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Onde est? a Qu?mica na agricultura?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender os tipos, a composi??o qu?mica e os mecanismos de a??o dos agrot?xicos;

- Investigar o conhecimento das pessoas sobre os agrot?xicos e os alimentos org?nicos e informar a respeito do assunto;

- Conceituar fertilizantes qu?micos, adubos org?nicos, aduba??o verde e o processo de calagem no solo.

Duração das atividades

15 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Acidez, pH, f?rmula e estrutura de compostos qu?micos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: VOC? CONHECE OS AGROT?XICOS?

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), como tamb?m em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, projetor data-show, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em cinco.

INTRODU??O

Inicialmente, o docente dever? apresentar a figura 1 para os alunos, com o aux?lio do projetor data-show.

Figura 1: Risco dos agrot?xicos

Fonte: http://www.mcpbrasil.org.br/noticias/agronegocio-agrotoxicos-e-transgenicos/item/508-ensaio-revela-os-riscos-dos-agrot%C3%B3xicos (acessado em 12/12/12)

Durante a apresenta??o da imagem, o professor dever? propor aos alunos as seguintes perguntas: ?O que pode ter causado a deforma??o nos dedos do pianista??, ?O que o avi?o est? soltando no ar??, e ainda ?O que representam estas imagens??. O professor dever? comentar com os alunos que as imagens representam situa??es relacionadas com o uso de agrot?xicos. E continuar a conversa introdut?ria com as seguintes quest?es: ?O que s?o agrot?xicos??, ?Qual a finalidade de produzir os agrot?xicos??, ?Quais s?o os tipos de agrot?xicos??, ?Voc?s conhecem quais os riscos relacionados ao uso de agrot?xicos? e ?Voc?s sabem qual a origem dos alimentos que colocamos em nossa mesa??.

V?DEO: VISUALIZANDO E COMENTANDO INFORMA??ES ACERCA DO ASSUNTO

Ap?s esse momento introdut?rio, o professor dever? apresentar os v?deos: ANVISA divulga lista de alimentos com maior n?vel de contamina??o, com dura??o de 4 minutos e 3 segundos dispon?vel em  http://www.youtube.com/watch?v=p68K7QVSZc0 e Brasil ? um dos maiores consumidores de agrot?xicos do mundo, com dura??o de 4 minutos e 5 segundos dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=B8wdRbwdJog (ambos os sites acessados em 12/12/12).

Professor e alunos dever?o comentar sobre o conhecimento ou n?o das informa??es apresentadas no v?deo.

CRIANDO UM BLOG

Em seguida, o professor ir? convidar os alunos a conhecerem mais sobre os agrot?xicos e a criarem um Blog que ser? utilizado como fonte de divulga??o e conscientiza??o das pessoas a respeito deste assunto, como tamb?m para comunica??o no decorrer da atividade. Seguem algumas informa??es sobre a cria??o de um blog:

- O professor dever? criar o Blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajud?-lo a criar a p?gina do Blog;

- Instru??es para a cria??o do Blog podem ser encontradas nos sites: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf (acessados em 12/12/12);

- Este recurso poder? ser utilizado com outras tem?ticas, como tamb?m em outras disciplinas, a partir do conhecimento do blog pelos outros professores da turma;

- Na sec??o ?Recursos Complementares? encontram-se mais dicas sobre como fazer um Blog.

PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO

Os alunos dever?o pesquisar sobre os agrot?xicos de acordo com os temas apresentados mais adiante. Em seguida, o professor dever? orientar os grupos a elaborarem textos de no m?nimo 15 linhas, a serem postados no blog, sobre o seu respectivo tema com o intuito de informar os outros membros da comunidade escolar acerca do assunto.

Cada equipe ficar? respons?vel por realizar uma pesquisa sobre um dos cinco temas apresentados a seguir:

- Tema 1: Conhecendo os agrot?xicos

Orienta??o: a equipe dever? abordar o que s?o agrot?xicos, sua hist?ria, seus usos e seus tipos. 

Sugest?es de sites de pesquisa:

Pesticidas

http://www.infoescola.com/agricultura/pesticidas/

Agrot?xicos: conhe?a mais sobre eles

http://cyberdiet.terra.com.br/agrotoxicos-conheca-mais-sobre-eles-2-1-1-65.html

Agrot?xicos no Brasil

http://mpacontraagrotoxicos.wordpress.com/agrotoxicos-no-brasil/

Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas
Se??es do artigo: Tipos de pesticidas, Inseticidas naturais e Herbicidas.
http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/

Agrot?xicos: tipos, estruturas, persist?ncias e monitoramento.

