Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tratamentos est?ticos e os tecidos celulares: uma visita ao sal?o de beleza.

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Classificar os tecidos animais;
  • Identificar as caracter?sticas presentes nos tecidos animais: conjuntivo, epitelial, muscular, nervoso e sangu?neo;
  • Conhecer as doen?as do tecido animal: L?pus eritematoso disseminado, polimiosite, c?ncer de pele e hemofilia A e B;
  • Avaliar de maneira cr?tica, baseado no conhecimento sobre tecidos celulares, alguns tratamentos est?ticos no que se refere aos procedimentos e a sua efic?cia: Carboxiterapia, Peeling a Laser de CO2 Fracionado, Drenagem linf?tica, Eletrolifting, Eletropora??o.

Duração das atividades

15 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre a estrutura celular e organelas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 ? VISUALIZANDO E ANALISANDO TECIDOS ANIMAIS

PREPARA??O DO AMBIENTE

Esta atividade ser? desenvolvida no Laborat?rio de inform?tica educativa (LIE) e ser? necess?rio o uso de computadores que tenham acesso ? internet. O professor dever? alertar os alunos quanto aos seguintes pontos:

  • A import?ncia da participa??o ativa de todos os alunos para o desenvolvimento da atividade;
  • A turma ser? dividida em 5 grupos;
  • O professor entregar? para cada grupo o tema sobre o qual dever? realizar a pesquisa;
  • Os grupos dever?o criar uma conta no youtube para a apresenta??o do trabalho elaborado. (Os alunos denominar?o a referida conta de acordo com o tema da aula). O seguinte endere?o eletr?nico traz algumas orienta??es para a cria??o da conta: http://comodesbloquear.blogspot.com.br/2010/04/como-criar-conta-no-youtube.html.

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

O software Lamin?rio Virtual: C?lulas Animais, dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais atrav?s do endere?o: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859, simula um microsc?pio eletr?nico possibilitando a observa??o de l?minas com diferentes tipos de c?lulas e tecidos. Os alunos poder?o escolher uma l?mina por vez e visualizaram outras do tecido animal, al?m de obter a descri??o do que est? sendo observado no resumo da l?mina, como pode ser visto na figura 1.

O computador dever? possuir o programa Flash Player, dispon?vel para download no endere?o eletr?nico http://www.adobe.com/br/products/flashplayer/

Figura1: Interface do recurso Lamin?rio Virtual: C?lulas Animais mostrando as l?minas para observa??o e o resumo.

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14859

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Cada tecido animal ? formado por c?lulas que apresentam a mesma fun??o e origem. Estes tecidos dividem-se nos seguintes grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido sangu?neo, tecido muscular e tecido nervoso. A pele ? um exemplo de tecido epitelial, que ? o maior ?rg?o desse tecido. J? o tecido sangu?neo, em um adulto, corresponde a cerca de 5 a 6 litros de sangue, que por sua vez corresponde de 6 a 11% de seu peso.

Nesta atividade os alunos ir?o utilizar o software para visualizar, atrav?s do microsc?pio, as l?minas que possuem tecidos de mam?feros, entre estes alguns humanos, e aprender sobre o formato das c?lulas do tecido animal e suas caracter?sticas. Os alunos dever?o registrar suas observa??es, inclusive realizando compara??es quanto ? estrutura dos tecidos, a fim de identificar semelhan?as e diferen?as.

O professor dir? aos alunos que eles dever?o dividir-se em 5 grupos e que atrav?s de um sorteio eles ir?o pesquisar na internet sobre os tecidos celulares e dever?o utilizar os registros realizados durante as observa??es para enriquecer a pesquisa realizada.

Divis?o dos temas:

Grupo 1- Tecido epitelial

Grupo 2- Tecido conjuntivo

Grupo 3- Tecido sangu?neo

Grupo 4- Tecido muscular

Grupo 5- Tecido nervoso

Sugere-se ao docente que, ao final da aula, os alunos socializem o conte?do da pesquisa, bem como suas impress?es, a partir de uma apresenta??o de slides, utilizando um programa para cria??o/edi??o e exibi??o de apresenta??es gr?ficas, por exemplo: Power Point (Windows) ou Impress (Linux).

