![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Yasmin Pinheiro Vidal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
- Compreender os tipos, a composi??o qu?mica e os mecanismos de a??o dos agrot?xicos;
- Investigar o conhecimento das pessoas sobre os agrot?xicos e os alimentos org?nicos e informar a respeito do assunto;
- Conceituar fertilizantes qu?micos, adubos org?nicos, aduba??o verde e o processo de calagem no solo.
Acidez, pH, f?rmula e estrutura de compostos qu?micos.
INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), como tamb?m em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, projetor data-show, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em cinco.
INTRODU??O
Inicialmente, o docente dever? apresentar a figura 1 para os alunos, com o aux?lio do projetor data-show.
Figura 1: Risco dos agrot?xicos
Fonte: http://www.mcpbrasil.org.br/noticias/agronegocio-agrotoxicos-e-transgenicos/item/508-ensaio-revela-os-riscos-dos-agrot%C3%B3xicos (acessado em 12/12/12)
Durante a apresenta??o da imagem, o professor dever? propor aos alunos as seguintes perguntas: ?O que pode ter causado a deforma??o nos dedos do pianista??, ?O que o avi?o est? soltando no ar??, e ainda ?O que representam estas imagens??. O professor dever? comentar com os alunos que as imagens representam situa??es relacionadas com o uso de agrot?xicos. E continuar a conversa introdut?ria com as seguintes quest?es: ?O que s?o agrot?xicos??, ?Qual a finalidade de produzir os agrot?xicos??, ?Quais s?o os tipos de agrot?xicos??, ?Voc?s conhecem quais os riscos relacionados ao uso de agrot?xicos? e ?Voc?s sabem qual a origem dos alimentos que colocamos em nossa mesa??.
V?DEO: VISUALIZANDO E COMENTANDO INFORMA??ES ACERCA DO ASSUNTO
Ap?s esse momento introdut?rio, o professor dever? apresentar os v?deos: ANVISA divulga lista de alimentos com maior n?vel de contamina??o, com dura??o de 4 minutos e 3 segundos dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=p68K7QVSZc0 e Brasil ? um dos maiores consumidores de agrot?xicos do mundo, com dura??o de 4 minutos e 5 segundos dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=B8wdRbwdJog (ambos os sites acessados em 12/12/12).
Professor e alunos dever?o comentar sobre o conhecimento ou n?o das informa??es apresentadas no v?deo.
CRIANDO UM BLOG
Em seguida, o professor ir? convidar os alunos a conhecerem mais sobre os agrot?xicos e a criarem um Blog que ser? utilizado como fonte de divulga??o e conscientiza??o das pessoas a respeito deste assunto, como tamb?m para comunica??o no decorrer da atividade. Seguem algumas informa??es sobre a cria??o de um blog:
- O professor dever? criar o Blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajud?-lo a criar a p?gina do Blog;
- Instru??es para a cria??o do Blog podem ser encontradas nos sites: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf (acessados em 12/12/12);
- Este recurso poder? ser utilizado com outras tem?ticas, como tamb?m em outras disciplinas, a partir do conhecimento do blog pelos outros professores da turma;
- Na sec??o ?Recursos Complementares? encontram-se mais dicas sobre como fazer um Blog.
PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO
Os alunos dever?o pesquisar sobre os agrot?xicos de acordo com os temas apresentados mais adiante. Em seguida, o professor dever? orientar os grupos a elaborarem textos de no m?nimo 15 linhas, a serem postados no blog, sobre o seu respectivo tema com o intuito de informar os outros membros da comunidade escolar acerca do assunto.
Cada equipe ficar? respons?vel por realizar uma pesquisa sobre um dos cinco temas apresentados a seguir:
- Tema 1: Conhecendo os agrot?xicos
Orienta??o: a equipe dever? abordar o que s?o agrot?xicos, sua hist?ria, seus usos e seus tipos.
Sugest?es de sites de pesquisa:
Pesticidas
http://www.infoescola.com/agricultura/pesticidas/
Agrot?xicos: conhe?a mais sobre eles
http://cyberdiet.terra.com.br/agrotoxicos-conheca-mais-sobre-eles-2-1-1-65.html
Agrot?xicos no Brasil
http://mpacontraagrotoxicos.wordpress.com/agrotoxicos-no-brasil/
Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas
Se??es do artigo: Tipos de pesticidas, Inseticidas naturais e Herbicidas.
http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/
Agrot?xicos: tipos, estruturas, persist?ncias e monitoramento.