Se??es do artigo: Agrot?xicos e Quanto a natureza qu?mica.

http://www.sederural.com.br/engambiental/mpss/agrotoxicos_monit.pdf

A qu?mica dos inseticidas (parte 1)

Se??o do artigo: Classifica??o dos inseticidas

http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf

Agrot?xicos: O veneno nosso de cada dia http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia

*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.

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- Tema 2: Os agrot?xicos, vil?es ou mocinhos?

Orienta??o: os alunos dever?o abordar os malef?cios e benef?cios do uso dos agrot?xicos para a sa?de humana e para o meio ambiente.

Sugest?es de sites de pesquisa:

Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas.
Se??es do artigo: Agrot?xicos e seus efeitos para a sa?de e o ambiente, Alguns cuidados ao usar agrot?xicos e Vantagens e desvantagens dos pesticidas sint?ticos

http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/

Saiba os riscos dos agrot?xicos ? sa?de do trabalhador rural, no ES

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/11/saiba-os-riscos-dos-agrotoxicos-saude-do-trabalhador-rural-no-es.html

Agrot?xicos: conceito, vantagens e perigos

http://eldersonmezzomotextos.blogspot.com.br/2012/05/agrotoxicos-conceito-vantagens-e.html

Agrot?xicos: a agress?o a sa?de humana e ao meio ambiente

http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/08/agrotoxicos-agressao-saude-humana-e-ao.html

Os danos dos agrot?xicos ao meio ambiente

http://www.radioagencianp.com.br/9573-Os-danos-dos-agrotoxicos-ao-meio-ambiente

*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.

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- Equipe 3: Inseticidas: os Organoclorados

Orienta??o: o grupo abordar? os tipos de inseticidas organoclorados, sua a??o e as suas propriedades. Tamb?m dever? ser abordado o principal organoclorado, DDT, sua estrutura qu?mica, caracter?sticas e mecanismo de a??o.

Sugest?es de sites de pesquisa:

Intoxica??o por Agrot?xicos ? Inseticidas organoclorados

Se??es do artigo: Uso, A??o, Propriedades e Classifica??o.

http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.organ.htm

Organoclorado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Organoclorado

Inseticidas

http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/

Dicloro-difenil-tricloroetano (DDT)

http://www.infoescola.com/quimica/dicloro-difenil-tricloroetano-ddt/

Determina??o de compostos organoclorados em peixes da bacia Dobetari, Vale do Ribeira (SP)

Se??o do artigo: Compostos organoclorados

http://www.registro.unesp.br/museu/basededados/arquivos/00000421.pdf

Toxicologia de inseticidas

Se??o do artigo:  Organoclorado

http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf

A qu?mica dos inseticidas (parte 1)

Se??o do artigo: Organoclorados

http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf

Coisas a Saber, Sobre DDT e Seu Uso no Combate Contra a Mal?ria.

Se??es do artigo: O Que ? DDT? e Mecanismo de A??o do DDT

http://www.mct.gov.mz/pls/portal/docs/PAGE/NEWS_EVENTS/CONSELHO_COORDENADOR/COISAS%20A%20SABER%20SOBRE%20DDT%20E%20SEU%20USO.PDF

*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.

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- Equipe 4: Inseticidas: os Organofosforados

Orienta??o: a equipe dever? abordar os tipos de inseticidas organofosforados, sua a??o, caracter?sticas, estrutura e propriedades qu?micas.

Sugest?es de sites de pesquisa:

Inseticidas

http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/

Inseticidas organofosforados e carbamatos

Se??es do artigo: Apresenta??o, A??o e Toxicidade

http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm

Toxicologia de inseticidas

Se??o do artigo: Organofosforado

http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf

Inseticidas

Se??es do artigo: I - Inseticidas organofosforados - Estrutura qu?mica e propriedades (p?gina 70);

                                 2 - Tiofosforados ? B) Paration met?lico (p?gina 72);

                                 II - Ditiofosforado (derivados do ?cido ditionofosf?rico) C) Malation (p?ginas 74 e 75) .

http://marta.tocchetto.com/site/?q=system/files/Toxicologia+e+Seg+de+Laborat%C3%B3rio+-+Unidade+5+-+Parte+1+-+Inseticidas.pdf

A qu?mica dos inseticidas (parte 1)

T?pico: Organofosfatados

http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf

*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.

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- Equipe 5: Inseticidas: os Carbamatos

Orienta??o: os alunos dever?o abordar os tipos de inseticidas de carbamato, sua a??o, caracter?sticas, estrutura e propriedades qu?micas.

