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Aditivos qu?micos X Sa?de: O que podemos descobrir?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os aditivos qu?micos mais utilizados nos alimentos, a saber: Acidulantes, Antioxidantes, Aromatizantes e flavorizantes, Conservador, Corantes, Edulcorantes, Estabilizantes, Espessantes, Umectantes e Antiumectantes;

- Reconhecer os alimentos que possuem aditivos qu?micos;

- Compreender sobre as vantagens, os perigos do consumo de produtos adicionados de aditivos qu?micos e os benef?cios do uso de aditivos naturais.

Duração das atividades

12 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- F?rmulas qu?micas;

- Nomes das subst?ncias dos aditivos;

- Algumas doen?as e termos relacionados a elas como, c?ncer e cancer?geno, diabetes entre outras.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: MAS, O QUE S?O ESSES ADITIVOS ALIMENTARES?

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para a realiza??o desta atividade ser? necess?rio caderno, l?pis ou caneta, computador com acesso a internet e um projetor data-show.

O professor dever? acordar com os alunos algumas regras, como:

- Divis?o da turma em dez grupos;

- Dedica??o e concentra??o nos momentos de pesquisa;

- Aten??o durante a apresenta??o dos colegas;

- Participa??o de todos no blog, gerando troca de ideias e compartilhando opini?o.

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

A? tem Qu?mica! Conserva??o de Alimentos: Aditivos e embalagens,? o v?deo utilizado nesta atividade. Est? dispon?vel para livre acesso no Portal do Professor no link: <recursos/mec_13899/video.html>

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?

?

?

O recurso possui dura??o de dez minutos e traz informa??es e exemplos sobre os aditivos alimentares. Para a visualiza??o do objeto educacional ? necess?rio que o computador possua o programa Media Player Classic ou RealPlayer.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor dever? fazer duas perguntas aos alunos:

- Qual a import?ncia em armazenar alimentos?

- Voc?s conhecem algum modo de fazer os alimentos durarem mais tempo?

As respostas dos alunos dever?o ser registradas na lousa. O professor dever? observar no conjunto de respostas apresentadas qual o tempo m?ximo de conserva??o do alimento fornecido pelas t?cnicas apresentadas pelos alunos e chamar a aten??o para este fato. Em seguida, o docente convidar? os mesmos a assistirem ao v?deo A? tem Qu?mica! Conserva??o de Alimentos: Aditivos e embalagens. Ap?s a exibi??o do v?deo, o docente dever? questionar os alunos se eles conhecem outros tipos de aditivos qu?micos e a fun??o de cada um deles. Dessa maneira, instigar? os discentes ao conhecimento e compreens?o das subst?ncias encontradas nos alimentos consumidos.

Em seguida, o professor dever? dividir a turma em 10 (dez) equipes que trabalhar?o em grupo at? a conclus?o desta aula. Nesta atividade, cada equipe ter? que pesquisar sobre um tipo de aditivo qu?mico, determinado pelo professor. A pesquisa buscar? informa??es sobre os aditivos alimentares que respondam as seguintes perguntas:

- Qual ? a fun??o desse aditivo?

- Que subst?ncias s?o classificadas como esse tipo de aditivo e quais as f?rmulas qu?micas?

- Que s?mbolo(s) podem ser encontrados nas embalagens dos alimentos identificando a presen?a destes aditivos?

A seguir, est?o os aditivos a serem pesquisados:

1)      Acidulantes

Acidulantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/acidulantes/

Acidulantes: http://pt.shvoong.com/writing-and-speaking/branded-content/2064551-acidulantes/

Dossi? Acidulantes: http://www.revista-fi.com/materias/196.pdf

2)      Antioxidantes

Aditivos alimentares, conservadores e antioxidantes: http://agrocanp.wordpress.com/2011/10/26/aditivos-alimentares-conservadores-e-antioxidantes/

Como funcionam os antioxidantes: http://saude.hsw.uol.com.br/antioxidantes1.htm

Dossi? Antioxidantes: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

3)      Aromatizantes e Flavorizantes

Aromatizantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/aromatizantes/

Aromatizantes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aromatizantes/aromatizantes.php

Dossi? Aromas: http://www.revista-fi.com/materias/99.pdf

4)      Conservantes

Para Que Servem Os Conservantes? http://alimentese.net/para-que-servem-os-conservantes/

