![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Shara Macedo Fontenelle Teixeira ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Yasmin Pinheiro Vidal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
- Reconhecer as caracter?sticas e diferentes tipos de obten??o do merc?rio, ferro, alum?nio e cobre, e os seus danos ao meio ambiente;
- Identificar as caracter?sticas, os m?todos de extra??o do ur?nio e sua import?ncia econ?mica;
- Compreender o processo de fabrica??o do cimento e sua import?ncia para a sociedade.
Os alunos dever?o ter conhecimento em elementos qu?micos; classifica??o e organiza??o na tabela peri?dica.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), sala de aula e extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em 4 grupos.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE), o professor vai ter uma conversa introdut?ria com os alunos sobre os danos causados ao meio ambiente e ? popula??o devido ? utiliza??o do merc?rio no garimpo de metais, como por exemplo, o ouro. Em seguida, o docente dever? disponibilizar para os alunos a reportagem Pesquisa revela grande presen?a de merc?rio em tartarugas da Amaz?nia dispon?vel em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/09/pesquisa-revela-grande-presenca-de-mercurio-em-tartarugas-da-amazonia.html e propor os seguintes questionamentos: ?Voc?s sabem o motivo dos garimpeiros usarem merc?rio??, ?Que danos podem ser causados ao meio ambiente e aos seres vivos quando entram em contato com grande quantidade deste material?? e ?Qual seria a medida para diminuir a quantidade desse poluente nos rios??.
Ap?s essa conversa introdut?ria, o professor dever? propor aos alunos a elabora??o de um ?Jornal online?. Cada equipe ficar? respons?vel por uma mat?ria que ir? ser publicada no jornal (o tema ser? proposto posteriormente). Seguem abaixo algumas orienta??es:
?
-Orienta??o sobre a produ??o dos textos
Cada equipe dever? abordar nos textos a estrutura qu?mica do composto, como ? feita sua extra??o /produ??o, os seus usos e aplica??es, sua comercializa??o e import?ncia econ?mica e os danos causados ao meio ambiente e a popula??o devido a sua extra??o. A pesquisa ser? feita pelos alunos no LIE. Na se??o Recursos Complementares, encontram-se dicas relacionadas a escrita de textos para um jornal.
?
-Orienta??o sobre a produ??o do ?Jornal online?:
Para a produ??o do jornal (no LIE), os alunos ir?o utilizar o programa editor de texto dispon?vel no computador. Ao final da elabora??o, o professor dever? reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, atrav?s do qual o jornal ser? estruturado.
Antes do in?cio da constru??o do texto, professor e alunos dever?o discutir os seus temas em dois momentos, cuja data dever? ser acordada entre todos.
Ap?s, os momentos de discuss?o propostos, os alunos dever?o elaborar os seus textos em ambientes extrassala e utilizar o facebook como meio de comunica??o com o professor e os outros membros da equipe durante esse processo. O e-mail poder? ser utilizado para enviar ao professor os textos j? finalizados.
?
Instru??es de uso do site ?Calam?o?
Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orienta??es de cria??o de conta;
Entrar na conta do Calam?o;
Clicar nas op??es: ?Criar uma publica??o? e ?Carregar um documento?;
Procurar o documento para iniciar o upload;
Colocar o t?tulo da publica??o;
No campo ?Formato?, escolher a op??o ?Jornais?, e no campo Categoria, escolher a op??o ?Ci?ncia?;
Clicar em ?Iniciar carregamento? e aguardar.
?
Ap?s a produ??o do ?Jornal online?, o professor fornecer? no grupo do Facebook o link do jornal e orientar? os alunos a lerem e comentarem as produ??es uns dos outros.
- O nome do ?Jornal online? dever? ser criado pela turma;
- Os alunos devem ter aten??o com a linguagem utilizada no jornal.
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-Orienta??o sobre o uso do Facebook:
O professor dever? orientar os alunos a criarem (caso j? n?o tenham) uma conta no Facebook, dispon?vel em: http://www.facebook.com/. Dever? ser utilizada uma conta na rede social para cada equipe. O docente dever? propor aos alunos a cria??o de um grupo fechado para a turma. Neste link seguem as dicas de como criar um grupo: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html.