Sugest?es de sites de pesquisa:

Inseticidas

http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/inseticidas/

Inseticidas organofosforados e carbamatos

Se??es do artigo: Apresenta??o, A??o e Toxicidade

http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm

Inseticidas Carbamatos

http://www.encoppragas.com.br/carbamatos_97.html

Toxicologia de inseticidas

Se??o do artigo: Carbamatos

http://www.entomologia.ufam.edu.br/Aulas/Toxicologia_de_inseticidas.pdf

Carbamatos

http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/carbamatos/

A qu?mica dos inseticidas (parte 1)

T?pico: Carbamatos

http://www.spq.pt/boletim/docs/BoletimSPQ_085_043_09.pdf

Carbamato

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbamato

*Os sites foram acessados em 07/dezembro/2012.

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ORIENTA??ES SOBRE OS TEXTOS E POSTAGENS NO BLOG

- O uso do Blog poder? ocorrer em espa?os extrassala, em lan-houses ou na casa dos alunos;

- Os alunos dever?o elaborar os texto no prazo de 15 dias e post?-lo no Blog;

- A equipes devem usar imagens e fluxogramas sobre o seu respectivo tema. Os alunos dever?o ficar atentos ao fato de que os internautas visitar?o este Blog, ent?o, este precisa estar organizado de maneira atrativa e interessante;

- Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet. A p?gina do Blog dever? ser clara e objetiva com as explica??es sobre a defini??o, hist?ria, tipos e qu?mica dos agrot?xicos;

- Os textos devem ser publicados na ordem sequencial em que aparecem os temas;

- Todos os alunos dever?o comentar no Blog as postagens das outras equipes;

- Recomenda-se que os alunos divulguem o Blog n?o s? entre os membros da comunidade escolar, mas tamb?m entre parentes e amigos;

- O professor tamb?m dever? interagir com os alunos atrav?s do blog, colocando coment?rios sobre os textos.

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Tabela 1: Cronograma Atividade 1

Atividade 1

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Pesquisa dos temas nos sites sugeridos

3 horas/aula

LIE

2? Etapa

Elabora??o dos textos e Publica??o dos textos no Blog

15 dias

Extrassala

3? Etapa

Coment?rios dos alunos e professor no Blog sobre os textos postados

1 semana

Extrassala

4?Etapa

Discuss?o no Blog entre alunos e o professor

5 dias

Extrassala

Fonte: Cria??o do autor

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ATIVIDADE 2: ALTERNATIVA: OS PRODUTOS ORG?NICOS?

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e em espa?os extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? manter a turma organizada nos cinco grupos da atividade anterior.

REFLEX?ES INICIAIS

Inicialmente, o professor dever? perguntar a turma se algu?m conhece alguma t?cnica que pudesse substituir, ou apenas diminuir, o uso dos agrot?xicos? Ele dever? comentar sobre alguns m?todos alternativos ao uso dos agrot?xicos, caso os alunos j? n?o os tenham citado.

Observa??o: para ajudar o professor, sugere-se tr?s m?todos apresentados na se??o ?M?todos alternativos para substituir ou diminuir o uso de agrot?xicos? do texto Uso de Agrot?xicos, Seus Efeitos para a Sa?de e o Ambiente e o Uso de Outras Alternativas dispon?vel no site http://www.webartigos.com/artigos/uso-de-agrotoxicos-seus-efeitos-para-a-saude-e-o-ambiente-e-o-uso-de-outras-alternativas/10698/ (acessado em 12/12/12).

Em seguida, o professor dever? perguntar aos alunos:

- Voc?s sabem o que s?o produtos org?nicos?

- Voc?s j? comeram ou viram algum produto org?nico?

- Na sua cidade voc? conhece lugares que vendem produtos org?nicos?

- Quais as vantagens de consumir produtos sem agrot?xicos?

Ap?s as respostas dos alunos, o docente dever? disponibilizar a reportagem??nibus-feira? circula por bairros de Jo?o Pessoa vendendo produtos sem agrot?xicos dispon?vel em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2012/04/13/onibusfeira-circula-por-bairros-de-joao-pessoa-vendendo-produtos-sem-agrotoxicos-337388.php (acessado em 12/12/12).

Para concluir esse momento introdut?rio, o professor dever? propor aos alunos conhecer mais sobre os produtos org?nicos. Esta atividade ser? dividida em dois momentos: o primeiro ser? a realiza??o de uma pesquisa para embasamento dos discentes e o segundo ser? uma pesquisa de campo.

CONHECENDO MAIS SOBRE OS PRODUTOS ORG?NICOS

Inicialmente, o professor dever? orientar os alunos a pesquisarem nos sites indicados abaixo, buscando respostas para os seguintes questionamentos:

- O que s?o produtos org?nicos?

