![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Ana Maria Ferola da Silva Nunes ![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Com as atividades aqui propostas você professor/a poderá contribuir tanto com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos/as alunos/as, bem como da concentração e da competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem. A partir de um jogo desafiador como o SUDOKU, jogo encontrado em aparelhos celulares, jornais, games, revistas e outras fontes, as crianças poderão utilizar diferentes estratégias e você professor/a deverá auxiliá-las na resolução de situações-problema e desafios que lhes são apresentadas no dia-a-dia. O objetivo do jogo é que o/a jogador/a complete todos os quadrados utilizando numerais de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, será permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.
O SUDOKU é um jogo de lógica e raciocínio que pode ser trabalhado em qualquer ano do Ensino Fundamental, pois tem diversificados níveis de dificuldades: fácil, médio e difícil, bem como variadas formas de aplicativos: com numerais, formas geométricas, animais, plantas, letras, dentre outros. Também serão utilizados recursos como: mídias áudio – visuais, vídeo, TV e computador.
Inicie a aula com os/as alunos/as organizados em uma roda de conversa e pergunte à turma quem já jogou ou conhece o jogo SUDOKU. Pergunte aos/às alunos/as se gostariam de se aventurar com este jogo e desafie-os a fazer novas descobertas. Após a conversa inicial, propomos que você professor/a faça uma apresentação utilizando como recurso o programa PowerPoint da história do SUDOKU e apresente aos/às alunos/as da maneira que achar mais adequada. Professor/a, aproveite este momento para explicar as regras do jogo. As regras são:
Não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, é permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.
Para tornar o jogo mais fácil para as crianças da fase inicial do Ensino Fundamental propomos que faça a substituição dos numerais por figuras, ou seja, imagens de animais, plantas, formas geométricas, dentre outras.
Sugestão de sítio para consulta:
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_168200.shtml
Nesta aula professor/a é importante apresentar à turma a forma como se joga o SUDOKU. Para isso, sugerimos a construção de um SUDOKU em uma cartolina, em tamanho ampliado e as peças com imagens também, para que possa ser visualizado com mais facilidade.
Para confeccionar o jogo abaixo, por exemplo, precisaremos ter quatro peças/imagens da personagem Magali, quatro melancias, quatro sorvetes e quatro gatinhos, num total de 16 peças. É importante que você professor/a explore as imagens do jogo, neste caso, perguntando quem é a personagem Magali o que ela gosta de comer e o seu gatinho Mingau. Deixe que os/as alunos/as procurem fazer estas relações. Aproveite este momento para dialogar com a turma sobre importância da leitura levando para a sala de aula gibis da Turma da Mônica para leituras individuais ou em duplas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Com o jogo preparado encaixe algumas peças como sugere o modelo acima e convide um/a aluno/a para exemplificar, demonstrando com uma jogada para toda a turma. Para o jogo com mais peças, veja a explicação das regras a seguir:
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Neste momento você professor/a precisa organizar um material impresso para que os/as alunos/as possam jogar. De acordo com o nível turma, escolha o material a ser jogado e mãos à obra! Neste primeiro momento sugerimos que os/as alunos/as estejam organizados em duplas para trocarem idéias sobre as possíveis jogadas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Chegou o momento de confeccionar um SUDOKU com a turma. Você professor/a pode perguntar qual imagem os/as alunos/as preferem e providenciar o material necessário. A grade pode ser desenhada em uma folha de papel cartão com o seu auxílio. As imagens escolhidas podem ser xerocadas ou mesmo desenhadas pelos/as alunos/as e depois reproduzidas. Uma idéia legal é fazer um SUDOKU com as fotos dos/as alunos/as da turma e montar o jogo, para isso professor/a tire fotos individuais de cada aluno/a e imprima uma cópia, depois é só xerocar e distribuir para toda a turma a quantidade necessária, cada aluno/a poderá escolher o/a colega que fará parte de seu jogo. Após confeccionarem o SUDOKU ajude seus/suas alunos/as a montarem uma jogada para se divertirem.
O SUDOKU é um jogo que pode jogado manualmente e até online. Para isso, leve seus/suas alunos/as ao Laboratório de Informática e acesse o sítio:
http://www.ojogos.com.br/search.html?search=sudoku&gclid=CIuhnej3kZwCFZJM5QodeXEJeg
Você irá encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e níveis. Deixe que os/as alunos /as explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um/a.
http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/
Neste SUDOKU são utilizadas imagens que atraem a curiosidade das crianças e instigam a participação e empenho para conseguirem completar todas as casas.
Outro sítio interessante é: http://www.kidleitura.com/sudoku/index.htm
Neste você professor/a pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participação e aprendizagem da criança.
Professor/a estimule a turma a pensar e refletir sobre o jogo propondo semanalmente, no mínimo, um jogo ampliado para ser desvendado pela turma toda. Você pode aproveitar o jogo confeccionado anteriormente. Depois de vivenciarem todas as atividades sugeridas acima, propomos agora uma divulgação do jogo SUDOKU pela escola . Uma forma interessante é fixar cartazes com o jogo para que outras crianças joguem nos momentos livres. Assim, é importante que as crianças divulguem as regras e possam tirar as possíveis dúvidas dos/as colegas das outras turmas.
A avaliação necessita ser feita por você professor/a durante todas as atividades por meio da observação e registro. Procure perceber as possíveis dúvidas e até dificuldades de cada aluno/a e busque compreendê-las, refletindo sobre sua própria prática, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necessário auxilie, individualmente, os/as alunos/as com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.