Se??es do artigo: Agrot?xicos e Quanto a natureza qu?mica.
http://www.sederural.com.br/engambiental/mpss/agrotoxicos_monit.pdf
A qu?mica dos inseticidas (parte 1)
Se??o do artigo: Classifica??o dos inseticidas
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Agrot?xicos: O veneno nosso de cada dia http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
?
- Tema 2: Os agrot?xicos, vil?es ou mocinhos?
Orienta??o: os alunos dever?o abordar os malef?cios e benef?cios do uso dos agrot?xicos para a sa?de humana e para o meio ambiente.
Sugest?es de sites de pesquisa:
Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas.
Se??es do artigo: Agrot?xicos e seus efeitos para a sa?de e o ambiente, Alguns cuidados ao usar agrot?xicos e Vantagens e desvantagens dos pesticidas sint?ticos
Saiba os riscos dos agrot?xicos ? sa?de do trabalhador rural, no ES
Agrot?xicos: conceito, vantagens e perigos
http://eldersonmezzomotextos.blogspot.com.br/2012/05/agrotoxicos-conceito-vantagens-e.html
Agrot?xicos: a agress?o a sa?de humana e ao meio ambiente
http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/08/agrotoxicos-agressao-saude-humana-e-ao.html
Os danos dos agrot?xicos ao meio ambiente
http://www.radioagencianp.com.br/9573-Os-danos-dos-agrotoxicos-ao-meio-ambiente
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
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- Equipe 3: Inseticidas: os Organoclorados
Orienta??o: o grupo abordar? os tipos de inseticidas organoclorados, sua a??o e as suas propriedades. Tamb?m dever? ser abordado o principal organoclorado, DDT, sua estrutura qu?mica, caracter?sticas e mecanismo de a??o.
Sugest?es de sites de pesquisa:
Intoxica??o por Agrot?xicos ? Inseticidas organoclorados
Se??es do artigo: Uso, A??o, Propriedades e Classifica??o.
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.organ.htm
Organoclorado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organoclorado
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Dicloro-difenil-tricloroetano (DDT)
http://www.infoescola.com/quimica/dicloro-difenil-tricloroetano-ddt/
Determina??o de compostos organoclorados em peixes da bacia Dobetari, Vale do Ribeira (SP)
Se??o do artigo: Compostos organoclorados
http://www.registro.unesp.br/museu/basededados/arquivos/00000421.pdf
Toxicologia de inseticidas
Se??o do artigo: Organoclorado
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
A qu?mica dos inseticidas (parte 1)
Se??o do artigo: Organoclorados
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Coisas a Saber, Sobre DDT e Seu Uso no Combate Contra a Mal?ria.
Se??es do artigo: O Que ? DDT? e Mecanismo de A??o do DDT
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
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- Equipe 4: Inseticidas: os Organofosforados
Orienta??o: a equipe dever? abordar os tipos de inseticidas organofosforados, sua a??o, caracter?sticas, estrutura e propriedades qu?micas.
Sugest?es de sites de pesquisa:
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Inseticidas organofosforados e carbamatos
Se??es do artigo: Apresenta??o, A??o e Toxicidade
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm
Toxicologia de inseticidas
Se??o do artigo: Organofosforado
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
Inseticidas
Se??es do artigo: I - Inseticidas organofosforados - Estrutura qu?mica e propriedades (p?gina 70);
2 - Tiofosforados ? B) Paration met?lico (p?gina 72);
II - Ditiofosforado (derivados do ?cido ditionofosf?rico) C) Malation (p?ginas 74 e 75) .
A qu?mica dos inseticidas (parte 1)
T?pico: Organofosfatados
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
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- Equipe 5: Inseticidas: os Carbamatos
Orienta??o: os alunos dever?o abordar os tipos de inseticidas de carbamato, sua a??o, caracter?sticas, estrutura e propriedades qu?micas.
