![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Ana Maria Ferola da Silva Nunes ![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Nesta aula voc? professor/a ter? a oportunidade de trabalhar quest?es relacionadas ? higiene e sa?de, que fazem parte do dia-a-dia das crian?as, visando ? forma??o de h?bitos e atitudes que contribuam para a preven??o de doen?as e qualidade de vida.
Inicie a aula verificando o que os/as alunos/as j? sabem sobre h?bitos de higiene pessoal. Converse com a turma sobre a escova??o dos dentes, os momentos de lavar as m?os, bem como sobre a import?ncia do banho em nosso dia-a-dia.
Para boa introdu??o e aprofundamento sobre o tema sugerimos a voc? professor/a que organize os/as alunos/as em uma roda para facilitar o di?logo inicial sobre o tema.
Atividade 1:
Com os/as alunos/as organizados/as em c?rculo, inicie com uma conversa sobre o corpo. Fa?a perguntas que instiguem os/as alunos/as a pensarem sobre a tem?tica tais como: em que momentos precisamos escovar os dentes e lavar as m?os? Como tenho cuidado do meu corpo durante o banho? O que acontece com nosso corpo se n?o cuidamos dos h?bitos de higiene?
Depois fa?a uma din?mica cujo objetivo ? demonstrar as diferen?as, ou seja, a forma singular com que cada um/a observa o corpo humano. Para essa atividade, vamos precisar de folha de papel branco, l?pis de escrever e de colorir. Com a turma organizada em c?rculo entregue uma folha para cada participante e um l?pis de escrever. Coloque uma m?sica para tocar e ao seu sinal as crian?as come?am a desenhar um corpo humano. Espere alguns segundos e pare a m?sica. As crian?as passam sua folha desenhada para o/a colega da esquerda e recebe a folha do/a colega da direita. A m?sica ? reiniciada e cada um/a continua o desenho do/a outro/a colega. A din?mica continua at? cada desenho retornar para seu/sua dono/a. Ap?s a din?mica, converse com a turma sobre as diferen?as e semelhan?as nos desenhos e como cada um/a contribuiu com o desenho do/a outro/a. Aproveite o momento para expor as imagens produzidas na parede ou mural da sala de aula.
Atividade 2: Na sala de Multim?dia
Leve seus/suas alunos/as para a sala Multim?dia da escola e acesse o s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c
Voc? ir? encontrar o v?deo no You Tube: ?Ratinho Castelo R?-tim-bum?.
Ratinho Tomando Banho
Castelo Ra-Tim-Bum
Tchau pregui?a
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava at?...
Meu p?
Meu querido p?
Que me ag?enta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pesco?o
Meu t?rax
O meu bumbum
E tamb?m o fazedor de xixi
Oh...
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda n?o acabou n?o
Vem c? vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma co?adinha ali
Faz a volta e p?e a roupa de pax?
Ahh!
Banho ? bom
Banho ? bom
Banho ? muito bom
Agora acabou!
Assista ao v?deo com os/as alunos/as e invente com eles/elas uma coreografia para a m?sica. Aproveite para explorar os nomes de algumas partes do corpo e como fazemos a higiene de cada parte durante o banho. ? muito interessant e filmar este momento em que os/as alunos/as interagem e depois passar a filmagem para que eles/elas assistam.
Sugest?o: Se em sua escola tiver uma ducha, pe?a que cada aluno/a traga para a escola sabonete, xampu, condicionador, bucha e outros materiais utilizados no momento do banho. Pe?a que todos venham com roupa de banho e d? uma aula pr?tica sobre os h?bitos de higiene no banho.
Professor/a aproveite o tema higiene e sa?de para trabalhar com a turma a import?ncia do esporte e de uma boa alimenta??o para nossa sa?de. Para isso, sugerimos um v?deo interessante que disp?e de informa??es relevantes e at? mesmo uma sugest?o de brincadeira para ser feita com a turma o HANDBOLICHE.
Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8600
Com o s?tio abaixo podemos ter mais informa??es acerca da tem?tica higiene e sa?de:
Em sala de aula:
De posse de algumas revistas oriente os/as alunos/as a procurarem diferentes imagens ou mesmo montar frases que abordem sobre a quest?o da higiene e sa?de do nosso corpo. Este ? um excelente momento para um trabalho em grupo. Desta forma, organize os/as alunos/as em grupos de quatro ou cinco participantes e explique o objetivo da atividade, qual seja, montar um painel que ilustre a import?ncia dos h?bitos de higiene e sa?de para ser divulgado na escola. Enquanto os/as alunos/as trabalham, registre este momento atrav?s de fotos e depois as apresente para os/as alunos/as e seus familiares para ilustrar o trabalho e o envolvimento de cada um/a.
Socializar as descobertas:Quando todos os grupos terminarem de organizar o seu painel, fa?a uma apresenta??o na sala de aula em que cada grupo tenha a oportunidade de mostrar para a turma o que aprendeu. Aproveite este momento para instigar a participa??o da turma quanto ao trabalho dos/as colegas, emitindo sugest?es. Auxilie os grupos na organiza??o dos trabalhos e escolha um melhor local na escola para fazer a exposi??o dos pain?is.
A avalia??o permeia todo o processo de ensino-aprendizagem. Sugerimos que voc? professor/a fa?a observa??es durante toda a atividade para verificar o interesse e envolvimento da turma quanto ao tema proposto. Lembre-se que este ? um tema que faz parte das viv?ncias di?rias da crian?a e que por isso necessita ser contextualizado ao longo de todo o caminho percorrido.