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Origem e evolu??o da vida: que tal fazermos um passeio pela hist?ria dos seres vivos?

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Origem e evolu??o da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Promover por meio de express?es l?dicas o conhecimento sobre a origem da vida;

- Identificar as caracter?sticas presentes nos reinos dos seres vivos;

- Caracterizar as eras geol?gica

Duração das atividades

19 horas-aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa ter conhecimento sobre teorias sobre a origem da vida.

Estratégias e recursos da aula

PREPARA??O DA AULA

O docente dever? criar previamente uma conta no Google Plus para a turma e certificar-se de que todos os alunos possuam um e-mail, preferencialmente do provedor de contas Gmail. Dever? ser verificado ainda se todos os alunos possuem uma conta nesta rede social e sabem us?-la de forma a n?o interferir no curso da aula.

A turma deve criar um ?C?RCULO? ? uma esp?cie de grupo - com todos os alunos e o professor. Este ser? o canal de divulga??o e compartilhamento de informa??es que ser? utilizado com esta ferramenta pedag?gica durante o desenvolvimento da aula.

Os alunos devem ficar cientes de que este projeto tem como finalidade a produ??o de um material autoral. Outros materiais referentes a esta produ??o tamb?m podem ser postados na rede social al?m dos textos que esta aula prev?.

O professor dever? incentivar a pesquisa criando um sistema de pontua??o, este dever? ser o resultado de uma conversa com os alunos estabelecendo assim um regulamento. A premia??o e a comiss?o organizadora formada por um presidente e um membro de cada equipe tamb?m dever?o ser acordados entre professor e alunos.

A turma deve ser dividida em seis equipes com n?mero equivalente de componentes, durante a realiza??o de todas as atividades desta aula.

?

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO OS REINOS DA NATUREZA

1.1 PREPARA??O DO AMBIENTE:

Esta atividade ser? desenvolvida na sala de aula e no laborat?rio de inform?tica (LIE). ? importante que este momento seja utilizado tamb?m para a constru??o coletiva de regras sobre a participa??o efetiva nas atividades propostas, bem como acerca da forma??o das equipes, j? que ser?o as mesmas no decorrer de todas as atividades.

Ser?o necess?rios os seguintes materiais: computadores com acesso ? internet, v?deo ?Solipsista?, m?quinas fotogr?ficas, cartolinas, canetinhas, papel?o, cola e fita adesiva.

1.2 ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O v?deo ?Solipsista?, dirigido por Andrew Thomas Huang e dispon?vel no endere?o eletr?nico http://www.andrewthomashuang.com/solipsist.htm apresenta uma vis?o art?stica de seres em plena cria??o misturando cores e movimentos e ser? relacionado ? origem da vida.

1.3 DESCRI??O DA ATIVIDADE:

1.3.1 Introdu??o

Inicialmente, o docente ir? propor a seguinte pergunta ? turma:

?Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha??

Com esta quest?o, o professor dever? estimular os alunos a refletirem sobre a origem da vida e sua evolu??o, buscando saber as opini?es e a fundamenta??o de cada uma destas.

1.3.2 Arte e origem da vida: vamos usar a imagina??o?

O professor disponibilizar? na rede social o link para o v?deo ?Solipsista?. Na postagem, solicitar? que os alunos assistam ao v?deo e individualmente elaborem e compartilhem suas opini?es relacionando a produ??o art?stica ? origem da vida.

Em seguida, o docente solicitar? que os grupos formulem uma teoria sobre a origem da vida, representando-a por meio de express?es art?sticas, tais como v?deo, pintura em tela, escultura. O site http://www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm pode ajudar nesta cria??o. 

Situa??es como as condi??es ambientais da terra pr?-hist?rica, subst?ncias existentes em abund?ncia bem como os aspectos religiosos envolvidos no assunto, devem ser abordados pelo docente, buscando evitar a interfer?ncia de uma cren?a religiosa determinada.

1.3.3 Conhecendo os Reinos da Natureza

?Antigamente, os cientistas dividiam os seres vivos em dois grandes reinos: o das plantas e dos animais. Com o avan?o nos estudos dos seres vivos e em especial dos seres microsc?picos, microsc?picos, come?ou a ficar cada vez mais dif?cil manter esse sistema de classifica??o, pois muitos seres n?o se encaixam nem em um reino nem em outro? (LOPES & ROSSO, 2005)

Assim, o sistema de classifica??o dos seres vivos passou por intensas modifica??es realizadas por v?rios pesquisadores. Hoje este sistema comp?e-se por cinco Reinos agrupados de acordo com suas especificidades. Que tal conhecer um pouco mais sobre estes Reinos? Quais s?o suas caracter?sticas?

S?o estas as indaga??es que devem nortear este momento da atividade. ? importante que o professor busque identificar os conhecimentos pr?vios dos alunos acerca de cada um dos reinos que ser?o pesquisados, instigando questionamentos e partindo destes para explicar o passo-a-passo da atividade.

