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Trabalhando com quadrinhas: da compreens?o ? autoria

Autor e Co-autor(es)

Jos? Marinho do Nascimento imagem do usuário

SANTO ANDRE - SP Centro Universit?rio Funda??o Santo Andr?

Alunos do PIBID, subprojeto de Letras 2012

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sensibilizar para o trabalho com a linguagem po?tica.

Ler e analisar poema.

Elaborar texto po?tico (quadrinhas).

Duração das atividades

Vari?vel, mas poss?vel em dois meses, utilizando uma aula por semana.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? preciso conhecimento pr?vio, al?m de saber o que ? uma quadrinha, embora isso possa ser depreendido no desenrolar da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Encaminhamento:

1.      Dizer aos alunos que o objetivo ? a confec??o de um livro de poemas ou a montagem de um painel com poemas deles. Perguntar-lhes, ent?o, o que sabem sobre os conceitos de ?poesia?, ?poema? e ?quadrinhas?.

2.      Pedir para alguns alunos dizerem (ou recitarem) algumas quadrinhas. Lembrar que as quadrinhas s?o cria??es bastante populares, de f?cil memoriza??o e que requerem uma entona??o adequada.

Exemplo mais do que conhecido: ?Batatinha quando nasce / Espalha a rama (ou ?esparrama?) pelo ch?o / Nenezinho (ou ?mam?ezinha?, ?menininho(a)? etc.) quando dorme / P?e a m?o no cora??o?.

Sendo de car?ter popular, as quadrinhas est?o sempre sendo modificadas pelos falantes. Da? a ocorr?ncia de varia??es criativas, dependendo da regi?o do pa?s.

3.      Atentar para o ritmo. Normalmente, as quadrinhas cont?m versos curtos, geralmente de cinco ou sete s?labas po?ticas (que s?o contadas at? a ?ltima s?laba t?nica do verso). H? poucas varia??es.

Reparar em Ba-ta-ti-nha-quan-do-nas//ce = sete s?labas po?ticas. Es-pa-rra-ma-pe-lo-ch?o// = sete s?labas po?ticas (que n?o correspondem exatamente as s?labas gramaticais, mas ? emiss?o do som ao se dizer o verso).

4.      Dado o interesse dos pr?-adolescentes e adolescentes por quest?es amorosas e por aspectos l?dicos dos textos, ? aconselh?vel iniciar a atividade com exemplos variados, mas que atraiam a aten??o deles. Sugere-se o uso de um poema como ?Lira do Amor rom?ntico ou A eterna repeti??o?, de Carlos Drummond de Andrade, que pode ser encontrado em:

http://drummond.memoriaviva.com.br/alguma-poesia/lira-do-amor-romantico/

5.       Pode-se iniciar a atividade, fazendo-se antecipa??es de sentido, a partir do t?tulo do texto: ?Lira do amor rom?ntico ou A eterna repeti??o?.

Al?m dos significados para ?lira? encontrados em dicion?rios (http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/lira), ? importante que professor pesquise antes um pouco sobre hist?ria da poesia. Material conciso a respeito pode ser encontrado em:

http://www.cfh.ufsc.br/~magno/poesiahistoria.htm

?

6.       Na sequ?ncia, ler as tr?s quadrinhas que iniciam o poema:

?

Atirei um lim?o n??gua
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.

Atirei um lim?o n??gua
e caiu enviesado.
Ouvi um peixe dizer:
Melhor ? o beijo roubado.

Atirei um lim?o n??gua,
como fa?o todo ano.
Senti que os peixes diziam:
Todo amor vive de engano.


a)      Iniciar os coment?rios sobre as primeiras impress?es dos alunos;

b)      Encaminhar para uma discuss?o sobre o ritmo obtido na leitura, o uso de estruturas sint?ticas e sem?nticas regulares, a boa pontua??o, inclusive com o uso de dois pontos etc.;

c)       Pedir aos alunos para identificarem as semelhan?as e diferen?as existentes entre as estrofes;

d)      Observar com eles o esquema de rima: segundo com quarto verso;

e)      Fazer um levantamento dos verbos que aparecem nas estrofes e e refletir sobre os sentidos deles: atirar, ver, fazer etc., sobretudo em rela??o ?queles que indicam as falas dos peixes: responder e dizer. Trabalhar, ent?o, uma rela??o de verbos da fam?lia do dizer: falar, responder, reclamar, gritar, sussurrar, perguntar, questionar, sugerir etc. (e os contextos em que podem ser empregados);

f)       Desafiar os alunos a completarem uma quadrinha (a quarta estrofe do poema), a partir da supress?o da ?ltima palavra:

Atirei um lim?o n??gua,
como um vidro de perfume.
Em coro os peixes disseram:
Joga fora teu ci?me.