Sugest?es de sites de pesquisa:
Inseticidas
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/
Inseticidas organofosforados e carbamatos
Se??es do artigo: Apresenta??o, A??o e Toxicidade
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm
Inseticidas Carbamatos
http://www.encoppragas.com.br/carbamatos_97.html
Toxicologia de inseticidas
Se??o do artigo: Carbamatos
http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf
Carbamatos
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/carbamatos/
A qu?mica dos inseticidas (parte 1)
T?pico: Carbamatos
http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf
Carbamato
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbamato
*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.
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ORIENTA??ES SOBRE OS TEXTOS E POSTAGENS NO BLOG
- O uso do Blog poder? ocorrer em espa?os extrassala, em lan-houses ou na casa dos alunos;
- Os alunos dever?o elaborar os texto no prazo de 15 dias e post?-lo no Blog;
- A equipes devem usar imagens e fluxogramas sobre o seu respectivo tema. Os alunos dever?o ficar atentos ao fato de que os internautas visitar?o este Blog, ent?o, este precisa estar organizado de maneira atrativa e interessante;
- Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet. A p?gina do Blog dever? ser clara e objetiva com as explica??es sobre a defini??o, hist?ria, tipos e qu?mica dos agrot?xicos;
- Os textos devem ser publicados na ordem sequencial em que aparecem os temas;
- Todos os alunos dever?o comentar no Blog as postagens das outras equipes;
- Recomenda-se que os alunos divulguem o Blog n?o s? entre os membros da comunidade escolar, mas tamb?m entre parentes e amigos;
- O professor tamb?m dever? interagir com os alunos atrav?s do blog, colocando coment?rios sobre os textos.
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Tabela 1: Cronograma Atividade 1
Atividade 1 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
1? Etapa |
Pesquisa dos temas nos sites sugeridos |
3 horas/aula |
LIE |
2? Etapa |
Elabora??o dos textos e Publica??o dos textos no Blog |
15 dias |
Extrassala |
3? Etapa |
Coment?rios dos alunos e professor no Blog sobre os textos postados |
1 semana |
Extrassala |
4?Etapa |
Discuss?o no Blog entre alunos e o professor |
5 dias |
Extrassala |
Fonte: Cria??o do autor
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INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? manter a turma organizada nos cinco grupos da atividade anterior.
REFLEX?ES INICIAIS
Inicialmente, o professor dever? perguntar a turma se algu?m conhece alguma t?cnica que pudesse substituir, ou apenas diminuir, o uso dos agrot?xicos? Ele dever? comentar sobre alguns m?todos alternativos ao uso dos agrot?xicos, caso os alunos j? n?o os tenham citado.
Observa??o: para ajudar o professor, sugere-se tr?s m?todos apresentados na se??o ?M?todos alternativos para substituir ou diminuir o uso de agrot?xicos? do texto Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas dispon?vel no site http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/ (acessado em 12/12/12).
Em seguida, o professor dever? perguntar aos alunos:
- Voc?s sabem o que s?o produtos org?nicos?
- Voc?s j? comeram ou viram algum produto org?nico?
- Na sua cidade voc? conhece lugares que vendem produtos org?nicos?
- Quais as vantagens de consumir produtos sem agrot?xicos?
Ap?s as respostas dos alunos, o docente dever? disponibilizar a reportagem??nibus-feira? circula por bairros de Jo?o Pessoa vendendo produtos sem agrot?xicos dispon?vel em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2012/04/13/onibusfeira-circula-por-bairros-de-joao-pessoa-vendendo-produtos-sem-agrotoxicos-337388.php (acessado em 12/12/12).
Para concluir esse momento introdut?rio, o professor dever? propor aos alunos conhecer mais sobre os produtos org?nicos. Esta atividade ser? dividida em dois momentos: o primeiro ser? a realiza??o de uma pesquisa para embasamento dos discentes e o segundo ser? uma pesquisa de campo.
CONHECENDO MAIS SOBRE OS PRODUTOS ORG?NICOS
Inicialmente, o professor dever? orientar os alunos a pesquisarem nos sites indicados abaixo, buscando respostas para os seguintes questionamentos:
- O que s?o produtos org?nicos?
- Qual sua import?ncia e como s?o produzidos?