A cria??o da rede social ser? no LIE, mas o Facebook ser? utilizado pelos alunos em espa?os extrassala, em hor?rios diferentes da aula.
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-Temas e sugest?es de sites para pesquisa
- Equipe 1: Merc?rio
Merc?rio
http://www.infoescola.com/quimica/elemento-mercurio/
Merc?rio
http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/mercurio
Efeitos do Merc?rio
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/efeitos_do_mercurio.html
Merc?rio
http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html
Importa??o, Produ??o e Comercializa??o de Merc?rio Met?lico
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
- Equipe 2: Ferro
Ferro
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ferro/
Mineral Ferro
http://www.brasilescola.com/quimica/mineral-ferro.htm
Ferro
http://www.eumed.net/libros-gratis/2008a/372/ferro.htm
Utiliza??o do Ferro
http://www.websucata.com.br/ferrosos/artigos/utilizacao-do-ferro-158.html
Como s?o extra?dos minerais de uma mina?
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-sao-extraidos-minerais-de-uma-mina
Extra??o mineral: Atividade tende a aumentar com crescimento econ?mico mundial
Ferro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro
Impactos Ambientais
http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
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- Equipe 3: Alum?nio
Alum?nio
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/
Impactos Ambientais
http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/
Alum?nio: Ocorr?ncia, obten??o industrial, propriedades e utiliza??o
Bauxita e alumina - ponto de partida para a produ??o de alum?nio
http://www.hydro.com/pt/Aluminio/A-Hydro-no-Brasil/Produtos/Bauxita-e-alumina/
O alum?nio: Alum?nio prim?rio
http://www.abal.org.br/aluminio/producao_alupri.asp
Pre?o do quilo do alum?nio
http://www.precos.info/2010/03/preco-do-quilo-do-aluminio.html
Caracter?sticas do Alum?nio
http://www.ilhasulnauticas.com.br/ilhasul/index.php/caracteristicaaluminio
ONG teme que explora??o de bauxita cause impactos ambientais em ?reas
ALUM?NIO
http://www.metalplating.com.br/informacao_tecnica/aluminio.html
A ind?stria
http://www.abal.org.br/industria/introducao.asp
Perspectivas do mercado de alum?nio
http://www.revistaaluminio.com.br/recicla-inovacao/11/artigo210562-1.asp
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
- Equipe 4: Cobre
Cobre
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/cobre/
Min?rio de cobre
O cobre e o seu uso
http://www.precisao.eng.br/fmnresp/cobre.htm
Cobre: Ocorr?ncia, obten??o industrial, propriedades e utiliza??o
Cobre valorizado no mercado internacional afeta o Brasil e incentiva rouba de condutores el?tricos e de cargas.
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=102
O mercado brasileiro para min?rios de cobre e seus concentrados peruanos
http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/PSCI/PSCIPeruMinerioCobre.pdf
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta.
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DISCUSS?O:
Ap?s a elabora??o das mat?rias para o ?Jornal online?, sua publica??o no Facebook, postagem dos coment?rios na rede social e a apresenta??o desse material para a turma, o professor dever? intermediar uma discuss?o no grupo da rede social, a partir das seguintes perguntas: ?Qual a vantagem do uso do alum?nio para o meio ambiente?? e ?Por que o cobre ? um metal t?o importante??. Esta discuss?o objetiva estimular os alunos a refletirem sobre as vantagens e riscos da utiliza??o de certos tipos de materiais.
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SISTEMATIZA??O:
O professor formalizar? o conte?do com os alunos na sala de aula. Para isso, o docente dever? escrever na lousa a tabela 1 abaixo e, junto com os alunos, associar as lacunas correspondentes. A cada associa??o feita, o professor dever? revisar o assunto com os alunos.
?
Tabela 1: Tabela que ajudar? a formaliza??o do conte?do da atividade.
Danos ambientais e ? sa?de humana |
Subst?ncias Qu?micas |
M?todos de obten??o e extra??o |
? |
Merc?rio |
? |
? |
Ferro |
? |
? |
Alumino |
? |
? |
Cobre |
? |
Fonte: Produzida pelo auto
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2.1 INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e em ambientes extrassala. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? organizar a turma em quatro grupos.