 Dossi? Conservantes: http://www.revista-fi.com/materias/186.pdf

5)      Corantes

A qu?mica dos corantes: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/05/em-breve.html

Corantes: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnnsAL/corantes

Dossi? Corantes:  http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf

6)      Edulcorantes

O que s?o edulcorantes: http://www.docearoma.com.br/pt/faq_det.asp?id_faq=10

O QUE S?O EDULCORANTES? http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/42/artigo44750-1.asp

Dossi? Edulcorantes: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/22199-dossie-do-adocante-conheca-os-beneficios-e-riscos-do-substituto-do-acucar

7)      Estabilizantes

Estabilizantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/estabilizantes/

Estabilizantes: http://www.inbra.com.br/pt/estabilizantes.html

Dossi? Estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

Estabilizantes

T?pico: Defini??o e fun??es, Tipos de estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

8)      Espessantes

Espessante alimentar: http://www.infopedia.pt/$espessante-alimentar

Corantes e Espessantes

T?picos abordando os espessantes: http://corantesespessantes.blogspot.com.br/

Espessantes Alimentares: http://www.obagastronomia.com.br/espessantes-alimentares/

9)      Umectantes

Umectantes: http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/hc54/ricardopedro.asp

Umectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/umectantes.html

Dossi? umectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf

10)  Antiumectantes

Antiumectantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/antiumectantes/

Antiumectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/antiumectantes.html

Dossi? antiumectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf

*Todos os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

Sugere-se que os alunos registrem os dados que julgarem interessantes e pertinentes no caderno. Ao finalizar a pesquisa, cada equipe dever? organizar as informa??es coletadas e fazer um infogr?fico (gr?fico de informa??es).

Para isto, um dos alunos da equipe dever? se registrar no software de acesso online ?Pickto Chart? para ajudar na produ??o do infogr?fico. Nos recursos complementares desta aula encontra-se o site para a cria??o do mesmo. 

Cada equipe dever? fazer o download do seu infogr?fico para apresent?-lo ao restante da turma com o aux?lio de um projetor data-show. 

O infogr?fico de cada equipe, e as respectivas legendas dever?o ser postado no Blog da turma que ser? criado na Atividade 2.

MOMENTO DO ALUNO:

Este ser? o momento em que as equipes buscar?o desenvolver a atividade proposta.

DISCUSS?O:

Ap?s as apresenta??es, o professor dever? iniciar uma discuss?o entre os alunos da seguinte maneira:

- Um mesmo alimento pode conter mais de um tipo de aditivo qu?mico? (Pedir para o aluno exemplificar apresentando os aditivos qu?micos presentes no alimento.)

- Quais aditivos s?o mais comumente encontrados nos alimentos que n?s consumimos?

- Voc?s acham que esses aditivos s?o sempre necess?rios?

(Hip?tese 1: Se a resposta for sim, o aluno dever? justificar apresentando argumentos.

Hip?tese 2: Se a resposta for n?o, o aluno dever? identificar o que pode substituir o aditivo, como por exemplo os corantes.)

SISTEMATIZA??O:

Neste momento, o professor dever? formalizar o conte?do abordado. Para isso, o docente dever? desenhar a Tabela 1 no quadro branco e junto com os alunos preencher os espa?os vazios. Recomenda-se que a cada preenchimento feito pelos alunos, o professor revise o conte?do com os alunos.

Tabela 1 ? Sistematiza??o da Atividade 1

                      Aditivos

Defini??o

Exemplo de aditivo

Acidulantes

?

?

?cido c?trico- ?cido ac?tico

?

Compostos que previnem a deteriora??o dos alimentos por mecanismos oxidativos.

Vitamina C-  Betacaroteno

?

?

Compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sint?ticos) que d?o cheiro e sabor caracter?stico aos produtos comest?veis.

?

Conservantes

?

?

 Sal ? Vinagre- Nitrito de s?dio - Nitrato de s?dio

Corantes

?

?

?

Edulcorantes

?

?

Aspartame - Sucralose

Estabilizantes

?

Favorecem e mant?m as caracter?sticas f?sicas de emuls?es e suspens?es, evitando que fases dispersas no produto se separem ou se desestabilizem.

?

?

? uma macromol?cula que sedissolve ou dispersa facilmente na ?gua, provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo emefeito gelificante.

?

Umectantes

?

?

?

?

Antiumectantes

?

?

?

