FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
|
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
|
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Francisco Borges Camilo
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
- Identificar as principais diferen?as entre as c?lulas vegetais, animais e procari?ticas (bact?rias);
- Definir as fun??es das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de c?lulas;
- Conhecer a utiliza??o da biotecnologia no desenvolvimento de t?cnicas para o estudo do funcionamento celular e poss?veis aplica??es na medicina.
Teoria evolucion?ria de Darwin; No??es sobre a ?rvore filogen?tica ou a classifica??o dos seres vivos; Microrganismos.
PREPARA??O PARA A AULA
? necess?rio explicar aos alunos que ser?o elaborados um cat?logo virtual e um v?deo, como tamb?m desenvolvida uma gincana virtual com o intuito de explorar o tema desta aula, para tanto o docente dever? criar previamente uma conta para a turma em uma rede social (sugerimos o Google+) que atenda ao que ? solicitado nas atividades descritas abaixo.
Este ser? um canal n?o apenas de divulga??o, mas tamb?m de compartilhamento de informa??es a ser utilizado por professor e alunos ao longo de todas as atividades.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta aula ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e na sala de aula. O LIE dever? contar com acesso a internet. Dever?o ser acordadas regras entre professor e alunos para o desenvolvimento da atividade, tais como:
- A divis?o da sala em tr?s equipes com n?meros equivalentes de integrantes em cada uma delas;
- A efetiva participa??o de todos os alunos durante as atividades.
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE
O v?deo C?lulas Vivas, dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do endere?o eletr?nico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16971, apresenta uma pequena ?viagem? sobre a classifica??o dos seres vivos em pluri e unicelulares. Atrav?s de uma sucess?o de imagens, o recurso tamb?m aponta as organelas celulares e suas fun??es dentro da c?lula.
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Introdu??o
Os seres vivos s?o compostos pelas mais diversas subst?ncias, por milhares de partes m?nimas que, por ventura, um dia um homem as chamou ?CELLA?. C?lulas s?o as menores partes dos seres vivos. ? por elas e com elas que se sustenta a vida. Que tal conhecer como funcionam, o que s?o e como s?o?
O professor poder? introduzir o assunto da aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos:
Atrav?s desta conversa inicial, o professor dever? motivar os alunos para o estudo do tema proposto. Mesmo que eles n?o tenham chegado a uma conclus?o acerca dos questionamentos acima, o docente os orientar? a assistir ao v?deo C?lulas Vivas.
?
Cat?logo celular virtual: ampliando os conhecimentos sobre a C?lula
?
Em seguida, o professor anunciar? a turma que todos ir?o contribuir para a produ??o de um cat?logo virtual que ser? divulgado na rede social. A fim de distribuir as tarefas, a turma ser? dividida em tr?s equipes e o professor indicar? o assunto pelo qual cada equipe ficar? respons?vel. Os temas e subtemas a serem delegados s?o:
GRUPO 1: Vegetais (eucariontes)
Cloroplastos
Parede celular
Ribossomos
Ret?culos endoplasm?ticos lisos e rugosos
?
GRUPO 2: Animais (eucariontes)
Mitoc?ndria
Complexo de Golgi ou Golgiense
Centr?olos
Ribossomos
?
GRUPO 3:Procariontes
Membrana plasm?tica
Ribossomos
Parede Celular
Carioteca
?
Atrav?s de pesquisa na internet cada grupo dever? encontrar informa??es relacionadas ? respectiva estrutura celular, buscando ampliar o seu conhecimento e assim produzir o conte?do pelo qual ficou respons?vel no desenvolvimento do cat?logo celular virtual.
Sugest?es de fontes para pesquisa:
C?lula
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula.asp
http://www.novarevelacao.org/pesquisando/org/eng/celula.pdf
?
Caracter?sticas Gerais dos Seres Vivos
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-seres-vivos.html
http://marista.edu.br/piox/files/2010/02/caracteristicas-gerais-dos-seres-vivos.pdf
?
Eucariontes e Procariontes
http://dicasdeciencias.com/2008/02/26/eucariontes-e-procariontes/
http://www.alunosonline.com.br/biologia/celulas-procarioticas-e-eucarioticas.html
?
