![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Ana Maria Ferola da Silva Nunes ![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Esta atividade apresenta como estrat?gia o Jogo de Domin? tradicional bem como o Jogo de Domin? online, que ? de f?cil acesso para as escolas. Esse jogo ? tradicionalmente conhecido por muitas crian?as e lhes instiga a curiosidade e o desejo cada vez maior de organizar estrat?gias para venc?-lo. Com o Domin? voc? professor/a poder? trabalhar alguns aspectos importantes para aprendizagem de seus/suas alunos/as, tais como: aten??o e concentra??o e at? mesmo contribuir com o desenvolvimento de habilidades l?gicas.
Para que a atividade tenha ?xito, ? necess?rio que o/a professor/a procure descobrir quais alunos/as conhecem e quais ainda n?o conhecem o jogo de Domin?. ? fundamental que haja intera??o entre os/as alunos/as para trocarem seus conhecimentos sobre o jogo e assim irem se familiarizando com ele.
No Domin?, as pe?as que apresentam o mesmo numeral em ambas as partes, s?o chamadas de carro?a. Em cada rodada, os jogadores come?am com 7 pe?as, inicia o jogo o/a jogador/a que possuir a pe?a com maior n?mero(prioridade para as carro?as). Em seguida ? dado prosseguimento ao jogo, cada membro do grupo tem sua vez de jogar e passa sua vez, quando n?o tem a pe?a com o n?mero solicitado. Se o outro membro tiver a pe?a continua, se n?o, termina o jogo e ganha a rodada o/a jogador/a que acabar primeiro com todas as suas pe?as ou aquele/a que tiver a menor quantidade de pe?as, em caso de empate. Caso a soma seja igual, ganha quem n?o tiver a maior pe?a. A cada 6 pontos em rodadas, ganha-se um ponto no placar geral.
Com os/as alunos/as organizados/as em grupos e j? conhecendo as regras, inicie o jogo. Aproveite o momento de jogo para realizar suas observa??es quanto ?s poss?veis dificuldades apresentadas bem como quanto ?s facilidades.
Para este jogo s?o necess?rios como recursos materiais um domin? tradicional com 28 pe?as e 2 dados. Com a turma organizada em grupo de 4 jogadores/as disponibilize para cada grupo um jogo de domin? e dois dados. Explique para a turma como jogar e m?os ? obra!
Quatro jogadores/as dividem entre si, as 28 pe?as do jogo de domin? e decidem no dado quem jogar? primeiro, para isso, todos os participantes devem jogar o dado, quem tirar o maior n?mero inicia o jogo e a ordem dos/as jogadores/as a seguir.
Professor/a leve a turma ao Laborat?rio de Inform?tica e oriente-a inicialmente a realizar uma pesquisa em alguns s?tios para descobrir a hist?ria do jogo do Domin?.
Sugest?es de s?tios:
http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3
Depois que a turma fizer descobertas relevantes, converse sobre os resultados da pesquisa e elabore um texto coletivo para ser enviado por email a um/a colega.
Ap?s este trabalho, que tal construir com cada aluno/a um Domin? pr?prio? Vamos l?! Auxilie os/as alunos/as a acessarem o s?tio:
http://www.baixaki.com.br/download/multidomino.htm
Neste endere?o voc? encontrar? para download o Multidomin? 1.0. Este programa permite que voc? crie de diferentes maneiras um jogo de Domin? e depois imprima para ser jogado.
Com sua ajuda professor/a, cada aluno/a poder? criar um Domin? que mais se aproxime do pr?prio interesse e depois jogar com os/as colegas e at? mesmo com os familiares.
Sugest?o: Professor/a atrav?s do s?tio abaixo voc? pode trabalhar o jogo do domin? com os alunos de uma forma diferente atrav?s do jogo Domin? L?gico. Acesse o s?tio sugerido e clique no Link Jogos Educativo On-line e descubra como jogar Domin? de outra maneira.
O processo de avalia??o permeia todas as atividades aqui sugeridas. Cabe a voc? professor/a realizar as observa??es de cada momento e fazer os registros considerados relevantes para o desenvolvimento do/a educando/a, tendo em vista os objetivos propostos. S? assim, voc? dispor? de dados relevantes para organizar ou mesmo reorganizar suas aulas.