Os alunos dever?o realizar uma pesquisa na internet sobre os cinco reinos da natureza. Seguem os reinos a serem sorteados entre as equipes:

  • Monera
  • Protista
  • Plantae (Metaphyta)
  • Fungi
  • V?rus
  • Anim?lia (Metazoa)

Seguem alguns links para auxiliar a pesquisa proposta:

- Reino Animal: os invertebrados: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php

- V?rus: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php

- Reino Monera: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

- Reino Protista: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php

- Reino Fungi: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos.php

- Reino Plantae: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioplantas.php

Em conjunto, os alunos construir?o uma ?rvore da vida. Para auxiliara orienta??o desta tarefa, sugere-se que ao professor observar o exemplo disponibilizado no link: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/221-evolucao-arvore-vida.pdf

Seguem algumas informa??es quanto ao que deve conter a ?rvore proposta:

  • Ressalta-se que cada parte da ?rvore deve conter: dom?nio, reino, filo, classe, ordem, fam?lia, g?nero e esp?cie;
  • Mostrar no m?nimo cinco esp?cies diferentes por ramifica??o da ?rvore;
  • Os alunos preparar?o a ?rvore no p?tio da escola;

O professor dever? propor uma conversa entre as equipes, pois cada uma construir? uma parte da ?rvore da vida que esteja relacionado com as produ??es das demais equipes. Teremos, portanto, um trabalho colaborativo!

As equipes dever?o reunir-se em diversos momentos extraclasse para a realiza??o da atividade.

Sugest?o de leitura para as equipes sobre a constru??o da ?rvore: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php

O professor solicitar? que um mapa conceitual seja criado por cada equipe, a fim de organizar melhor os conhecimentos e conceitos alcan?ados ao longo da pesquisa. Para auxiliar na cria??o do mapa, o professor deve sugerir a utiliza??o da ferramenta CmapTools.

A ferramenta disp?e de v?rios recursos que podem auxiliar por meio de exemplos a constru??o do mapa conceitual a ser constru?do. O professor poder? baixar o programa no seguinte link: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.html. Ao clicar em ?Clique para baixar?, ser? encaminhado para uma p?gina onde dever? preencher uma esp?cie de cadastro para utilizar o programa. O link sugerido oferece muitas informa??es e op??es, caso o docente esteja em d?vidas quanto ao uso desta ferramenta.

 O material dever? ser postado no circulo criado para a turma dentro do Google Plus, onde dever?o partilhar suas experi?ncias na elabora??o do mapa e comentar o mapa constru?do pelas demais equipes.

1.4 MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscar?o desenvolver a atividade proposta. Podem surgir d?vidas quanto ? inclus?o de v?rus nesta ?rvore.

Como os v?rus n?o possuem classifica??o definida, o docente questionar? os alunos quanto ao dom?nio mais adequado para eles. Esta pergunta ? bastante curiosa e o professor dever? sugerir a cria??o de um galho separado da ?rvore com a titula??o de V?rus e a seguinte explica??o: este organismo n?o possui classifica??o ainda, pois n?o ? considerado vivo antes que invada c?lulas vivas e sequestre suas fun??es vitais. O link:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php/ oferece importantes informa??es acerca deste tema e pode ser uma fonte de pesquisa para os alunos, bem como a explica??o do professor.

1.5 DISCUSS?O:

As equipes socializar?o com a turma e o professor, os materiais obtidos com a atividade proposta. Em seguida, o professor dever? propor a seguinte pergunta:

Por que o CELACANTO ainda existe, se o mundo j? apresenta criaturas bem mais evolu?das?

O Celacanto ? um peixe conhecido como ?f?ssil vivo?, pois era considerado extinto desde a ?poca dos dinossauros, seu f?ssil foi descoberto e provocou v?rios questionamentos acerca da evolu??o de anf?bios, r?pteis e mam?feros. Entretanto, em 1938, o Celacanto foi encontrado vivo no Oceano ?ndico.

Nestes sites encontram-se mais informa??es sobre o assunto: http://criptopage.caixapreta.org/secao/criptozoologia/cripto_celacanto.htme http://www.youtube.com/watch?v=J1Ckn7LnBNA

A partir da discuss?o que o questionamento acima ocasionar?, o professor dever? estimular os alunos a refletirem sobre a conviv?ncia entre as esp?cies os seus parentes mais ou menos evolu?dos.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA:

Tabela 1: Sugest?o de cronograma para atividade.

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

1

Introdu??o

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

1?

Arte e origem da vida: vamos usar a imagina??o?

3HORAS/AULA

EXTRA SALA

2?

Momento do Aluno

A CRIT?RIO DO PROFESSOR

SALA DE AULA

Discuss?o

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Sistematiza??o

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Cria??o do autor.

ATIVIDADE 2 - REINOS DA NATUREZA: APRENDER PODE SER DIVERTIDO!

2.1 Introdu??o

S?o muitos os reinos da natureza e cada um destes com uma grande diversidade de caracter?sticas. Agora cada uma das equipes vai criar um quebra-cabe?a com informa??es sobre o reino no qual trabalharam na atividade 1.