Qual a diferen?a entre c?lulas eucariontes e procariontes?
http://www.alienado.net/qual-a-diferenca-entre-celulas-eucariontes-e-procariontes/
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula-eucarionte.asp
http://www.brasilescola.com/biologia/celulas-procariontes.htm
http://www.essaseoutras.xpg.com.br/celula-procarionte-resumo-esquema-estruturas-organelas-e-funcoes/
?
C?lula vegetal
http://professores.unisanta.br/maramagenta/celulavegetal.asp
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Celulavegetal.php
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4460/1/CELULA-VEGETAL/Paacutegina1.html
?
C?lula animal
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/214/1/CELULA-ANIMAL/Paacutegina1.html
*Sites visitados em 28 de setembro de 2012.
Ap?s o desenvolvimento da pesquisa, sugere-se que o professor disponibilize um momento para que os alunos apresentem suas d?vidas a respeito do conte?do que foi pesquisado, onde n?o apenas o professor, mas tamb?m os colegas poder?o contribuir para o esclarecimento destas d?vidas. Ressalta-se ainda que nesse momento o professor possa fornecer as primeiras orienta??es sobre as a??es pensadas pelos grupos para o desenvolvimento do trabalho.
Cat?logo celular virtual: vamos organizar o que aprendemos?
Segue uma sugest?o de sum?rio para o referido cat?logo:
1. Capa
2. C?lulas Procari?ticas
3. C?lulas Eucari?ticas: Animal e Vegetal
4. Ribossomos
5. Membrana plasm?tica
6. Citoplasma
7. Parede celular
8. Ret?culos endoplasm?ticos lisos e rugosos
9. Complexo de Golgi ou Golgiense
10. Lisossomos
11. Mitoc?ndrias
12. Centr?olos
13. Cloroplastos
14. Vac?olos
15. Carioteca
?
Cada equipe criar? uma imagem que ser? postada na rede social, constando informa??es sobre uma estrutura presente na c?lula ? seja esta eucari?tica ou procari?tica ? com suas principais caracter?sticas. Os dados obtidos na pesquisa dever?o ser organizados na imagem assemelhando-se ao modelo apresentado na figura 1. Os alunos dever?o acrescentar capa e sum?rio (com os links de suas postagens), elementos a serem postados no c?rculo criado para esta finalidade na rede social.
Figura 1: Modelo para produ??o do cat?logo
Fonte: Imagem do autor
?
Conclu?da a produ??o do cat?logo, cada equipe compartilhar? o seu trabalho com as outras equipes da sala utilizando a conta no Google+. O docente dever? criar um espa?o onde as equipes dever?o socializar o conte?do de suas postagens tamb?m ao longo do desenvolvimento da atividade, permitindo assim que, n?o s? o professor, mas tamb?m os outros alunos possam colaborar na produ??o do cat?logo virtual.
Sugerimos, para este momento, a cria??o de um ?Hangout?, dispon?vel no Google+. A ferramenta interativa, permite que conversas via voz, v?deo ou chat sejam efetuadas individualmente ou por meio da sele??o de grupos.O docente poder? criar um ?Hangout? atrav?s do site: http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/hangouts/. Acesso em: 28/10/2012.
MOMENTO DO ALUNO
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta. Poder? surgir dificuldade sobre a forma como o n?cleo celular desempenha a fun??o de ordenamento dentro da c?lula. Para amenizar essa dificuldade, o professor poder? aludir ao c?rebro animal que administra todas as fun??es do corpo, ou mesmo ao setor de administra??o de uma empresa, comparando os emails enviados pela administra??o ?s subst?ncias que o n?cleo envia para ativar as organelas.
DISCUSS?O
Os grupos apresentar?o o cat?logo produzido para o restante da turma e o professor com o aux?lio de um projetor data-show. Sugere-se que este momento seja interativo, motivando os discentes a trocarem ideias e fazerem perguntas. O docente incluir? na conversa um questionamento sobre o que aconteceria caso houvesse o mau funcionamento de uma organela espec?fica ou mesmo a troca de organelas entre os tipos de c?lulas, como por exemplo, uma c?lula eucari?tica com cloroplastos. Durante essa conversa, deve-se estimular os alunos a relacionar os conhecimentos adquiridos ao longo da realiza??o da atividade com situa??es do seu cotidiano. Sugere-se comentar sobre doen?as graves e sua influ?ncia na organiza??o celular, como por exemplo, o c?ncer, este acelera o processo de divis?o da c?lula, causando deforma??es celulares. Mais informa??es sobre o c?ncer podem ser encontradas no link: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322.
