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As plantas e a diversidade de sementes.

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Herm?nio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

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MARACANAU - CE

FLAVIO PONTE EEFM PROFESSOR

Mylene Ribeiro Moura Miranda

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Shara Macedo Fontenelle Teixeira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Borges Camilo

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Yasmin Pinheiro Vidal

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

FRANCISCO CUST?DIO DO NASCIMENTO NETO

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar as esp?cies aos respectivos grupos de plantas pertencentes ao Reino Plantae.
  • Compreender as fases reprodutivas de uma c?lula vegetal.
  • Identificar a distin??o entre as tr?s fases da reprodu??o de um vegetal: meiose zig?tica, meiose gam?tica e meiose esp?rica.  
  • Reconhecer a import?ncia da diversidade de sementes vegetais de diferentes regi?es.

Duração das atividades

15 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O ciclo de vida dos seres vivos;
  • Estrutura da c?lula vegetal;
  • Sistema reprodutor dos animais;

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Laborat?rio de inform?tica

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para a realiza??o dessa atividade ser? necess?ria a utiliza??o de computadores para visualiza??o do recurso Ciclo de Vida de Plantas e adapta??es ao ambiente.

O professor dever? acordar coletivamente regras, que contribuam para o desenvolvimento da atividade, tais como:

?                    Participa??o e concentra??o na atividade;

?                    Divis?o da turma em quatro grupos;

?                    Habilidades para ouvir e posicionar-se criticamente quanto ao posicionamento e atividades desenvolvidas pelos colegas.

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE

A atividade ser? realiza da utilizando o software ?Ciclo de Vida de Plantas e adapta??es ao ambiente?,  dispon?vel para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, atrav?s do seguinte endere?o: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14877

O recurso, desenvolvido pelo projeto EMBRIAO, da Universidade Estadual de Campinas,  apresenta, por meio de esquemas ilustrativos e pequenos textos, as adapta??es e ciclos de vida de diferentes grupos vegetais. Estes esquemas interativos permitem que os alunos realizem compara??es n?o s? entre as adapta??es desenvolvidas pelos vegetais, mas tamb?m acerca da influ?ncia das caracter?sticas dos grupos de vegetais neste processo.

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DESCRI??O DA ATIVIDADE:

?

Introdu??o

O reino Plantae ? representado por mais de 300 mil esp?cies, cujo processo evolutivo foi fortemente caracterizado pela imensa capacidade de adapta??o ao meio terrestre.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre estas adapta??es?

Sugere-se que o professor inicie a uma conversa com os alunos, a fim de identificar os conhecimentos que os mesmos possuem acerca:

-                     Da hist?ria evolutiva dos vegetais;

-                     Dos aspectos que caracterizam os vegetais;

-                     Da classifica??o dos vegetais;

-                     Do ciclo reprodutor dos vegetais;

Esta conversa ser? fundamental, tendo em vista que deve n?o somente instig?-los a responder questionamentos, mas tamb?m a argumentar e relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente. ? a partir desta conversa, ainda, que o professor deve instigar a explora??o do software Ciclo de Vida de Plantas e adapta??es ao ambiente, como meio de os alunos confrontarem as informa??es oferecidas anteriormente com os ciclos e textos reproduzidos pelo recurso.

A elabora??o de um Portf?lio: que tal organizar o que aprendemos?

Ap?s a explora??o do software, o professor deve propor que os alunos dividam-se em 4 equipes para a realiza??o da pesquisa.

Cada equipe pesquisar? sobre uma das divis?es do Reino Plantae e dever? coletar o m?ximo de informa??es sobre o grupo pesquisado ? bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas e angiospermas. Todos dever?o construir um Portf?lio Virtual, utilizando a rede social Facebook. O Portif?lio dever? ser composto por fotos de esp?cies, fotos do habitat (terrestre/aqu?tico) da esp?cie, caracter?sticas  reprodutivas e morfol?gicas de cada grupo de planta. Cada grupo ficar? respons?vel por um ?lbum dentro do Facebook, onde estes recursos (imagens com legendas, conforme a esp?cie pesquisada) dever?o ser adicionados.

