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A fermenta??o e sua import?ncia na produ??o de alimentos

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os microorganismos utilizados no processo de fermenta??o;

- Reconhecer atrav?s de experimentos os fatores que afetam o crescimento destes organismos;

- Conceituar e classificar os tipos de fermenta??o;

- Aplicar os conhecimentos desenvolvidos na aula atrav?s da produ??o de alimentos que utilizam a fermenta??o em sua prepara??o, a saber: picles, p?o, vinho e alu?. 

Duração das atividades

20 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Respira??o aer?bica e anaer?bica; Reino dos seres vivos; Fun??es org?nicas.

Estratégias e recursos da aula

PREPARA??O DA AULA:

Esta aula utilizar? a rede social Facebook como ferramenta pedag?gica. Antes de iniciar sua aplica??o, professor e alunos dever?o criar juntos um grupo no Facebook e adicionar toda a turma. Recomenda-se o uso de um projetor data-show para facilitar a participa??o de todos. O professor dever? combinar a utiliza??o desta ferramenta com os discentes atrav?s do compartilhamento/postagem das opini?es e das produ??es destes no grupo da rede social. Nos recursos complementares, encontram-se tutoriais para a cria??o do grupo no Facebook.

Na atividade 1, os alunos ir?o pesquisar sobre a descoberta dos microrganismos que realizam a fermenta??o e os fatores que influenciam no crescimento destes pequenos seres respons?veis pelo processo da fermenta??o. Nas atividades 2 e 3 ser?o estudados os tipos de fermenta??o com maior detalhe e colocada em pr?tica a produ??o de alimentos que passam por processo de fermenta??o no seu preparo, respectivamente.

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ATIVIDADE 1: QUAL ? O PAPEL DOS MICROORGANISMOS NA FERMENTA??O?

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolver? na sala de aula, como tamb?m no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e no laborat?rio de qu?mica da escola. Parte da formaliza??o da atividade ser? desenvolvida via ferramenta pedag?gica, no caso, a rede social. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, c?mera digital ou celular com c?mera fotogr?fica, caderno para anota??es, caneta/l?pis, al?m do material necess?rio para o procedimento experimental listado na respectiva se??o. O professor dever? acordar com a turma a participa??o de todos no decorrer da atividade.

1.1  Introdu??o

Inicialmente, o professor dever? mostrar (uma a uma) as quatro imagens abaixo para os discentes:

Figura 1: Imagem da bact?ria Lactobacillus, que vive na boca e no intestino humano.

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Fonte: http://www.institut-rosell-lallemand.com/page.php?idPage=33&idLangue=2 (acessado em 04/11/12).

Figura 2: Imagem do fungo Saccharomyces cerevisiae usado na produ??o de p?o, cerveja e etanol (?lcool).

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Fonte: http://harpiacervejaria.blogspot.com.br/2011/06/historia-da-levedura-saccharomyces.html (acessado em 04/11/12).

Figura 3: Imagem do fungo Kloeckera apiculata, usado na primeira fase da produ??o de vinhos.

f

Fonte: http://www.practicalwinery.com/sepoct09/microbes2.htm (acessado em 04/11/12).

Figura 4: Imagem do fungo Aspergillus oryzae, que ? amplamente usado nos pa?ses asi?ticos na produ??o de alimentos, por exemplo, a bebida t?pica saqu? (fermenta??o do arroz).

c

Fonte: http://harpiacervejaria.blogspot.com.br/2011/06/historia-da-levedura-saccharomyces.html (acessado em 04/11/12).

Ent?o, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conseguem identificar o que apresenta cada imagem. Ao extrair o maior n?mero de informa??es da turma, o docente dever? esclarecer aos alunos sobre o que se trata cada imagem escrevendo os nomes destes microorganismos na lousa, o reino ao qual pertencem e onde s?o utilizados.

Em seguida, o docente perguntar? aos alunos as seguintes quest?es:

- Voc?s j? tinham ouvido falar sobre o uso desses pequenos seres na produ??o de alimentos? Em quais alimentos?

- Voc?s conseguem imaginar como seria a vida na Terra se estes microrganismos n?o existissem?