- Qual sua import?ncia e como s?o produzidos?

- Quais as vantagens e desvantagens destes produtos?

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Sites indicados para pesquisa:

O que s?o Produtos Org?nicos?

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1848

Produtos org?nicos

http://www.infoescola.com/meio-ambiente/produto-organico/

O que s?o Produtos Org?nicos? - Prefira qualidade, experimente produtos org?nicos!

http://www.bbel.com.br/comportamento/post/o-que-sao-produtos-organicos.aspx

Alimentos org?nicos

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm

Agricultura org?nica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_org%C3%A2nica

A import?ncia dos Alimentos Org?nicos

http://www.anutricionista.com/a-importancia-dos-alimentos-organicos.html

A import?ncia dos alimentos org?nicos para a sa?de                

http://www.mundoverde.com.br/Saude/Artigo/2007/05/22/A-importancia-dos-alimentos-organicos-para-a-saude./

Alimento org?nico! Vantagens e desvantagens

http://danimedeirosnutricao.blogspot.com.br/2009/10/alimento-organico-vantagens-e.html

Alimentos org?nicos ou convencionais? Voc? escolhe

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel_org.htm

*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.

Todos os alunos dever?o pesquisar e ler os sites relacionados com o tema produtos org?nicos, buscando aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema. Sugere-se que os alunos fa?am anota??es a respeito do que julgar pertinente, interessante, ou de alguma informa??o que lhe era desconhecida at? o momento.

O QUE AS PESSOAS CONHECEM SOBRE OS PRODUTOS ORG?NICOS? O QUE PODEMOS INFORMAR A RESPEITO DESSE ASSUNTO?

Ap?s a realiza??o da pesquisa, o professor dever? propor aos alunos a realiza??o de uma pesquisa de campo a respeito do conhecimento das pessoas sobre os alimentos org?nicos, com o objetivo de saber quais informa??es seriam mais adequadas para chamar a aten??o do p?blico na visita ao blog da turma.

Cada equipe ficar? respons?vel por entrevistar, no m?nimo, 10 pessoas. Assim, espera-se que sejam entrevistadas um total de 50 pessoas por todas as equipes, essa vai ser a amostra da pesquisa desenvolvida pela turma.

Al?m da entrevista, os alunos dever?o pesquisar tamb?m quais os estabelecimentos da sua cidade que vendem/fornecem produtos org?nicos. Cada grupo dever? pesquisar e analisar pelo menos tr?s estabelecimentos.

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Orienta??es sobre as entrevistas:

- Dever?o ser entrevistadas pessoas que n?o trabalhem diretamente com produtos org?nicos;                                          

- Poder?o ser questionados vizinhos, parentes, amigos, colegas da escola;

- As entrevistas dever?o ocorrer no per?odo de tr?s semanas;

- Dever? ser anotado o bairro onde a pessoa entrevistada mora para relacionar as informa??es acerca dos locais em que h? um maior n?mero de estabelecimentos que vendem produtos org?nicos;

- Ap?s a realiza??o de todas as entrevistas, os alunos dever?o organizar os dados em gr?ficos, e posteriormente post?-los na p?gina do Blog (criado na atividade 1);

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Sugest?es de perguntas a serem abordadas nas entrevistas:

1.      O que s?o alimentos org?nicos?

2.      O que s?o agrot?xicos?

3.      Voc? sabe a diferen?a entre produtos org?nicos e os convencionais?

4.      Qual o melhor tipo de alimento para ser consumido: org?nico ou convencional?

5.      Quais os danos que os agrot?xicos podem causar?

6.      Voc? consome ou j? consumiu produtos org?nicos?

7.      Qual a import?ncia dos produtos org?nicos?

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Orienta??o sobre a elabora??o do gr?fico:

- Para a cria??o dos gr?ficos, os alunos poder?o assistir aos tutoriais sobre os seguintes programas gr?ficos:

1. Para Windows: EXCEL - Aprenda a criar Gr?ficos no Excel

http://www.youtube.com/watch?v=xexGAIE5snI

2. Para Linux: Criando Gr?ficos no Calc (BrOffice.org)

http://www.youtube.com/watch?v=rPv9B3oEoNw

(*Ambos acessados em 12/12/12)

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- O tipo de gr?fico recomendado ? o de colunas (com dados em porcentagens) e todos os alunos reunir?o os dados obtidos, de forma que seja constru?do um gr?fico por pergunta;

- Os gr?ficos dever?o ser postados no Blog;

- Os gr?ficos dever?o ter legenda detalhada;

- Cada equipe ficar? respons?vel pela elabora??o e publica??o de dois gr?ficos.

