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Desvendando o mist?rio da extra??o e produ??o de mat?rias-primas

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as caracter?sticas e diferentes tipos de obten??o do merc?rio, ferro, alum?nio e cobre, e os seus danos ao meio ambiente;

- Identificar as caracter?sticas, os m?todos de extra??o do ur?nio e sua import?ncia econ?mica;

- Compreender o processo de fabrica??o do cimento e sua import?ncia para a sociedade.

Duração das atividades

25 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o ter conhecimento em elementos qu?micos; classifica??o e organiza??o na tabela peri?dica.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: MERC?RIO, FERRO, ALUM?NIO E COBRE: CARACTER?STICAS E DANOS AO MEIO AMBIENTE

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), sala de aula e extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em 4 grupos.

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DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), o professor vai ter uma conversa introdut?ria com os alunos sobre os danos causados ao meio ambiente e ? popula??o devido ? utiliza??o do merc?rio no garimpo de metais, como por exemplo, o ouro. Em seguida, o docente dever? disponibilizar para os alunos a reportagem Pesquisa revela grande presen?a de merc?rio em tartarugas da Amaz?nia dispon?vel em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/09/pesquisa-revela-grande-presenca-de-mercurio-em-tartarugas-da-amazonia.html e propor os seguintes questionamentos: ?Voc?s sabem o motivo dos garimpeiros usarem merc?rio??, ?Que danos podem ser causados ao meio ambiente e aos seres vivos quando entram em contato com grande quantidade deste material?? e ?Qual seria a medida para diminuir a quantidade desse poluente nos rios??.

Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos alunos a elabora??o de um ?Jornal online?. Cada equipe ficar? respons?vel por uma mat?ria que ir? ser publicada no jornal (o tema ser? proposto posteriormente). Seguem abaixo algumas orienta??es:

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-Orienta??o sobre a produ??o dos textos

Cada equipe dever? abordar nos textos a estrutura qu?mica do composto, como ? feita sua extra??o /produ??o, os seus usos e aplica??es, sua comercializa??o e import?ncia econ?mica e os danos causados ao meio ambiente e a popula??o devido a sua extra??o. A pesquisa ser? feita pelos alunos no LIE. Na se??o Recursos Complementares, encontram-se dicas relacionadas a escrita de textos para um jornal.

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-Orienta??o sobre a produ??o do ?Jornal online?:

Para a produ??o do jornal (no LIE), os alunos ir?o utilizar o programa editor de texto dispon?vel no computador. Ao final da elabora??o, o professor dever? reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, atrav?s do qual o jornal ser? estruturado.

Antes do in?cio da constru??o do texto, professor e alunos dever?o discutir os seus temas em dois momentos, cuja data dever? ser acordada entre todos.

Ap?s, os momentos de discuss?o propostos, os alunos dever?o elaborar os seus textos em ambientes extrassala e utilizar o facebook como meio de comunica??o com o professor e os outros membros da equipe durante esse processo. O e-mail poder? ser utilizado para enviar ao professor os textos j? finalizados.

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Instru??es de uso do site ?Calam?o?

  1. Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orienta??es de cria??o de conta;

  2. Entrar na conta do Calam?o;

  3. Clicar nas op??es: ?Criar uma publica??o? e ?Carregar um documento?;

  4. Procurar o documento para iniciar o upload;

  5. Colocar o t?tulo da publica??o;

  6. No campo ?Formato?, escolher a op??o ?Jornais?, e no campo Categoria, escolher a op??o ?Ci?ncia?;

  7. Clicar em ?Iniciar carregamento? e aguardar.

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Ap?s a produ??o do ?Jornal online?, o professor fornecer? no grupo do Facebook o link do jornal e orientar? os alunos a lerem e comentarem as produ??es uns dos outros.

- O nome do ?Jornal online? dever? ser criado pela turma;

- Os alunos devem ter aten??o com a linguagem utilizada no jornal.

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-Orienta??o sobre o uso do Facebook:

O professor dever? orientar os alunos a criarem (caso j? n?o tenham) uma conta no Facebook, dispon?vel em: http://www.facebook.com/. Dever? ser utilizada uma conta na rede social para cada equipe. O docente dever? propor aos alunos a cria??o de um grupo fechado para a turma. Neste link seguem as dicas de como criar um grupo: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html.

A cria??o da rede social ser? no LIE, mas o Facebook ser? utilizado pelos alunos em espa?os extrassala, em hor?rios diferentes da aula.