O professor dever? informar os aspectos a serem observados em cada uma das apresenta??es, tais como organiza??o do conte?do, rela??o com situa??es do cotidiano, habilidade para aplicar exemplos pr?ticos, sobretudo em rela??o a poss?veis d?vidas da equipe, bem como dos demais alunos.

Seguem abaixo sugest?es de sites para auxiliar os alunos na pesquisa solicitada:

Resumo sobre histologia e classifica??o do tecido animal:

http://www.brasilescola.com/biologia/histologia-animal.htm

Site contendo informa??es sobre os tecidos animais:

http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-muscular.html

Slidessobrehistologiaanimalcomascaracter?sticasdecadatecidoanimal:

http://www.slideshare.net/jaisonjjc/histologia-animal-5195050

Histologia animal dos tecidos de revestimento:

http://aafronio.vilabol.uol.com.br/epit.html

Site sobre o tecido animal com ilustra??o.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2261

Site contendo informa??es sobre a citologia do tecido animal.

http://www.planetabio.com/planetabio.html

(Todos acessados em 24/08/2012).

MOMENTO DO ALUNO

Este ser? o momento em que os alunos ir?o realizar a atividade proposta. Poder?o surgir algumas d?vidas, tais como: Como o tecido conjuntivo pode nos defender de um agente infeccioso? Como os corantes auxiliam o microsc?pio eletr?nico a visualizar determinadas c?lulas? Para minimizar essas dificuldades, o docente poder? auxili?-los estimulando uma reflex?o a partir de situa??es do cotidiano, tais como: Nosso organismo apresenta uma rea??o para cada est?mulo, se estamos em um local com muita poeira nossos olhos reagem expulsando o que esta incomodando, podemos considerar isso uma forma de defesa? Quando as mulheres pintam as unhas, podemos ver melhor o seu formato?

DISCUSS?O

Este ser? o momento em que cada grupo ir? fazer a sua apresenta??o, tanto o professor quanto os outros alunos devem interagir fazendo perguntas ou tirando suas d?vidas. Para estimular uma discuss?o sobre os aspectos mais curiosos da visualiza??o dos tecidos, o docente perguntar? para cada equipe qual das l?minas do microsc?pio virtual eles acharam mais interessante e pedir? que explique o porqu?, mesmo que n?o esteja relacionada com o tema da equipe.

SISTEMATIZA??O

Neste momento o professor formalizar? a atividade fazendo uma retomada sobre o tema discutido na aula. Realizando discuss?es a partir dos exemplos citados pelos alunos, ao longo das apresenta??es e esclarecendo poss?veis d?vidas quanto ao conte?do e como podem afetar e em situa??es do cotidiano, por exemplo, em atletas.  Sugere-se a constru??o de um painel com desenhos dos tecidos que os alunos viram no microsc?pio e com o que de mais curioso observaram em cada tecido.

ATIVIDADE 2 ?  CONHECENDO DOEN?AS DO TECIDO ANIMAL

INSTRU??ES INICIAIS

Esta atividade ser? desenvolvida no laborat?rio de inform?tica educativa (LIE). Ser? necess?rio o uso de c?mera para filmagem (c?mera digital ou celular) e de um projetor data-show. A turma dever? ser dividida em 5 grupos.

INTRODU??O

Com o intuito de propor uma reflex?o acerca de procedimentos que podem ser realizados para conseguir minimizar os inc?modos ou curar uma doen?a, o docente far? uma breve explana??o sobre transplantes de ?rg?os, ressaltando a dificuldade em encontrar doadores, estimulando os alunos a expressarem o que pensam a respeito do tema. Em seguida, solicitar? que os discentes acessem a reportagem sobre o transplante de ?rg?os e o posicionamento do Vaticano, que se encontra no site: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/antiga/transplante_animais_vaticano2.asp, onde apresenta a decis?o da igreja a respeito dos transplantes e, tamb?m, a cena da novela La?os de Fam?lia, que se encontra no youtube no endere?o eletr?nico http://www.youtube.com/watch?v=KFKEEU7cZCQ, onde uma jovem precisa de um transplante e a m?e engravida para poder salvar a filha, pois n?o encontram doadores compat?veis.