- Quais as vantagens e desvantagens destes produtos?
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Sites indicados para pesquisa:
O que s?o Produtos Org?nicos?
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1848
Produtos org?nicos
http://www.infoescola.com/meio-ambiente/produto-organico/
O que s?o Produtos Org?nicos? - Prefira qualidade, experimente produtos org?nicos!
http://www.bbel.com.br/comportamento/post/o-que-sao-produtos-organicos.aspx
Alimentos org?nicos
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm
Agricultura org?nica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_org%C3%A2nica
A import?ncia dos Alimentos Org?nicos
http://www.anutricionista.com/a-importancia-dos-alimentos-organicos.html
A import?ncia dos alimentos org?nicos para a sa?de
Alimento org?nico! Vantagens e desvantagens
http://danimedeirosnutricao.blogspot.com.br/2009/10/alimento-organico-vantagens-e.html
Alimentos org?nicos ou convencionais? Voc? escolhe
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel_org.htm
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
Todos os alunos dever?o pesquisar e ler os sites relacionados com o tema produtos org?nicos, buscando aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema. Sugere-se que os alunos fa?am anota??es a respeito do que julgar pertinente, interessante, ou de alguma informa??o que lhe era desconhecida at? o momento.
O QUE AS PESSOAS CONHECEM SOBRE OS PRODUTOS ORG?NICOS? O QUE PODEMOS INFORMAR A RESPEITO DESSE ASSUNTO?
Ap?s a realiza??o da pesquisa, o professor dever? propor aos alunos a realiza??o de uma pesquisa de campo a respeito do conhecimento das pessoas sobre os alimentos org?nicos, com o objetivo de saber quais informa??es seriam mais adequadas para chamar a aten??o do p?blico na visita ao blog da turma.
Cada equipe ficar? respons?vel por entrevistar, no m?nimo, 10 pessoas. Assim, espera-se que sejam entrevistadas um total de 50 pessoas por todas as equipes, essa vai ser a amostra da pesquisa desenvolvida pela turma.
Al?m da entrevista, os alunos dever?o pesquisar tamb?m quais os estabelecimentos da sua cidade que vendem/fornecem produtos org?nicos. Cada grupo dever? pesquisar e analisar pelo menos tr?s estabelecimentos.
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Orienta??es sobre as entrevistas:
- Dever?o ser entrevistadas pessoas que n?o trabalhem diretamente com produtos org?nicos;
- Poder?o ser questionados vizinhos, parentes, amigos, colegas da escola;
- As entrevistas dever?o ocorrer no per?odo de tr?s semanas;
- Dever? ser anotado o bairro onde a pessoa entrevistada mora para relacionar as informa??es acerca dos locais em que h? um maior n?mero de estabelecimentos que vendem produtos org?nicos;
- Ap?s a realiza??o de todas as entrevistas, os alunos dever?o organizar os dados em gr?ficos, e posteriormente post?-los na p?gina do Blog (criado na atividade 1);
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Sugest?es de perguntas a serem abordadas nas entrevistas:
1. O que s?o alimentos org?nicos?
2. O que s?o agrot?xicos?
3. Voc? sabe a diferen?a entre produtos org?nicos e os convencionais?
4. Qual o melhor tipo de alimento para ser consumido: org?nico ou convencional?
5. Quais os danos que os agrot?xicos podem causar?
6. Voc? consome ou j? consumiu produtos org?nicos?
7. Qual a import?ncia dos produtos org?nicos?
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Orienta??o sobre a elabora??o do gr?fico:
- Para a cria??o dos gr?ficos, os alunos poder?o assistir aos tutoriais sobre os seguintes programas gr?ficos:
1. Para Windows: EXCEL - Aprenda a criar Gr?ficos no Excel
http://www.youtube.com/watch?v=xexGAIE5snI
2. Para Linux: Criando Gr?ficos no Calc (BrOffice.org)
http://www.youtube.com/watch?v=rPv9B3oEoNw
(*Ambos acessados em 12/12/12)
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- O tipo de gr?fico recomendado ? o de colunas (com dados em porcentagens) e todos os alunos reunir?o os dados obtidos, de forma que seja constru?do um gr?fico por pergunta;
- Os gr?ficos dever?o ser postados no Blog;
- Os gr?ficos dever?o ter legenda detalhada;
- Cada equipe ficar? respons?vel pela elabora??o e publica??o de dois gr?ficos.
