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N?meros e Opera??es com Domin?

Luciana Soares Muniz

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

PATRICIA CARVALHO PACHECO

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade apresenta como estrat?gia o Jogo de Domin? tradicional bem como o Jogo de Domin? online, que ? de f?cil acesso para as escolas. Esse jogo ? tradicionalmente conhecido por muitas crian?as e lhes instiga a curiosidade e o desejo cada vez maior de organizar estrat?gias para venc?-lo. Com o Domin? voc? professor/a poder? trabalhar alguns aspectos importantes para aprendizagem de seus/suas alunos/as, tais como: aten??o e concentra??o e at? mesmo contribuir com o desenvolvimento de habilidades l?gicas.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? tr?s (3) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a atividade tenha ?xito, ? necess?rio que o/a professor/a procure descobrir quais alunos/as conhecem e quais ainda n?o conhecem o jogo de Domin?. ? fundamental que haja intera??o entre os/as alunos/as para trocarem seus conhecimentos sobre o jogo e assim irem se familiarizando com ele.

Estratégias e recursos da aula

Como jogar

No Domin?, as pe?as que apresentam o mesmo numeral em ambas as partes, s?o chamadas de carro?a. Em cada rodada, os jogadores come?am com 7  pe?as, inicia o jogo o/a jogador/a que possuir a  pe?a com maior n?mero(prioridade para as carro?as). Em seguida ? dado prosseguimento ao jogo, cada membro do grupo tem sua vez de jogar e passa sua vez, quando n?o tem a pe?a com o n?mero solicitado. Se o outro membro tiver a pe?a continua, se n?o, termina o jogo e ganha a rodada o/a jogador/a que acabar primeiro com todas as suas pe?as ou aquele/a que tiver a menor quantidade de pe?as, em caso de empate. Caso a soma seja igual, ganha quem n?o tiver a maior pe?a. A cada 6  pontos em rodadas, ganha-se um ponto no placar geral.

Com os/as alunos/as organizados/as em grupos e j? conhecendo as regras, inicie o jogo. Aproveite o momento de jogo para realizar suas observa??es quanto ?s poss?veis dificuldades apresentadas bem como quanto ?s facilidades.

Outra forma de Jogar:

Para este jogo s?o necess?rios como recursos materiais um domin? tradicional com 28 pe?as e 2 dados. Com a turma organizada em grupo de 4 jogadores/as disponibilize para cada grupo um jogo de domin? e dois dados. Explique para a turma como jogar e m?os ? obra!

Como jogar:

Quatro jogadores/as dividem entre si, as 28 pe?as do jogo de domin? e decidem no dado quem jogar? primeiro, para isso, todos os participantes devem jogar o dado, quem tirar o maior n?mero inicia o jogo e a ordem dos/as jogadores/as a seguir.

  • Cada jogador/a dever? colocar suas pe?as do domin?, voltadas para si, de forma que s? ele/a as veja.
  • O/A primeiro/a jogador/a joga o dado ou os dados (esta escolha ? do/a) pr?prio/a jogador/a, e escolhe entre suas pe?as, uma que t enha o valor total igual ao mostrado pelo/s dado/s e coloca no cen tro da mesa.
  • Na hip?tese de um/a jogador/a n?o ter a pe?a para abaixar, segundo o total mostrado pe lo/a dado/s, ele /a passa a vez ao/? pr?ximo/a jogador/a e o jogo prossegue.
  • Vence o/a jogador/a que primeiro conseguir deitar todas as suas pe?as.

Registrando descobertas:

Algumas atividades podem ser propostas ? turma tendo em vista o trabalho com as quantidades das pe?as do Domin?. Vejam os exemplos abaixo:

Com os domin?s dados preencha o quadrado de forma que cada lado tenha 14 pontos.

Domin?1

Laborat?rio de Inform?tica

Professor/a leve a turma ao Laborat?rio de Inform?tica e oriente-a inicialmente a realizar uma pesquisa em alguns s?tios para descobrir a hist?ria do jogo do Domin?.

Sugest?es de s?tios:

http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3

Depois que a turma fizer descobertas relevantes, converse sobre os resultados da pesquisa e elabore um texto coletivo para ser enviado por email a um/a colega.

 Ap?s este trabalho, que tal construir com cada aluno/a um Domin? pr?prio? Vamos l?! Auxilie os/as alunos/as a acessarem o s?tio:

http://www.baixaki.com.br/download/multidomino.htm

Neste endere?o voc? encontrar? para download o Multidomin? 1.0. Este programa permite que voc? crie de diferentes maneiras um jogo de Domin? e depois imprima para ser jogado.

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Com sua ajuda professor/a, cada aluno/a poder? criar um Domin? que mais se aproxime do pr?prio interesse e depois jogar com os/as colegas e at? mesmo com os familiares.

Sugest?o: Professor/a atrav?s do s?tio abaixo voc? pode trabalhar o jogo do domin? com os alunos de uma forma diferente atrav?s do jogo Domin? L?gico. Acesse o s?tio sugerido e clique no Link Jogos Educativo On-line e descubra como jogar Domin? de outra maneira.

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=7&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false

Recursos Complementares

Avaliação

O processo de avalia??o permeia todas as atividades aqui sugeridas. Cabe a voc? professor/a realizar as observa??es de cada momento e fazer os registros considerados relevantes para o desenvolvimento do/a educando/a, tendo em vista os objetivos propostos. S? assim, voc? dispor? de dados relevantes para organizar ou mesmo reorganizar suas aulas.