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2.2INTRODU??O
No in?cio da atividade, o professor dever? apresentar a figura 1, Explora??o de Ur?nio, e propor desenvolver uma conversa introdut?ria com os alunos sobre o tema da atividade a partir das seguintes perguntas: ?Voc?s sabem o que significa essa imagem??, ?Parece ser uma eros?o natural??, ?O que causou essa devasta??o??, e ainda, ?Teria alguma maneira desse dano ter sido evitado? Como??. O professor dever? comentar superficialmente, que a causa desse dano ambiental foi a extra??o do ur?nio.
Observa??o: o professor n?o aprofundar? o assunto sobre ur?nio, pois isso ser? realizado pelos alunos no decorrer da atividade.
Figura 1: Explora??o de Ur?nio
Fonte: http://cmfcps.arteblog.com.br/248901/Exploracao-de-Uranio-contamina-Agua-em-Caetite-BA/(acessado em 30/12/12).
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2.3 CONHECENDO MAIS SOBRE O UR?NIO
O professor dever? propor aos alunos conhecerem mais sobre o Ur?nio, seu processo de produ??o, sua composi??o qu?mica, os seus usos e aplica??es, os lugares com maior concentra??o e as suas vantagens e danos ao meio ambiente e a sa?de humana e assim produzirem um material informativo sobre o assunto. Cada equipe ficar? com um tema. Seguem os temas e sites sugeridos para pesquisa:
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-Equipe 1: Hist?ria, ocorr?ncia e caracter?sticas do Ur?nio.
Hist?ria do Ur?nio
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09210.html
T?PICO: Ur?nio e Caracter?sticas principais
http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html
Ocorr?ncia do Ur?nio
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09220.html
T?PICO: Ocorr?ncias
http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html
Ur?nio:
https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/historia
https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/propriedades
?
-Equipe 2: Processo de produ??o do Ur?nio
Produ??o de Ur?nio no Brasil
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/producao-de-uranio-no-brasil
Entenda o processo de extra??o de ur?nio para fabrica??o de bomba at?mica
Brasil quer autossufici?ncia na produ??o de ur?nio at? 2014
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=producao-uranio-no-brasil&id=
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-Equipe 3: Usos e aplica??es do Ur?nio
Aplica??es do Ur?nio
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09230.html
T?PICO: Aplica??es
http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html
Origens e Utilidades do Ur?nio
http://blogdequimicahc.blogspot.com.br/2010/11/origens-e-utilidades-do-uranio.html
Ur?nio
https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/aplicacoes
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-Equipe 4: O ur?nio e a economia, as vantagens e danos do uso do Ur?nio.
Vantagens e desvantagens das usinas nucleares
http://www.ufsm.br/gef/Nuclear/nuclear14.pdf
Energia e Ambiente
http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/
Pesquisa confirma danos causados pela explora??o de ur?nio na Bahia
Ur?nio: Efeitos colaterais
http://wiki.advfn.com/pt/Ur%C3%A2nio:Efeitos_colaterais
Ur?nio:
https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/exposicao
https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/toxicidade
Brasil ainda enriquece no exterior 95% do ur?nio usado em Angra 1 e 2
Brasil ? alvo de cr?ticas internacionais por proteger tecnologia nuclear nacional
http://www.comciencia.br/reportagens/2004/11/03.shtml
Reservas de ur?nio crescem e garantem demanda por um s?culo
Ur?nio
http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001461.pdf
*Os sites tiveram acesso em 30/novembro/2012.
?
2.4 COMPARTILHANDO INFORMA??ES
Ap?s a leitura dos alunos acerca de cada um dos temas propostos, o professor dever? mediar uma socializa??o, em sala de aula, das informa??es j? conhecidas e das que at? o momento da pesquisa eram desconhecidas por eles, objetivando que todos os alunos tenham uma vis?o mais geral sobre o tema da atividade. Este tamb?m ? o momento em que os alunos apresentar?o suas d?vidas ao professor e aos outros colegas e estas ser?o discutidas por todos.
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2.5 ELABORANDO MATERIAL INFORMATIVO SOBRE UR?NIO
Ap?s a pesquisa e discuss?o sobre os temas propostos, cada equipe dever? elaborar um texto sintetizando o conte?do estudado e um v?deo contendo todos os aspectos mais interessantes sobre o tema ao qual ficou respons?vel.
