![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() MARACANAU - CE FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR |
ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARA?JO ![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Dayany Barros Ferreira; Mara Paula Santos Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
? Relacionar tr?nsito e a lei que rege os direitos e deveres dos diversos usu?rios do tr?nsito;
? Identificar a rela??o existente entre sa?de e tr?nsito, na perspectiva da preven??o e do socorro;
? Perceber as responsabilidades do cidad?o e do Estado para o funcionamento de um tr?nsito seguro.
? Conhecimentos b?sicos sobre regras essenciais do tr?nsito (atravessar na faixa de pedestres, respeitar o sem?foro, etc.), as leis e para que servem;
? Conhecimento sobre os g?neros fanzine e entrevista.
ATIVIDADE 1 - A IMPORT?NCIA DAS LEIS DE TR?NSITO
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Para esta atividade ser?o necess?rios os seguintes recursos:
? cartolinas;
? canetinhas;
? revistas;
? tesouras;
? colas.
Recomenda-se que o professor indague ?? poss?vel existir um tr?nsito sem legisla??o e livre de acidentes? Por qu??? e ?As leis s?o iguais para todos os envolvidos no tr?nsito??. O docente dever? dividir a turma em cinco grupos para pesquisarem sobre as normas para o bom funcionamento do tr?nsito para os diferentes usu?rios do tr?nsito. Sugere-se a seguinte divis?o de grupos:
Equipe 01: Pedestres;
Equipe 02: Motoristas;
Equipe 03: Motociclistas;
Equipe 04: Passageiros de ve?culos automotores;
Equipe 05: Condutores de ve?culos n?o motorizados
?
1.1. PESQUISANDO...
Para a realiza??o da pesquisa, sugere-se alguns sites para as equipes.
Equipe 01: Pedestres:
Tr?nsito seguro: pedestre tem deveres:<http://www.proteste.org.br/automoveis/transito-seguro-pedestre-tem-deveres-s521771.htm>
Deveres dos pedestres no tr?nsito:< http://www.youtube.com/watch?v=NIthZCr67w0>
Ao pedestre tamb?m cabe responsabilidades no tr?nsito:<http://www.cettrans.com.br/arquivos/25012011_codigo.pdf>
Equipe 02: Motoristas
Os deveres do motorista:<http://trabalhosaudeseguranca.blogspot.com.br/2009/04/os-deveres-do-motorista.html>
O condutor e o ve?culo: comportamento, deveres e obriga??es:<http://www.invicta.pt/codigo/condutor.asp>
Educa??o no tr?nsito: Motorista no tr?nsito: <http://www.youtube.com/watch?v=jqAfoAxnt8E>
Equipe 03: Motociclistas
Leis de tr?nsito para motos:<http://blogmail.com.br/leis-de-transito-para-motos/>
Dicas para quem quer ser um bom motociclista:<http://www.detran.pa.gov.br/index.php?pagina=menu/educacao/dicas/motociclistas.php>
Cartilha: Regras para motociclistas:<http://www.doeni.gov.uk/roadsafety/highwaycode-port-c6.pdf>
Equipe 04: Passageiros de ve?culos automotores
Ocupantes de ve?culos: passageiros:< http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/3/ocupantes.html>
Equipe 05: Condutores de ve?culos n?o motorizados
As normas de tr?nsito e a bicicleta:<http://www.revistabicicleta.com.br/normasdetran1.php#.UDUdPallRo0>
O que o C?digo de Tr?nsito diz sobre bicicletas e ciclistas: <http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/>
?
1.2. CONFEC??O DE CARTAZES
Terminada a pesquisa, cada grupo dever? confeccionar um cartaz que fa?a uma s?ntese das principais normas para os diferentes usu?rios do tr?nsito.
Sugest?o de campanhas educativas:
IMAGEM 1 - CARTAZ CELULAR
Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartaz_celular_190711.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 2 - CARTAZ CAMPANHA MOTOS
Fonte: http://www.vedamotors.com.br/site/imagens/noticias/cartaz-campanha-motos.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 3 - CARTAZ TR?NSITO
Fonte: http://www.vitrinepublicitaria.net/fabriciomedea/Tr%C3%A2nsito-4-Cartaz_9719.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 4 - CARTAZ ?LCOOL E DIRE??O
Fonte: http://www.naoqueromorrernotransito.com.br/images/cartaz2009.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 5 - CARTAZ BRANCA DE NEVE
Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/cartazes_44x64_brancadeneve_250711.jpg (Acesso: 31/07/2012)
IMAGEM 6 - CARTAZ CAMINHONEIRO
Fonte: http://www.cedetran.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=17625&id_noticia=24 (Acesso: 31/07/2012)
?