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-Temas e sugest?es de sites para pesquisa

- Equipe 1: Merc?rio

Merc?rio

http://www.infoescola.com/quimica/elemento-mercurio/

Merc?rio

http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/mercurio

Efeitos do Merc?rio

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/efeitos_do_mercurio.html

Merc?rio

http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html

Importa??o, Produ??o e Comercializa??o de Merc?rio Met?lico

http://servicos.ibama.gov.br/index.php/cadastro/61-servicos/130-importacao-producao-e-comercializacao-de-mercurio-metalico

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

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- Equipe 2: Ferro

Ferro

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ferro/

Mineral Ferro

http://www.brasilescola.com/quimica/mineral-ferro.htm

Ferro

http://www.eumed.net/libros-gratis/2008a/372/ferro.htm

Utiliza??o do Ferro

http://www.websucata.com.br/ferrosos/artigos/utilizacao-do-ferro-158.html

Como s?o extra?dos minerais de uma mina?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-sao-extraidos-minerais-de-uma-mina

Extra??o mineral: Atividade tende a aumentar com crescimento econ?mico mundial

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/extracao-mineral-atividade-tende-a-aumentar-com-crescimento-economico-mundial.htm

Ferro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro

Impactos Ambientais

 http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

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- Equipe 3: Alum?nio

Alum?nio

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/

Impactos Ambientais

http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/

Alum?nio: Ocorr?ncia, obten??o industrial, propriedades e utiliza??o

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/aluminio-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm

Bauxita e alumina - ponto de partida para a produ??o de alum?nio

http://www.hydro.com/pt/Aluminio/A-Hydro-no-Brasil/Produtos/Bauxita-e-alumina/

O alum?nio: Alum?nio prim?rio

http://www.abal.org.br/aluminio/producao_alupri.asp

Pre?o do quilo do alum?nio

http://www.precos.info/2010/03/preco-do-quilo-do-aluminio.html

Caracter?sticas do Alum?nio

http://www.ilhasulnauticas.com.br/ilhasul/index.php/caracteristicaaluminio

ONG teme que explora??o de bauxita cause impactos ambientais em ?reas

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/ong-teme-que-exploracao-de-bauxita-cause-impactos-ambientais-em-areas-aguas-da-prata.html

ALUM?NIO

http://www.metalplating.com.br/informacao_tecnica/aluminio.html

A ind?stria

http://www.abal.org.br/industria/introducao.asp

Perspectivas do mercado de alum?nio

http://www.revistaaluminio.com.br/recicla-inovacao/11/artigo210562-1.asp

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

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- Equipe 4: Cobre

Cobre

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/cobre/

Min?rio de cobre

http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/a_mineracao_brasileira/P14_RT23_Perfil_da_Mineraxo_de_Cobre.pdf

O cobre e o seu uso

http://www.precisao.eng.br/fmnresp/cobre.htm

Cobre: Ocorr?ncia, obten??o industrial, propriedades e utiliza??o

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/cobre-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm

Cobre valorizado no mercado internacional afeta o Brasil e incentiva rouba de condutores el?tricos  e de cargas.

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=102

O mercado brasileiro para min?rios de cobre e seus concentrados peruanos

http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/PSCI/PSCIPeruMinerioCobre.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

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MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.

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DISCUSS?O:

Ap?s a elabora??o das mat?rias para o ?Jornal online?, sua publica??o no Facebook, postagem dos coment?rios na rede social e a apresenta??o desse material para a turma, o professor dever? intermediar uma discuss?o no grupo da rede social, a partir das seguintes perguntas: ?Qual a vantagem do uso do alum?nio para o meio ambiente?? e ?Por que o cobre ? um metal t?o importante??. Esta discuss?o objetiva estimular os alunos a refletirem sobre as vantagens e riscos da utiliza??o de certos tipos de materiais.

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SISTEMATIZA??O:

O professor formalizar? o conte?do com os alunos na sala de aula. Para isso, o docente dever? escrever na lousa a tabela 1 abaixo e, junto com os alunos, associar as lacunas correspondentes. A cada associa??o feita, o professor dever? revisar o assunto com os alunos.

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Tabela 1: Tabela que ajudar? a formaliza??o do conte?do da atividade.