O professor deve ressaltar a import?ncia de anexar ao portf?lio as produ??es da pr?pria equipe (v?deos, textos, ilustra??es), ainda que estes utilizem como refer?ncia imagens   encontradas na internet.  A produ??o do material faz com que os alunos se apropriem mais do que est? sendo pesquisado. Assim, os alunos devem encar?-la como prioridade para a realiza??o da atividade.

Sugest?es de sites para pesquisa:

-                     Bri?fitas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/briofitas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/briofitas.htm

http://www.algosobre.com.br/biologia/briofitas.html

http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/3

-                     Pterid?fitas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/pteridofitas.htm

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-e-reproducao.htm

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1249

-                     Gimnospermas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php

http://www.infoescola.com/biologia/gimnospermas/

http://www.brasilescola.com/biologia/gimnospermas.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma.php

-                     Angiospermas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm

http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/angiosperma/angiosperma.php

Sites visitados em 27 de dezembro de 2012

Compartilhando as experi?ncias: o uso da rede social Facebook

O professor dever? criar um grupo na rede social Facebook, a fim de que a turma possa discutir as experi?ncias adquiridas com a realiza??o da atividade, bem como para socializar as produ??es e pesquisas realizadas.

Para criar um grupo nesta rede social, basta que o professor e os usu?rios tenham conta na mesma. Em seu perfil, basta que acesse o menu ?Criar Grupo?, localizado na margem esquerda da tela. Segue o link: www.facebook.com

? importante acordar previamente com a turma a import?ncia n?o s? de postar suas produ??es, mas tamb?m de comentar as produ??es e experi?ncias manifestadas pelos colegas, ressaltando que isso tamb?m contar? na avalia??o desta atividade.

MOMENTO DO ALUNO:

Esse ser? o momento em que os alunos ir?o realizar a atividade proposta utilizando o objeto educacional. O aluno poder? ter dificuldade em compreender as adapta??es sofridas pelos vegetais ao longo do tempo. Com o intuito de minimizar esta dificuldade, o professor dever? pedir que os alunos identifiquem estas adapta??es e, e seguida, deve ressaltar que, a partir destas, as plantas desenvolveram estruturas especiais que influenciaram inclusive no processo de fecunda??o, possibilitando ?s plantas a expans?o no meio terrestre.

DISCUSS?O:

Realizadas a pesquisa e a constru??o do portf?lio, recomenda-se que o professor proponha um momento de discuss?o e socializa??o das pesquisas. Neste momento, os alunos dever?o apresentar seus portf?lios para as demais equipes, bem como para o professor. O objetivo deste momento ?  socializar o aprendizado, ouvir as sugest?es e aperfei?oar o trabalho para a postagem em um grupo da turma, criado na rede social Facebook.

SISTEMATIZA??O:

O docente dever? acompanhar diariamente as postagens, interferindo nas discuss?es quando necess?rio. As postagens dever?o ser discutidas em sala ao final da data m?xima para a postagem dos grupos, objetivando sistematizar o conte?do abordado.

? importante identificar, neste momento, se os alunos conseguiram compreender as diferen?as b?sicas entre bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas e angiospermas, sobretudo no que diz respeito ao ambiente no qual estas plantas se desenvolvem.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA

Tabela 1: Sugest?o de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

1

A elabora??o de um Portf?lio: que tal organizar o que aprendemos?

?

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA

1?

Compartilhando as experi?ncias: o uso da rede social Facebook

?

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

2?

Momento do Aluno

A CRIT?RIO DO PROFESSOR

SALA DE AULA

Discuss?o

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Sistematiza??o

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Cria??o do autor

ATIVIDADE 2

?

Esta atividade consiste na constru??o de um jogo, abordando as caracter?sticas do ciclo dos grupos de vegetais, pelos pr?prios alunos.

Para o desenvolvimento da atividade, o professor dever? acordar previamente com os alunos regras coletivas tais como:

?                    Participa??o e concentra??o na atividade;

?                    Divis?o da turma em quatro grupos;

?                    Respeito ? opini?o do colega.