Abaixo, um exemplo do tipo de gr?fico proposto:
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Figura 2: Modelo de gr?fico
Fonte: Cria??o do autor
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-Orienta??o sobre os estabelecimentos analisados:
- Os alunos dever?o pesquisar quais estabelecimentos da cidade vendem produtos org?nicos e anotar o endere?o (nome na rua, n?mero e bairro). Depois, todas as equipes dever?o juntar seus dados e organiz?-los em um mapa da cidade.
- Inicialmente, as equipes pesquisar?o os estabelecimentos onde vendem produtos org?nicos. Os discentes dever?o apenas ligar para os locais e pedir o respectivo endere?o;
- Se for conveniente, os alunos poder?o visitar os estabelecimentos mais pr?ximos da escola ou da sua casa;
- As equipes dever?o organizar os dados em um mapa. Para isto, os alunos dever?o primeiro conseguir no Google Maps o mapa da cidade; dispon?vel em
https://maps.google.com.br/ (acessado em 12/12/12);
- Ao visualizar o mapa na escala desejada, os alunos dever?o copiar essa imagem clicando na tecla?print screen? (PrtSc)do teclado do computador e abrir um programa de desenho (para usu?rios do Windows: o Paint e para usu?rios do Linux: o KolourPaint);
- Em seguida, realizar o comando ?Ctrl + v? para colar a imagem da tela do computador copiada no programa. Apagar as bordas da imagem deixando apenas o mapa;
- Os alunos dever?o destacar os locais dos respectivos estabelecimentos, com pontos ou setas coloridas. Como apresentado na figura 2 abaixo:
Figura 2: Exemplo de um mapa com locais destacados
Fonte: Google Maps - Cria??o do autor
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- Os nomes das ruas devem estar vis?veis no mapa;
- O mapa dever? ser postado no Blog, ap?s as publica??es dos gr?ficos das entrevistas.
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Discutindo os resultados:
Ap?s a publica??o dos gr?ficos, dos mapas e das informa??es relevantes sobre os respectivos temas de cada equipe no Blog, o professor e os alunos dever?o discutir os resultados na rede social, baseando-se nas seguintes perguntas:
- Na sua cidade, existem muitos estabelecimento que vendem produtos org?nicos?
- Quais os bairros que possuem mais estabelecimentos? Quais possuem menos?
- As pessoas que mais conheciam os produtos org?nicos moravam nos bairros que tinham uma maior quantidade de estabelecimentos que os vendiam?
- Na sua cidade, a maioria das pessoas tem ou n?o conhecimento sobre os produtos org?nicos?
- Que motivo pode ter levado ao resultado obtido nas entrevistas?
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Tabela 2: Cronograma Atividade 2
Atividade 2 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
1? Etapa |
Pesquisa dos temas nos sites sugeridos |
3 hora/aula |
LIE |
2? Etapa |
Realiza??o das entrevistas |
15 dias |
Extrassala |
3? Etapa |
Visita aos estabelecimentos |
10 dias |
Extrassala |
4?Etapa |
Organiza??o dos dados |
1 semana |
Extrassala |
5? Etapa |
Publica??o dos dados e informa??es no Blog |
1 semana |
Extrassala |
6? Etapa |
Coment?rio do professor e alunos sobre os dados obtidos |
1 semana |
Extrassala |
Fonte: Cria??o do autor
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PREPARA??O DO AMBIENTE
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caixinha de papel?o, folha, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? dividir a turma em quatro grupos.
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Inicialmente, o professor dever? estimular os alunos a refletirem sobre a rela??o entre a qu?mica e a agricultura, a partir de questionamentos como estes: ?Qual ? a rela??o entre Qu?mica e agricultura?? e ?Exemplifique situa??es que mostram essa rela??o?.
Ap?s esse momento inicial, o professor dever? apresentar, com o uso do projetor data-show, a reportagem Produtor de soja de Itarar?, SP, ? premiado por safra cultivada sem adubo qu?mico dispon?vel em http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-itapetiningaregiao/v/produtor-de-soja-de-itarare-sp-e-premiado-por-safra-cultivada-sem-adubo-quimico/2247986/.