Os textos dever?o ser publicados em uma P?gina a ser criada no Facebook (sugere-se um prazo de 10 dias para a realiza??o da tarefa). No link, encontram-se dicas para a cria??o de uma p?gina: Como criar p?ginas no Facebook dispon?vel em http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/.
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Algumas orienta??es para a produ??o do material proposto:
- A p?gina do Facebook dever? ser uma forma de informar as pessoas sobre o Ur?nio, o processo de extra??o, sua utilidade e danos ambientais, assim ressalta-se que os alunos dever?o atentar para o uso de termos mais t?cnicos conhecidos durante a pesquisa, pois os textos ser?o lidos pelos alunos de outras turmas.;
- Al?m de criar os textos, as equipes dever?o produzir comerciais e/ou document?rios. Cada equipe dever? criar um v?deo (com aproximadamente 5 minutos).
- O v?deo dever? abordar os temas das equipes e servirem como fonte de reflex?o sobre o tema para as pessoas que visualizarem;
- Com o intuito de atrair as pessoas para assistirem, curtirem e comentarem a p?gina na rede social; as equipes dever?o abusar da criatividade na elabora??o dos textos e dos v?deos.
- Todas as equipes dever?o comentar e/ou curtir as publica??es das outras equipes;
- Os alunos dever?o divulgar a P?gina da rede social entre os alunos que n?o estudam na escola;
?
- Instru??es sobre a produ??o dos v?deos:
- A produ??o dos v?deos dever? ser feita em ambientes extrassala. Os alunos poder?o adicionar aos seus v?deos, imagens, ilustra??es, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os v?deos dever?o ser em formato de um Comercial ou de um Document?rio.
- Para a produ??o de document?rios, os alunos poder?o se basear nos modelos de document?rios produzidos pela BBC dos Estados Unidos da Am?rica.
- Para a produ??o de comerciais, os alunos dever?o se basear nos an?ncios informativos do Governo Federal, como o exemplo abaixo:
Campanha de Mobiliza??o Contra a Dengue - Governo Federal http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RFgvsgDga7U
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-Seguem abaixo tutoriais com as instru??es necess?rias para a produ??o e edi??o de v?deos:
- Dicas do portal do professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88 (busque a op??o produ??o e edi??o de v?deo)
- Windows Movie Maker para Windows:
http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk
- Kdenlive para Linux:
http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA
-Kdenlive est? dispon?vel para download em:
http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.
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Tabela 2 - Cronograma atividade 2
Atividade 2 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Dura??o |
Local |
1? Etapa |
Pesquisa nos sites sugeridos |
2 hora/aula |
LIE |
2? Etapa |
Cria??o da p?gina no Facebook |
1 hora/aula |
LIE |
3? Etapa |
Elabora??o dos textos e publica??o na p?gina da rede social |
5 dias |
Extrassala |
4?Etapa |
Cria??o dos v?deos |
12 dias |
Extrassala |
5?Etapa |
Publica??o dos textos e v?deos na rede social |
4 dias |
Extrassala |
6?Etapa |
Divulga??o da p?gina na rede social |
- |
Extrassala |
Fonte: Produzida pelo autor
?
3.1 INSTRU??ES INICIAIS
Esta atividade se desenvolver? no laborat?rio de inform?tica educativa e na sala de aula. Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, c?mera digital ou celular com c?mera, caderno para anota??es, caneta e l?pis.
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3.2 INTRODU??O
Inicialmente, o professor dever? disponibilizar para os alunos a reportagem Constru??o civil atrai jovens atr?s do primeiro emprego, dispon?vel no link http://g1.globo.com/educacao/olimpiada-do-conhecimento/2012/noticia/2012/11/construcao-civil-atrai-jovens-atras-do-primeiro-emprego.html (acessado em 11/12/12), e come?ar uma conversa com os alunos baseada nas quest?es:
- At? que ponto o crescimento da constru??o civil ? bom para o desenvolvimento da sociedade? E para o meio ambiente?
- Quais as consequ?ncias desse acelerado crescimento de obras civis?
- Voc?s j? pararam para pensar de onde vem a mat?ria prima de muitos dos produtos que ? utilizado nas obras, como por exemplo, o cimento?