2.2 Pr?-requisitos

Cada quebra-cabe?as deve conter:

  • No m?nimo 20 pe?as;
  • 5 exemplos de esp?cies;
  • 10 caracter?sticas gerais;
  • 5 curiosidades referentes ao reino;
  • 5maneiras de como o reino influencia positiva e negativamente a humanidade.

O professor deve solicitar que todo o jogo seja autoral e que o nome do reino esteja escrito no verso do quebra cabe?a, afim de que apenas ap?s montado a equipe possa virar o jogo e confirmar de que grupo ele se trata, como mostra a figura 1:

Figura 1: Exemplo de jogo para atividade 2

Fonte: Cria??o do autor.

2.3 Como fazer?
O professor imprimir? as bases do quebra cabe?a com a ajuda do software ?BRAINS BREAKER? dispon?vel no link a seguir: http://brainsbreaker.softonic.com.br/download. Com as pesquisas nos sites e discuss?es j? realizadas os alunos montar?o os quebra cabe?as. Eles reproduzir?o as pe?as no papel?o e o envolver?o com a fita para que eles fiquem mais resistentes.

2.4 Vamos jogar?

Neste momento, ser? proposto um desafio entre as equipes. O professor dever? fazer um sorteio para a distribui??o dos quebra-cabe?as entre as equipes e determinar o tempo de montagem. Ap?s o sorteio, cada equipe ter? os quebra-cabe?as de outra equipe e tentar?o mont?-los ao mesmo tempo, para, ao final, informar qual o reino que esta sendo retratado no jogo.

Observa??o: ap?s montados os quebra-cabe?as, o professor poder? utilizar uma fita adesiva para colar as pe?as (sem que desmontem) e facilitar o seu manuseio.

2.5 Que tal conversarmos sobre a nossa experi?ncia?

As equipes criar?o na rede social um f?rum para discutir e enumerar as caracter?sticas dos reinos.  Sugere-se que cada equipe seja respons?vel pelo reino que ficou respons?vel no jogo. Cada equipe ter? uma postagem obrigat?ria em cada um dos f?runs, onde eles tamb?m comentar?o suas experi?ncias.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA:

Tabela 2: Sugest?o de cronograma para atividade.

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

2

Como fazer

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

3?

Vamos jogar?

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Que tal conversarmos sobre a nossa experi?ncia?

2 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Cria??o do autor.

?

ATIVIDADE 3 - ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, F?SSEIS, E O PASSADO DE NOSSO PLANETA. QUE TAL CONHECERMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSES TEMAS?

3.1 Viajando pelas eras

Prop?e-se uma atividade em que os alunos identificar?o as caracter?sticas e a import?ncia das eras geol?gicas ? Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Antes de iniciar a ?viagem?, sugere-se que o professor questione os alunos sobre as caracter?sticas presentes em cada uma das eras? O intuito ? reconhecer os conhecimentos pr?vios dos alunos acerca desse assunto.

Recomenda-se que o professor anote as respostas encontradas, a fim de confrontar com as informa??es observadas no v?deo dispon?vel no link: https://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0 , que dever? ser disponibilizado ap?s essa conversa inicial.

A seguir, o professor dever? propor que as equipes se re?nam para o sorteio da era geol?gica, bem como para a prepara??o da ?ca?a ao tesouro?. Esta tarefa consiste no seguinte: cada equipe dever? preparar enigmas, que al?m de indicar a localiza??o da pr?xima pista, dever? conter informa??es sobre as caracter?sticas do reino e da era geol?gica pesquisada. Sugere-se um m?nimo de 7 pistas.

Como tesouro desta atividade, a equipe deve criar uma maquete / miniatura fossilizada de algo pertencente ? era geol?gica e ao reino.

3.2 DISCUTINDO O ASSUNTO

Ao final da ca?ada, o professor dever? propor um momento de discuss?o. Para tanto, as equipes formar?o pequenos c?rculos de conversa, onde organizar?o uma pequena apresenta??o oral acerca da experi?ncia adquirida com a realiza??o da atividade, se os conceitos demonstrados no in?cio da atividade permanecem e qual o porqu?. Por fim, as equipes dever?o postar na rede social a era geol?gica que ficaram respons?veis e o que aprenderam com a experi?ncia possibilitada por essa atividade.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA

Tabela 3: Sugest?o de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

3

?

Viajando pelas eras

4 HORAS/AULA

EXTRA SALA/ SALA DE AULA

?

4?

Discutindo o assunto

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Cria??o do autor.

Recursos Complementares

Avaliação

AVALIA??O

Para a primeira atividade sugere-se que o professor observe n?o s? o conhecimento que a equipe adquiriu formulando a teoria, mas tamb?m a habilidade de relacionar este conhecimento com manifesta??es art?sticas que tornem mais f?cil e prazerosa a sua compreens?o. Na segunda atividade, sugere-se que o professor observe se, na constru??o dos jogos, os alunos conseguiram relacionar as caracter?sticas presentes em cada reino. Para a terceira atividade, o que deve ser observado ? se os alunos conseguem relacionar os conhecimentos pr?vios abordados no in?cio da discuss?o, com a abordagem te?rica constru?da ao longo da atividade, assim como se conseguem perceber o que caracteriza cada era geol?gica.