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Conhecendo algumas aplica??es da biotecnologia

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o hist?rico de desenvolvimento da biotecnologia;

- Identificar aspectos da utiliza??o da biotecnologia na Agricultura;

- Conscientizar-se e conscientizar outras pessoas sobre o uso da biotecnologia na redu??o da utiliza??o de sacolas pl?sticas.

Duração das atividades

15 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimento sobre:

?DNA recombinante;

?OGM (organismo geneticamente modificado) ou transg?nicos.

Estratégias e recursos da aula

PREPARA??O PARA A AULA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula a turma dever? criar um grupo no Facebook, onde todos os alunos e o professor dever?o ser adicionados. A rede social ser? utilizada para a postagem das produ??es dos alunos, bem como para a comunica??o durante a realiza??o das atividades. Nos recursos complementares, encontram-se tutoriais para a cria??o do grupo no Facebook.

ATIVIDADE 1 ? CONHECENDO SOBRE A ORIGEM DA BIOTECNOLOGIA

Iniciando a atividade

Esta atividade ocorrer? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE). Inicialmente, o professor disponibilizar? as seguintes reportagens nos computadores e pedir? para que cada par?grafo seja lido por um aluno diferente:

- O que ? biotecnologia?

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/8490/o-que-e-biotecnologia Acessado em: 03/05/2012

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- Clonagem humana ser? poss?vel, afirmam cientistas.

               http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2923811-EI8147,00-Clonagem+humana+sera+possivel+afirmam+cientistas.html Acessado em: 03/05/2012

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Em seguida, o docente iniciar? um debate com os alunos pedindo para que eles opinem se s?o a favor ou contra a clonagem humana. Al?m disso, dever? pedir para que os discentes citem outras situa??es em que eles acreditam que a biotecnologia j? esteja sendo utilizada ou possa vir a ser utilizada.

Conhecendo e discutindo o assunto

Nesse momento, o professor ir? propor uma din?mica ? turma para que eles conhe?am um pequeno hist?rico do processo de desenvolvimento da biotecnologia. O professor dever? dividir a turma em 5 (cinco) equipes e, em seguida, entregar aos alunos um texto, incompleto, sobre o desenvolvimento hist?rico da biotecnologia para que eles completem as lacunas. Para isto, o professor entregar? tamb?m, em peda?os de pap?is, as frases que faltam no texto e que est?o sublinhadas no artigo Hist?rico ? Biotecnologia abaixo. O docente estipular? um tempo de, aproximadamente 30 minutos, para a realiza??o da atividade.

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Hist?rico ? Biotecnologia

O uso da Biotecnologia teve o seu in?cio com os processos fermentativos, cuja utiliza??o transcende, de muito, o in?cio da era Crist?, confundindo-se com a pr?pria hist?ria da humanidade. A produ??o de bebidas alco?licas pela fermenta??o de gr?os de cereais j? era conhecida pelos sum?rios e babil?nios antes do ano 6.000 a.C. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a.C., os eg?pcios, que j? utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram a empreg?-lo tamb?m na fabrica??o de p?o. Outras aplica??es, como a produ??o de vinagre, iogurte e queijos s?o, h? muito tempo, utilizadas pelo ser humano.


Entretanto, os agentes causadores das fermenta??es ficaram ocultos por 6 mil?nios. Somente no s?culo dezessete, o pesquisador Antonie Van Leeuwenhock, atrav?s da visualiza??o em microsc?pio, descreveu a exist?ncia de seres t?o min?sculos que eram invis?veis a olho nu.

Foi somente 200 anos depois que Louis Pasteur, em 1876, provou que a causa das fermenta??es era a a??o desses seres min?sculos, os micro-organismos, caindo por terra a teoria, at? ent?o vigente, que a fermenta??o era um processo puramente qu?mico. Foi ainda Pasteur que provou que cada tipo de fermenta??o era realizado por um micro-organismo espec?fico e que estes podiam viver e se reproduzir na aus?ncia de ar.

Posteriormente, em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser poss?vel a convers?o de a??car em ?lcool, utilizando c?lulas de levedura maceradas, ou seja, na aus?ncia de organismos vivos.