Ap?s os v?deos, o professor dever? solicitar novamente o ponto de vista dos alunos para que sejam verificadas poss?veis mudan?as de opini?es diante dos posicionamentos expressos nos v?deos. Em seguida, os alunos devem ser convidados a pesquisarem sobre as doen?as relacionadas ao tecido animal, explicando como elas se manifestam e podem ser tratadas.

CONTANDO UMA HIST?RIA

Nesta atividade, o docente dividir? a turma em 5 grupos e sortear?5temasparaseremabordados. Os alunos ter?o que criar o roteiro de uma hist?ria falando sobre o seu respectivo tema e fazer uma filmagem para apresentar a turma, seguindo os crit?rios abaixo:

  • Prazo de 15 (quinze) dias para a apresenta??o do v?deo;
  • Procurar curiosidades sobre o tema, as equipes tamb?m podem trabalhar outras doen?as, desde que perten?am/ocorram no mesmo tecido que o grupo esta representando;
  • Os alunos devem apresentar ao professor um esbo?o do roteiro que pretendem adotar na produ??o objetivando obter orienta??es ainda no in?cio do trabalho;
  • Tamb?m dever?o postar o material produzido no canal do youtube;

Temas e sugest?es de sites a serem pesquisados, bem como algumas orienta??es:

1. Doen?as do tecido conjuntivo: L?pus eritematoso disseminado

  • Sites para pesquisa:

Resumo sobre doen?as do tecido conjuntivo.

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=424

Site contendo resumo sobre a doen?a mista do tecido conjuntivo.

http://www.manualmerck.net/?id=77&cn=776

Informa??es sobre L?pus eritematoso sist?mico.

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=426

http://www.pcd.pt/biblioteca/docs.php?id=484&id_doc=241&id_cat=10

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-       Como a doen?a acontece no tecido conjuntivo;

-        Processo inflamat?rio;

-        Sintomas mais frequentes;

-        Sintomas inaparentes;

-        Tratamento;

2. Doen?as musculares: Polimiosite

Sites para pesquisa:

Sites sobre doen?as musculares.

http://www.brasilescola.com/doencas/distrofia-muscular.htm

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/distrofias-musculares-2/

Resumo sobre a polimiosite

http://www.infoescola.com/doencas/polimiosite/

http://www.appforce.net/o-que-e-polimiosite.html

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-       Origem da doen?a;

-        Qual grupo racial ? mais afetado;

-        Sintomas e tratamento;

3. Doen?as do tecido epitelial:C?ncer de pele.

Sites para pesquisa:

Sites comentando sobre os tipos de c?ncer de pele, sintomas e tratamentos.

http://www.esteticaportoalegre.com.br/cancer-de-pele.html

http://cancerdepele.net.br/cancer-de-pele

Sites sobre c?ncer de pele.

http://cancer-de-pele.info/

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cancer/cancer-de-pele/

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        Quais os tipos desse c?ncer;

-        Explique como reconhecer esses tipos de c?ncer;

-        Sintomas e tratamentos;

4. Doen?as do sangue: Hemofilia A e B

Sites para pesquisa:

Site sobre o sangue.

http://km-stressnet.blogspot.com.br/2007/06/sangue-exames-e-principais-doenas.html

http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/informacao_doacao_sangue.html

Site contendo algumas doen?as do sangue.

http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/ficar_jovem/glossario/doencas_sangue.htm

http://www.ib.usp.br/microgene/files/biblioteca-21-PDF.pdf

Site contendo informa??es sobre a Hemofilia A e B

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hemofilia/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm

http://www.fotosantesedepois.com/2010/02/09/hemofilia-a-e-b/

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        Como se adquire a doen?a;

-        Sintomas e tratamento;

-        Como as pessoas eram tratadas antigamente;

-        Choque hipovol?mico.