Danos ambientais e ? sa?de humana

Subst?ncias Qu?micas

M?todos de obten??o e extra??o

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Merc?rio

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Ferro

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Alumino

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Cobre

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Fonte: Produzida pelo auto

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ATIVIDADE 2: APRENDENDO SOBRE O UR?NIO

2.1 INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e em ambientes extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em quatro grupos.

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2.2INTRODU??O

No in?cio da atividade, o professor dever? apresentar a figura 1, Explora??o de Ur?nio, e propor desenvolver uma conversa introdut?ria com os alunos sobre o tema da atividade a partir das seguintes perguntas: ?Voc?s sabem o que significa essa imagem??, ?Parece ser uma eros?o natural??, ?O que causou essa devasta??o??, e ainda, ?Teria alguma maneira desse dano ter sido evitado? Como??. O professor dever? comentar superficialmente, que a causa desse dano ambiental foi a extra??o do ur?nio.

Observa??o: o professor n?o aprofundar? o assunto sobre ur?nio, pois isso ser? realizado pelos alunos no decorrer da atividade.

Figura 1: Explora??o de Ur?nio

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Fonte: http://cmfcps.arteblog.com.br/248901/Exploracao-de-Uranio-contamina-Agua-em-Caetite-BA/(acessado em 30/12/12).

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2.3 CONHECENDO MAIS SOBRE O UR?NIO

O professor dever? propor aos alunos conhecerem mais sobre o Ur?nio, seu processo de produ??o, sua composi??o qu?mica, os seus usos e aplica??es, os lugares com maior concentra??o e as suas vantagens e danos ao meio ambiente e a sa?de humana e assim produzirem um material informativo sobre o assunto. Cada equipe ficar? com um tema. Seguem os temas e sites sugeridos para pesquisa:

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-Equipe 1: Hist?ria, ocorr?ncia e caracter?sticas do Ur?nio.

Hist?ria do Ur?nio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09210.html

T?PICO: Ur?nio e Caracter?sticas principais

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Ocorr?ncia do Ur?nio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09220.html

T?PICO: Ocorr?ncias

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Ur?nio:

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/historia

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/propriedades

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-Equipe 2: Processo de produ??o do Ur?nio

Produ??o de Ur?nio no Brasil

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/producao-de-uranio-no-brasil

Entenda o processo de extra??o de ur?nio para fabrica??o de bomba at?mica

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/afp/2010/06/29/entenda-o-processo-de-extracao-de-uranio-para-fabricacao-de-bomba-atomica.htm

Brasil quer autossufici?ncia na produ??o de ur?nio at? 2014

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=producao-uranio-no-brasil&id=

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-Equipe 3: Usos e aplica??es do Ur?nio

Aplica??es do Ur?nio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09230.html

T?PICO: Aplica??es

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Origens e Utilidades do Ur?nio

http://blogdequimicahc.blogspot.com.br/2010/11/origens-e-utilidades-do-uranio.html

Ur?nio

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/aplicacoes

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-Equipe 4: O ur?nio e a economia, as vantagens e danos do uso do Ur?nio.

Vantagens e desvantagens das usinas nucleares

http://www.ufsm.br/gef/Nuclear/nuclear14.pdf

Energia e Ambiente

http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/

Pesquisa confirma danos causados pela explora??o de ur?nio na Bahia

http://www.ecodebate.com.br/2011/12/30/pesquisa-confirma-danos-causados-pela-exploracao-de-uranio-na-bahia/

Ur?nio: Efeitos colaterais

http://wiki.advfn.com/pt/Ur%C3%A2nio:Efeitos_colaterais

Ur?nio:

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/exposicao

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/toxicidade

Brasil ainda enriquece no exterior 95% do ur?nio usado em Angra 1 e 2

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/brasil-ainda-enriquece-no-exterior-95-do-uranio-usado-em-angra-1-e-2.html

Brasil ? alvo de cr?ticas internacionais por proteger tecnologia nuclear nacional

http://www.comciencia.br/reportagens/2004/11/03.shtml

Reservas de ur?nio crescem e garantem demanda por um s?culo

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/reservas-de-uranio-crescem-e-garantem-demanda-por-um-seculo

Ur?nio

http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001461.pdf

*Os sites tiveram acesso em 30/novembro/2012.