Paradoxalmente que possa parecer, foram as grandes guerras mundiais que motivaram a produ??o em escala industrial de produtos advindos de processos fermentativos.

A partir da primeira guerra, a Alemanha, que necessitava de grandes quantidades de glicerol para a fabrica??o de explosivos, desenvolveu, atrav?s de Neuberg, um processo microbiol?gico de obten??o desse ?lcool, tendo chegado a produzir 1 mil toneladas do produto por m?s. Por outro lado, a Inglaterra produziu em grande quantidade a acetona para o fabrico de muni??es, tendo essa fermenta??o contribu?do para o desenvolvimento dos fermentadores industriais e t?cnicas de controle de infec??es. 


Foi, todavia, a produ??o de antibi?ticos o grande marco de refer?ncia na fermenta??o industrial. A partir de 1928, com a descoberta da penicilina por Alexander Fleming, muitos tipos de antibi?ticos foram desenvolvidos no mundo.


Na d?cada de 40, durante a segunda guerra mundial, os antibi?ticos passaram a integrar os processos industriais fermentativos, principalmente nos Estados Unidos, baseando-se inicialmente na s?ntese da penicilina e, posteriormente, da estreptomicina.

Foi, todavia, a partir da d?cada de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da s?ntese qu?mica do DNA, e com as t?cnicas de manipula??o gen?tica: DNA recombinante, fus?o celular ou hibridoma, passou de fato a existir.


A t?cnica do DNA recombinante envolve a cria??o sint?tica de novos organismos vivos, com caracter?sticas n?o encontradas na natureza, formadas pela hibridiza??o em n?vel molecular do DNA. Essa t?cnica permite, por exemplo, o enxerto de genes humanos que determinam a produ??o de insulina em um micro-organismo. Isso leva a produzir industrialmente insulina humana, substituindo, com grande vantagens, a insulina bovina ou su?na empregadas no tratamentos de diab?ticos.


A t?cnica de hibridoma possibilitou a manipula??o gen?tica das c?lulas vivas, onde duas ou mais c?lulas s?o fundidas para formar novos micro-organismos. Na pr?tica, c?lulas animais que produzem anticorpos s?o incorporadas a outras malignas ou perniciosas, resultando em uma nova que se torna eficiente produtora de anticorpos.


Atualmente ? crescente o ritmo de desenvolvimento do setor, mantendo, inclusive, uma acentuada rela??o de intera??o com diversos outros setores da ci?ncia e tecnologia, tais como: biologia molecular, fisiologia, microbiologia, engenharia qu?mica, engenharia ambiental, etc.

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Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=50 Acessado em: 04/07/2012.

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Ap?s este momento, o professor ir? corrigir, juntamente com as equipes, a coloca??o das frases no texto. O docente iniciar? a leitura e dever? parar nos espa?os em branco, solicitando para que uma determinada equipe (proporcionar a altern?ncia das equipes) complete o texto. Se uma equipe completar de maneira errada, ele dever? pedir para que os pr?ximos grupos respondam at? a obten??o da frase correta.  

Em seguida, o docente dever? levantar uma discuss?o entre os alunos sobre a origem da biotecnologia a partir do seguinte trecho do texto: ?Foi, todavia, a partir da d?cada de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da s?ntese qu?mica do DNA, e com as t?cnicas de manipula??o gen?tica: DNA recombinante, fus?o celular ou hibridoma, passou de fato a existir.?, propondo os seguintes questionamentos: ?Voc?s acham que a biotecnologia s? passou de fato a existir ap?s esses acontecimentos?? e ?Os acontecimentos anteriores n?o s?o j? processos caracter?sticos da biotecnologia??.

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Construindo uma linha do tempo

                Os grupos ir?o selecionar do texto trabalhado na etapa anterior os principais fatos que aconteceram na evolu??o da biotecnologia para compor uma linha do tempo. Esta ser? constru?da utilizando um programa para cria??o e edi??o de desenhos, como o Paint do sistema operacional Windows. A figura 1 mostra um exemplo de linha do tempo.