- Voc?s sabem como eles participam no processo de produ??o dos alimentos citados anteriormente?

Ap?s esse momento introdut?rio, o professor dever? convidar a turma a conhecer mais sobre estes microrganismos e o ?trabalho? que eles realizam.

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1.1  Pesquisando, descobrindo, testando (...)

Com os alunos distribu?dos nos computadores do LIE, o professor solicitar? que os alunos realizem duas tarefas:

A) Visitar os dois sites listados abaixo, fazendo anota??es sobre o que acharam interessante ou mesmo o que era desconhecido. Deve-se esclarecer aos alunos que as anota??es que eles registrar?o ser?o partilhadas na rede social posteriormente. Os sites s?o:

- Temos mais bact?rias do que c?lulas em nosso organismo

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/celulas_x_bacterias

- A Hist?ria da Levedura (Saccharomyces cerevisiae)

http://harpiacervejaria.blogspot.com.br/2011/06/historia-da-levedura-saccharomyces.html

?

B) Assistir ao v?deo Pequenas Criaturas Invadem a Ind?stria dispon?vel no link http://www.youtube.com/watch?v=pMDMMuKop-w (acessado em 04/12/12). Este v?deo, que tem sua interface mostrada na figura 5, pertence a uma cole??o de aulas de Ci?ncias do Novo Telecurso e fala sobre as leveduras. Embora seja do ensino fundamental, o docente dever? esclarecer que o assunto abordado no v?deo est? ligado ao procedimento experimental que ser? realizado em seguida.

Figura 5: Interface do v?deo Pequenas Criaturas Invadem a Ind?stria.

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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pMDMMuKop-w

Quando todos os alunos completarem a realiza??o das duas tarefas, o professor solicitar? aos alunos que se preparem para irem para o laborat?rio de qu?mica solicitando que estes levem cadernos e canetas para anota??es, al?m de chamar a aten??o dos discentes aos procedimentos de seguran?a.

?

- Orienta??es sobre o experimento:

Para utilizar os microrganismos nos processos aliment?cios, ? importante conhec?-los, saber manuse?-los e cultiv?-los. Sendo assim, este procedimento experimental esclarece os fatores que afetam o crescimento destes organismos e que s?o relevantes para a sua aplica??o artesanal (caseira) ou industrial.

O passo-a-passo deste experimento est? baseado no procedimento ?Experiments in Food Science Series, Microbiology in Food Systems, Activity #1, WhatAffectsYeastGrowth? ? Institute of Food Technologists? dispon?vel no link http://www.ift.org/Knowledge-Center/Learn-About-Food-Science/K12-Outreach/Food-Science-Experiments/~/media/Knowledge%20Center/Learn%20Food%20Science/Microbiology%20Experiments/TeacherGuideYeast.ashx (acessado em 28 de novembro de 2012).

Este experimento pode ser realizado com a turma organizada de tr?s maneiras, ficando a crit?rio do professor:

?         Com os alunos divididos em grupos, onde cada um destes reproduzir? os quatro testes (maneira mais longa);

?         Dividindo a turma em quatro grupos, onde cada grupo realizar? um teste e depois compartilhar? seus resultados com os colegas (maneira recomendada);

?         Dividindo a turma em grupos de tr?s ou quatro integrantes. Desta maneira, algumas equipes far?o testes repetidos e comparar?o os resultados com as equipes que fizeram o mesmo teste. Tamb?m dever? haver compartilhamento de informa??o com os grupos que realizarem testes diferentes. Neste caso, ser? necess?ria maior quantidade de material.

?

Procedimento experimental para crescimento do fermento (levedura)

Este experimento testa como quatro fatores afetam o crescimento da levedura, a saber: pH, temperatura, disponibilidade de ?gua e tipo de nutriente. Conhecendo a influ?ncia destes fatores sobre a atividade do fermento, ? poss?vel control?-los no processo de fermenta??o para que este seja mais eficaz. Os discentes ir?o observar a influ?ncia destes fatores analisando a presen?a de um dos produtos finais do processo de fermenta??o, o di?xido de carbono, o qual ter? a explica??o de sua forma??o mais detalhada na atividade 2.