MgCo3 - Sorbitol

Fonte: Cria??o do autor

ATIVIDADE 2: DE OLHO NOS ALIMENTOS

Instru??es iniciais:

  • Est? atividade acontecer? fora na sala de aula e em espa?os extrassala;
  • Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, projetor data-show, c?mera digital ou celular com c?mera, caneta e l?pis.
  • O professor deve combinar com os alunos algumas regras para a execu??o da atividade, como:

1)      Todos os participantes devem colaborar com a atividade;

2)      ? de responsabilidade do grupo o registro das informa??es;

Inicialmente, o professor dever? apresentar no projetor data-show as figura 1 e 2. E come?ar uma conversa introdut?ria com os alunos. Voc?s j? pararam algum dia para ler os r?tulos dos alimentos s?o vendidos em supermercados? Voc?s fazem ideia do que comem? Ser? que nos r?tulos s?o informados todos os aditivos alimentares presentes naquele alimento? Que tal fazermos uma pesquisa nos produtos industrializados que consumimos?

Figura 1: Supermercado

fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6169-diferenca-entre-aditivos-e-conservantes/

Figura 2: Alimento em conserva

Fonte: http://www.dicascaseiras.com/2012/03/02/cuidados-ter-com-aditivos-na-alimentacao-alimentos/

O objetivo desta atividade ? que cada equipe identifique os aditivos estudados anteriormente, em uma atividade extrassala, podendo fazer suas buscas em casa ou no supermercado.

Em primeiro momento, o professor dever? orientar ao grupo que selecione alguns alimentos e verifique as embalagens ou r?tulos, a fim de identificar os aditivos qu?micos utilizados para a fabrica??o dos mesmos (cada equipe dever? procurar alimentos que contenham a subst?ncia estudada na atividade 1). O pr?prio professor pode levar alguns r?tulos para serem utilizados como exemplo no momento da explica??o.

2.2 Momento fora da classe:

Os alunos devem selecionar e registrar o nome do alimento e coletar dados como: os aditivos encontrados e o tempo de dura??o, pois alguns alimentos podem durar anos. Podendo tamb?m registrar com imagens (fotografias).

Quando primeira etapa (coleta dos dados) estiver conclu?da, os alunos dever?o expor seus alimentos e os demais dados para a turma.

Os dados da pesquisa dever?o ser expostos em um Blog da turma.

2.3 Criando um Blog

O docente dever? propor aos alunos a cria??o de um Blog. Este ser? utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre os aditivos alimentares que ser? abordado durante as tr?s atividades.

Inicialmente, o professor criar? o Blog com o aux?lio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar e ajud?-lo a criar a p?gina do Blog. Seguem instru??es necess?rias para a cria??o de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA. Na se??o Recursos Complementares outros tutorias de como criar um Blog.

Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet, principalmente em rela??o ? clareza e a objetividade. Recomenda-se que o professor acompanhe os coment?rios postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.

2.3 Publicando no Blog

A exposi??o da pesquisa no Blog dever? ser feita da seguinte maneira: Os alunos dever?o postar a Imagem/Nome do alimento, juntamente com o seu tempo de dura??o. Apresentar tamb?m quais os aditivos presentes no produto escolhido. E mencionar a fun??o do aditivo selecionado. Os alunos no final de todas as postagens devem responder no Blog as seguintes perguntas: Qual aditivo ? mais utilizado e quais os alimentos que mais possuem essas subst?ncias?

2.3. Finalizando a atividade

Para a conclus?o da atividade o professor dever? question?-los da seguinte maneira no Blog da turma: ?Encontramos em alguns alimentos mais de um aditivo. Voc?s acham que alimentos com aditivos qu?micos podem ser prejudiciais a nossa sa?de? Em algum caso eles podem trazer benef?cios? Esses aditivos poderiam ser evitados nos alimentos? Alimentos com aditivos podem ser evitados ou substitu?dos? Como??

Tabela 2 - Cronograma da atividade 2

Cronograma da atividade 2

Etapas

A??es

Dura??o

Local

1? etapa

Orienta??o sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2? etapa

Pesquisa de campo

10 dias

Extrassala

3? etapa

Cria??o do Blog

1 hora/aula

Lie

4? etapa

Postagens da pesquisa no Blog

10 dias

Extrassala

5? etapa

Discuss?o tem?tica no blog

5 dias

Extrassala

?