                Estas produ??es dever?o ser postadas no facebook. Ap?s a postagem, o professor dever? pedir aos alunos que comentem as linhas do tempo constru?das pelos colegas. O docente tamb?m dever? comentar as produ??es, buscando compreender e estimular a compreens?o dos alunos acerca da poss?vel relev?ncia que tenham dado a determinado momento hist?rico em detrimento de outros.

Figura 1 ? Linha do Tempo

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Fonte: http://seminariotemponovo.blogspot.com.br/2010/06/blog-post.html(acessado em 16/07/2012).

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ATIVIDADE 2 ? BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA: BENEF?CIOS OU MALEF?CIOS?

PREPARA??O DO AMBIENTE

Os materiais utilizados nesta atividade ser?o o computador com acesso ? internet, um programa para elabora??o de slides e um projetor data-show. O professor dever? acordar com os alunos as seguintes regras:

?        Todos dever?o ter aten??o nas apresenta??es das equipes;

?        A turma ser? dividida em 4 grupos.

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DESCRI??O DA ATIVIDADE

Nesta atividade, ser? abordada a utiliza??o da Biotecnologia na Agricultura e ter? 3 etapas: introdu??o, desenvolvimento e conclus?o.

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1? ETAPA: Introdu??o

Inicialmente, o professor far? uma introdu??o ao tema, para isso ele:

1) Questionar? os alunos da seguinte forma: ?O que voc?s entendem por alimentos transg?nicos??, ?Voc?s consomem algum tipo de alimento geneticamente modificado?? e ?Qual(is)??. As respostas dever?o ser registradas na lousa, pois ser?o retomadas posteriormente.

2) Apresentar? o  v?deo: Rotulagem dos transg?nicos ?

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=13805 Acessado em: 17/05/2012

3) Ir? propor os mesmos questionamentos mencionados no item 1 ap?s a exibi??o do v?deo e estimular os alunos a perceberem as poss?veis diferen?as nas respostas.

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2? ETAPA: Desenvolvimento

Ap?s a introdu??o, o professor ir? dividir a turma em 4 (quatro) equipes. Cada uma receber? um tema para realizar uma pesquisa e preparar uma apresenta??o em slides. Todas as equipes apresentar?o suas pesquisas atrav?s de semin?rios. Seguem as instru??es para o semin?rio, temas e sugest?es de sites para pesquisa:

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Instru??es para o semin?rio:

-O professor combinar? o dia do semin?rio e o tempo que cada equipe ter? para apresentar seu trabalho;

-Os trabalhos dever?o conter introdu??o, desenvolvimento e conclus?o;

-O tema dever? ser exposto atrav?s de slides;

-Os alunos dever?o incluir not?cias recentes sobre o tema em suas apresenta??es;

-Selecionar as principais informa??es a serem abordadas e n?o limitar-se somente as fontes aqui apresentadas, buscando bibliografias confi?veis;

-Disponibilizar um momento para a plateia fazer perguntas e tirar poss?veis d?vidas.

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Sugest?es de temas e sites para pesquisa:

1)      Equipe 1: Desenvolvimento da biotecnologia vegetal

-Biotecnologia vegetal: introdu??o

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30460

-Biotecnologia e sustentabilidade

http://www.youtube.com/watch?v=DZUjekX-boc

-Biotecnologia / Agricultura

http://cib.org.br/biotecnologia/agricultura/

-Biotecnologia sustent?vel

http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_Biotecnologia_e_Desenvolvimento_Sustentavel_Marco_Reubes_Vitor.pdf

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Sugest?es de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Como a biotecnologia influencia a agricultura;

-Como se deu o desenvolvimento da biotecnologia para a agricultura ao longo dos anos.