A levedura (fermento biol?gico) ? feita com o fungo unicelular Saccharomyces cerevisa que necessita de carboidrato, como o a??car, e o amido para prosperar.

Material:

?culos de prote??o;

Frascos tipo Bal?o de Erlenmeyer de 125 mL;

Bal?es de tamanho n?mero 7;

A??car de mesa (sacarose);

Frutose, lactose e glicose (vendidos em lojas que fornecem materiais especializados para ci?ncias ou loja de comidas especiais);

Papel de pH;

Pincel marcador permanente;

Fita adesiva;

Pacote grande ou pacotinhos de 10g de fermento ativo seco instant?neo;

Vinagre;

Am?nia;

Rel?gio ou cron?metro;

Sistema para manter o banho t?rmico (entre 40 e 80 ?C);

Balan?a;

Cilindros graduados de 100 mL (opcional ? ver roteiro);

L? ou fita;

R?gua;

Contra-gotas;

Term?metros.

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Procedimento experimental

I - Teste da temperatura

Marcar os frascos com as letras de A a D com o pincel permanente. Adicionar 80 mL de ?gua (pH neutro) a cada frasco e os colocar nas seguintes condi??es:

A ? em banho t?rmico no gelo;

B ? deixar em temperatura ambiente;

C ? em banho t?rmico a 40 ?C;

D ? em banho t?rmico a 80 ?C.

Dissolver 5 g de sacarose em cada frasco. Adicionar 4 g do fermento e agite. Colocar um bal?o na boca de cada frasco e selar com fita adesiva. Certificar-se de que n?o h? vazamento do ar. Agitar periodicamente as solu??es fazendo movimentos circulares com os frascos.

Observa??o: Fazer movimentos suaves.

?

II - Teste da quantidade de ?gua dispon?vel

Marcar os frascos com as letras de E a H. Adicionar 80 mL de ?gua a 40 ?C (pH neutro) em cada frasco e dissolver as seguintes quantidades de sacarose em cada um:

E ? 0 g (ou seja, apenas ?gua);

F ? 5 g;

G ? 30 g;

H ? 50 g.

Adicionar 4 g do fermento em cada solu??o e agitar. Colocar um bal?o na boca de cada frasco e selar com fita adesiva. Certificar-se de que n?o h? vazamento do ar. Agitar periodicamente as solu??es fazendo movimentos circulares com os frascos.

Observa??o: Fazer movimentos suaves.

?

III - Teste do pH

Marcar os frascos com as letras I a L. Adicionar 80 mL de ?gua (pH neutro) em cada frasco e adicione vinagre ou am?nia para ajustar o pH como especificado abaixo. Para isto utilizar o conta-gotas. Usar o papel de pH para verificar o valor do pH.

I ? adicionar vinagre e ajustar em pH 3;

J - adicionar vinagre e ajustar em pH 5;

K - adicionar vinagre ou am?nia e ajustar em pH 7;

L - adicionar am?nia e ajustar em pH 10.

Adicionar 5 g de sacarose em cada frasco e aquecer as solu??es at? 40 ?C.   Adicionar 4 g do fermento em cada solu??o e agitar. Colocar um bal?o na boca de cada frasco e selar com fita adesiva. Certificar-se de que n?o h? vazamento do ar. Agitar periodicamente as solu??es fazendo movimentos circulares com os frascos.

Observa??o: Fazer movimentos suaves.

?

IV - Teste do tipo de nutriente

Marcar os frascos com as letras de M a P. Adicionar 80 mL de ?gua (pH neutro) a 40 ?C em cada frasco e dissolver 5 g dos seguintes a?ucares;

M ? Frutose;

N ? Glicose;

O ? Sacarose;

P ? lactose.

Adicionar 4 g do fermento em casa solu??o e agitar. Colocar um bal?o na boca de cada frasco e selar com fita adesiva. Certificar-se de que n?o h? vazamento do ar. Agitar periodicamente as solu??es fazendo movimentos circulares com os frascos.

Observa??o: Fazer movimentos suaves.

?

Observa??es experimentais

1. Ap?s os primeiros 15 minutos, os discentes dever?o anotar as observa??es iniciais na tabela 1 abaixo:

Tabela 1: Tabela para organizar a coleta dos dados experimentais.