Observa??o: para a visualiza??o deste v?deo o computador deve ter instalado o programa Adobe Flash Player.
Ap?s a exibi??o da reportagem, o professor dever? convidar os discentes a conhecerem mais sobre alguns processos presentes na agricultura e que est?o diretamente relacionados com a Qu?mica. Nesta atividade ser?o abordados o uso de fertilizantes qu?micos e adubos naturais, como tamb?m o processo da calagem do solo. Os alunos ir?o realizar uma pesquisar sobre o assunto para fundamentar a elabora??o de uma hist?ria em quadrinhos (HQ).
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Instru??es sobre os textos dos HQ?s:
- O professor iniciar? uma hist?ria, como se descreve abaixo e cada equipe dar? continuidade ao texto de acordo com o seu tema e a partir dos conhecimentos obtidos com a pesquisa e discuss?o sobre o mesmo.
In?cio da hist?ria
?Um fazendeiro acabou de comprar uma fazenda totalmente desmatada. O antigo dono n?o teve cuidado do solo, e ele acabou ficando com a acidez alta e sem os nutrientes necess?rios para o desenvolvimento de plantas. O fazendeiro deseja produzir milho, soja, feij?o e arroz, mas est? em d?vida sobre qual processo deve utilizar para auxiliar na prepara??o da terra e na produ??o dos alimentos. Na fazenda tamb?m ser? implantado a produ??o de vacas, porcos e galinhas. Qual ser? a melhor medida que ele dever? tomar??;
- Orienta??o para o professor: os alunos devem ficar cientes da informa??o dada sobre a fazenda. O solo est? ?cido, o que fazer? A produ??o ? de milho, soja, feij?o e arroz, qual o melhor m?todo para desenvolver essas culturas? Ser? que ? aduba??o qu?mica? Ou a aduba??o verde? Como na fazenda tamb?m vai haver vacas, porcos e galinha, como integrar a produ??o de alimentos e dos animais? Que tal a aduba??o org?nica?
- ? importante ressaltar que cada equipe dever? elaborar um texto para a hist?ria em quadrinhos, explicando o uso da sua t?cnica de acordo com as orienta??es que ser?o dadas posteriormente;
- Os alunos devem usar a criatividade na elabora??o dos textos e desenhos para convencer o fazendeiro sobre o melhor m?todo a ser utilizado na produ??o agr?cola.
As hist?rias em quadrinhos devem ser postadas no Blog da turma (criado na atividade 1) e comentadas por professor e alunos.
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Instru??es para a produ??o da hist?ria de quadrinhos (HQ):
- As hist?rias em quadrinhos ser?o desenvolvidas com a utiliza??o do programa Hag?Qu?, dispon?vel para download no endere?o http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necess?rios);
- Para facilitar o processo de cria??o, o docente dever? orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que dever? conter os textos da hist?ria e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cen?rio e os personagens no computador;
- O programa possui um acervo de imagens, mas tamb?m permite importar imagens do computador, desse modo os alunos podem criar personagens pr?prios e lev?-los para dentro do programa;
- Sugere-se que cada equipe elabore uma hist?ria com no m?nimo tr?s p?ginas e com 6 quadrinhos em cada uma;
- Mais orienta??es sobre como utilizar o software est?o dispon?veis no v?deo Conhecendo o Hag?qu?: editor de hist?rias em quadrinhos (http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80 ? acessado em 12/12/12).
Temas a serem abordados pelas equipes e sugest?es de sites para pesquisa
- Equipe 1: Aduba??o qu?mica
- Orienta??o: A equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios para as plantas, o que s?o fertilizantes qu?micos, suas vantagens e desvantagens.
Sugest?es de sites de pesquisa:
A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRI??O NAS PLANTAS
T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Fertilizantes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fertilizante
FERTILIZANTES: UMA VIS?O GLOBAL SINT?TICA
T?picos: Resumo e Introdu??o
Adubos Qu?micos
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_adubos.html
O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente
T?picos: Cap?tulo 1 - Uma introdu??o aos fertilizantes minerais
1.1. O que s?o os fertilizantes.
1.2. Onde s?o usados os fertilizantes?
1.3. Onde os fertilizantes s?o produzidos?
Cap?tulo 2 - O que aconteceria se?
http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf
O dilema dos fertilizantes: onde n?o h? falta, h? excesso.