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Introdu??o

?O modo como ocorreu a evolu??o dos processos sexuados e dos ciclos de vida nas plantas foi de fundamental import?ncia para a conquista do ambiente terrestre? (LOPES & ROSSO, 2005).

Neste sentido, que tal conhecermos um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais? Ser? que existe diferen?a quanto ao ciclo de vida entre os grupos de vegetais? O que caracteriza este processo?

? essencial que o professor incentive os alunos a posicionar-se diante de tais questionamentos, tendo em vista que eles devem nortear a conversa inicial desta atividade, sobretudo porque os alunos j? possuem algumas informa??es adquiridas com a pesquisa realizada na atividade anterior.

Aprendendo um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais: a constru??o dos jogos

Ap?s a conversa inicial, o professor deve explicar que os grupos formados na atividade anterior se manter?o os mesmos na realiza??o desta. Contudo, as equipes n?o poder?o ficar com os mesmos grupos de vegetais. Para tanto, dever?o realizar uma pesquisa a fim de nortear a constru??o do jogo. Desta vez, a pesquisa dever? estar centrada no ciclo de vida de cada grupo de vegetais, ressaltando suas especificidades.

As equipes dever?o criar um jogo (jogos de tabuleiro, quebra-cabe?as) onde possam apresentar as caracter?sticas do grupo de vegetais pelos quais ficaram respons?veis.  ? importante que cada integrante da equipe tenha fun??es pr?-estabelecidas para que todos possam contribuir para a constru??o dos jogos de sua equipe.

O professor dever? apresentar os crit?rios de avalia??o, para que os alunos saibam que aspectos abordar. Recomendam-se as seguintes orienta??es:

- Regras pr?-estabelecidas;

- Tempo m?ximo de jogo: 20 minutos;

- Todos os participantes do grupo dever?o estar inclusos tanto na elabora??o, quanto na participa??o dos jogos;

- Rela??o com o conte?do que deve ser abordado;

- Elabora??o de um manual de instru??es.

O professor pode alternar estes momentos com interven??es a fim de esclarecer poss?veis d?vidas e possibilitar orienta??o e acompanhamento das equipes, conforme a necessidade.

Sugest?es de sites para pesquisa:

Ciclo de vida das Bri?fitas

http://www.mundovestibular.com.br/articles/392/1/Briofitas/Paacutegina1.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/briofitas.php

Ciclo de vida das Pterid?fitas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pteridofitas/pteridofitas.php

http://www.pauloferraz.com.br/trab_reproducaodasplantas.htm

Ciclo de vida das Gimnospermas

http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/biologia/botanica---reproducao-vegetal.jhtm http://gimnosperma305.blogspot.com.br/

Ciclo de vida das Angiospermas

http://dicasdeciencias.com/2012/09/08/angiospermas-reproducao-sexuada/

Pondo em pr?tica os conhecimentos adquiridos: ? hora de jogar!

Sugere-se que neste momento, o professor busque um espa?o amplo de modo que as equipes possam apresentar o jogo constru?do e, em seguida, disponibiliz?-lo para uso.

? neste contexto tamb?m que a ordem das apresenta??es deve ser acordada.

Ap?s todas as apresenta??es, ? hora de jogar!

As equipes devem socializar os jogos constru?dos, de modo que cada equipe fique com um jogo diferente do seu.

VAMOS CONVERSAR?

Recomenda-se que, ao fim dos jogos, o professor proponha um momento de socializa??o das experi?ncias os questionamentos a seguir, podem nortear a conversa proposta:

- Como foi a elabora??o do jogo? De onde surgiu a ideia?

- Dificuldades?

- O que aprenderam?

- O que poderia melhorar?

- Afinal, existem diferen?as entre o ciclo de vida dos grupos de vegetais? Quais?

