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V?nus, a deusa da Beleza

Autor e Co-autor(es)

Marcelo de Oliveira Souza imagem do usuário

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio F?sica Mec?nica e funcionamento do universo
Ensino M?dio F?sica Universo, terra e vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender  as fases de V?nus.

- Compreender os ciclos de V?nus.

- Entender o modelo Helioc?ntrico. 

Duração das atividades

2 aulas com 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- No??es b?sicas de Astronomia: Sistema Solar, modelo Helioc?ntrico.

- No??es b?sicas de Din?mica: Leis de Newton

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que a aula seja apresentada em um laborat?rio de inform?tica ou em um espa?o (sala de aula ou audit?rio) que disponibilize para o professor o acesso a um computador, com sistema de som, e a um projetor multim?dia. Propomos que a aula seja apresentada em tr?s momentos como apresentado a seguir:

1o Momento

Apresenta??o, dos modelos helioc?ntrico e geoc?ntrico e de dados relativos ao Planeta V?nus.

O grego Claudius Ptolomeu no s?culo 2 d.c. em seu o Almagesto publicou a vers?o mais elaborada do modelo geoc?ntrico. Nesse modelo a Terra ? o centro do Universo. O Sol, a Lua e os cinco planetas conhecidos na ?poca giram em torno da Terra. Para poder fazer previs?es da posi??o dos planetas em rela??o as constela??es foi necess?rio introduzir o sistema de epiciclos. No modelo divulgado por Ptolomeu as ?rbitas eram circulares e de modo a que as previs?es correspondessem as observa??es foi necess?rio elaborar um complexo modelo que se utilizava de mais de um c?rculo (Figura 1). 

Modelo geoc??ntrico

Figura 1 - Representa??o do Modelo Geoc?ntrico.  

Fonte: http://educar.sc.usp.br/fisica/movgrav.html

Apesar de todo o esfor?o para refinar o modelo do sistema geoc?ntrico era muito complexa a an?lise do movimento retr?grado dos planetas exteriores (Marte, J?piter e Saturno). O modelo n?o previa que os planetas V?nus e Merc?rio tinham as fases do modo como s?o vistas com a utiliza??o de instrumentos de observa??o. Havia dificuldades com a utiliza??o do modelo geoc?ntrico.

No s?culo XVI o polon?s Nicolau Cop?rnico publicou em seu livro ?De revolutionibus orbium coelestium? ("Da revolu??o de esferas celestes") a teoria mais completa, para a ?poca, do modelo do sistema helioc?ntrico (Figura 2). O Sol nesse modelo est? localizado no centro do Universo conhecido na ?poca e os planetas orbitam em torno dele. Um modo mais simples de poder prever, o movimento retr?grado dos planetas exteriores e as fases de V?nus.  

Modelo Helioc??ntrico

Figura 2 - Modelo Helioc?ntrico de Cop?rnico.

Fonte: Dom?nio p?blico 

Abaixo um texto para reflex?o:

?Sistema Geoc?ntrico... A Terra como centro do Universo... Modelo que perdurou por mais de 1.500 anos!!! Somente um modelo. Desenvolvido por seres humanos em busca de compreender a Natureza. Testado at? a exaust?o. Assumia formas complexas para simular o movimento dos astros. Um forte paradigma da ci?ncia. As dificuldades apresentadas pelo modelo do sistema geoc?ntrico levam ao surgimento de questionamentos. ? o melhor modelo?! H? outra representa??o poss?vel para o movimento dos astros?! D?vidas... Perguntas inquietantes... Paradoxos... Nesse cen?rio... Enfrentando grandes resist?ncias... Surgem Cop?rnico, Galileu Galilei... Um novo modelo... O Sistema Helioc?ntrico... O Sol no centro... A Terra perde a sua posi??o de destaque... Uma mudan?a de paradigma... Substituindo um modelo milenar...?

