Portal do Professor

Início do Conteúdo

Painel de leitura e releitura: trabalho com linguagens diversas

Autor e Co-autor(es)

Jos? Marinho do Nascimento imagem do usuário

SANTO ANDRE - SP Centro Universit?rio Funda??o Santo Andr?

Participantes do subprojeto de Letras - PIBID 2012

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sensibilizar para o trabalho com a diversidade de linguagens.

Conhecer, ler e produzir texto po?tico.

Expor a produ??o dos alunos, dando valor ? autoria.

Aumentar a autoestima dos envolvidos.

Duração das atividades

O ano todo, com troca peri?dica dos textos expostos. A sugest?o ? que haja a troca semanal dos textos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

Encaminhamento:

1. Reunir um acervo bem diversificado de textos po?ticos (poemas, cr?nicas e contos curtos ? eles, impressos, n?o poder?o ultrapassar uma p?gina, de modo que, ampliados, possam ser lidos em uma folha de cartolina, por exemplo).

Bons textos s?o encontrados em: http://www.releituras.com/

Como ser?o expostos no p?tio da escola, precisam ser dimensionados, tendo-se em vista o contexto de leitura.

?

2. Observar os interesses individuais dos alunos, durante o transcorrer das aulas. O professor poder? encontrar o aluno que sonha, divaga, rabisca, desenha, imita, faz caricatura etc.

?

3. Ao detectar o interesse, propor ao aluno, de forma particular, afetuosa, positiva, que fa?a uma leitura de um texto previamente selecionado. N?o esquecer de trazer alguns poucos dados do poema e do autor. Dar um prazo de aproximadamente duas semanas.

?

4. O aluno deve ser estimulado a produzir um texto (e aqui n?o se considera texto apenas o materializado pelo c?digo verbal escrito), a partir da interpreta??o que teve do texto que lhe foi dado.

?

5. Suponha que seja entregue ao aluno o poema ?Cilada verbal?, de Affonso de Romano Sant?Anna:

?

Cilada verbal

(Dispon?vel em: http://palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_poemas.htm)


H? v?rios modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra
? envenenada.

?

N?o ? preciso for?a.
Basta que a boca solte
a frase engatilhada
e o outro morre
? na sintaxe da emboscada .

?

(Affonso Romano de Sant?Anna, autor do poema acima, nasceu em Belo Horizonte ? MG, em mar?o de 1937. Foi presidente da Biblioteca Nacional, onde desenvolveu importantes projetos).

?

?

O aluno poder? elaborar qualquer outro texto, por meio de desenho, colagem, pintura etc., expressando o seu sentimento ap?s a leitura do poema.

?

6. O professor dever?, ent?o, providenciar a exposi??o de um grande painel, de prefer?ncia num local por onde passam as pessoas da comunidade escolar ? na entrada da escola, por exemplo.

?

Sugest?o:

No lado esquerdo do painel, em tamanho relativamente grande, deve estar o texto que serviu de ponto de partida para a produ??o do aluno. No caso do exemplo, o texto do Affonso Romano de Sant?Anna. Nesta parte, pode-se escrever, em cima, Leitura.

No lado direito do painel, de prefer?ncia ocupando tamanho semelhante ao ocupado pelo texto de origem, deve estar a produ??o art?stica do aluno. Encimando esta parte, poder? aparecer o t?tulo Releitura.

?

Importante: os dados do aluno tamb?m devem aparecer abaixo da obra produzida (nome completo, turma, per?odo, algumas informa??es interessantes a seu respeito, como ?Gosta de...? etc.). Ele precisa sentir-se valorizado em sua produ??o.

?

7. Ao final de um per?odo (ano letivo, por exemplo), pode-se organizar uma exposi??o com todos os pain?is criados.

?

8. Se quiser, o professor poder? optar por um trabalho mais direcionado. Por exemplo, se ele trabalha a produ??o art?stica do s?culo XX com os alunos, poder? ir apresentando textos deste per?odo. Com isso, a exposi??o tamb?m refor?a o estudo feito em sala de aula.

Recursos Complementares

Avaliação

Prop?e-se a autoavalia??o, mensurando-se a percep??o dos alunos envolvidos sobre como se sentem diante da produ??o do texto po?tico:

Antes de iniciar o trabalho, solicitar que os alunos emitam uma opini?o sobre como se sentem ao produzir um texto po?tico. Ap?s toda a sequ?ncia e a exposi??o feita, novamente solicitar que os alunos emitam uma opini?o sobre como se sentem ao produzir um texto po?tico. 

Comparar as opini?es iniciais das finais, a fim de melhor dimensionar o impacto sobre a comunidade discente.