O professor deve aproveitar esta discuss?o para observar se os alunos conseguiram sistematizar o conte?do, ressaltando sempre a import?ncia de apresentarem suas d?vidas e partindo destas para explanar ainda melhor o conte?do, instigando sempre a contribui??o de outros alunos.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA

Tabela 2: Sugest?o de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

2

Aprendendo um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais: a constru??o dos jogos

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA

3?

Pondo em pr?tica os conhecimentos adquiridos: ? hora de jogar!

?

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Vamos Conversar?

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Cria??o do autor

ATIVIDADE 3

A atividade ser? realizada com a utiliza??o de computadores com acesso ? internet, impressora colorida, scanner, papel e caneta para que os alunos registrem suas anota??es, um caderno capa dura e pinc?is para a constru??o de um portf?lio.

Para o desenvolvimento da atividade, devem-se acordar algumas regras, como:

?                    Participa??o ativa na atividade;

?                    Aten??o ao visualizar o v?deo;

?                    Divis?o da turma em 6 grupos;

DESCRI??O DA ATIVIDADE

Introdu??o

Considerando-se a import?ncia da biodiversidade n?o s? para o estudo cient?fico, mas tamb?m para compreender as caracter?sticas que influenciam no desenvolvimento dos vegetais, esta atividade prop?e-se a apresentar a diversidade de sementes origin?rias dos biomas do Brasil.

Sugere-se que o professor incentive a participa??o dos alunos neste momento. Para tanto, apresentamos os seguintes questionamentos:

- Em sua opini?o, o que ? Biodiversidade?

- O que causa a extin??o de uma esp?cie de planta?

- Quais as caracter?sticas mais peculiares das esp?cies encontradas nas diferentes regi?es do Brasil?

- Que influ?ncia as sementes t?m sobre a preserva??o das esp?cies de plantas?

Em seguida, o docente dever? apresentar conceitos de biodiversidade, preserva??o e reprodu??o das esp?cies junto aos alunos.  Para tanto, recomenda-se a reportagem realizada na cidade de Bel?m do Par?, exibida pelo SBT Brasil, que fala sobre um homem que decide fazer um reposit?rio de mudas da floresta amaz?nica na sua propriedade localizada em um bairro na periferia da capital paraense e que j? possui mais de 500 esp?cies de plantas. Dispon?vel no endere?o:http://www.youtube.com/watch?v=804zCxklrF8.

M?o na massa: construindo um ber??rio de plantas!

Ap?s este momento introdut?rio, o docente dividir? a turma em seis grupos e designar? para cada grupo um tema para que seja realizada uma pesquisa na internet.

Os grupos ir?o pesquisar sobre os componentes das esp?cies distribu?das dentre os biomas brasileiros: caatinga, cerrado, mata atl?ntico, campos, floresta amaz?nica e pantanal. Cada componente dever? conter informa??es e caracter?sticas da esp?cie e a sua classifica??o morfol?gica que ser? exposta nas folhas do caderno com as informa??es solicitadas abaixo de cada figura.

Foto 1: Mapa que apresenta os biomas brasileiros.

Fonte:http://ampligeo.files.wordpress.com/2011/08/biomas-brasileiros.jpg

A seguir, o professor dever? propor a constru??o de um ber??rio de plantas, como meio de apresentar para a escola o resultado da pesquisa realizada com a elabora??o do portf?lio. O objetivo ? fazer os alunos criarem esp?rito cientista. Passando pelas mesmas fases que um cientista passa ao observar um fen?meno, neste caso, o desenvolvimento dos diversos tipos de semente. O ideal ? conseguir o maior numero de sementes diferentes poss?vel!

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Segue o passo-a-passo:

1.                  Coletar garrafas pet ou de leite, ou at? mesmo sacos pequenos para servirem como pequenos jarros;

2.                  Conseguir terra e adubo para encher os jarros;

3.                  Cada aluno ajudar? conseguindo sementes de plantas diferentes. Podendo ser estas frut?feras ou ornamentais;

4.                  Os alunos far?o o portf?lio registrando as diferen?as entre os tipos de semente e o desenvolvimento destas ao germinar desenhando com detalhes sua estrutura e fazendo observa??es;

5.                  Ao final do projeto, quando as plantas estiverem maiores, os alunos as plantar?o pela cidade, ou at? mesmo na escola.