SISTEMATIZA??O:
Para fixa??o do conte?do abordado nesta atividade, o docente solicitar? que os alunos o ajudem a listar (no quadro) as diferen?as b?sicas entre os tipos de c?lulas e as organelas comuns e/ou particulares de cada tipo. Em seguida o professor perguntar? aos alunos:
?Afinal, por que tantas divis?es em uma c?lula??
Com esta quest?o o professor deve estimular os alunos a atentarem para as caracter?sticas entre de c?lulas eucariontes e procariontes, bem como para a fun??o de cada uma das partes que comp?em estas c?lulas.
?
SUGEST?O DE CRONOGRAMA:
Tabela 1: Sugest?o de cronograma para atividade
|
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURA??O |
LOCAL |
SEMANA |
|
1 |
Cat?logo celular virtual: encontrando o conhecimento |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
1? |
|
Fabricando o cat?logo celular virtual: organizando o conhecimento |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
2? |
|
|
Momento do Aluno |
A CRIT?RIO DO PROFESSOR |
SALA DE AULA |
||
|
Discuss?o |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
|
Sistematiza??o |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Cria??o do autor
?
INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade busca propiciar uma metodologia diferente daquela aplicada nas aulas cotidianas dos alunos. Prop?e-se a utiliza??o de jogos que visam correlacionar imagens e dados sobre as organelas e tipos celulares.
Com este intuito, ser? organizada uma gincana na sala de aula com a turma dividida em equipes. O professor dever? preparar o seguinte material para a realiza??o dos jogos:
- Material impresso sobre os tr?s jogos, dispon?vel nos recursos complementares (item jogos) que consistem em regras, bem como cartas e manuais disponibilizados pelos mesmos;
- Cron?metro, a fim de marcar o tempo destinado a cada jogo.
GINCANA DAS C?LULAS: ASSIMILANDO O CONTE?DO
Sugere-se que a turma organize-se em trios, tendo em vista que a participa??o de um n?mero reduzido de integrantes contribui para que a atividade seja desenvolvida com maior participa??o dos alunos.
Recomenda-se, ainda, a organiza??o de uma tabela de jogos, a fim de que as equipes joguem os mesmos jogos simultaneamente e possam disputar entre si. Observe o exemplo:
1? Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 2
EQUIPE 3 X EQUIPE 4
2?. Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 4
EQUIPE 2 X EQUIPE 3
3?. Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 3
EQUIPE 2 X EQUIPE 4
?
INFORMA??ES SOBRE OS JOGOS
- Sequ?ncia de jogos a ser desenvolvida:
1. Cara-a-cara com a c?lula.
2. Baralho celular.
3. C?lula adentro.
- O material para os jogos dever? ser impresso e preparado com anteced?ncia pelo docente. Este material est? integralmente dispon?vel nos links abaixo:
Cara-a-cara:
http://genoma.ib.usp.br/educacao/materiais_didaticos_jogos_Cara_a_Cara_com_a_Celula.html
C?lula adentro:
http://celulaadentro.ioc.fiocruz.br/
Baralho das organelas:
http://instrumentacaobio.blogspot.com.br/2011/04/baralho-celular.html
http://pt.scribd.com/doc/45235730/Jogo-Baralho-Das-Organelas
?
- Cada acerto corresponder? a cinco pontos positivos e cada erro a um ponto negativo.
- Cada equipe ter? uma oportunidade de palpite sem que seus pontos sejam negativados.
- Cada equipe ter? direito aos seguintes b?nus:
-> Passar a vez. (2 vezes)
->Mais uma dica. (1 vez)
->Um palpite a qualquer hora (caso esteja ganhando com 10 pontos de diferen?a de todas as outras equipes. Este s? poder? ser usado uma ?nica vez.).
- Uma pergunta s? poder? ser passada uma ?nica vez. Caso a equipe que recebeu a vez, n?o consiga responder a pergunta, esta retornar? a equipe de origem.
MOMENTO DOS JOGOS
?Tudo preparado? ? hora de come?ar...?
Sugere-se que o docente observe o desenvolvimento da atividade, realizando registros escritos e por meio de imagens, tendo em vista que poder? criar f?runs de discuss?o para que tanto ele, quanto os alunos, possam expor suas experi?ncias, ao fim da atividade.