Abaixo, um exemplo do tipo de gr?fico proposto:

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Figura 2: Modelo de gr?fico

Fonte: Cria??o do autor

?

-Orienta??o sobre os estabelecimentos analisados:

- Os alunos dever?o pesquisar quais estabelecimentos da cidade vendem produtos org?nicos e anotar o endere?o (nome na rua, n?mero e bairro). Depois, todas as equipes dever?o juntar seus dados e organiz?-los em um mapa da cidade.

- Inicialmente, as equipes pesquisar?o os estabelecimentos onde vendem produtos org?nicos. Os discentes dever?o apenas ligar para os locais e pedir o respectivo endere?o;

- Se for conveniente, os alunos poder?o visitar os estabelecimentos mais pr?ximos da escola ou da sua casa;

- As equipes dever?o organizar os dados em um mapa. Para isto, os alunos dever?o primeiro conseguir no Google Maps o mapa da cidade; dispon?vel em

https://maps.google.com.br/ (acessado em 12/12/12);

- Ao visualizar o mapa na escala desejada, os alunos dever?o copiar essa imagem clicando na tecla?print screen? (PrtSc)do teclado do computador e abrir um programa de desenho (para usu?rios do Windows: o Paint e para usu?rios do Linux: o KolourPaint);

- Em seguida, realizar o comando ?Ctrl + v? para colar a imagem da tela do computador copiada no programa. Apagar as bordas da imagem deixando apenas o mapa;

- Os alunos dever?o destacar os locais dos respectivos estabelecimentos, com pontos ou setas coloridas. Como apresentado na figura 2 abaixo:

Figura 2: Exemplo de um mapa com locais destacados

  dff

Fonte: Google Maps -  Cria??o do autor

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- Os nomes das ruas devem estar vis?veis no mapa;

- O mapa dever? ser postado no Blog, ap?s as publica??es dos gr?ficos das entrevistas.

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Discutindo os resultados:

Ap?s a publica??o dos gr?ficos, dos mapas e das informa??es relevantes sobre os respectivos temas de cada equipe no Blog, o professor e os alunos dever?o discutir os resultados na rede social, baseando-se nas seguintes perguntas:

- Na sua cidade, existem muitos estabelecimento que vendem produtos org?nicos?

- Quais os bairros que possuem mais estabelecimentos? Quais possuem menos?

- As pessoas que mais conheciam os produtos org?nicos moravam nos bairros que tinham uma maior quantidade de estabelecimentos que os vendiam?

- Na sua cidade, a maioria das pessoas tem ou n?o conhecimento sobre os produtos org?nicos?

- Que motivo pode ter levado ao resultado obtido nas entrevistas?

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Tabela 2: Cronograma Atividade 2

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Pesquisa dos temas nos sites sugeridos

3 hora/aula

LIE

2? Etapa

Realiza??o das entrevistas

15 dias

Extrassala

3? Etapa

Visita aos estabelecimentos

10 dias

Extrassala

4?Etapa

Organiza??o dos dados

1 semana

Extrassala

5? Etapa

Publica??o dos dados e informa??es no Blog

1 semana

Extrassala

6? Etapa

Coment?rio do professor e alunos sobre os dados obtidos

1 semana

Extrassala

Fonte: Cria??o do autor

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ATIVIDADE 3: ADUBOS E FERTILIZANTES

PREPARA??O DO AMBIENTE

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caixinha de papel?o, folha, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? dividir a turma em quatro grupos.

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor dever? estimular os alunos a refletirem sobre a rela??o entre a qu?mica e a agricultura, a partir de questionamentos como estes: ?Qual ? a rela??o entre Qu?mica e agricultura?? e ?Exemplifique situa??es que mostram essa rela??o?.

Ap?s esse momento inicial, o professor dever? apresentar, com o uso do projetor data-show, a reportagem Produtor de soja de Itarar?, SP, ? premiado por safra cultivada sem adubo qu?mico dispon?vel em http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-itapetiningaregiao/v/produtor-de-soja-de-itarare-sp-e-premiado-por-safra-cultivada-sem-adubo-quimico/2247986/.

Observa??o: para a visualiza??o deste v?deo o computador deve ter instalado o programa Adobe Flash Player.

Ap?s a exibi??o da reportagem, o professor dever? convidar os discentes a conhecerem mais sobre alguns processos presentes na agricultura e que est?o diretamente relacionados com a Qu?mica. Nesta atividade ser?o abordados o uso de fertilizantes qu?micos e adubos naturais, como tamb?m o processo da calagem do solo. Os alunos ir?o realizar uma pesquisar sobre o assunto para fundamentar a elabora??o de uma hist?ria em quadrinhos (HQ).