5. Doen?as que afetam o tecido nervoso: Alzheimer

Sites para pesquisa:

Site sobre a doen?a de Alzheimer.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?150

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/alzheimer-2/

Site sobre as doen?as neurol?gicas.

http://www.portalbrasil.net/medicina_glossario.htm

http://www.institutoneurologico.com.br/home/neurologia.shtml

Recursos complementares para auxiliar os alunos:

Resumo em pdf sobre o tecido animal:

http://www.edusurfa.pt/mostra_pdf/?pdf=biologia_tecidos_animais_seg.pdf

Slides explicando sobre o tecido animal e suas caracter?sticas:

http://www.slideshare.net/rhbagatini/tecidos-animais-fim1

(Todos acessados em 24/08/2012).

Aspectos a serem abordados:

-        O que ? essa doen?a;

-        Quais suas causas;

-        Sintomas e tratamentos;

-        Por que interditar uma pessoa com essa doen?a;

Ap?s assistirem aos v?deos de todos os grupos, o professor solicitar? que os discentes postem seus coment?rios no canal youtube a respeito do assunto abordado pelos colegas. Sugere-se que o professor oriente aos alunos sobre a import?ncia de relacionar seus coment?rios com os debates ocorridos em sala de aula ou mesmo com exemplos acerca do que aprenderam ao longo da atividade.

DISCUTINDO...

O docente dever? finalizar a atividade conversando com os alunos sobre o uso de c?lulas tronco no tratamento de algumas doen?as. Ap?s uma discuss?o sobre o assunto, pode-se questionar quem ? contra ou a favor e o porqu?.

ATIVIDADE 3 - CONHECENDO MELHOR OS TRATAMENTOS EST?TICOS

LOCAL E MATERIAIS

Esta atividade dever? ocorrer no laborat?rio de ci?ncias da escola. Ser? necess?rio o uso de m?quinas de filmar (c?meras digitais ou celulares) nessa atividade.

INTRODU??O

O ser humano tem buscado tardar o m?ximo poss?vel os efeitos do envelhecimento. A m?dia, principalmente, tem mostrado que para uma pessoa ser feliz, ela deve ter o corpo bem definido, n?o ter celulite... Hoje em dia existem diversos tratamentos est?ticos com os mais variados procedimentos e aplica??es de subst?ncias, e talvez a mais famosa destas subst?ncias hoje em dia deve ser o Botox. At? quando existir? essa ?ditadura da beleza? que muitos acham necess?ria para se enquadrar na sociedade? O que motiva pessoas a buscar estes tratamentos? Ser? que estes tratamentos s?o realmente eficazes? ? poss?vel retardar o efeito do tempo no corpo humano? Este ser? o tema desta atividade.

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem algum tratamento que modifique a apar?ncia humana, podendo ser desde a higieniza??o da pele aos mais sofisticados procedimentos. Sugere-se que o professor comente com os alunos sobre as sess?es que os sal?es de beleza oferecem, dando como exemplo, o peeling de diamante que ? um tratamento de renova??o celular e ? menos agressivo que alguns peelings qu?micos. O docente informar? aos alunos que eles dever?o fazer uma mat?ria jornal?stica visitando lugares que ofere?am esses tratamentos por pessoas qualificadas. Para cada grupo ser?o apresentadas sugest?es de sites para pesquisa, visando nortear as entrevistas, assim como a constru??o da reportagem.

Seguem as regras para esta tarefa:

  • Divis?o da turma em 5 grupos;
  • Prazo de uma semana para postar o trabalho no youtube;
  • Participa??o de todos nas visitas aos locais onde esses tratamentos s?o feitos;

?        Cada grupo dever? comentar, no youtube, a reportagem dos demais grupos.

TEMAS, ORIENTA??ES E SITES PARA PESQUISA

GRUPO 1:

Carboxiterapia.

Fonte: http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/carboxiterapia-o-que-e-como-funciona-quanto-custa-precos/

Aspectos a serem abordados:

-        Qual o procedimento?