Tipos de fertilizantes
http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx
Adubos Org?nicos e Inorg?nicos
http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm
FERTILIZANTES
http://www.sigacana.com.br/Artigos/FonCorFer01d.htm
Riscos dos Adubos Qu?micos
Fertilizantes qu?micos e polui??o
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fertilizantes-quimicos-poluicao.htm
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
?
- Equipe 2: Aduba??o org?nica
- Orienta??o: a equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios ao desenvolvimento das plantas, os princ?pios de aduba??o org?nica, suas vantagens e sua import?ncia.
Sugest?es de sites de pesquisa:
A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRI??O NAS PLANTAS
T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Tudo o que voc? precisa saber sobre adubos e fertilizantes T?picos: Principais adubos org?nicos, Como e quando adubar e Quando n?o adubar
Tipos de fertilizantes
http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx
Adubos Org?nicos e Inorg?nicos
http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm
Lodo F?rtil
http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/37/como-se-faz
Aduba??o Org?nica - Aduba??o Verde
T?pico: Aduba??o Org?nica http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CAduba%C3%A7%C3%A3oOrg%C3%A2nica%5CAduba%C3%A7%C3%A3o%20Org%C3%A2nica%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20Verde.pdf
Aduba??o org?nica nutre plantas e reaproveita res?duos
Os tipos de Adubos org?nicos
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/09/os-tipos-de-adubos-organicos.html
A import?ncia e o Manejo da Aduba??o Org?nica
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/10/importancia-e-o-manejo-da-adubacao.html
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
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- Equipe 3: Aduba??o verde
- Orienta??o: A equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios ao crescimento e desenvolvimento das plantas, a explica??o de aduba??o verde, a rela??o das plantas leguminosas e aduba??o, como tamb?m os benef?cios da aduba??o verde.
Sugest?es de sites de pesquisa:
O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente
T?picos: Sistemas integrados, Agricultura integrada, Sistemas integrados de nutri??o de plantas (SINP) e Plantas leguminosas como fonte de N.
http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf
A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS
http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569
NUTRI??O NAS PLANTAS
T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias
http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf
Aduba??o Org?nica - Aduba??o Verde
T?pico: Aduba??o verde
Aduba??o Verde
http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/boletins/tecnicas-agroecologicas/Adubacao%20verde.pdf
Aduba??o verde, fonte de nutrientes para as plantas
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/11/adubacao-verde-fonte-de-nutrientes-para.html
Fazendo a Rota??o de Culturas e Aduba??o Verde
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12902
Adubo verde faz uso de plantas leguminosas
Conhe?a mais sobre aduba??o verde
http://www.pirai.com.br/texto-a27-conheca_mais_sobre_adubacao_verde_e_cobertura_vegetal.html
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
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- Equipe 4: Calagem no solo
- Orienta??o: A equipe dever? abordar o que ? acidez no solo, os motivos da ocorr?ncia da acidez, e como o problema da acidez pode ser revertido com o uso da calagem, import?ncia e benef?cios da calagem.
Sugest?es de sites de pesquisa:
A import?ncia da calagem em solos agr?colas
http://www.calcario-rs.com.br/artigos.asp?id=2
Calagem: pr?tica fundamental para aumentar a produtividade das culturas
Calagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem
Fatores causadores da acidez no solo
http://www.calcariobonanca.com.br/noticias.htm
? hora de aplicar calc?rio no solo
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,e-hora-de-aplicar-calcario-no-solo,218382,0.htm
A acidez do solo pode ser prejudicial para as plantas. Como o calc?rio pode reduzir este problema?
http://www.soloplan.agrarias.ufpr.br/acidez.htm
Pr?ticas agr?colas relacionadas ? calagem do solo
T?picos: Introdu??o, Acidez e alcalinidade do solo, Poder de neutraliza??o do calc?rio, Passos a serem seguidos na calagem
Rea??o do Solo e pH
http://pt.scribd.com/doc/2434905/Teoria-pH-reacao-do-solo-e-calagem
ACIDEZ DO SOLO E CALAGEM
T?picos: INTRODU??O, CONCEITO DE ACIDEZ, ORIGEM DE ACIDEZ DOS SOLOS, BENEF?CIOS DA CALAGEM, QUALIDADE DO CORRETIVO e ?POCA E MODO DE APLICA??O. http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca/files/2011/05/acidez_do_solo_e_calagem.pdf
*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos ir?o desenvolver a atividade proposta.