Experimento/Frasco

Condi??es

Fermenta??o Observada # 

G?s Produzido*

Temperatura

A

Sacarose + gelo

?

?

B

Sacarose + Temperatura ambiente

?

?

C

Sacarose + 40 ?C

?

?

D

Sacarose + 80 ?C

?

?

Quantidade de ?gua

E

40 ?C + 0 g sacarose

?

?

F

40 ?C + 5 g sacarose

?

?

G

40 ?C + 30 g sacarose

?

?

H

40 ?C + 50 g de sacarose

?

?

pH

I

40 ?C + pH 3

?

?

J

40 ?C + pH 5

?

?

K

40 ?C + pH 7

?

?

L

40 ?C + pH 10

?

?

Tipo de nutrientes

M

40 ?C + frutose

?

?

N

40 ?C + glicose

?

?

O

40 ?C + sacarose

?

?

P

40 ?C + lactose

?

?

* Circunfer?ncia do bal?o em cm ou o volume do g?s produzido em cm3.

# Preencher com as palavras: muito, pouco ou nenhum.

Fonte: Produzida pelo autor.

Dever?o, em seguida, ser feitas observa??es adicionais a cada 10 minutos e as observa??es finais (depois de 50 minutos). Estas observa??es devem incluir descri??o do processo de fermenta??o, como turbidez da solu??o, produ??o de espuma e a medida do volume de g?s produzido, que poder? ser registrado de duas formas:

a) Medindo a circunfer?ncia do bal?o:

Contornar, utilizando um peda?o de l? ou fita, a regi?o mais larga do bal?o e, em seguida, medir o comprimento da l? ou fita com o aux?lio de uma r?gua, como mostra a figura 6:

Figura 6: Processo para medir a circunfer?ncia do bal?o

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Fonte: Cria??o do autor.

b) Medindo o volume de CO2 atrav?s de um cilindro calibrado:

Este modo torna o experimento mais sofisticado. Os discentes dever?o adaptar a boca do frasco a um tubo de PVC ao inv?s do bal?o. Nesta configura??o, mostrada na figura 7, o g?s produzido se acumular? dentro do cilindro graduado de cabe?a para baixo, empurrando a ?gua para baixo. O aluno dever? ler o volume ocupado pelo g?s na escala do cilindro. Observar que o frasco que cont?m a solu??o da levedura permanece em banho t?rmico.

Figura 7: Aparatos para a medida do volume de di?xido de carbono produzido na fermenta??o utilizando um cilindro graduado.

y

Fonte: Cria??o do autor.

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2. Os discentes dever?o preparar gr?ficos em forma de barras com a circunfer?ncia do bal?o (ou volume de CO2 produzido) com as seguintes vari?veis:

- Temperatura;

- Quantidade de ?gua;

- pH;

- Tipo de a??car.

?

Observa??es:

O docente deve estar ciente dos seguintes fatos:

1. A ?gua dos banhos t?rmicos dever? ser aquecida previamente. Para manter a temperatura constante durante o experimento, uma vasilha com ?gua mais quente dever? ser disponibilizada para a adi??o desta ?gua nos banhos t?rmicos, quando necess?rio, para aumentar a temperatura;

2. Os frascos tendem a flutuar na ?gua do banho t?rmico durante a incuba??o. Solicitar que os alunos, cuidadosamente, se revezem segurando os frascos;

3. Chamar a aten??o dos alunos para o fato de n?o poder haver vazamento ap?s adaptarem os bal?es aos frascos, pois a perda do g?s produzido ir? interferir na conclus?o do experimento. Cuidado tamb?m ao remover os bal?es, pois poder? haver forma??o de espuma que subir? entrando nos bal?es. Esta espuma ser? expelida na remo??o dos bal?es devido ? diferen?a de press?o;

4. No teste da temperatura (I), o frasco C dever? mostrar a melhor produ??o de CO2, uma vez que 40 ?C ? a temperatura ideal para crescer a levedura. Os frascos A, B e D apresentar?o menos produ??o. Os alunos podem ficar confusos por n?o haver produ??o de espuma no frasco D, mas, mesmo assim, devem observar uma expans?o do bal?o. Isso se deve ao fato do ar quente dentro do frasco causar uma pequena expans?o no bal?o;

5. No teste da quantidade de ?gua (II), o frasco H dever? apresentar pouco crescimento. A grande quantidade de a??car nesta solu??o acaba se ligando as mol?culas de ?gua inibindo o crescimento do fermento. O frasco E ? o controle, por isso, n?o dever? haver crescimento;

6. No teste do pH (III), dever? haver maior crescimento no frasco K pois o pH ideal para crescer a levedura ? cerca de 7. Deveria apresentar pouco ou nenhum crescimento nos outros frascos.

