Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Com estas aulas os alunos poder?o aprender que ? de extrema import?ncia que as crian?as que possuem algum tipo de defici?ncia, e em especial as que possuem defici?ncia mental, desde beb?s recebam estimula??o motora e cognitiva para que possam desenvolver suas potencialidades.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica ou Sala de V?deo, uma vez que o Recurso poder? ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado.
Para dar in?cio ?s aulas o v?deo (Fig. 1) abaixo, que tem a dura??o aproximada de 5 (cinco) minutos, dever? ser apresentando aos alunos. Observamos que este poder? ser transmitido em televis?o e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!
http://www.youtube.com/watch?v=CjXrFZX9gK0&feature=related
Figura 1- Imagem do v?deo
Em seguida, o professor dever? perguntar aos alunos o que eles entenderam do v?deo. ? importante que os alunos possam expressar suas opini?es e impress?es, sem que o professor os corrija, caso n?o tenham entendido o prop?sito do v?deo.
Ap?s ouvir as opini?es dos alunos, o professor dever? perguntar se eles sabem o que ? S?ndrome de Down; se tem alguma pessoa na fam?lia ou mesmo um amigo que tem esta defici?ncia, e o que sabem sobre estas pessoas. ? importante que o professor os instigue a falar o que pensam sobre estas pessoas, e, principalmente, se sabem que elas podem e devem desenvolver as mesmas atividades que eles (que n?o possuem defici?ncia ), como, por exemplo, estudar, ajudar nas tarefas de casa, trabalhar futuramente...
Feitas estas discuss?es, outro v?deo dever? ser apresentado aos alunos.
Sugerimos que o Recurso, que ? um v?deo (Fig. 2), com dura??o aproximada de 20 (vinte) minutos, seja transmitido em televis?o e aparelho de DVD para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!
V?deo:
http://www.apraespi.org.br/Prev_def.htm
Figura 2 ? Imagem do Site ?Apraespi.org?
Para que os conhecimentos sobre a estimula??o precoce de crian?as com Defici?ncia Mental e S?ndrome de Down, os alunos poder?o, em duplas, buscar maiores informa??es sobre o assunto, em diferentes fontes como: livros, revistas, jornais e internet.
Abaixo, sugerimos alguns links (Fig. 3) para que os alunos possam fazer suas pesquisas.
Salientamos que neste momento o professor poder?, ainda, conversar com os alunos sobre algumas das causas de nascimento de crian?as deficientes, como: uso de cigarro, ?lcool e outros tipos de drogas durante a gesta??o, pois os alunos poder?o ser conscientizados desde j?, sobre estes cuidados preventivos!
O site abaixo (Fig. 3) traz maiores informa??es sobre a preven??o das defici?ncias.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140404.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=5122
http://www.opovo.com.br/saude/864437.html
http://www.psicosyn.com/artigo2.htm
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/03/17/materia.2009-03-17.2040616313/view
Figura 3- Imagem do site sobre Estimula??o Precoce
Depois que as pesquisas e discuss?es se ?encerrarem? os alunos ser?o convidados a compartilhar com os demais alunos da escola o que aprenderam nestas aulas, por meio da pr?xima atividade, pois ? extremamente importante que estes conhecimentos sejam divulgados entre todos da escola.
Nesta atividade os alunos dever?o comentar o que entenderam sobre o v?deo se ficaram surpresos com o que viram, se mudaram de opini?o sobre as crian?as deficientes, se sabem o que ? Defici?ncia Mental, S?ndrome de Down (que ? um tipo de Defici?ncia Mental), e se perceberam que estas s?o pessoas que podem estudar, trabalhar e etc.
O professor dever? promover uma discuss?o acerca dos assuntos trazidos no v?deo, sobre o que ? a S?ndrome de Down, suas causas, o que ? a estimula??o precoce e a import?ncia que esta tem no processo de desenvolvimento de todas as crian?as e, em especial, na vida destas crian?as (com S?ndrome de Down).
? importante que neste momento as d?vidas dos alunos possam ser esclarecidas, bem como trabalhar o preconceito, se por ventura a fala dos alunos apontarem a presen?a deste, acerca destas pessoas. ? importante que o professor discuta com os alunos a quest?o de que, muitos consideram que as crian?as que t?m Defici?ncia Mental ou S?ndrome de Down, por exemplo, devam ficar em casa, e quando forem estudar, que seja em escolas separadas, onde s? hajam crian?as como elas! Isto ? importante, pois propicia a reflex?o dos alunos sobre os direitos que todos, sem exce??o, t?m de viver de forma plena, sem impedimentos impostos por preconceitos, suas vidas!
Sugerimos que os temas trabalhados nos cartazes sejam estes:
- O que ? S?ndrome de Down
- Causas da S?ndrome de Down e da Defici?ncia Mental
- O que ? Estimula??o Precoce e Intensificada e sua import?ncia
- Import?ncia da Estimula??o Precoce para o desenvolvimento saud?vel de todos os beb?s
- Import?ncia de observar o desenvolvimento dos beb?s
Estes cartazes dever?o ser espalhados por toda a escola, se poss?vel, neles poder?o haver figuras ilustrativas, que poder?o ser retiradas de revistas, livros, jornais e de sites da Internet! Para cada t?pico acima apontado poder? haver 2 cartazes.
SUGEST?ES:
1)O professor poder? apresentar um v?deo (Fig. 4) aos alunos que fala sobre a import?ncia da estimula??o para o desenvolvimento de todas as crian?as, e que os pais precisam ter estas informa??es!
Link do V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=pH10eEeEjfY
Figura 4- Imagem do V?deo
2) Os alunos poder?o se preparar, por exemplo, para levar os cartazes feitos em sala de aula (atividades 2 e 3) ? uma escola de educa??o infantil (creches), de forma que os pais destas crian?as tenham acesso a estas informa??es sobre a preven??o das defici?ncias, bem como sobre a estimula??o precoce de todos os beb?s. Al?m disso, sob a orienta??o do professor, os alunos poder?o preparar uma pequena palestra (por meio de um texto escrito) sobre informa??es t?o importantes como ?a import?ncia da estimula??o precoce para as crian?as com e sem defici?ncia?, em uma reuni?o de pais de uma creche.
Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor que abordam a tem?tica da Educa??o Especial.
Aula: Qual ? a import?ncia da Educa??o Especial
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1038
Os alunos dever?o ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo, quando forem em grupo, expor o que aprenderam sobre a estimula??o precoce e intensificada dos beb?s que possuem defici?ncia mental.