Participantes do subprojeto de Letras - PIBID 2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Sensibilizar para o trabalho com a diversidade de linguagens.
Conhecer, ler e produzir texto po?tico.
Expor a produ??o dos alunos, dando valor ? autoria.
Aumentar a autoestima dos envolvidos.
N?o h? necessidade de conhecimentos espec?ficos.
Encaminhamento:
1. Reunir um acervo bem diversificado de textos po?ticos (poemas, cr?nicas e contos curtos ? eles, impressos, n?o poder?o ultrapassar uma p?gina, de modo que, ampliados, possam ser lidos em uma folha de cartolina, por exemplo).
Bons textos s?o encontrados em: http://www.releituras.com/
Como ser?o expostos no p?tio da escola, precisam ser dimensionados, tendo-se em vista o contexto de leitura.
?
2. Observar os interesses individuais dos alunos, durante o transcorrer das aulas. O professor poder? encontrar o aluno que sonha, divaga, rabisca, desenha, imita, faz caricatura etc.
?
3. Ao detectar o interesse, propor ao aluno, de forma particular, afetuosa, positiva, que fa?a uma leitura de um texto previamente selecionado. N?o esquecer de trazer alguns poucos dados do poema e do autor. Dar um prazo de aproximadamente duas semanas.
?
4. O aluno deve ser estimulado a produzir um texto (e aqui n?o se considera texto apenas o materializado pelo c?digo verbal escrito), a partir da interpreta??o que teve do texto que lhe foi dado.
?
5. Suponha que seja entregue ao aluno o poema ?Cilada verbal?, de Affonso de Romano Sant?Anna:
?
Cilada verbal
(Dispon?vel em: http://palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_poemas.htm)
H? v?rios modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra
? envenenada.
?
N?o ? preciso for?a.
Basta que a boca solte
a frase engatilhada
e o outro morre
? na sintaxe da emboscada .
?
(Affonso Romano de Sant?Anna, autor do poema acima, nasceu em Belo Horizonte ? MG, em mar?o de 1937. Foi presidente da Biblioteca Nacional, onde desenvolveu importantes projetos).
?
?
O aluno poder? elaborar qualquer outro texto, por meio de desenho, colagem, pintura etc., expressando o seu sentimento ap?s a leitura do poema.
?
6. O professor dever?, ent?o, providenciar a exposi??o de um grande painel, de prefer?ncia num local por onde passam as pessoas da comunidade escolar ? na entrada da escola, por exemplo.
?
Sugest?o:
No lado esquerdo do painel, em tamanho relativamente grande, deve estar o texto que serviu de ponto de partida para a produ??o do aluno. No caso do exemplo, o texto do Affonso Romano de Sant?Anna. Nesta parte, pode-se escrever, em cima, Leitura.
No lado direito do painel, de prefer?ncia ocupando tamanho semelhante ao ocupado pelo texto de origem, deve estar a produ??o art?stica do aluno. Encimando esta parte, poder? aparecer o t?tulo Releitura.
?
Importante: os dados do aluno tamb?m devem aparecer abaixo da obra produzida (nome completo, turma, per?odo, algumas informa??es interessantes a seu respeito, como ?Gosta de...? etc.). Ele precisa sentir-se valorizado em sua produ??o.
?
7. Ao final de um per?odo (ano letivo, por exemplo), pode-se organizar uma exposi??o com todos os pain?is criados.
?
8. Se quiser, o professor poder? optar por um trabalho mais direcionado. Por exemplo, se ele trabalha a produ??o art?stica do s?culo XX com os alunos, poder? ir apresentando textos deste per?odo. Com isso, a exposi??o tamb?m refor?a o estudo feito em sala de aula.
Exemplos de poemas de
podem ser encontrados em:
http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/poemas-de-grandes-poetas/
?
Exemplos de poesia concreta:
Prop?e-se a autoavalia??o, mensurando-se a percep??o dos alunos envolvidos sobre como se sentem diante da produ??o do texto po?tico:
Antes de iniciar o trabalho, solicitar que os alunos emitam uma opini?o sobre como se sentem ao produzir um texto po?tico. Ap?s toda a sequ?ncia e a exposi??o feita, novamente solicitar que os alunos emitam uma opini?o sobre como se sentem ao produzir um texto po?tico.
Comparar as opini?es iniciais das finais, a fim de melhor dimensionar o impacto sobre a comunidade discente.