Terminada a pesquisa e a produ??o dos cartazes, os grupos dever?o apresentar os resultados para a turma. Recomenda-se que professor e alunos, produzam um texto informativo ressaltando a import?ncia das leis de tr?nsito para a conviv?ncia pac?fica entre pedestres e motoristas. Sugere-se que a mensagem e os cartazes sejam anexados no flanel?grafo da escola.
?
ATIVIDADE 2 - FANZINE ?SA?DE E TR?NSITO: QUAIS OS RISCOS QUE O TR?NSITO PODE TRAZER A SA?DE??
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes materiais:
? folhas de papel of?cio;
? revistas ou jornais;
? tesouras;
? cola.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione a turma ?Por que o tr?nsito ? considerado um problema de sa?de p?blica??. O docente dever? explicar que os alunos organizados em duplas ir?o confeccionar fanzines com seguinte tema: ?Sa?de e Tr?nsito: quais riscos que o tr?nsito pode trazer para a sa?de??. e apresentar tamb?m sobre os primeiros socorros ao presenciar um acidente.
Sugere-se os seguintes sites para ajudar na elabora??o do fanzine:
? Tr?nsito: uma quest?o de sa?de p?blica: <http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/01/06/transito-uma-questao-de-saude-publica/>
? Primeiros socorros <http://www.portaldotransito.com.br/seguranca/primeiros-socorros-3.html>
? Reportagens sobre tr?nsito <http://www.portaldotransito.com.br/tag/estatisticas>
Todos os sites foram acessados no dia 31/07/2012
?
MOMENTO DO ALUNO:
As duplas estar?o confeccionando os fanzines relacionando sa?de e tr?nsito e introduzindo os conceitos de primeiros socorros.
?
DISCUSS?O:
O professor dever? reunir as duplas em uma roda de leitura para apresentarem os fanzines, expondo as conclus?es e dificuldades na realiza??o da atividade. Prop?e-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate ?Por que h? tantos acidentes de tr?nsito? ?Qual a import?ncia de se fazer os primeiros socorros em uma ocorr?ncia de acidente??, ?A conscientiza??o previne acidentes? Por qu???.
?
SISTEMATIZA??O:
Recomenda-se que o professor ressalte a import?ncia de tomar atitudes ao presenciar um acidente. Prop?e-se que o docente e os alunos simulem na sala de aula os primeiros socorros que devem ser realizados ao presenciar um acidente de tr?nsito. Sugere-se que depois os alunos reproduzam a simula??o no p?tio da escola para que o restante da comunidade escolar tamb?m se conscientize sobre o assunto.
?
ATIVIDADE 3 - CONHECENDO OS DIREITOS E DEVERES DO CIDAD?O E DO ESTADO QUANDO O ASSUNTO ? TR?NSITO.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Para esta atividade ser?o utilizados os seguintes materiais:
? c?mera fotogr?fica ou celular.
?
3.1 ELABORANDO AS ENTREVISTAS
O professor dever? dividir a turma em dois grupos para entrevistarem cinco usu?rios do tr?nsito (pedestres e motoristas) e cinco funcion?rios do DETRAN da sua cidade e solicitar que elaborem o roteiro da entrevista.
Sugest?o de perguntas para a entrevista:
1? grupo - entrevistas com usu?rios de tr?nsito
1. O que voc? conhece sobre as leis de tr?nsito?
2. Quem deve orientar os usu?rios do tr?nsito quanto a conduta no tr?nsito?
3. Qual o nome do documento que cont?m as leis e regras necess?rias do tr?nsito? Voc? conhece esse documento e seu conte?do?
4. Em sua opini?o, qual a utilidade de placas e faixas no tr?nsito?
5. Qual a fun??o do Estado com rela??o ao tr?nsito?
6. Como os pedestres, os motoristas e Estado podem contribuir na preven??o de acidentes?
?
2? grupo - funcion?rios do DETRAN
1. Para voc? o que ? tr?nsito?
2. Por que mesmo com v?rias campanhas educativas ainda acontecem v?rios acidentes? O que precisa ser feito?
3. Todos os cidad?os possuem o conhecimento dos seus direitos deveres em rela??o ao tr?nsito? Os cidad?os conhecem mais os direitos ou os deveres?
