Maria Terezinha Gaspar
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
Professor, procure passar o mouse sobre a tela e apresente a seus alunos os seguintes ambientes:
|
|
Curral |
|
Casa de campo |
|
Galinheiro |
|
Cercado menor |
|
Cercado maior |
|
Pomar com suas árvores frutíferas |
|
Celeiro |
Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:
existem na tela?
e as árvores frutíferas do pomar. Onde tem mais árvores? Quanto a mais?
e as árvores do tipo pinheiro,
. Qual tipo tem mais?Peça aos alunos que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do curral mostrada na figura abaixo:
Professor, peça a seus alunos que utilizem o controle
clicando na vaca amarela para registrar cada vaca que entra no curral; e clicando na vaca azul para registrar cada vaca que sai do curral. No final, a aplicação indicará aos seus alunos os seguintes comandos:
Neste momento professor você está trabalhando a idéia de correspondência 1 a 1 um conceito importante para a construção do conceito de número pela criança.
Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado maior mostrado na figura abaixo:
Professor, a aplicação fará os seguintes questionamentos:
Agora a aplicação fará uma atividade de classificação dos animais por espécie. Agora a aplicação fará novamente as perguntas feitas anteriormente, para que os alunos comparem com as respostas feitas após a classificação. Neste momento, professor, oriente seus alunos na comparação das respostas atuais com as anteriores. Caso as respostas sejam diferentes, a aplicação fará uma observação que as mesmas mudaram.
Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.