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2)      Equipe 2: Benef?cios da utiliza??o da biotecnologia na agricultura para o meio ambiente

-A biotecnologia na agricultura

http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/cultura-organica/250-a-biotecnologia-na-agricultura.html

-An?lise funcional do genoma do arroz: o pr?ximo desafio

http://cib.org.br/em-dia-com-a-ciencia/palavra-do-especialista/artigos/analise-funcional-do-genoma-de-arroz-o-proximo-desafio/

-Biotecnologia promove sustentabilidade na agricultura

http://www.agrolink.com.br/biotecnologia/artigo/biotecnologia-promove-sustentabilidade-na-agricultura_133023.html

-Alguns Benef?cios da Biotecnologia

http://www.monsanto.com.br/produtos/biotecnologia/biotecnologia-meio-ambiente/primeiros-anos/gases-do-efeito-estufa.asp

Sugest?es de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Onde podem ser encontrados os benef?cios que a biotecnologia proporcionou ? agricultura;

-Como a Biotecnologia pode beneficiar a agricultura.

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3)      Equipe 3: Cr?ticas da biotecnologia na agricultura

-Biotecnologia e agricultura no Brasil contempor?neo

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/agro/B24_biotecnologia.html

-Cr?ticas a biotecnologia agr?cola

http://ciencia.hsw.uol.com.br/biotecnologia-agricola2.htm

-Conhe?a as raz?es de quem ? contra os transg?nicos

http://www.terra.com.br/reporterterra/transgenicos/contrarios.htm

Sugest?es de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Apresentar as principais cr?ticas ? Biotecnologia, apresentando argumentos fundamentados no estudo dos sites sugeridos.

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4)      Equipe 4: Produ??o de transg?nicos no Brasil

Brasil ? um dos l?deres na produ??o de transg?nico

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI436600-EI1434,00.html

Brasil ? 2? no ranking na produ??o de transg?nicos

http://www.vooz.com.br/noticias/brasil-e-o-2o-do-ranking-na-producao-de-transgenicos-30090.html

Cresce a produ??o de transg?nicos no Brasil

http://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/24127/cresce-a-producao-de-transgenicos-no-brasil.htm

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Sugest?es de aspectos a serem abordados pelos alunos:

- Apresentar dados da produ??o de transg?nicos no Brasil, utilizando-se de texto e principalmente de gr?ficos.

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

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MOMENTO DO ALUNO

Neste momento, os alunos ter?o que desenvolver a atividade proposta.

 

DISCUSS?O

Os alunos ir?o apresentar os semin?rios. Em seguida, com o intuito de estimular uma tomada de posi??o cr?tica por parte dos alunos, utilizando a rede social, o professor dever? iniciar um debate com os seguintes questionamentos: ?Para voc?s, a biotecnologia traz benef?cios ou malef?cios??, ?Somos devidamente informados sobre as implica??es da ingest?o de alimentos transg?nicos? E ainda ?Como essa informa??o deveria ser passada para os consumidores??.

 

SISTEMATIZA??O

Nesse momento, o conte?do abordado dever? ser formalizado. Para isso, os alunos, juntamente com o professor, dever?o elaborar uma cartilha com os principais benef?cios e malef?cios causados pela biotecnologia e as ideias constru?das no momento anterior quanto ?s informa??es sobre o assunto repassadas ? popula??o. Com a divulga??o desse material na rede social, os alunos dever?o convidar outros membros da comunidade escolar e fazerem uma enquete a respeito do conhecimento destes a respeito das informa??es contidas na cartilha, e ainda quais as ideias que podem ser acrescentadas quanto ? devida comunica??o quando o assunto ? alimento transg?nico.

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ATIVIDADE 3 ? CAMPANHA ?CONSUMO CONSCIENTE DAS SACOLAS PL?STICAS?

Prop?e-se que o professor explique que a turma ir? produzir uma campanha de conscientiza??o ?Consumo consciente de sacolas pl?sticas? que dever? ser divulgada no facebook atrav?s da cria??o de uma p?gina.

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3.1 REFLETINDO...

Recomenda-se que inicialmente o docente estimule os alunos a refletirem sobre a utiliza??o de sacolas pl?sticas em suas casas atrav?s dos seguintes questionamentos:

- Na sua casa, s?o utilizadas muitas sacolas pl?sticas?

- Voc? ou sua fam?lia realizam alguma atitude para reduzir a utiliza??o de sacolas pl?sticas quando v?o ao supermercado? Quais s?o essas atitudes?