?

Sugere-se que, para esta e para cada uma das duas estrofes seguintes, o professor elabore um cartaz.

No caso do cartaz desta estrofe, assim que ele for exposto, brincar com os alunos, elaborando uma rela??o de palavras que rimem com ?perfume?. Poder? aparecer a palavra ci?me, mas tamb?m cardume, estrume, queixume, negrume, volume etc. Discutir, com eles, em seguida, quais delas fazem mais sentido dentro do contexto. 

Importa tamb?m chamar a aten??o para a palavra que mant?m mais o ritmo que o poema requer. A palavra "ci-?-me" cont?m tr?s s?labas e, por isso, "lu-me", por exemplo, rima com ela, mas esta tem apenas duas s?labas. 

Finalmente, comparar com a palavra escolhida pelo poeta. N?o se trata de haver o certo e o errado, mas o mais adequado a cada contexto. Valorizar os textos elaborados, igualmente.

?

g)      O mesmo procedimento para duas outras estrofes:


Atirei um lim?o n??gua
mas perdi a dire??o.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto d?i uma paix?o!

Atirei um lim?o n??gua,
ele afundou um barquinho.
N?o se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.


h)      Para as duas estrofes seguintes, ocultar duas palavras e procurar, com eles, completar a primeira delas. Depois, pedir que, em duplas, completem a segunda. Ao final, ler todas as cria??es e, finalmente, conhecer as op??es do poeta:


?


Atirei um lim?o n??gua,
o rio logo amargou.
Os peixinhos repetiram:
? dor de quem muito amou.

Atirei um lim?o n??gua,
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu cora??o num espelho.


?

i)        Para as duas outras estrofes, ocultar o ?ltimo verso. Completar a primeira delas com os alunos. Pedir que, em duplas, completem a segunda quadrinha. Depois, conhecer as op??es do poeta:


?


Atirei um lim?o n??gua
mas depois me arrependi.
Cada peixinho assustado
me lembra o que j? sofri.

Atirei um lim?o n??gua,
antes n?o tivesse feito.
Os peixinhos me acusaram
de amar com falta de jeito.
?


j)        Para as duas estrofes seguintes, ocultar os dois ?ltimos versos. O procedimento ? semelhante ?s etapas anteriores:


?


Atirei um lim?o n??gua,
fez-se logo um burburinho.
Nenhum peixe me avisou
da pedra no meu caminho.

Atirei um lim?o n??gua,
de t?o baixo ele boiou.
Comenta o peixe mais velho:
Infeliz quem n?o amou.


k)      Para as estrofes seguintes, o professor pode escolher algumas delas e ir ocultando seus elementos, at? que fique apenas o primeiro verso:

?


Atirei um lim?o n??gua,
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh?alma dolorida.

?

Atirei um lim?o n??gua,

pedindo ? ?gua que o arraste.

At? os peixes choraram

porque tu me abandonaste.

?

Atirei um lim?o n??gua

de clara ficou escura.

At? os peixes j? sabem:

voc? n?o ama: tortura.

Atirei um lim?o n??gua
e ca? n??gua tamb?m,
pois os peixes me avisaram,
que l? estava meu bem.

Atirei um lim?o n??gua,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
H?s de amar eternamente.


l) Na sequ?ncia, os alunos trabalhar?o livremente. Em grupo, em dupla ou individualmente, elaborar?o quadrinhas sobre quaisquer assuntos de seu interesse.
?

Formas de incentivar a participa??o:

1) Pesquisa - Pedir que os alunos tragam quadrinhas de que seus pais ou respons?veis gostem. Quem vai ler a quadrinha mais criativa? E a mais engra?ada? E a mais rom?ntica?

2) Brincadeira da Ca?a ?s quadrinhas - Espalhar, por todas as depend?ncias da escola, os textos produzidos pelos alunos e incentivar a sua localiza??o: ser? que os autores encontram suas cria??es?

3) Promover saraus liter?rios dentro do ambiente escolar.

Recursos Complementares

Exemplos de quadrinhas diversas podem ser encontrados em: http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/08/quadrinhas.html

Avaliação

1. Verificar, ao longo do processo, se o aluno/autor elabora texto com versos mais regulares (sempre com sete s?labas, por exemplo).

2. Ler e comentar as quadrinhas de cada aluno, devolvendo-as para refac??o.

3. Considerar o conjunto de textos elaborados pelos alunos. Escolher, com o grupo, o material que chegar? at? o p?blico leitor (em forma de livro, que pode ficar na biblioteca da escola, se for exemplar ?nico; em forma de painel, no p?tio da escola; em forma de varal de poesia, tamb?m no p?tio da escola etc.).