Ao final, quando a equipe vencedora estiver definida, o pr?mio ser? divulgado. A natureza desta premia??o ser? definida pelo professor.
VAMOS CONVERSAR?
Sugere-se que este momento seja utilizado para que os alunos publiquem seus coment?rios na rede social acerca da gincana e dos conhecimentos constru?dos ao logo da mesma.
Recomenda-se que o crit?rio de avalia??o n?o seja apenas a postagem no f?rum de discuss?o, mas tamb?m a intera??o entre os alunos, j? que o objetivo ? a socializa??o de experi?ncias.
SUGEST?O DE CRONOGRAMA:
Tabela 2: Sugest?o de cronograma para atividade
|
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURA??O |
LOCAL |
SEMANA |
|
2 |
Gincana para assimila??o do conte?do |
3 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
3? |
|
Momento dos jogos |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
||
|
Vamos Conversar? |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Cria??o do autor
?
INTRODU??O
Existe um ditado popular que diz: a arte imita a vida. Entretanto, a ci?ncia nos ?ltimos tempos realiza o contr?rio. Nos laborat?rios do mundo inteiro existem projetos dos mais diversos e interessantes tipos. Por exemplo, a aplica??o da tecnologia rob?tica e nano-rob?tica na solu??o de problemas na medicina nos quais anteriormente apenas drogas e o tempo poderiam agir.
Nesta atividade, os discentes ser?o colocados em contato com aplica??es cient?ficas em desenvolvimento e que envolvem o tema da aula. As equipes produzir?o um seriado de TV onde as t?cnicas de biotecnologia devem surgir como solu??es para o tema central da trama.
Os v?deos poder?o tratar de assuntos independentes e ser?o postados na rede social. Aos alunos cabem ? tarefa de sistematizar sua organiza??o.
C?MERA, LUZES, A??O!
Os alunos utilizar?o a criatividade para produzir um curto seriado futur?stico baseado na tecnologia em desenvolvimento e no conhecimento sobre c?lulas e organelas. Cada grupo produzir? os epis?dios observando as recomenda??es feitas pelo professor e as orienta??es abaixo:
Sugere-se que os alunos organizem-se em grupos com cinco componentes. Cada equipe ficar? respons?vel por um epis?dio que tratar? de um tema escolhido aleatoriamente (sorteio, por exemplo). O prazo para a entrega desta atividade ficar? a crit?rio do professor.
Indicam-se os seguintes temas, bem como as suas respectivas fontes para pesquisa:
Epis?dio 1 - Cirurgia em c?lulas com nano-raios.
(http://phys.org/news/2011-04-cell-surgery-nano-beams.html)
Epis?dio 2 - Orelha supersens?vel ? capaz de escutar o som das c?lulas.
(http://hypescience.com/orelha-supersensivel-e-capaz-de-escutar-o-som-das-celulas/)
Epis?dio 3 - Bioimpress?o: Vai a? uma orelha nova sa?da da impressora?
Bioimpress?o: Impressora 3D imprime tecidos biol?gicos.
(http://hypescience.com/bioimpressao-vai-ai-uma-orelha-nova-saida-da-impressora/
http://hypescience.com/video-fechando-cortes-laser/)
Epis?dio 4 - Pesquisadores criam sonda min?scula para estudar o interior das c?lulas.
(http://hypescience.com/pesquisadores-criam-sonda-minuscula-para-estudar-o-interior-das-celulas/)
Epis?dio 5 - Nova NANO m?quina ? criada para levar medicamentos e material gen?tico a c?lulas individuais.
Epis?dio 6 - Cientistas criam micro-bombas para combater o c?ncer.
(http://hypescience.com/cientistas-criam-%E2%80%9Cmicro-bombas%E2%80%9D-para-combater-o-cancer/)
Epis?dio 7 - Curando com a luz tecnologia ?ptica controla c?lulas vivas.
(http://hypescience.com/curando-com-a-luz-tecnologia-optica-controla-celulas-vivas/)
?
(Obs.: as paginas em ingl?s podem ser traduzidas na pr?pria pagina da web, caso os alunos utilizem o navegador do GOOGLE, Google Chrome.)