Fonte: Cria??o do autor

ATIVIDADE 3: EM QUE OS ADITIVOS INTERFEREM NA NOSSA SA?DE

Instru??es iniciais:

Ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, projetor data-show, caderno para anota??es, caneta e l?pis. O professor dever? dividir a turma em quatro grupos.

Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem os riscos causados pelo uso de aditivos alimentares. Ser? que existem vantagens do uso desses aditivos na produ??o de alimentos, ou apenas desvantagens? Voc?s conhecem doen?as causadas pelos aditivos? O professor dever? apresentar para os alunos o v?deo Associa??o quer alerta sobre uso de aditivos atrav?s do uso do projetor data- show, o v?deo tem dura??o de 2 minutos e 11 segundos e est? dispon?vel no site: http://www.youtube.com/watch?v=nZmum34rgRs

3.1. Afinal, os aditivos s?o vil?es ou mocinhos?

Ap?s a conversa introdut?ria, os alunos ser?o orientados a pesquisar sobre os riscos e os benef?cios que cada um dos aditivos pode trazer a nossa sa?de, sobre como podemos evit?-los na nossa alimenta??o e sobre as doen?as que est?o relacionadas com o uso de aditivos alimentares.

Cada equipe dever? elaborar um texto dissertativo sobre o seu respectivo tema (que ser? dado posteriormente).

A estrutura do texto dever? ser: Introdu??o ? Desenvolvimento ? Conclus?o.

Na sec??o Recursos Complementares, sites com dicas sobre como fazer textos dissertativos.

Os textos dever?o ser postados no Blog da turma, cada equipe ficar? respons?vel pela publica??o do seu texto.

3.2 ? hora de pesquisar!!!

O professor dever? apresentar aos alunos como deve ser feita a atividade:

  • Orientar que a pesquisa deve ser feita na internet, al?m dos sites indicados, os alunos poder?o pesquisar em outros sites.

Segue abaixo sugest?o de sites para a pesquisa:

- Equipe 1: Tema: Os benef?cios dos aditivos

Sites para pesquisa:

Aditivos, ser? que precisamos mesmo deles? 

 http://www.eufic.org/article/pt/seguranca-e-qualidade-alimentar/aditivos-alimentares/artid/aditivos-precisamos-mesmo-deles/                   

Saiba os Benef?cios e Malef?cios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos  

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Aditivos alimentares: apesar da m? fama, s?o indispens?veis para os alimentos.

http://maisequilibrio.terra.com.br/aditivos-alimentares-apesar-da-ma-fama-sao-indispensaveis-para-os-alimentos-2-1-1-250.html

Conhe?a os edulcorantes cal?ricos

http://www.sodietas.com/conheca-os-edulcorantes-caloricos/

Observa??o: os alunos dever?o abordar as vantagens e os benef?cios do uso dos aditivos

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 2: Tema: Os riscos dos aditivos

Sites para pesquisa:

Saiba os Benef?cios e Malef?cios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Aditivos alimentares e seus malef?cios

http://www.saudevital.org/2012/01/aditivos-alimentares-e-seus-maleficios.html

ADITIVOS QU?MICOS ALIMENTARES ? TOXICOLOGIA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/205720

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Observa??o: os alunos dever?o abordar as os riscos e as desvantagens do uso de aditivos.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 3: Tema: Como n?o usar aditivos?                                   

Alimentos org?nicos e convencionais

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aditivos-quimicos/alimentos-organicos-e-convencionais.php

Corantes Naturais em Alimentos

http://www.cintiapenso.com.br/coluna.php?codigo=12

Corantes naturais d?o vida ? comida e afastam doen?as

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5498-corantes-naturais-dao-vida-a-comida-e-afastam-doencas

Edulcorantes/ado?antes naturais

http://www.esmeraldazul.com/pt/sugestoes/edulcorantes-adocantes-naturais/          

Lecitina: uma subst?ncia muito especial

http://www.yellow-egg.com/wPortugal/eierinfos/lecithin_ein_ganz_besonderer_Stoff.shtml?navid=14

Beterraba

http://alimentos-saude.blogspot.com.br/2009/07/beterraba.html

Observa??o: a equipe dever? abordar os sobre alguns aditivos naturais e sobre os seus benef?cios.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 4: Tema:  Doen?as e o os aditivos.

