz parte do meio ambiente ? o homem n?o importando os demais seres vivos.
?
5) Os versos
?
?Reza, reza o rio
C?rrego pro rio
Rio pro mar... ?
?
est?o relacionados ao aspecto:
(a) relevo.
(b) hidrografia.
(c) clima.
(d) vegeta??o.
?
6) Um vegetal que n?o possui cor verde:
(a) realiza fotoss?ntese.
(b) n?o realiza fotoss?ntese.
(c) n?o precisa da clorofila nem da fotoss?ntese
?
9? AULA
Esta aula cont?m atividades que poder?o ser realizadas ? medida que os alunos forem pesquisando os temas.
1) Um dos vegetais apresentados na fotografia ? o cip? chumbo. Esse vegetal ? parasita, ou seja, ele fixa em outros vegetais para retirar o alimento de que necessita para sobreviver.
http://www.jardineiro.net/plantas/fios-de-ovos-cuscuta-spp.html
?
a) O cip? - chumbo ? fino, amarelo e n?o tem clorofila. em sua opini?o, esse vegetal realiza a fotoss?ntese?
b) Em sua opini?o, de que forma o cip?-chumbo obt?m o alimento de que necessita para sobreviver?
?
2) Qual ? a import?ncia da fotoss?ntese para os vegetais? e para os outros seres vivos?
?
3) Gabriel fez uma abertura na lateral de uma caixa de papel?o com tampa. Em seguida, ele colocou uma pequena planta em posi??o oposta ? abertura feita na caixa e tampou-a.
Gabriel deixou a caixa de papel?o com a planta em um local que recebia incid?ncia de luz fornecida pelo Sol por alguns dias. Diariamente, Gabriel umedecia a terra do vaso da planta.
a) Em sua opini?o, como ser? o desenvolvimento da planta que Gabriel colocou no dentro da caixa de papel?o? Por qu??
b) Voc? j? viu uma situa??o assim? Onde?
?
4) Os alunos ir?o realizar o mesmo experimento de Gabriel na sala de aula e registrar diariamente o que acontece no caderno de atividades.
Sugest?o de links para o aluno:
http://www.escolakids.com/a-fotossintese-nas-plantas.htm
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotossintese.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.htm
?
Sugest?o de links para o professor:
http://www.portalescolar.net/2012/04/as-folhas-das-plantas-botanica.html
http://www.escolakids.com/a-fotossintese-nas-plantas.htm
http://www.smartkids.com.br/html/fotossintese.php
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotossintese.html
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03126-8.pdf
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-03126-8.pdf
Como avaliar:
A avalia??o ? um processo cont?nuo na sala de aula. Avaliar ? estar atento se os objetivos ou metas foram alcan?ados no decorrer do desenvolvimento das atividades. O envolvimento dos alunos, a participa??o, o interesse, a leitura, a produ??o de texto, os relatos orais a ajuda m?tua, tudo ser? observado propondo-se tamb?m nova oportunidade para aqueles alunos que n?o conseguiram adquirir todo o conhecimento necess?rio.