Fonte: livro  ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007 

Propomos ao professor que nesse momento apresente um desafio para os estudantes. Incentive que sejam formados dois grupos, um deles dever? defender o modelo do sistema geoc?ntrico e o outro o modelo do sistema helioc?ntrico. A seguir alguns links com informa??es sobre os modelos:

http://www.brasilescola.com/geografia/geocentrismo-heliocentrismo.htm

http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula5-122.pdf

http://astro.if.ufrgs.br/p1/p1.htm

http://www.das.inpe.br/ciaa/cd/HTML/sistema_solar/3_2.htm

Sugerimos que os estudantes sejam motivados a desenvolver apresenta??es multim?dias para serem utilizadas no debate. Essas apresenta??es devem conter imagens e/ou anima??es que ilustrem a defesa que os mesmos fazem dos modelos. A utiliza??o de slides multim?dia (como por exemplo os produzidos no software power-point) ? importante por ser uma forma de poder ilustrar a descri??o dos modelos. Dessa forma todos poder?o ter uma melhor ideia de como eram imaginadas as ?rbitas dos planetas e da Lua em ambos os modelos e servir? como base para a defesa desses modelos. A sala de aula ou audit?rio dever? contar com um projetor multim?dia. Os estudantes podem incluir v?deos disponibilizados na internet como mais um recurso multim?dia para auxiliar a sua defesa.

2o Momento

Como foi apresentado anteriormente a previs?o correta das fases dos planetas V?nus e Merc?rio foi um dos argumentos utilizados na defesa da utiliza??o do modelo do sistema helioc?ntrico em substitui??o ao modelo  do sistema geoc?ntrico. V?nus surge no c?u como o objeto mais brilhante ap?s o Sol e a Lua. Praticamente todas as civiliza??es, pela facilidade em reconhec?-lo no C?u, o consideraram em suas mitologias. Abaixo apresentamos informa??es sobre V?nus:

"Estrela D?alva. Estrela Vespertina. Estrela Matutina. Em um texto da biblioteca de Ashurbanipal, datado como sendo de 1600 A.C., h? o registro de uma observa??o sistem?tica desse astro pelos Babil?nios. Nesse per?odo, de acordo com algumas fontes, eles chamavam essa estrela de Nindaranna.  Tlahuizcalpantecuhtli para os Astecas. Chak ek, a grande estrela, para os Maias, que acompanhavam seu movimento com bastante aten??o. Afrodite na mitologia grega. V?nus para os romanos. Deusa do amor e da beleza. Joia do espa?o. Luz intensa no c?u. Ponto luminoso mais brilhante no firmamento, depois do Sol e da Lua. No passado, sem luzes artificiais, V?nus provavelmente apresentava um destaque maior do que o que percebemos hoje em dia. Quando nos afastamos dos grandes centros urbanos, ? poss?vel ter uma ideia de como era a sua visualiza??o na antiguidade. No in?cio, imaginava-se serem dois pontos luminosos distintos. Surgia ao amanhecer ou ao entardecer. N?o eram vis?veis de forma simult?nea. Aos poucos foi poss?vel perceber que se tratava do mesmo astro. Astro errante. Planeta.

V?nus foi observado com aux?lio de um telesc?pio pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610. Percebeu que o planeta aparecia em fases, como a nossa Lua (Figura 3). Observa??o que o auxiliou em sua defesa da teoria helioc?ntrica de Cop?rnico. Um fato interessante era que, mesmo sendo observado com uma luneta com a mesma amplia??o, o di?metro aparente do planeta mudava com o tempo. Nas suas fases, quanto mais fina era a parte iluminada, maior era o tamanho aparente do planeta. Quanto maior era a parte iluminada, menor era o tamanho aparente do planeta. Essa observa??o o auxiliou em sua defesa da teoria helioc?ntrica de Cop?rnico. Quando se considera que V?nus est? em uma ?rbita interior, entre a Terra e o Sol, fica f?cil imaginar porque vemos o planeta em fases. Quanto mais pr?ximo da Terra se encontra V?nus, menor a parte iluminada do planeta vis?vel a partir da Terra e por estar mais pr?ximo o vemos com um di?metro maior. Quanto mais distante o planeta se encontra da Terra, maior a parte iluminada do planeta vis?vel por n?s e por estar mais distante o vemos com um di?metro menor. O mesmo ocorre com o planeta Merc?rio. "

Fonte: livro  ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007 

Fases da Lua

Figura 3 - Fases da Lua. Ilustra??o feita por Galileu Galilei

Fonte: Museum of Science, Florence

Dados sobre o planeta V?nus (Tabela 1)

Dist?ncia M?dia do Sol

108.208.930 km? 0,72 U.A.

