Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bioma Cerrado (Impactos Ambientais)

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as quest?es socioambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar elementos que caracterizam o Bioma Cerrado. Identificar situa??es que causam a destrui??o do Bioma Cerrado.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos s?cio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de seis atividades distintas e subseqüentes.

  • Caso ache necessário, utilize outros vídeos além do indicado nesta proposta de aula.

  • Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO


Professor(a), chame a atenção dos alunos para assistir ao Vídeo “Cerrado um Bioma em Extinção” que caracteriza bem a biodiversidade e a destruição do Bioma Cerrado e destaque que ele servirá de base para as discussões posteriores. Esse vídeo possui 5 (cinco) minutos e 23 (vinte e três) segundos de duração e está disponível gratuitamente no site do YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=JrlihpaVR5Y&feature=related.
 

data/img-1

Figura 1: Vídeo do YouTube denominado “Cerrado um Bioma em Extinção”.

 

ATIVIDADE 2: DISCUSSÃO

Professor(a), depois de assistir ao vídeo, orientar a discussão para as seguintes questões:
 

  • Comparação entre o que viram e o que existe no lugar onde moram;
  • Identificação dos animais conhecidos, inclusive em relação ao lugar em que o aluno está;
  • Identificação dos tipos de vegetação que aparecem no vídeo;
  • Identificação das cenas de destruição do Bioma Cerrado;
  • Identificação dos sentimentos que aparecem nos alunos diante das cenas de destruição do Bioma;
  • Identificação das atividades que estão causando a destruição do Cerrado.

 

ATIVIDADE 3: APRESENTAÇÃO DE FOTOS

Professor(a), depois da discussão, apresente fotos de situações que causam a destruição do Bioma Cerrado, explicitando o que será visto. Site indicado: http://www.terrana.com.br/SOSCERRADO/IMPACTOS%20INDEX/index.htm. (Esta página apresenta fotos de queimadas, preparo de solo para plantio, carvoaria, garimpos, erosão acelerada e animal atropelado em rodovia).

 

ATIVIDADE 4: DISCUSSÃO

Professor(a), oriente as discussões para as seguintes questões:
 

  • Identificação das ações humanas que causaram a destruição do Bioma Cerrado;

  • Identificação das atividades econômicas que estão gerando a destruição.

 

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador. V?deo do YouTube denominado ?Cerrado um Bioma em Extin??o?.

Avaliação

Professor (a), o aluno ser? avaliado pela participa??o qualificada na aula e pela elabora??o de relat?rio, que poder? ser utilizado para compor um f?rum de discuss?o. As quest?es itemizadas nas atividades 2 e 5 da sugest?o de aula poder?o ser utilizadas como temas dos relat?rios dos alunos. Os relat?rios poder?o ser publicados em um f?rum de discuss?o constru?do em sala de aula ou proposto como uma atividade extra.