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2.4 COMPARTILHANDO INFORMA??ES

Ap?s a leitura dos alunos acerca de cada um dos temas propostos, o professor dever? mediar uma socializa??o, em sala de aula, das informa??es j? conhecidas e das que at? o momento da pesquisa eram desconhecidas por eles, objetivando que todos os alunos tenham uma vis?o mais geral sobre o tema da atividade. Este tamb?m ? o momento em que os alunos apresentar?o suas d?vidas ao professor e aos outros colegas e estas ser?o discutidas por todos.

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2.5 ELABORANDO MATERIAL INFORMATIVO SOBRE UR?NIO

Ap?s a pesquisa e discuss?o sobre os temas propostos, cada equipe dever? elaborar um texto sintetizando o conte?do estudado e um v?deo contendo todos os aspectos mais interessantes sobre o tema ao qual ficou respons?vel. 

Os textos dever?o ser publicados em uma P?gina a ser criada no Facebook (sugere-se um prazo de 10 dias para a realiza??o da tarefa). No link, encontram-se dicas para a cria??o de uma p?gina: Como criar p?ginas no Facebook dispon?vel em http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/.

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Algumas orienta??es para a produ??o do material proposto:

- A p?gina do Facebook dever? ser uma forma de informar as pessoas sobre o Ur?nio, o processo de extra??o, sua utilidade e danos ambientais, assim ressalta-se que os alunos dever?o atentar para o uso de termos mais t?cnicos conhecidos durante a pesquisa, pois os textos ser?o lidos pelos alunos de outras turmas.;

- Al?m de criar os textos, as equipes dever?o produzir comerciais e/ou document?rios. Cada equipe dever? criar um v?deo (com aproximadamente 5 minutos).

- O v?deo dever? abordar os temas das equipes e servirem como fonte de reflex?o sobre o tema para as pessoas que visualizarem;

- Com o intuito de atrair as pessoas para assistirem, curtirem e comentarem a p?gina na rede social; as equipes dever?o abusar da criatividade na elabora??o dos textos e dos v?deos.

- Todas as equipes dever?o comentar e/ou curtir as publica??es das outras equipes;

- Os alunos dever?o divulgar a P?gina da rede social entre os alunos que n?o estudam na escola;

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- Instru??es sobre a produ??o dos v?deos:

- A produ??o dos v?deos dever? ser feita em ambientes extrassala. Os alunos poder?o adicionar aos seus v?deos, imagens, ilustra??es, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os v?deos dever?o ser em formato de um Comercial ou de um Document?rio.

- Para a produ??o de document?rios, os alunos poder?o se basear nos modelos de document?rios produzidos pela BBC dos Estados Unidos da Am?rica.

- Para a produ??o de comerciais, os alunos dever?o se basear nos an?ncios informativos do Governo Federal, como o exemplo abaixo:

Campanha de Mobiliza??o Contra a Dengue - Governo Federal http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RFgvsgDga7U

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-Seguem abaixo tutoriais com as instru??es necess?rias para a produ??o e edi??o de v?deos:

- Dicas do portal do professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88 (busque a op??o produ??o e edi??o de v?deo)

- Windows Movie Maker para Windows:

http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk

- Kdenlive para Linux:

http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA

-Kdenlive est? dispon?vel para download em:

http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.

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Tabela 2 - Cronograma atividade 2

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Dura??o

Local

1? Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

2 hora/aula

LIE

2? Etapa

Cria??o da p?gina no Facebook

1 hora/aula

LIE

3? Etapa

Elabora??o dos textos e publica??o na p?gina da rede social

5 dias

Extrassala

4?Etapa

Cria??o dos v?deos

12 dias

Extrassala

5?Etapa

Publica??o dos textos e v?deos na rede social

4 dias

Extrassala

6?Etapa

Divulga??o da p?gina na rede social

-

Extrassala

Fonte: Produzida pelo autor

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ATIVIDADE 3: CIMENTO: O JULGAMENTO

3.1 INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e na sala de aula. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, c?mera digital ou celular com c?mera, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

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3.2 INTRODU??O

Inicialmente, o professor dever? disponibilizar para os alunos a reportagem Constru??o civil atrai jovens atr?s do primeiro emprego, dispon?vel no link http://g1.globo.com/educacao/olimpiada-do-conhecimento/2012/noticia/2012/11/construcao-civil-atrai-jovens-atras-do-primeiro-emprego.html (acessado em 11/12/12), e come?ar uma conversa com os alunos baseada nas quest?es:

- At? que ponto o crescimento da constru??o civil ? bom para o desenvolvimento da sociedade? E para o meio ambiente?