DISCUSS?O:
Ap?s as publica??es das hist?rias em quadrinhos na rede social, e de todos os alunos e professor terem comentado as produ??es de todas as equipes, o docente dever? desenvolver uma discuss?o na sala de aula envolvendo a seguinte pergunta: ?Com tantas alternativas de cultivo para a agricultura que n?o agridem ao meio ambiente, por que os grandes produtores de alimentos ainda continuam a utilizar subst?ncias qu?micas nas suas culturas??.
Com essa pergunta, o professor dever? estimul?-los a refletir sobre o seguinte fato: apesar de existirem medidas sustent?veis para a produ??o de alimentos, a maioria dos grandes produtores n?o come?a a utiliz?-las porque estas, muitas vezes, t?m um custo mais alto e tamb?m n?o desenvolvem as culturas t?o rapidamente como os produtos qu?micos.
SISTEMATIZA??O:
O professor dever? formalizar o conte?do com os alunos, para isso ele dever? colocar em um caixinha de papel?o palavras relacionadas com o conte?do que foi visto nesta atividade. O professor dever? organizar os alunos em c?rculo. A caixinha dever? ser fechada e passar entre os alunos. O professor ficar? de costas para a turma e na hora que desejar dever? dizer ?PARA?. Neste momento a caixinha dever? parar de circular, o aluno que estiver com ela na m?o ter? que sortear uma palavra. O aluno sorteado dever? comentar um ou mais aspectos relacionados ? palavra sorteada, tais como: a defini??o, exemplos, usos, import?ncia, vantagens/desvantagens. Cada discente sorteado ter? o tempo de 2 minutos para fazer seu coment?rio. A cada coment?rio feito pelo aluno, o professor dever? revisar o assunto com a turma.
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Sugest?es de Palavras para o sorteio:
Aduba??o verde |
Agricultura e a sustentabilidade |
Acidez |
Nutrientes |
Aduba??o org?nica |
Calagem |
Fertilizantes qu?micos |
Leguminosas |
Rota??o de culturas. |
Sugest?es de links para alunos:
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
- Tutoriais sobre cria??o de um Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
- A qu?mica dos agrot?xicos
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/03-QS-02-11.pdf
- Portal Org?nico
http://www.portalorganico.com.br/
Como fazer Hist?ria em Quadrinhos
http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/
Como fazer adubo com o lixo org?nico que voc? produz em casa
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/como-fazer-adubo-com-o-lixo-organico-que-voce-produz/
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
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Sugest?es de links para professores:
- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
Agrot?xicos no Brasil ? Um guia para a a??o em defesa da vida
http://br.boell.org/downloads/Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf
Hist?rias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula
CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS
http://www.anda.org.br/multimidia/boletim_06.pdf
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
- Como escrever na internet
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Use o blog educativo em aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=blog&categoria=&x=0&y=0
*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.
Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o aos tipos, composi??o qu?mica, mecanismos de a??o dos agrot?xicos, como tamb?m a sua influ?ncia no meio ambiente atrav?s do conte?do apresentado nos textos, nos coment?rios no blog. Na atividade 2, o docente poder? averiguar se os alunos compreenderam o que as pessoas pesquisadas sabem sobre agrot?xicos e produtos org?nicos atrav?s das apresenta??o dos resultados das entrevistas, bem como do material informativo elaborado por eles. J? na atividade 3, recomenda-se avaliar se os alunos compreenderam sobre fertilizantes qu?micos, adubos org?nicos, aduba??o verde e calagem utilizados na agricultura a partir da relev?ncia das informa??es apresentadas nas hist?rias em quadrinhos (HQ) criadas por eles.