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Como produto desta pesquisa, cada equipe produzir? uma cole??o de desenhos mostrando a germina??o de sementes de diferentes esp?cies e fotos de seus demais componentes como folhas e flores quando adultas colando as respectivas imagens nas folhas de um caderno. A produ??o deste material poder? ser arquivada na biblioteca da escola para fonte de pesquisa. Tamb?m ter? sido produzido um ber??rio de plantas para que os demais alunos da escola possam observar o resultado da pesquisa.

Sugest?es de sites para pesquisa:

http://www.simbiotica.org/ciclosdevida.htm(Acesso em19/09/2011)

http://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/ (Acesso em 19/09/2011)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/briofitas.php (Acesso em 21/09/2011)

http://freewebs.com/rapinibot/encobio/aula3.htm (Acesso em 21/09/2011)

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/plantas.php(Acesso em 02/05/2012)

FINALIZANDO A ATIVIDADE

O professor dever? marcar a data de entrega e apresenta??o do portf?lio de cada grupo que ser? feita para o restante da turma, estimulando um debate coletivo procurando levantar algumas quest?es importantes acerca do assunto para formalizar o conte?do estudado a fim de obter uma avalia??o de todo o processo de execu??o da tarefa desde a coleta de fotos e dados at? a produ??o do portf?lio. Este ? um momento adequado para o docente chamar a aten??o dos alunos para a rela??o existente entre o formato das folhas e o clima da regi?o, por exemplo.

SUGEST?O DE CRONOGRAMA

Tabela 3: Sugest?o de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURA??O

LOCAL

SEMANA

3

Introdu??o

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

?

4?

M?o na massa: construindo um ber??rio de plantas!

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA/

EXTRA SALA

Finalizando a atividade

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

5?

Fonte: Cria??o do autor

Recursos Complementares

RECURSOS COMPLEMENTARES:

Sugest?es de links para alunos

Este apresenta informa??es, dicas e leituras acerca do tema abordado. Acesse atrav?s do endere?o: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm(Acesso em 22/09/2011)

Sugest?es de links para professores:

Nessa cole??o o aluno ter? dispon?veis recursos para trabalhar com seus alunos desde a planta??o de ?rvores (sementes) at? sua estrutura f?sica (folhas, ra?zes) como tamb?m a import?ncia destas para o homem e para o meio ambiente. Endere?o a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=364(Acesso em 03/05/2012)

Sugest?o de links para o professor no planejamento de sua aula:

Sugere-se um tutorial que dar? ao professor o passo-a-passo para a cria??o do blog, segue endere?o do v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA

Avaliação

AVALIA??O:

Seguem algumas sugest?es para a avalia??o das atividades realizadas: na primeira atividade, ? importante que o professor observe se os alunos conseguiram relacionar as esp?cies aos respectivos grupos de plantas pertencentes ao Reino Plantae. Para tanto,  ter? como instrumento o Portif?lio Virtual, bem como as participa??es dos alunos nos coment?rios destinados ao Portif?lio dos demais grupos. Na atividade 2,  sugere-se que o docente observe se, ao longo da atividade, os alunos compreendem as fases reprodutivas de uma c?lula vegetal, bem como se identificam a distin??o entre as tr?s fases da reprodu??o de um vegetal: meiose zig?tica, meiose gam?tica e meiose esp?rica.    

Como instrumento auxiliar desta observa??o, tem-se o acompanhamento da proposta de  constru??o dos jogos. Na atividade 3, sugere-se avaliar se os alunos reconhecem a import?ncia da diversidade de sementes vegetais de diferentes regi?es. Para a avalia??o deste momento, sugere-se que o professor observe a constru??o do Ber??rio de Plantas, bem como da cole??o de desenhos, propostas na atividade. Por fim, ? importante que  professor incentive e ressalte que a participa??o de todos ? essencial para o desenvolvimento da atividade e tamb?m para o processo de avalia??o.