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Instru??es sobre os textos dos HQ?s:

- O professor iniciar? uma hist?ria, como se descreve abaixo e cada equipe dar? continuidade ao texto de acordo com o seu tema e a partir dos conhecimentos obtidos com a pesquisa e discuss?o sobre o mesmo.

In?cio da hist?ria

?Um fazendeiro acabou de comprar uma fazenda totalmente desmatada. O antigo dono n?o teve cuidado do solo, e ele acabou ficando com a acidez alta e sem os nutrientes necess?rios para o desenvolvimento de plantas. O fazendeiro deseja produzir milho, soja, feij?o e arroz, mas est? em d?vida sobre qual processo deve utilizar para auxiliar na prepara??o da terra e na produ??o dos alimentos. Na fazenda tamb?m ser? implantado a produ??o de vacas, porcos e galinhas. Qual ser? a melhor medida que ele dever? tomar??;

- Orienta??o para o professor: os alunos devem ficar cientes da informa??o dada sobre a fazenda. O solo est? ?cido, o que fazer? A produ??o ? de milho, soja, feij?o e arroz, qual o melhor m?todo para desenvolver essas culturas? Ser? que ? aduba??o qu?mica? Ou a aduba??o verde? Como na fazenda tamb?m vai haver vacas, porcos e galinha, como integrar a produ??o de alimentos e dos animais? Que tal a aduba??o org?nica?

- ? importante ressaltar que cada equipe dever? elaborar um texto para a hist?ria em quadrinhos, explicando o uso da sua t?cnica de acordo com as orienta??es que ser?o dadas posteriormente;

- Os alunos devem usar a criatividade na elabora??o dos textos e desenhos para convencer o fazendeiro sobre o melhor m?todo a ser utilizado na produ??o agr?cola.

As hist?rias em quadrinhos devem ser postadas no Blog da turma (criado na atividade 1) e comentadas por professor e alunos.

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Instru??es para a produ??o da hist?ria de quadrinhos (HQ):

- As hist?rias em quadrinhos ser?o desenvolvidas com a utiliza??o do programa Hag?Qu?, dispon?vel para download no endere?o http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necess?rios);

- Para facilitar o processo de cria??o, o docente dever? orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que dever? conter os textos da hist?ria e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cen?rio e os personagens no computador;

- O programa possui um acervo de imagens, mas tamb?m permite importar imagens do computador, desse modo os alunos podem criar personagens pr?prios e lev?-los para dentro do programa;

- Sugere-se que cada equipe elabore uma hist?ria com no m?nimo tr?s p?ginas e com 6 quadrinhos em cada uma;

- Mais orienta??es sobre como utilizar o software est?o dispon?veis no v?deo Conhecendo o Hag?qu?: editor de hist?rias em quadrinhos (http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80 ? acessado em 12/12/12).

Temas a serem abordados pelas equipes e sugest?es de sites para pesquisa

- Equipe 1: Aduba??o qu?mica

- Orienta??o: A equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios para as plantas, o que s?o fertilizantes qu?micos, suas vantagens e desvantagens.

Sugest?es de sites de pesquisa:

A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS

http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569

NUTRI??O NAS PLANTAS

T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias

http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf

Fertilizantes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fertilizante

FERTILIZANTES: UMA VIS?O GLOBAL SINT?TICA                                                                      

T?picos: Resumo e Introdu??o

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set2404.pdf

Adubos Qu?micos

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_adubos.html

O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente

T?picos: Cap?tulo 1 - Uma introdu??o aos fertilizantes minerais

                 1.1. O que s?o os fertilizantes.

                 1.2. Onde s?o usados os fertilizantes?

                 1.3. Onde os fertilizantes s?o produzidos?

                Cap?tulo 2 - O que aconteceria se?

http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf

O dilema dos fertilizantes: onde n?o h? falta, h? excesso.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=o-dilema-fertilizantes-onde-nao-ha-falta-ha-excesso&id=

Tipos de fertilizantes

http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx

Adubos Org?nicos e Inorg?nicos

http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm

FERTILIZANTES

http://www.sigacana.com.br/Artigos/FonCorFer01d.htm

Riscos dos Adubos Qu?micos

http://www.agricultura.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2010/setembro-3/riscos-dos-adubos-quimicos/?searchterm=None

Fertilizantes qu?micos e polui??o

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fertilizantes-quimicos-poluicao.htm

*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.