7. No teste dos tipos de nutrientes (IV), o frasco M dever? ter a expans?o mais r?pida do bal?o, j? que a frutose ? um a??car simples e por isso necessita de menos passos para a forma??o do ?lcool e CO2. Frascos N e O apresentar?o os bal?es quase do mesmo tamanho, entretanto, pela glicose ser uma a??car mais simples do que a sacarose, o bal?o do frasco N poder? expandir mais r?pido. N?o deveria haver expans?o no frasco P, j? que o tipo de microrganismo aqui usado (levedura) n?o produz a enzima necess?ria para quebrar (hidrolisar) a lactose durante a fermenta??o.

Em raz?o das observa??es acima, sugere-se que o docente realize o experimento antes de apresenta-lo aos alunos. Talvez necessite adaptar a realidade da escola. O professor dever? solicitar ao grupo que repita o procedimento sempre que julgar necess?rio.

Ap?s o experimento, o professor dever? propor aos alunos questionamentos como estes:

a) Que observa??es voc?s fizeram no frasco antes de adicionar o fermento?

b) Quais frascos mostraram o maior crescimento da levedura, ou seja, maior produ??o de CO2?

c) Os componentes dentro dos frascos pareciam os mesmo no in?cio e final do experimento?

d) Baseado no que voc? aprendeu sobre a ?comida? das leveduras, voc? acha que esses microrganismos cresceriam em gelatinas ou gordura?

e) Quais foram as condi??es mais favor?veis para o crescimento? E as mais desfavor?veis?

?

Os discentes dever?o postar na rede social as suas conclus?es e descobertas acerca do procedimento experimental. Ou at? mesmo, apresentar alguma d?vida remanescente para ser esclarecida pela rede social com a ajuda dos colegas e do professor.

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1.3 Discutindo e compartilhando no Facebook

Nesta finaliza??o virtual, os alunos compartilhar?o suas principais observa??es e anota??es feitas durante a visita aos sites na primeira tarefa solicitada pelo professor (tarefa A).

O professor dever? postar no facebook as duas imagens apresentadas nas figuras 8 e 9 e solicitar que os alunos compartilhem suas opini?es sobre os esquemas ilustrativos buscando estabelecer rela??es com o conte?do abordado nesta atividade.

Figura 8: Esquema associando os microrganismos a produ??o de alimento.

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Fonte: http://www.slideshare.net/ilopes1969/microrganismos-e-fermentao#btnNext (acessado em 04/12/12).

Figura 9: Esquema que apresenta a import?ncia do estudo sobre os microrganismos em v?rios ramos de interesse. A fermenta??o se enquadra na biotecnologia. 

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Fonte: http://www.slideshare.net/ilopes1969/microrganismos-e-fermentao#btnNext (acessado em 04/12/12).

?

O professor tamb?m poder? solicitar que os alunos visitem outros sites e comentem/discutam sobre o conte?do destes na rede social. Seguem algumas sugest?es de sites:

Descoberta dos Microrganismos

http://bacteriasmicrobiologia.blogspot.com.br/2009/03/descoberta-dos-microrganismos.html

Hist?ria das Bact?rias

http://www.brasilescola.com/biologia/historia-das-bacterias.htm

Como funcionam os microorganismos

http://ciencia.hsw.uol.com.br/microorganismo2.htm

Flora l?ctea do iogurte

http://www.queijosnobrasil.com.br/flora-iogurte-lactobacilos.html

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012. 

?