- Como voc?s acham que a biotecnologia pode estar associada ? quest?o das sacolas pl?sticas?

O professor dever? explicar que os alunos ir?o produzir um breve texto de opini?o em trios (o n?mero de linhas ser? determinado pelo docente) sobre ?O impacto das sacolas pl?sticas para o meio ambiente?.

Conclu?dos os textos, as duplas dever?o realizar a leitura das suas produ??es para a turma e avaliar juntamente com o professor quais s?o os impactos da utiliza??o de sacolas pl?sticas para o meio ambiente. Esse momento ser? resgatado posteriormente.  

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3.2. PESQUISANDO PARA A ORGANIZA??O DA CAMPANHA

Nesse momento, os alunos dever?o pesquisar sobre o assunto com o intuito de produzir material para a postagem no facebook, cartazes e folders com conte?do adequado para a campanha por uma maior utiliza??o de sacolas biodegrad?veis. A turma n?o ser? dividida ainda em grupos, pois todos os alunos dever?o conhecer as informa??es te?ricas bem como as discuss?es sobre o assunto. A pesquisa por conte?do pode iniciar na biblioteca da escola e ter continuidade em sites da internet, desse modo seguem alguns endere?os eletr?nicos sugeridos:

Pl?stico biodegrad?vel ? a solu??o?

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.3.php

Pl?sticos biodegrad?veis, o que ?

http://www.nordeplastic.com.br/t_bio.html

Biodegrada??o das sacolinhas

http://www.ipt.br/noticias_interna.php?id_noticia=513

Qual a diferen?a entre as sacolas pl?sticas oxibiodegrad?veis e as comuns?

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/18/pergunte-aos-pesquisadores-4/

Governo cria grupo para discutir sacolas pl?sticas

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/governo-cria-grupo-para-discutir-sacolas-plasticas

Grupo buscar? alternativas sustent?veis para sacolas

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/grupo-buscara-alternativas-sustentaveis-para-sacolas

Mercados s?o obrigados a fornecer sacolas biodegrad?veis

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/mercados-sao-obrigados-a-fornecer-sacola-biodegradavel

IPT testa degrada??o de sacolas de supermercado

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/ipt-testa-degradacao-de-sacolas-de-supermercado

Supermercado deve dar sacola biodegrad?vel, diz Procon

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/supermercados-devem-oferecer-sacolas-biodegradaveis-gratuitamente

Dilema das sacolas pl?sticas continua

http://www.revistamercado.com.br/destaques/dilema-das-sacolas-plasticas-continua/

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

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3.3. CONHECENDO MELHOR A REALIDADE LOCAL NO QUE DIZ RESPEITO ? TEM?TICA ABORDADA

Prop?e-se que em seis grupos os alunos pesquisem:

  • Na escola e com seus vizinhos sobre a opini?o dos consumidores a respeito da substitui??o ou n?o das sacolas pl?sticas (tr?s grupos).
  • Nos estabelecimentos comerciais do seu bairro sobre a utiliza??o das sacolas pl?sticas que s?o adotadas, pl?sticas comuns ou biodegrad?veis, e sobre alternativas a essa utiliza??o (outros tr?s grupos).

Os dados devem ser apresentados em formato de gr?ficos nos quais devem ser mostrados, por exemplo, qual o percentual de estabelecimentos que utiliza sacolas pl?sticas biodegrad?veis, se poss?vel, qual a quantidade m?dia de sacolas que ? usada por dia nos supermercados visitados e, quantas sacolas s?o utilizadas, em m?dia, por uma fam?lia.

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3.4. PRODUZINDO O MATERIAL DA CAMPANHA

Inicialmente, o professor dever? resgatar o momento de leituras dos textos de opini?o no in?cio da atividade, ressaltando que agora os alunos devem conhecer melhor o assunto em raz?o das pesquisas que realizaram e, assim, dever?o refletir sobre a falta de informa??es sobre o dano que estas sacolas causam livres/abandonadas no meio ambiente, influenciando na utiliza??o ampla de sacolas pl?sticas de uma maneira descontrolada.