Af?lio

108,942,000 km

Peri?lio

107,476,000 km

Di?metro Equatorial

12.103,6 km

Per?odo de Transla??o

224,7 dias terrestres

Per?odo de Rota??o

243,02 dias terrestres

(movimento retr?grado,

em sentido inverso ao da Terra)

Dura??o do Dia

116,75 dias terrestres

Densidade M?dia (g/cm3)

5,24

Inclina??o do eixo de rota??o em rela??o ? dire??o perpendicular ao plano da ?rbita.

?

177,3 graus

Temperatura na superf?cie (0C)

462 (m?xima)

Luas

nenhuma

Fonte: livro  ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007 

Foi enviada uma grande quantidade de miss?es para explorar o planeta V?nus. De todas as miss?es enviadas ? V?nus somente as naves Venera desenvolvidas pela antiga Uni?o Sovi?tica conseguiram pousar com sucesso. As ?nicas imagens de V?nus obtidas a partir de uma nave pousada em sua superf?cie forma obridas e enviadas para o planeta Terra pelas naves Venera 9, 13 e 14. 

Naves enviadas para Explorar o Planeta V?nus (Tabela 2)

Miss?o (1960?1969)

Lan?amento

Chegada

Fim da Miss?o

Objetivo

Resultado

Soviet space programme Tyazhely Sputnik

4 de fevereiro de 1961

?

26 de fevereiro de  1961

Sobrevoo

O lan?amento falhou

Soviet space programme Venera 1

12 de fevereiro de 1961

?

26 de fevereiro de 1961

Sobrevoo

Falha

National Aeronautics and Space Administration, USA Mariner 1

22 de Julho de 1962

?

22 de Julho de 1962

Sobrevoo

O lan?amento falhou

Soviet space programme Venera 2MV-1 No.1

25 de Agosto de 1962

?

28 de Agosto de 1962

Pouso

O lan?amento falhou

National Aeronautics and Space Administration, USA Mariner 2

27 de Agosto de 1962

14 de Dezembro de 1962

3 de Janeiro de 1963

Sobrevoo

Sucesso

Soviet space programme Venera 2MV-1 No.2

1? de Setembro de 1962

?

6 de Setembro de 1962

Pouso

O lan?amento falhou

Soviet space programme Venera 2MV-2 No.1

12 September 1962

?

14 de Setembro de 1962

Sobrevoo

O lan?amento falhou

Soviet space programme Kosmos 21

11 de Novembro de 1962

?

14 de Novembro de 1962

Sobrevoo

O lan?amento falhou

Soviet space programme Venera 3MV-1 No.2

19 de Fevereiro de 1964

? ?

Sobrevoo

O lan?amento falhou

Soviet space programme Kosmos 27

27 de Mar?o de 1964

? ?

Pouso

O lan?amento falhou

Soviet space programme Zond 1

2 de Abril de 1964

14 de Julho de 1964

14 de Maio de 1964

Pouso

Falha

Soviet space programme Venera 2

12 de Novembro de 1965

27 de Fevereiro de 1966

?

Pouso

Falha

Soviet space programme Venera 3

16 de Novembro de 1965

1? de Mar?o de1966

?

Pouso

Falha

Soviet space programme Kosmos 96

23 de Novembro de 1965

? ?

Sobrevoo

Falha

Soviet space programme Venera 4

12 de Junho de 1967

18 de Outubro de 1967

18 de Outubro de 1967

Pouso

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USA Mariner 5

14 de Junho de 1967

19 de Outubro de 1967

Novembro de 1967

Sobrevoo

Sucesso

Soviet space programme Kosmos 167

17 de Junho de 1967

? ?

Pouso

Falha

Soviet space programme Venera 5

5 de Janeiro de 1969

16 de Maio de1969

16 de Maio de 1969

Sonda Atmosf?rica

Sucesso

Soviet space programme Venera 6

10 de Janeiro de 1969

17 de Maio de 1969

17 de Maio de 1969

Sonda Atmosf?rica

Sucesso

Soviet space programme Venera 7

17 de Agosto de1970

15 de Dezembro de 1970

15 de Dezembro de 1970

Pouso

Sucesso (primeira a pousar com suceeso em outro planeta e enviar dados para a Terra)

Soviet space programme Kosmos 359

22 de Agosto de 1970

? ?

Pouso

Falha

Soviet space programme Venera 8

27 de Mar?o de 1972

22 de Julho de 1972

22 de Julho de 1972

Pouso

Sucesso

Soviet space programme Kosmos 482

31 de mar?o de 1972

? ?