- Quais as consequ?ncias desse acelerado crescimento de obras civis?

- Voc?s j? pararam para pensar de onde vem a mat?ria prima de muitos dos produtos que ? utilizado nas obras, como por exemplo, o cimento?

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Nesta atividade, o professor dever? comentar com os discentes que ser?o abordados temas relacionados a um bem precioso da constru??o civil, o CIMENTO.

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3.3 A HORA DO JULGAMENTO

O professor dever? propor ? turma a realiza??o de um julgamento na sala de aula. O caso a ser julgado ser? sobre a instala??o de uma f?brica de cimento ao redor de uma vila de casas, e perto de um riacho que abastece o bairro. Dois grupos ser?o representados no julgamento, a saber: o grupo a favor da constru??o da f?brica e o outro grupo que ? contra a instala??o. Qual ser? o veredito?

O docente dever? organizar a turma de forma que cada aluno tenha a sua fun??o na hora do julgamento, como descrito abaixo:

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Tribunal:

- Juiz: professor

- Advogados: dois grupos (defesa e acusa??o)

- Os envolvidos (investidores da f?brica x comunidade)

- As testemunhas (engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente)

- O j?ri (pessoas de outras turmas, professores e/ou funcion?rios da escola)

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No julgamento, tanto os advogados quanto os envolvidos e as testemunhas devem possuir embasamento te?rico sobre o assunto para conseguirem fundamentar melhor sua estrat?gia e convencer o juiz a liberar ou n?o a instala??o da f?brica. Para isto, a fala dos advogados, envolvidos e testemunhas de defesa e acusa??o dever? abordar t?picos desde a hist?ria e defini??o de cimento, como tamb?m as mat?rias- primas utilizadas, o seu processo de produ??o, suas vantagens e impactos ambientais. Tamb?m deve ser considerado o aspecto social da instala??o da f?brica de cimento na sociedade. Sugest?es de temas e sites para orientar os grupos na prepara??o para o julgamento:

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-T?pico 1: Hist?ria e defini??o de cimento

Uma breve hist?ria do cimento Portland

http://www.abcp.org.br/conteudo/basico-sobre-cimento/historia/uma-breve-historia-do-cimento-portland

Hist?ria do Cimento

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-cimento.htm

A HIST?RIA DO CIMENTO

http://blogdocimento.blogspot.com.br/2011/08/historia-do-cimento.html

O que ? Cimento?

http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/

Processo de produ??o do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

Produ??o de cimento: Impactos ? sa?de e ao meio ambiente

T?pico: Breve hist?rico, O cimento.

http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

?

- T?pico 2: As mat?rias-primas utilizadas na produ??o do cimento.

O que ? Cimento?

http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/

Processo de produ??o do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

De que ? feito o cimento? Por que ? misturado com areia nas constru??es?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/de-que-e-feito-o-cimento-por-que-e-misturado-com-areia-nas-construcoes

Composi??o qu?mica do cimento Portland for Aglomerante

T?pico: Mat?rias primas

http://pt.scribd.com/doc/57311040/9/Composicao-quimica-do-cimento-Portland

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

?

- T?pico 3: O processo de produ??o do cimento

Fabrica??o do cimento

http://www.lafarge.com.br/wps/portal/br/2_2_1-Manufacturing_process

Processo de produ??o do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

Produ??o cimento

http://www.cimpor.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=29&name=Producao--cimento

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.

T?pico: O processo de fabrica??o do cimento

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

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- T?pico 4: O cimento e os seus impactos.

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

Impactos Ambientais em Bras?lia - Cimento e emiss?o de material particulado

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/03/impactos-ambientais-em-brasilia-cimento.html

Produ??o de cimento: Impactos ? sa?de e ao meio ambiente

T?pico: Produ??o de cimento e agravos ? sa?de humana, O Impacto ? sa?de dos trabalhadores, Impactos na qualidade do ar

http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666

Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.

T?picos: Os impactos ambientais da produ??o de cimento ? polui??o e risco e Sobre os riscos da fabrica??o do cimento

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

O professor dever? reservar momentos em sala de aula para a discuss?o de d?vidas que surgiram durante a pesquisa.