Com a turma dividida em tr?s grupos, e a partir da pesquisa realizada e das discuss?es sobre o assunto, os alunos ir?o produzir o material da campanha que deve visar estimular a busca por utiliza??o de sacolas biodegrad?veis. Para isto, cada grupo ficar? respons?vel por cada um dos seguintes meios de divulga??o: facebook, folders e cartazes. Sugere-se que os cartazes sejam utilizados na escola atingindo alunos, professores e funcion?rios, os folders sejam utilizados na comunidade local e o facebook seja utilizado para ampliar o p?blico da campanha, buscando atingir outras escolas e pessoas que n?o moram no bairro atrav?s de convites ao acesso na rede social.

O professor deve ressaltar que fica a crit?rio dos alunos criarem v?deos que podem ser desde pequenos comerciais de reflex?o e cr?tica at? reportagens apresentando o resultado que foi observado ao estudar os estabelecimentos comerciais do bairro em que moram.

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3.5. DIVULGA??O DA CAMPANHA

Os cartazes dever?o ser fixados em lugares vis?veis na escola. Os folders devem ser entregues na associa??o comunit?ria local. Quanto ? divulga??o no facebook, seguem algumas orienta??es:

-Antes de criar a p?gina no facebook, o docente dever? indagar se todos os alunos possuem uma conta nesta rede social. Caso n?o possuam, o professor dever? ajudar na cria??o da conta.

-Professor e alunos dever?o criar uma p?gina para a campanha no facebook. Sugere-se a utiliza??o de um data-show nesse processo de cria??o para que todos participem. Prop?e-se os seguintes passos:

  1. Escolher o tipo de p?gina. Sugere-se a escolha da seguinte op??o - Causa ou comunidade;
  2. Colocar uma foto;
  3. Fazer uma breve descri??o sobre a campanha;
  4. Os alunos dever?o curtir a p?gina e convidar seus amigos do facebook.

Recursos Complementares

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Sugest?es de links para os alunos:

Conhe?a mais sobre as sacolas biodegrad?veis

http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/meio-ambiente/sacolas-biodegradaveis

Tutorial para a edi??o do v?deo:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1237180-6174,00-SAIBA+COMO+EDITAR+V%C3%8DDEOS+NO+WINDOWS+MOVIE+MAKER.html

Tutorial para o editor da linha do tempo online.

http://julianagsouzadias.blogspot.com.br/2010/04/dicas-para-criar-uma-linha-do-tempo.html

Tutorial para criar perguntas e enquetes na rede social

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/05/atualizacoes-nos-grupos-do-facebook/

Criar uma enquete no Facebook

http://www.comofazerfacebook.com.br/criar-uma-enquete/

Como fazer um cartaz

http://www.slideshare.net/elisabeteteixeiralopes/como-fazer-um-cartaz-presentation

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Sugest?es de links para o professor

Biotecnologia ? Ci?ncia e Desenvolvimento

http://www.biotecnologia.com.br/

Portal da Sustentabilidade

http://www.sustentabilidade.org.br/

Sacolas pl?sticas: aspectos controversos de seu uso e iniciativas legislativas

http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4686/sacolas_plasticas_boratto.pdf?sequence=1

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Links do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula:

Biomateriais ? eles est?o por todo lado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29682

Esse ? um trabalho para a biotecnologia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30007

Como fazer um folder no Writer (BrOffice)

http://lufantasma.blogspot.com.br/2012/03/como-fazer-um-folder-no-writer-broffice.html

Como criar p?ginas no facebook

http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/

Como fazer um cartaz?

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

Avaliação

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Na atividade 1, o professor dever? verificar se os alunos tiveram uma vis?o geral da Biotecnologia e seu Desenvolvimento Hist?rico, a partir do estudo realizado em grupo. Na atividade 2, o professor poder? avaliar se os alunos aprenderam assuntos relacionados a biotecnologia na Agricultura, a partir da pesquisa e das discuss?es em sala de aula. Na atividade 3, recomenda-se que o docente dever? verifique a participa??o dos alunos na divulga??o e comprometimento na campanha para reduzir a utiliza??o de sacolas pl?sticas a partir da sua substitui??o por biopl?sticos.