Tabela 2 ? Cronograma Atividade 1

Atividade 1

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Introdu??o e realiza??o das Tarefas A e B

1 hora/aula

LIE

2? Etapa

Realiza??o do experimento

Depende da escolha de organiza??o da turma

Laborat?rio de qu?mica

3? Etapa

Compartilhamento virtual - Facebook

3 dias

Extrassala

Fonte: Cria??o do autor.

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ATIVIDADE 2: O PROCESSO DAS FERMENTA??ES E OS SEUS USOS

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE). Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em 3 grupos.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? apresentar as figuras 10, 11 e 12 para os alunos com o aux?lio de um projetor data-show. Fazendo refer?ncia a atividade 1, o docente dever? perguntar aos aluno: Voc?s sabem como esses alimentos s?o produzidos? Qual ? a qu?mica da fermenta??o? J? pararam para pensar como ? realizado este processo? E em seguida, convid?-los a conhecer mais sobre cada um desses processos. O professor dever? comentar que as pr?ximas duas atividades envolver?o a Fermenta??o e a sua influ?ncia na produ??o dos alimentos como os apresentados nas imagens.

 Figura 10: P?o

d

Fonte: http://come-se.blogspot.com.br/2007/07/po-com-fermentao-natural.html (acessado em 04/11/12).

Figura 11: Cerveja

fg

Fonte: http://biobiodoalcool.blogspot.com.br/2011/01/bebidas-alcoolicas-fermentadas.html (acessado em 04/11/12).

Figura 11: Iogurte

dfc

Fonte: http://www.mercafacil.com.br/blog/iogurte-natural-de-baixa-gordura-feito-em-casa/ (acessado em 04/11/12).

?

Ap?s a conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos alunos conhecerem a origem, defini??o, o uso e os fundamentos de cada um dos processos de fermenta??o. Os alunos ir?o pesquisar e preparar um semin?rio onde dever?o apresentar as rea??es qu?micas e os mecanismos qu?micos envolvidos nos processos. Cada equipe ficar? com um tema que o professor indicar? posteriormente. A s?rie de semin?rios ser? chamada na rede social da turma como ?O processo das fermenta??es e os seus usos?.

Instru??es sobre o Semin?rio:

- Dever? ser marcado um dia e o tempo m?ximo para as apresenta??es dos semin?rios;

- O semin?rio deve conter introdu??o ao tema, desenvolvimento e conclus?o.

- A exposi??o tem?tica ser? atrav?s da elabora??o de slides e uso do projetor data-show;

- Os alunos dever?o contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos, inclusive mostrando a rea??o qu?mica (reagentes e produtos);

- Ao final das apresenta??es os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada e o professor dever? levantar uma problem?tica entre os alunos com a seguinte pergunta: ?Fermenta??o e respira??o anaer?bia s?o os mesmos processos? Justifiquem? (Proposta de discuss?o baseada no livro Biologia, Volume ?nico ? 2?Edi??o, Arm?nio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

- Ap?s a discuss?o do tema proposto, dever? ser disponibilizado um tempo para perguntas da plateia e do professor.

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Temas e sites para a pesquisa:

- Equipe 1: Fermenta??o l?ctica

Fermenta??o

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermenta??o

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/fermentacao.htm

Fermenta??o

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php

Fermenta??o L?tica

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica4.php

Fermenta??o L?tica

http://catarina-biogeo.blogspot.com.br/2009/05/fermentacao-lactica.html

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

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- Equipe 2: Fermenta??o ac?tica:

Fermenta??o

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermenta??o ac?tica

http://www.conteudo.org/tudo-sobre/a-fermentacao-acetica/

Fermenta??o ac?tica

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao-acetica.php

Sistema de Produ??o de Vinagre

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/fermentacao.htm

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

?

- Equipe 3: Fermenta??o alco?lica

Fermenta??o

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermenta??o

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php

Fermenta??o

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php

Como funciona a fermenta??o alco?lica

http://www.conteudo.org/tudo-sobre/como-funciona-a-fermentacao-alcoolica/

A fermenta??o alco?lica e o vinho

http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fermentacao-alcoolica-vinho.asp

Sistema de Produ??o de Vinho Tinto

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaProducaoVinhoTinto/fermentacao.htm

Fermenta??o Alco?lica

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alcoolismo/fermentacao-alcoolica.php

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos ir?o desenvolver a atividade proposta.