-        Para que serve?

-        Existem malef?cios?

-        Quem utiliza mais?

-        O que ocorre com o uso desse procedimento?

-        Como ele modifica o tecido do ser humano?

A equipe deve apresentar uma an?lise cr?tica, comparando como deve ocorrer o tratamento est?tico e a realidade da institui??o visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre a Carboxiterapia:

http://www.esteticabrasil.com.br/carboxiterapia.htm

http://www.brasilcirurgiaplastica.com.br/conteudo/index.php?option=com_content&task=view&id=10

http://www.jaesteticaeplastica.com/carboxiterapia/

Sites de como a carboxiterapia ocorre no corpo:

http://www.teucorpo.com.br/carboxiterapia/

http://www.leandrorosorio.com.br/index.php/Site/tratamento/15

Site comentando sobre quem pode fazer a carboxiterapia

http://extra.globo.com/noticias/rio/carboxiterapia-so-pode-ser-feita-por-medico-380160.html

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 2:

Peeling a Laser de CO2 Fracionado.

Fonte: http://www.lasergoiania.com.br/veja-as-fotos-de-antes-e-depois-da-aplicacao-do-laser-de-co2-fracionado/

Aspectos a serem abordados:

-        O que ??

-        ? indicado para que?

-        Comente sobre as aplica??es desse peeling.

-        Quais os cuidados que se tem que ter ap?s o uso desse procedimento?

-        Comente como afeta os nossos tecidos?

A equipe deve apresentar uma an?lise cr?tica, comparando como deve ocorrer o tratamento est?tico e a realidade da institui??o visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Peeling:

http://www.naturale.med.br/laser_fracionado_co2_.html

http://peelings.com.br/o-que-e-peeling

http://www.denisesteiner.com.br/derma_cirurgica/peeling_livro.htm

Sites sobre o tratamento com o peeling a laser de CO2 fracionado:

http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/co2_fracionado.shtml

http://www.medstetica.com.br/laser-fracionado-co2-bh/

Sites comentando o porqu? de o laser ser o melhor tratamento:

http://lumineslaser.com.br/lasers/laser-erbium-yag-e-laser-co2-fracionado/

http://clinicawulkan.com.br/aplicacao-laser-dermatologista-osasco-alphaville-sao-paulo/lasers-fracionados-laser-na-dermatologia-saopaulo/cuidados-laser-fracionado-co2-sao-paul/

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 3:

Drenagem linf?tica.

Fontes: http://www.emagrecercalorias.com.br/drenagem-linfatica-emagrece.html  e http://www.mundodastribos.com/produtos-para-drenagem-linfatica-vitaderm.html

              Drenagem manual                                                               Drenagem com aparelho

Aspectos a serem abordados:

-        Como ? feita a drenagem linf?tica?

-        Existem diferen?as entre o procedimento manual e o uso do aparelho de endermologia?

-        Quais os benef?cios?

-        Ela ? indicada para qualquer pessoa?

        -       Quais tecidos s?o afetados nesse procedimento?

A equipe deve apresentar uma an?lise cr?tica, comparando como deve ocorrer o tratamento est?tico e a realidade da institui??o visitada.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Drenagem linf?tica:

http://vilamulher.terra.com.br/tudo-sobre-drenagem-linfatica-2-1-13-32.html

http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

Sites com mat?ria sobre a drenagem linf?tica:

http://blogbulledebeaute.com/uncategorized/drenagem-linfatica-o-que-e-como-funciona-e-quando-e-indicada.html

http://www.drenagemrj.com/reportagem.html

Sites sobre os benef?cios da drenagem linf?tica manual:

http://vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=269

http://www.esteticare.com.br/drenagem-linfatica-manual

http://www.nutricionistamr.com.br/index.php/component/k2/item/84-drenagem-linf%C3%A1tica

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 4:

Eletrolifting:

Fonte: http://www.belezain.com.br/estetica/eletrolifting.asp

Aspectos a serem abordados:

-        Qual tecido ? estimulado?