A atividade de pesquisa dever? ser coordenada pelo professor, a fim de conversar e esclarecer poss?veis d?vidas dos alunos, quanto ? cria??o do epis?dio. Um momento de discuss?o sobre a relev?ncia deste tema, poderia contribuir para a organiza??o da atividade, bem como para busca de outros meios e fontes de pesquisa.
S?RIES DE REFER?NCIA
O professor poder? citar s?ries de refer?ncia para que os alunos desenvolvam o seu v?deo. Recomenda-se que os alunos assistam pelo menos a tr?s epis?dios em conjunto com o professor com o intuito de colaborar para uma melhor organiza??o da atividade.
Seguem algumas sugest?es de s?ries:
- Dr. House (http://uc.globo.com/programas/house/);
- Grey?s Anatomy (http://www.greysanatomybr.com/);
- Star Trek (http://www.startrek.com/);
- CSI: Crime Scene Investigation (http://br.canalsony.com/csi).
POSTAGENS NA INTERNET
As postagens devem ser realizadas pelas equipes ao logo da atividade na p?gina da rede social ao qual o trabalho est? sendo realizado. O professor dever? acordar com os alunos o tempo para a realiza??o da postagem.
?
SUGEST?O DE CRONOGRAMA
Tabela 3: Sugest?o de cronograma para atividade
|
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURA??O |
LOCAL |
SEMANA |
|
3 |
Introdu??o |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
? 3? |
|
C?mera, Luzes, A??o! |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
|
S?ries de Refer?ncia |
2 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
|
Organiza??o das Equipes |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
|
Postagem na internet |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
4? |
Fonte: Cria??o do autor
?
FINALIZA??O
O professor pode sugerir rodas de conversa com os alunos e mesmo uma discuss?o via rede social, a fim de socializar as experi?ncias adquiridas com a atividade realizada. Outra indica??o, ? que a produ??o seja partilhada com toda a escola, por meio de uma mostra cultural ou feira de ci?ncias, caso o assunto explorado no v?deo esteja de acordo com o tema do evento. O material pode, ainda, ser reorganizado pela turma em um blog ou site, constru?do com o intuito de manter o conte?do acess?vel a qualquer pessoa, mesmo que esta esteja fora da rede social.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| C?lulas vivas | V?deo |
?
Sugest?es de links para os alunos
Cole??es de recursos:
A ci?ncia na corrida contra o c?ncer:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29400
V?deo fechando cortes laser
http://hypescience.com/video-fechando-cortes-laser/
Dados de outras tecnologias para o seriado
http://www.sobiologia.com.br/biotecnologia.php
?
Sugest?es de links para o professor
As C?lulas Constituem os Seres Vivos
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php
C?lula animal
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/
C?ncer
http://saude.ig.com.br/cancer/
V?deo Biologia 01 ? Citologia
http://www.youtube.com/watch?v=lz7vYhQ6GGw
Anima??o
http://www.ehow.com/how_7679154_grow-germs-science-fair-project.html
Tutorial: como usar o Google +
http://pukka131dicas.wordpress.com/2011/07/12/tutorial-como-usar-o-google-google-plus/
Novas formas de compartilhar em todo o Google
http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/
?
Links do portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
Ciclo celular
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22214
Montagem de um modelo tridimensional de uma c?lula animal
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9532
Pesquisando a organiza??o celular: o que ? que a c?lula tem?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39918
A c?lula nervosa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36956
Tratamento do c?ncer
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10936
?
Sites visitados em 28 de setembro de 2012.
Na Atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram identificar as principais diferen?as entre as c?lulas vegetais, animais e procari?ticas atrav?s da observa??o das a??es desenvolvidas pelos alunos durante o processo de constru??o do cat?logo, ainda desde a pesquisa, bem como o desempenho mostrado nos momentos de discuss?o, tanto em sala, como no ?Hangout? criado pelo professor. Na Atividade 2, recomenda-se que o professor averigue se os alunos definiram as fun??es das organelas a partir do registro de observa??es durante os jogos e das mensagens no f?rum de discuss?o criado para esta atividade. Na Atividade 3, sugere-se ao professor verificar se os alunos compreenderam a utiliza??o da biotecnologia relacionada ao funcionamento celular e a medicina a partir da fidelidade buscada pelos alunos aos crit?rios estabelecidos para a constru??o do v?deo, bem como o prazo de postagem, observando ainda se eles retrataram a relev?ncia do tema proposto.