?
Nesta atividade, o professor dever? comentar com os discentes que ser?o abordados temas relacionados a um bem precioso da constru??o civil, o CIMENTO.
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3.3 A HORA DO JULGAMENTO
O professor dever? propor ? turma a realiza??o de um julgamento na sala de aula. O caso a ser julgado ser? sobre a instala??o de uma f?brica de cimento ao redor de uma vila de casas, e perto de um riacho que abastece o bairro. Dois grupos ser?o representados no julgamento, a saber: o grupo a favor da constru??o da f?brica e o outro grupo que ? contra a instala??o. Qual ser? o veredito?
O docente dever? organizar a turma de forma que cada aluno tenha a sua fun??o na hora do julgamento, como descrito abaixo:
?
Tribunal:
- Juiz: professor
- Advogados: dois grupos (defesa e acusa??o)
- Os envolvidos (investidores da f?brica x comunidade)
- As testemunhas (engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente)
- O j?ri (pessoas de outras turmas, professores e/ou funcion?rios da escola)
?
No julgamento, tanto os advogados quanto os envolvidos e as testemunhas devem possuir embasamento te?rico sobre o assunto para conseguirem fundamentar melhor sua estrat?gia e convencer o juiz a liberar ou n?o a instala??o da f?brica. Para isto, a fala dos advogados, envolvidos e testemunhas de defesa e acusa??o dever? abordar t?picos desde a hist?ria e defini??o de cimento, como tamb?m as mat?rias- primas utilizadas, o seu processo de produ??o, suas vantagens e impactos ambientais. Tamb?m deve ser considerado o aspecto social da instala??o da f?brica de cimento na sociedade. Sugest?es de temas e sites para orientar os grupos na prepara??o para o julgamento:
?
-T?pico 1: Hist?ria e defini??o de cimento
Uma breve hist?ria do cimento Portland
http://www.abcp.org.br/conteudo/basico-sobre-cimento/historia/uma-breve-historia-do-cimento-portland
Hist?ria do Cimento
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-cimento.htm
A HIST?RIA DO CIMENTO
http://blogdocimento.blogspot.com.br/2011/08/historia-do-cimento.html
O que ? Cimento?
http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/
Processo de produ??o do cimento
http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious
Produ??o de cimento: Impactos ? sa?de e ao meio ambiente
T?pico: Breve hist?rico, O cimento.
http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
- T?pico 2: As mat?rias-primas utilizadas na produ??o do cimento.
O que ? Cimento?
http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/
Processo de produ??o do cimento
http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious
De que ? feito o cimento? Por que ? misturado com areia nas constru??es?
Composi??o qu?mica do cimento Portland for Aglomerante
T?pico: Mat?rias primas
http://pt.scribd.com/doc/57311040/9/Composicao-quimica-do-cimento-Portland
Cimento Portland e Impactos Ambientais
http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
- T?pico 3: O processo de produ??o do cimento
Fabrica??o do cimento
http://www.lafarge.com.br/wps/portal/br/2_2_1-Manufacturing_process
Processo de produ??o do cimento
http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious
Produ??o cimento
http://www.cimpor.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=29&name=Producao--cimento
Cimento Portland e Impactos Ambientais
http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/
Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.
T?pico: O processo de fabrica??o do cimento
http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
?
- T?pico 4: O cimento e os seus impactos.
Cimento Portland e Impactos Ambientais
http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/
Impactos Ambientais em Bras?lia - Cimento e emiss?o de material particulado
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/03/impactos-ambientais-em-brasilia-cimento.html
Produ??o de cimento: Impactos ? sa?de e ao meio ambiente
T?pico: Produ??o de cimento e agravos ? sa?de humana, O Impacto ? sa?de dos trabalhadores, Impactos na qualidade do ar
http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666
Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.
T?picos: Os impactos ambientais da produ??o de cimento ? polui??o e risco e Sobre os riscos da fabrica??o do cimento
http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf
*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.
O professor dever? reservar momentos em sala de aula para a discuss?o de d?vidas que surgiram durante a pesquisa.
?