-        O que ? utilizado nesse tratamento?

-        Como ? feito o eletrolifting?

-        Quais os resultados desse tratamento?

-        Qualquer pessoa pode fazer?

A equipe deve apresentar a sua vis?o cr?tica sobre a efic?cia do tratamento.

Sites para pesquisa:

Sites sobre Eletrolifting:

http://www.onodera.com.br/tratamentos/eletrolifting

http://www.toquedapele.com/2010/02/eletro-lifting.html

http://www.clinicacorpare.com.br/tratamentos_esteticos/tratamento_facial.php?link=eletrolifting_facial

Site comentando sobre o uso de agulhas no eletrolifting:

http://tudoestetica.lojavirtualfc.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=14217&IDProduto=3023160

Site sobre os efeitos fisiol?gicos do eletrolifting:

http://www.datamed.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=34

(Todos acessados em 31/08/12).

GRUPO 5:

Eletropora??o:

Fonte: http://posop.com.br/site/?page_id=77

Aspectos a serem abordados:

-        O que ? a eletropora??o?

-        Qual a rela??o dela com o tecido animal?

-        Para que ela ? utilizada?

-        Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo?

-        Fale sobre os aparelhos utilizados nesse tratamento.

A equipe deve apresentar uma an?lise cr?tica, comparando como deve ocorrer o tratamento est?tico e a realidade da institui??o visitada.

?  Sites para pesquisa:

Sites sobre a eletropora??o:

http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=22&sub=47&idtexto=4834&keys=Eletroporacao

http://www.byreginatorres.com/2011/08/eletroporacao.html

http://www.vigore.com.br/eletroporacao.asp

Site contendo uma mat?ria sobre a eletropora??o:

http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0124/_estetica_4.asp

(Todos acessados em 31/08/12).

VAMOS CONVERSAR?

Antes dos alunos postarem suas atividades no youtube, sugere-se que o professor realize um momento de conversa para socializa??o das experi?ncias de visita e constru??o da reportagem. Este ser? um momento onde os alunos possam expor suas dificuldades e momentos positivos da atividade em grupo.

Em seguida, ? importante que o professor oriente os alunos quanto ? participa??o nas postagens de an?lise da reportagem dos colegas, este momento de aprecia??o dos trabalhos ? fundamental, n?o s? para a aprendizagem dos conte?dos abordados por todas as equipes, mas tamb?m para possibilitar um momento de intera??o e avalia??o da atividade.

?

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Hemofilia ? Brasil escola

http://www.brasilescola.com/biologia/hemofilia.htm

C?ncer de Pele

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-pele

Tratamentos Est?ticos

http://www.minhavida.com.br/temas/tratamentos-est%C3%A9ticos

Sugest?es de links para professores:

C?ncer de Pele ? Sociedade Brasileira de Dermatologia

http://www.sbd.org.br/doenca/cancerpele.aspx

Livreto sobre doen?as do sangue

http://www.hemobras.gov.br/site/downloads/livreto_doencas_sangue.pdf

Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1965

Cosm?ticos: a qu?mica da beleza

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18258

O c?ncer de pele e a qu?mica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13439

Doen?a de Alzheimer

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7252

A, B, AB ou O? Que tipo de sangue ? o seu?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40216

Sangue: investigando mitos e verdades

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40752

Avaliação

Na atividade 1, o professor poder? verificar se os alunos conseguiram diferenciar os tecidos animais a partir do conte?do exposto nas apresenta??es dos grupos.Na atividade 2,o docente poder? averiguar se os alunos compreenderam os aspectos envolvidos em doen?as do tecido animal a partir das informa??es apresentadas nos v?deos produzidos pelas equipes. Na ?ltima atividade,o professor poder? verificar se os alunos conseguiram conhecer e avaliar a diversidade de t?cnicas que podem ser utilizadas nos variados tratamentos est?ticos a partir do material produzido pelos alunos atrav?s das entrevistas realizadas, assim como do conte?do exposto na conversa de socializa??o das pesquisas.