Raimunda Porf?rio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Aprender a respeitar as leis de tr?nsito desde a inf?ncia: usar cinto de seguran?a, andar sentado nos ?nibus e carros; andar perto dos adultos e segurar-lhe a m?o ao atravessar a rua.
Placas de tr?nsito, cinto de seguran?a
Atividade 1 ? Discutir e analisar situa??es que requerem seguran?a.
1? momento ? O professor pode iniciar a aula questionando: Quando entramos no carro fazemos o que? Ou colocamos o que? O professor utiliza gravuras, d? algumas orienta??es que devem ser seguidas para se evitar acidentes no tr?nsito, sabendo que uma das primeiras precau??es ? a utiliza??o do cinto, mas que al?m desta, deve-se ter alguns cuidados como:
a) andar no banco traseiro;
a) dar dica para o adulto obedecer ao sem?foro;
c) lembrar o adulto de verificar as condi??es dos pneus;
c) ficar atento, n?o distrair o motorista;
d) respeitar ?reas de escola e hospitais, n?o jogar lixo pela janela;
e) ficar atento no tr?nsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, n?o passar;
f) respeitar o guarda de tr?nsito.
Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg
Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/CINTO03.JPG
Atividade 2 ? Fazer uma campanha de mobiliza??o.
1? momento ? Dependendo da realidade da escola, do seu estacionamento ou do fluxo de autom?veis, o professor pode propor ? turma uma campanha de mobiliza??o e conscientiza??o da comunidade escolar. Poder? criar um panfleto para distribui??o e algumas placas para mobiliza??o.
Observar o envolvimento e a participa??o das crian?as nas atividades propostas e se elas passaram a reconhecer algumas leis de tr?nsito e a obedec?-las.