Doen?as Causadas Pelo Uso de Aditivos Qu?micos

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/1907878-doen%C3%A7as-causadas-pelo-uso-aditivos/                                  

Como os Aditivos Qu?micos afetam nossa sa?de? 

http://quimicosaditivos.blogspot.com.br/2011/11/como-os-aditivos-quimicos-afetam-nossa.html            

Doen?as causadas pelo uso de aditivos qu?micos

http://aditivosqmicos.blogspot.com.br/2011/11/doencas-causadas-pelo-uso-de-aditivos.html

Corante alimentar provoca problemas de sa?de

http://www.iesb.br/moduloonline/napratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=6608

Observa??o: os alunos dever?o abordar as doen?as causadas pelo uso dos aditivos alimentares.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

3.3. Divulgando e alertando!!!

Ap?s as postagens de todos os textos no Blog, o professor poder? propor aos alunos a realizarem uma Campanha Virtual alertando sobre os riscos do uso de aditivos. Os alunos dever?o postar a campanha no Blog da turma, sendo necess?rio divulgar a p?gina entre amigos e familiares.

A Campanha deve ter imagens, frases informativas, v?deos, enfim, os alunos dever?o usar a criatividade e os seus conhecimentos sobre o assunto!

Todos os alunos dever?o se juntar para elaborarem a Campanha virtual, o professor tamb?m dever? auxiliar os alunos. Nesse momento os alunos poder?o se reunir no LIE para realizarem a atividade.

  • Ap?s a elabora??o e divulga??o da Campanha Virtual, o professor dever? postar no Blog o seguinte coment?rio: ?Se esse estudo sobre os conservantes fez com que eles tivessem mudan?as alimentares e quais/como foram essas mudan?as?. Todos os alunos dever?o comentar e postar sua opini?o na rede social da turma.

Tabela 3 - Cronograma da atividade 3

Cronograma da atividade 3

Etapas

A??es

Dura??o

Local

1? etapa

Orienta??o sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2? etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

3 hora/aula

LIE

3? etapa

Elabora??o dos textos dissertativos

1 semana

Extrassala

4? etapa

Postagens dos textos no Blog

3 dias

Extrassala

5? etapa

Elabora??o e divulga??o da Campanha Virtual

1 semana

LI E

Extrassala

5? etapa

Coment?rio do professor e alunos

5 dias

Extrassala

?

Fonte: Cria??o do autor

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A? tem qu?mica! - Conserva??o de alimentos - Aditivos e embalagens V?deo

Recursos Complementares

Sugest?o de links para os alunos

Site para a produ??o do infogr?fico.

Pickto Chart (infogr?fico)

http://app.piktochart.com/users/sign_in#_=_

Aditivos

http://www.cca.ufscar.br/~vico/Aditivos.pdf

Galeria de aditivos dos alimentos artificiais

http://pat.feldman.com.br/2007/08/15/galeria-de-aditivos-dos-alimentos-artificiais/

Aditivos alimentares

http://www.isa.utl.pt/daiat/INT-EngAlimentar/trabalhos%20alunos/trabalho%202%20tema%20livre/Turma%207/7A%20aditivos.pdf

Texto Dissertativo / Argumentativo

http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html

Como construir um texto dissertativo

http://www.algosobre.com.br/redacao/como-construir-um-texto-dissertativo.html

A viagem de Kemi ? Conserva??o de alimentos ? Alimentos industrializados ? Voc? sabe o que est? comendo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28514

A viagem de Kemi ? Conserva??o dos alimentos ? Conservando a sa?de

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36982

?

Sugest?o de links para o professor

- Criador do blog Hist?ria Digital d? dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino:

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/

Aditivos

http://www.cca.ufscar.br/~vico/Aditivos.pdf

Site para a cria??o do blog

https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&passive=1209600&continue=http://www.blogger.com/home&followup=http://www.blogger.com/home&ltmpl=start#s01

Tutorial para a cria??o do blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

?

Links do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula

Use o blog educativo em aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=blog&categoria=&x=0&y=0

Como escrever na internet

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

Avaliação

AVALIA??O

Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos compreenderam sobre os diferentes tipos de aditivos alimentares. Na atividade 2, o docente dever? averiguar se os alunos identificaram os aditivos alimentares presentes em alimentos industriais a partir  da pesquisa em supermercados e em casa. J? na atividade 3, o professor dever? verificar se os discentes compreenderam as vantagens, os riscos do uso de aditivos alimentares e o beneficio dos aditivos naturais a partir da elabora??o de textos e postagens no Blog da turma.