4. O C?digo de Tr?nsito Brasileiro ? uma lei. Existem outras leis? Por que n?o s?o muito conhecidas?
5. Os condutores de ve?culos para possu?rem sua carteira de habilita??o precisam primeiro ter aulas te?ricas e pr?ticas na auto-escola e depois fazer uma prova no Detran. Por que no dia a dia os condutores de ve?culos n?o cumprem o que aprenderam?
6. Na sua opini?o precisa acontecer alguma modifica??o nas aulas da auto-escola ou na prova? Quais s?o as modifica??es necess?rias?
?
3.2 REALIZANDO A ENTREVISTA
Terminada a elabora??o das perguntas, os grupos dever?o entrar em contato com os entrevistados combinando o dia e o local. Os alunos ter?o que explicar que as entrevistas ser?o gravadas atrav?s de c?meras fotogr?ficas ou celular, por?m caber? aos entrevistados permitirem a divulga??o da sua identidade.
?
3.3 COMENTANDO OS V?DEOS
No laborat?rio de inform?tica, prop?e-se que o docente crie uma conta para a turma no youtube <http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt> fornecendo para os grupos o login e senha para que sejam postados os v?deos produzidos. O professor dever? recomendar que os alunos assistam os v?deos dos grupos que n?o fizeram parte e fa?am coment?rios no pr?prio Youtube sobre as impress?es que tiveram sobre os v?deos dos colegas e das falas dos entrevistados. Ap?s esse momento, sugere-se a realiza??o de uma roda de conversa onde os alunos poder?o compartilhar as experi?ncias que tiveram na realiza??o das entrevistas e confec??o dos v?deos.
?
Sugest?es de links para alunos:
? Tutorial - Como fazer seu fanzine
http://www.quadrinize.com/2011/01/guia-como-fazer-seu-fanzine/ (Acesso: 31/07/2012)
? Leis de tr?nsito
http://www.portaldotransito.com.br/legislacao/legislacao-de-transito.html (Acesso: 31/07/2012)
? Mapeamento das Mortes por Acidentes de Tr?nsito no Brasil
http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html
(Acesso em: 31/07/2012)
? Como escrever um roteiro de talk show
http://dicasderoteiro.com/2011/09/03/como-escrever-um-roteiro-de-talk-show/ (Acesso em: 31/07/2012)
? Miniguia de produ??o de v?deos de curt?ssima metragem
http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
? Como comentar v?deos no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=OMO-jqvvV4E&feature=related (Acesso em: 31/07/2012)
?
Sugest?es de links para professores:
? Educa??o no tr?nsito
http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
? Oficina de fanzine no Goma
http://cdfezine.blogspot.com.br/2008/03/oficinas-de-fanzine-no-goma.html (Acesso em: 31/07/2012)
? Caderno complementar - Mapa da viol?ncia 2011: Acidentes de tr?nsito
http://mapadaviolencia.org.br/pdf2011/acidentes_transito.pdf (Acesso em: 31/07/2012)
? Como preparar um roteiro de entrevista?
http://www.museudapessoa.net/facaparte/facaparte_memoria_na_escola5.shtml (Acesso em: 31/07/2012)
? Como criar uma conta no Youtube e postar v?deos
http://www.youtube.com/watch?v=hgHiC5iYpdw (Acesso em: 31/07/2012)
?
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
? Tr?nsito tem lei [Detran na escola]
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27934 (Acesso em: 31/07/2012)
?
Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram fazer a rela??o entre tr?nsito e a lei que rege os direitos e deveres dos usu?rios do tr?nsito atrav?s das informa??es constantes nos cartazes e da apresenta??o da equipe ? turma. Na atividade 2, recomenda-se que o professor verificar se os alunos conseguem relacionar sa?de com o tr?nsito por meio da relev?ncia das informa??es apresentadas nos fanzine. Na atividade 3, prop?e-se que o professor examine se os alunos adquiriram conhecimento sobre as responsabilidades de cidad?os e do Estado e a distin??o entre os pap?is de cada um no tr?nsito atrav?s da relev?ncia das perguntas criadas pelos grupos para a entrevistas e da coer?ncia dos coment?rios realizados no site Youtube.