?

DISCUSS?O:

Ap?s as apresenta??es dos semin?rios, o professor dever? propor uma discuss?o entre os alunos, a partir dos seguintes questionamentos: O m?sculo humano realiza fermenta??o? Qual? Como ocorre esse processo? Espera-se que os alunos lembrem que parte da energia necess?ria para a contra??o muscular durante um esfor?o muscular intenso ? obtida por um tipo de fermenta??o, um mecanismo de ?queima? de alimento sem utiliza??o de g?s oxig?nio. Ent?o, as c?lulas ao mesmo tempo em que est?o respirando, tamb?m est?o realizando fermenta??o l?ctica para obter uma energia maior (Discuss?o baseada no livro Biologia, Volume ?nico ? 2?Edi??o, Arm?nio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

?

SISTEMATIZA??O:

Neste momento, o professor dever? formalizar o conte?do abordado. Para isso eles dever? escrever no quadro as tabelas abaixo, e junto com os alunos preench?-la. A cada lacuna preenchida, o professor dever? revisar o assunto com os alunos.

?

Processo qu?mico envolvido / Rea??o qu?mica

?

Exemplos

Fermenta??o l?ctica

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Iogurtes, Coalhadas

Fermenta??o ac?tica

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Fermenta??o alco?lica

Glicose -> 2 ?cido pir?vico

-> 2 CO2 + 2 etanol + 2 ATP

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Diferen?a das fermenta??es

Fermenta??o l?ctica

Fermenta??o alco?lica

Fermenta??o ac?tica

Produto final ? ?cido l?tico

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Forma??o do ?cido ac?tico

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Fermenta??o ? realizada por fungos

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Fonte: Cria??o do autor.

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ATIVIDADE 3: ? HORA DE FAZER, PRODUZIR, CRIAR!!!

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), como tamb?m na sala de aula. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta, l?pis e os materiais necess?rios para a realiza??o dos experimentos. O professor dever? organizar a turma em 4 grupos.

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3.1 Introdu??o

Inicialmente, o professor dever? conversar com os alunos sobre o alu?:

- Voc?s j? ouviram falar na bebida tipicamente nordestina denominada Alu??

- Como ela ? feita? Quais os ingredientes?

- Como eles reagem?

Ap?s esse momento inicial, o professor dever? apresentar no projetor data-show o texto Alu? dispon?vel no site http://povodoaxe.blogspot.com.br/2009/07/alua.html (acessado em 04/12/12).

Em seguida, ele dever? apresentar a imagem abaixo:

Figura 13: Sandu?che com picles.

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Fonte: http://economia.uol.com.br/album/2012/07/31/veja-os-lanches-em-promocao-nas-redes-de-fast-food.jhtm (acessado em 04/12/12).

Os seguintes questionamentos dever?o ser propostos aos alunos: ?Voc?s j? comeram os famosos sandu?ches da Mc?Donalds? J? perceberam que entre as verduras dos sandu?ches existe uma que se destaca por conta do sabor azedinho? Essa verdura ? conhecida como Picles. Mas, voc?s sabem o que realmente ela ?? Como ? feita??.

O docente dever? explicar que os Picles s?o pepinos que passam por um processo de fermenta??o com vinagre e comentar ainda que existem outros tipos de picles feitos com diferentes vegetais em conserva.

Ap?s esse momento, o docente dever? propor aos alunos a realiza??o de alguns experimentos apetitosos, sobre o que foi aprendido nas atividades anteriores e que envolver?o tamb?m a bebida Alu? e o Picles: ?Que tal produzirmos p?o, vinho, queijo, alu? e picles para observarmos a fermenta??o em a??o e apreciar o sabor que produz nos alimentos??.