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- Equipe 2: Aduba??o org?nica

- Orienta??o: a equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios ao desenvolvimento das plantas, os princ?pios de aduba??o org?nica, suas vantagens e sua import?ncia.

Sugest?es de sites de pesquisa:

A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS

http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569

NUTRI??O NAS PLANTAS

T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias

http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf

Tudo o que voc? precisa saber sobre adubos e fertilizantes T?picos: Principais adubos org?nicos, Como e quando adubar e Quando n?o adubar

http://www.casacampoecia.com.br/revista/jardinagem/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-adubos-e-fertilizantes

Tipos de fertilizantes

http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/FormulacaodeAdubos.aspx

Adubos Org?nicos e Inorg?nicos

http://www.brasilescola.com/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm

 Lodo F?rtil

http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/37/como-se-faz

Aduba??o Org?nica - Aduba??o Verde

T?pico: Aduba??o Org?nica http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CAduba%C3%A7%C3%A3oOrg%C3%A2nica%5CAduba%C3%A7%C3%A3o%20Org%C3%A2nica%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20Verde.pdf

Aduba??o org?nica nutre plantas e reaproveita res?duos

http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/agricultura/agricultura-organica-agricultura/cultivo-organico-hortalicas-adubacao-organica/

Os tipos de Adubos org?nicos

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/09/os-tipos-de-adubos-organicos.html

A import?ncia e o Manejo da Aduba??o Org?nica

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2010/10/importancia-e-o-manejo-da-adubacao.html

*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.

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- Equipe 3: Aduba??o verde

- Orienta??o: A equipe dever? abordar os nutrientes necess?rios ao crescimento e desenvolvimento das plantas, a explica??o de aduba??o verde, a rela??o das plantas leguminosas e aduba??o, como tamb?m os benef?cios da aduba??o verde.

Sugest?es de sites de pesquisa:

O uso de fertilizantes minerais e o Meio ambiente

T?picos: Sistemas integrados, Agricultura integrada, Sistemas integrados de nutri??o de plantas (SINP) e Plantas leguminosas como fonte de N.

http://www.anda.org.br/multimidia/fertilizantes_meio_ambiente.pdf

A IMPORT?NCIA DOS NUTRIENTES MINERAIS PARA AS PLANTAS

http://www.cdlestancia.com.br/noticia.php?id=569

NUTRI??O NAS PLANTAS

T?picos: Nutri??o das Plantas e Nutrientes Ess?ncias

http://pedropinto.com/files/secondary/tlb/tlbII_trabalho1.pdf

Aduba??o Org?nica - Aduba??o Verde

T?pico: Aduba??o verde

http://www.emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CAduba%C3%A7%C3%A3oOrg%C3%A2nica%5CAduba%C3%A7%C3%A3o%20Org%C3%A2nica%20e%20Aduba%C3%A7%C3%A3o%20Verde.pdf

Aduba??o Verde

http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/boletins/tecnicas-agroecologicas/Adubacao%20verde.pdf

Aduba??o verde, fonte de nutrientes para as plantas

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/11/adubacao-verde-fonte-de-nutrientes-para.html

Fazendo a Rota??o de Culturas e Aduba??o Verde

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12902

Adubo verde faz uso de plantas leguminosas

http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/agricultura/agricultura-organica-agricultura/curso-cultivo-organico-hortalicas-adubacao-verde/

Conhe?a mais sobre aduba??o verde

http://www.pirai.com.br/texto-a27-conheca_mais_sobre_adubacao_verde_e_cobertura_vegetal.html

*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.

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- Equipe 4: Calagem no solo

- Orienta??o: A equipe dever? abordar o que ? acidez no solo, os motivos da ocorr?ncia da acidez, e como o problema da acidez pode ser revertido com o uso da calagem, import?ncia e benef?cios da calagem.

Sugest?es de sites de pesquisa:

A import?ncia da calagem em solos agr?colas

http://www.calcario-rs.com.br/artigos.asp?id=2

Calagem: pr?tica fundamental para aumentar a produtividade das culturas

http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=22073&secao=Artigos%20Especiais&t=Embrapa%20Solos

Calagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem

Fatores causadores da acidez no solo

http://www.calcariobonanca.com.br/noticias.htm

? hora de aplicar calc?rio no solo

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,e-hora-de-aplicar-calcario-no-solo,218382,0.htm

A acidez do solo pode ser prejudicial para as plantas. Como o calc?rio pode reduzir este problema?

http://www.soloplan.agrarias.ufpr.br/acidez.htm

Pr?ticas agr?colas relacionadas ? calagem do solo

T?picos: Introdu??o, Acidez e alcalinidade do solo, Poder de neutraliza??o do calc?rio, Passos a serem seguidos na calagem