3.3.1 Orienta??es na hora do julgamento:
Todos os alunos dever?o ter conhecimento sobre os temas que ser?o abordados no julgamento, mas cada pessoa dever? se aprofundar no tema que ir? defender na hora audi?ncia, conforme o exemplo abaixo:
- Advogados: dois grupos (grupo do r?u e grupo da comunidade)
- Grupo de advogados de defesa do r?u: os advogados dever?o abordar as vantagens sobre o processo de produ??o de cimento como tamb?m a instala??o da f?brica para o meio ambiente e para as pessoas, tentar?o defender os benef?cios da instala??o da f?brica.
- Grupo de advogados da comunidade (os promotores de justi?a): como ir?o ser contra a instala??o da f?brica, dever?o abordar os preju?zos da produ??o do cimento e da instala??o da f?brica.
- Os envolvidos
- A comunidade local: este grupo ? contra a instala??o da f?brica e dever? expor seus motivos por esta tomada de posi??o;
- Investidores da f?brica: este grupo ? a favor da instala??o da f?brica e dever? explicar no julgamento os processos de produ??o do cimento
- As testemunhas
- Esse ser? o grupo com a maior quantidade de pessoas, pois elas representar?o engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente, entre outros que ser?o os consultores no processo. Poder?o haver testemunhas de defesa e de acusa??o. Este grupo utilizar? maior fundamenta??o nos t?picos, pois ir?o fazer o papel de especialistas no assunto.
Obs.: Quer seja de acusa??o ou defesa, a testemunha ser? interrogada pelos dois grupos de advogados. Por isso, a testemunha deve estar preparada!
- O j?ri
- Escutar?o todo o julgamento e participar?o na hora da decis?o da senten?a. Expondo para o juiz a sua opini?o sobre o caso.
O professor dever? marcar um dia para a realiza??o do julgamento e os alunos ter?o o prazo de 15 dias para pesquisarem e se preparem para a audi?ncia. Esta poder? ser filmada e posteriormente publicada na p?gina do Facebook criada na Atividade 2.
No final do julgamento, depois que ambas as partes exporem suas causas, o juiz, juntamente com a ajuda do j?ri, dever? chegar ao veredito sobre a constru??o ou da f?brica de cimento.
Sugest?es de links para alunos:
Proibido uso de term?metros de merc?rio
http://www.youtube.com/watch?v=c_R1b9CK9Ds
ESTUDO COMPARA IMPACTOS AMBIENTAIS DA APLICA??O DO FERRO FUNDIDO E ALUM?NIO NA PRODU??O DE BLOCOS DE MOTOR
UR?NIO
http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/Congressos/CETEC_agosto2011/perfil_uranio.pdf
Dicas para escrever
http://www.jornaljovem.com.br/edicao12/editorial_dicas.php
Textos Jornal?sticos
http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/
Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental
10 dicas para escrever melhores artigos
http://www.artigos.etc.br/10-dicas-para-escrever-melhores-artigos.html
Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
Combust?veis e riscos ambientais na fabrica??o de cimentos.
T?pico: Estudo de caso ? quatro f?bricas de cimento na RMBH
http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf
Pre?o da Sucata
http://www.abal.org.br/reciclagem/sucata.asp
*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.
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Sugest?es de links para professores:
Evolu??o do mercado de alum?nio
O alumino: Vantagens
http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens.asp
O processo de fabrico do cimento
http://www.secil.pt/pdf/Processo%20de%20Fabrico%20de%20Cimento.pdf
Relat?rio de impacto ambiental -RIMA- Projeto Primavera Par?-Votorantim? CIMENTO ? N/NE S/A.
http://www.sema.pa.gov.br/download/rima_projeto_primavera_para_votorantim.pdf
*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.
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Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84
Entenda como funciona o Facebook
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=facebook&categoria=&x=7&y=13
*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.
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Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam sobre os diferentes tipos obten??o de minerais a partir da elabora??o do ?Jornal online?. Na atividade 2, o docente poder? averiguar se os alunos entenderam os m?todos de extra??o e o uso do ur?nio atrav?s do conte?do elaborado e publicado na p?gina da rede social Facebook como tamb?m da relev?ncia do que foi abordado no v?deo proposto. J? na atividade 3, o professor poder? verificar se os discentes entenderam o processo de produ??o do cimento, a import?ncia do seu uso e os seus impactos para a sociedade a partir do seu desempenho durante o julgamento.