O professor dever? colocar um experimento por equipe, como sugere-se abaixo:

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- Equipe 1: Produ??o do Picles

Picles

http://pt.wikipedia.org/wiki/Picles

Picles caseiro

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/3403-picles-caseiro.html

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- Equipe 2: Produ??o do P?o

Receitas de P?o | Como Fazer P?o

http://www.criarfazergratis.com/receitas-de-como-fazer-pao/

Qu?mica do p?o

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/quimica-pao.htm

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- Equipe 3: Produ??o do vinho

En?logo da Embrapa ensina receita caseira para produ??o de vinho

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/03/enologo-da-embrapa-ensina-receita-caseira-para-producao-de-vinho.html

Como fazer vinho

http://www.comofazertudo.com.br/como-fazer-vinho

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- Equipe 4: Produ??o do Alu?

Aprenda a fazer um alu?, bebida t?pica das festas juninas

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/06/aprenda-fazer-um-alua-bebida-tipica-das-festas-juninas.html

Receita de Alu? de Abacaxi

http://www.receitascomamor.com/receita-de-alua-de-abacaxi-saiba-como-fazer-alua-de-abacaxi/

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

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-Instru??es sobre os experimentos

- Os experimentos dever?o ser feitos de acordo com as instru??es dos sites sugeridos;

- As equipes dever?o realizar os experimentos em casa (extrassala) no per?odo de 15 dias, o passo-a-passo do experimento dever? ser fotografado;

- Os alunos dever?o organizar as fotos, como tamb?m as informa??es sobre as rea??es envolvidas no experimento, para posterior apresenta??o aos colegas;

- Cada grupo criar? um ?lbum no Facebook onde postar? as fotos em sequ?ncia com as explica??es do processo;

- Dever? ser marcado um dia para as equipes apresentarem seus dados e conclus?es sobre a produ??o do alimento;

- As equipes dever?o trazer o p?o, o picles, o vinho, o queijo e o alu? produzido para todos os colegas e o professor degustarem no dia da apresenta??o.

Logo em seguida, o professor dever? levantar uma discuss?o entre os alunos com a seguinte pergunta: ?Qual o motivo da presen?a de bolhas gasosas na cerveja??. Com essa pergunta os alunos dever?o lembrar que na fermenta??o alco?lica h? produ??o de g?s carb?nico, respons?vel pela produ??o das bolhas. Nas outras bebidas tamb?m produzidas pela fermenta??o alco?lica, como o vinho e a cacha?a, n?o h? forma??o de bolhas, pois o COj? se desprendeu totalmente (Discuss?o baseada no livro Biologia, Volume ?nico ? 2?Edi??o, Arm?nio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

Sugere-se um per?odo de 15 dias para a pesquisa, preparo e produ??o dos produtos. Ap?s este prazo, dever? ser compartilhado na sala de aula o resultado e conclus?es dos grupos. A produ??o destes alimentos pode se repetir durante a semana cultural ou de ci?ncias da escola para os alunos apresentarem aos colegas das outras s?ries o processo interessante da fermenta??o!

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Uma levedura muito amiga

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16748

Microrganismos e a fermenta??o

http://www.slideshare.net/ilopes1969/microrganismos-e-fermentao#btnNext

Como escrever uma pe?a de teatro

http://www.comofazertudo.com.br/como-escrever-uma-pe%C3%A7-de-teatro

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Sugest?es de links para professores:

Tutorial para cria??o do grupo no Facebook

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/grupos-no-facebook-para-que-eles-servem-e-como-cria-los

Tutorial para criar perguntas e enquetes na rede social

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/05/atualizacoes-nos-grupos-do-facebook/

Fermenta??o L?ctica - Prof? Dorival Filho

http://www.youtube.com/watch?v=eTbRJjIZOIQ

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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Not?cia:

?Professor deve usar plano de aula como guia, permanecendo atento aos imprevistos?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=130

* Todos os sites tiveram acesso em 20/novembro/2012.

Avaliação

Na atividade 1, o docente pode averiguar se os alunos compreenderam a import?ncia da utiliza??o dos microrganismos na produ??o aliment?cia e os fatores que afetam o crescimento destes microrganismos atrav?s da realiza??o do experimento e dos coment?rios postados na rede social. J? na atividade 2, o professor pode verificar se os discentes compreenderam os fundamentos dos tipos de fermenta??o a partir do conte?do abordado por eles no semin?rio. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se houve entendimento dos alunos sobre os m?todos de produ??o de certos alimentos a partir da produ??o de queijo, vinho, alu?, picles e p?o.