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65417/1/COT-47-Praticas-agricolas-relacionadas.pdf

Rea??o do Solo e pH

http://pt.scribd.com/doc/2434905/Teoria-pH-reacao-do-solo-e-calagem

ACIDEZ DO SOLO E CALAGEM

T?picos: INTRODU??O, CONCEITO DE ACIDEZ, ORIGEM DE ACIDEZ DOS SOLOS, BENEF?CIOS DA CALAGEM, QUALIDADE DO CORRETIVO e ?POCA E MODO DE APLICA??O.             http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/valenca/files/2011/05/acidez_do_solo_e_calagem.pdf

*Os sites foram acessados em 09/dezembro/2012.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos ir?o desenvolver a atividade proposta.

DISCUSS?O:

Ap?s as publica??es das hist?rias em quadrinhos na rede social, e de todos os alunos e professor terem comentado as produ??es de todas as equipes, o docente dever? desenvolver uma discuss?o na sala de aula envolvendo a seguinte pergunta: ?Com tantas alternativas de cultivo para a agricultura que n?o agridem ao meio ambiente, por que os grandes produtores de alimentos ainda continuam a utilizar subst?ncias qu?micas nas suas culturas??.

Com essa pergunta, o professor dever? estimul?-los a refletir sobre o seguinte fato: apesar de existirem medidas sustent?veis para a produ??o de alimentos, a maioria dos grandes produtores n?o come?a a utiliz?-las porque estas, muitas vezes, t?m um custo mais alto e tamb?m n?o desenvolvem as culturas t?o rapidamente como os produtos qu?micos. 

SISTEMATIZA??O:

O professor dever? formalizar o conte?do com os alunos, para isso ele dever? colocar em um caixinha de papel?o palavras relacionadas com o conte?do que foi visto nesta atividade. O professor dever? organizar os alunos em c?rculo. A caixinha dever? ser fechada e passar entre os alunos. O professor ficar? de costas para a turma e na hora que desejar dever? dizer ?PARA?. Neste momento a caixinha dever? parar de circular, o aluno que estiver com ela na m?o ter? que sortear uma palavra. O aluno sorteado dever? comentar um ou mais aspectos relacionados ? palavra sorteada, tais como: a defini??o, exemplos, usos, import?ncia, vantagens/desvantagens. Cada discente sorteado ter? o tempo de 2 minutos para fazer seu coment?rio. A cada coment?rio feito pelo aluno, o professor dever? revisar o assunto com a turma.

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Sugest?es de Palavras para o sorteio:

Aduba??o verde

Agricultura e a sustentabilidade

Acidez

Nutrientes

Aduba??o org?nica

Calagem

Fertilizantes qu?micos

Leguminosas

Rota??o de culturas.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

- Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

- Tutoriais sobre cria??o de um Blog

http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger

- A qu?mica dos agrot?xicos

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/03-QS-02-11.pdf

- Portal Org?nico

http://www.portalorganico.com.br/

Como fazer Hist?ria em Quadrinhos

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/

Como fazer adubo com o lixo org?nico que voc? produz em casa

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/como-fazer-adubo-com-o-lixo-organico-que-voce-produz/

*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.

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Sugest?es de links para professores:

- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/

Agrot?xicos no Brasil ? Um guia para a a??o em defesa da vida

http://br.boell.org/downloads/Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf

Hist?rias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5692937-EI8266,00-%20Historias+em+quadrinhos+facilitam+o+aprendizado+em+aula.html

CORRETIVOS DA ACIDEZ DOS SOLOS

http://www.anda.org.br/multimidia/boletim_06.pdf

*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.

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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

- Como escrever na internet

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

- Use o blog educativo em aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=blog&categoria=&x=0&y=0

*Os sites foram acessados em 11/dezembro/2012.

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se houve entendimento dos alunos em rela??o aos tipos, composi??o qu?mica, mecanismos de a??o dos agrot?xicos, como tamb?m a sua influ?ncia no meio ambiente atrav?s do conte?do apresentado nos textos, nos coment?rios no blog. Na atividade 2, o docente poder? averiguar se os alunos compreenderam o que as pessoas pesquisadas sabem sobre agrot?xicos e produtos org?nicos atrav?s das apresenta??o dos resultados das entrevistas, bem como do material informativo elaborado por eles. J? na atividade 3, recomenda-se avaliar se os alunos compreenderam sobre fertilizantes qu?micos, adubos org?nicos, aduba??o verde e calagem utilizados na agricultura a partir da relev?ncia das informa??es apresentadas nas hist?rias em quadrinhos (HQ) criadas por eles.