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3.3.1 Orienta??es na hora do julgamento:

Todos os alunos dever?o ter conhecimento sobre os temas que ser?o abordados no julgamento, mas cada pessoa dever? se aprofundar no tema que ir? defender na hora audi?ncia, conforme o exemplo abaixo:

- Advogados: dois grupos (grupo do r?u e grupo da comunidade)

- Grupo de advogados de defesa do r?u: os advogados dever?o abordar as vantagens sobre o processo de produ??o de cimento como tamb?m a instala??o da f?brica para o meio ambiente e para as pessoas, tentar?o defender os benef?cios da instala??o da f?brica.

- Grupo de advogados da comunidade (os promotores de justi?a): como ir?o ser contra a instala??o da f?brica, dever?o abordar os preju?zos da produ??o do cimento e da instala??o da f?brica.

- Os envolvidos

- A comunidade local: este grupo ? contra a instala??o da f?brica e dever? expor seus motivos por esta tomada de posi??o;

- Investidores da f?brica: este grupo ? a favor da instala??o da f?brica e dever? explicar no julgamento os processos de produ??o do cimento

- As testemunhas

            - Esse ser? o grupo com a maior quantidade de pessoas, pois elas representar?o engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente, entre outros que ser?o os consultores no processo. Poder?o haver testemunhas de defesa e de acusa??o. Este grupo utilizar? maior fundamenta??o nos t?picos, pois ir?o fazer o papel de especialistas no assunto.

Obs.: Quer seja de acusa??o ou defesa, a testemunha ser? interrogada pelos dois grupos de advogados. Por isso, a testemunha deve estar preparada!

- O j?ri

            - Escutar?o todo o julgamento e participar?o na hora da decis?o da senten?a. Expondo para o juiz a sua opini?o sobre o caso.

O professor dever? marcar um dia para a realiza??o do julgamento e os alunos ter?o o prazo de 15 dias para pesquisarem e se preparem para a audi?ncia. Esta poder? ser filmada e posteriormente publicada na p?gina do Facebook criada na Atividade 2.

No final do julgamento, depois que ambas as partes exporem suas causas, o juiz, juntamente com a ajuda do j?ri, dever? chegar ao veredito sobre a constru??o ou da f?brica de cimento.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Proibido uso de term?metros de merc?rio

http://www.youtube.com/watch?v=c_R1b9CK9Ds

ESTUDO COMPARA IMPACTOS AMBIENTAIS DA APLICA??O DO FERRO FUNDIDO E ALUM?NIO NA PRODU??O DE BLOCOS DE MOTOR

http://www.aluinfo.com.br/novo/estudo-compara-impactos-ambientais-da-aplicacao-do-ferro-fundido-e-aluminio-na-producao-de-blocos-de-motor

UR?NIO

http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/Congressos/CETEC_agosto2011/perfil_uranio.pdf

Dicas para escrever

http://www.jornaljovem.com.br/edicao12/editorial_dicas.php

Textos Jornal?sticos

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=concreto-menos-cimento-impacto-ambiental

10 dicas para escrever melhores artigos

http://www.artigos.etc.br/10-dicas-para-escrever-melhores-artigos.html

Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.

T?pico: Estudo de caso ? quatro f?bricas de cimento na RMBH

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

Pre?o da Sucata

http://www.abal.org.br/reciclagem/sucata.asp

 *Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

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Sugest?es de links para professores:

Evolu??o do mercado de alum?nio

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/alumi98.pdf

O alumino: Vantagens

http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens.asp

O processo de fabrico do cimento

http://www.secil.pt/pdf/Processo%20de%20Fabrico%20de%20Cimento.pdf

Relat?rio de impacto ambiental -RIMA- Projeto Primavera Par?-Votorantim? CIMENTO ? N/NE S/A.

http://www.sema.pa.gov.br/download/rima_projeto_primavera_para_votorantim.pdf

*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84

Entenda como funciona o Facebook

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=facebook&categoria=&x=7&y=13

*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

Avaliação

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Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam sobre os diferentes tipos obten??o de minerais a partir da elabora??o do ?Jornal online?. Na atividade 2, o docente poder? averiguar se os alunos entenderam os m?todos de extra??o e o uso do ur?nio atrav?s do conte?do elaborado e publicado na p?gina da rede social Facebook como tamb?m da relev?ncia do que foi abordado no v?deo proposto. J? na atividade 3, o professor poder? verificar se os discentes entenderam o processo de produ??o do cimento, a import?ncia do seu uso e os seus impactos para a sociedade a partir do seu desempenho durante o julgamento.