Pouso

Falha

National Aeronautics and Space Administration, USA Mariner 10

3 November 1973

5 February 1974

24 de Mar?o de 1975

Sobrevoo

Sucesso

Soviet space programme Venera 9

8 de Junho de 1975

20 de Outubro de 1975

~25 de Dezembro de 1975?

?rbita

Sucesso

22 de Outubro de 1975

22 de Outubro de 1975

Pouso

Sucesso (envio das primeiras imagens da superf?cie do planeta)

Soviet space programme Venera 10

14 de junho de1975

23 de outubro de 1975

?

?rbita

Sucesso

25 de outubro de 1975

25 de Outubro de 1975

Pouso

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USA Pioneer Venus Orbiter

20 de Mar?o de 1978

4 de Dezembro de 1978

Agosto 1992

?rbita

Successo

National Aeronautics and Space Administration, USA Pioneer Venus Multiprobe

8 de Agosto de 1978

9 de Dezembro de 1978

9 de Dezembro de 1978

Sondas

Sucesso

Soviet space programme Venera 11

9 de Setembro de 1978

25 de Dezembro de 1978

Fevereiro de 1980

Sobrevoo

Sucesso

25 Dezembro de 1978

25 de Dezembro de 1978

Pouso

Sucesso parcial

Soviet space programme Venera 12

14 de setembro de 1978

19 de Dezembro de 1978

Abril de 1980

Sobrevoo

Sucesso

21 de Dezembro de 1978

21 de Dezembro de 1978

Pouso

Sucesso Parcial

Soviet space programme Venera 13

30 de Outubro de 1981

1? de Mar?o de 1982

?

Sobrevoo

Sucesso

1?  de Mar?o de 1982

1? de Mar?o de 1982

Pouso

Sucesso (primeira imagem colorida da superf?cie do planeta)

Soviet space programme Venera 14

4 de Novembro de 1981

? ?

Sobrevoo

Sucesso

5 de Mar?o de 1982

5 de Mar?o de 1982

Pouso

Sucesso

Soviet space programme Venera 15

2 de Junho de 1983

10 de Outubro de 1983

~Julho de 1984

?rbita

Sucesso

Soviet space programme Venera 16

7  de Junho de 1983

11 de Outubro de 1983

~Julho de 1984

?rbita

Sucesso

Soviet space programme Vega 1

15 de Dezembro de 1984

11 de Junho de 1985

30 de Janeiro de 1987

Sobrevoo

Sucesso

11 de Junho de 1985

Pouso

Falha

13 de Junho de 1985

Bal?o

Sucesso

Soviet space programme Vega 2

20 de Dezembro de 1984

15 de Junho de 1985

24 de Mar?o de 1987

Sobrevoo

Sucesso

15 de Junho de 1985

Pouso

Sucesso

17 de Junho de 1985

Bal?o

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USA Magellan

4 de Maio de 1989

10 de Agosto de 1990

12 de Outubro de 1994

?rbita

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USA Galileo

18 de Outubro de 1989

10 de Fevereiro de 1990

21 de Setembro 2003

Sobrevoo

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USA Cassini

1o de Junho de 2004

26 de Abril de 1998 e 24 de Junho de 1999

ativa

2 Sobrevoos

Sucesso

National Aeronautics and Space Administration, USAMESSENGER

31 de Agosto de 2004

24 de Outubro de 2006 e 5 de Junho de 2007

ativa

2 Sobrevoos

Sucesso

European Space Agency Venus Express

9 de Novembro de 2005

11 de Abril de 2006

ativa

?rbita

Sucesso

Japan Aerospace Exploration Agency Akatsuki

20 de Maio 2010

?

ativa

?rbita

Falha (primeira tentativa em 2012 falhou, nova tentativa em 2016)

Tabela 2 - Rela??o das naves enviadas para explorar o Planeta V?nus

Fonte: Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Observations_and_explorations_of_Venus

Abaixo algumas das imagens obtidas pelas sondas Sovi?ticas Venera:

Superf??cie de V??nus

Figura 4 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 9

Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm

Superf??cie de V??nus 2

Figura 5 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 13

Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm

Superf??cie de V??nus 3

Figura 6 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 13

Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm

A partir dos dados relativos ao planeta V?nus e sobre as naves enviadas para explorar o planeta sugerimos que seja proposto aos estudantes o desenvolvimento de um projeto para explorar aquele planeta. Esse projeto ser? composto dos seguintes elementos:

1 ? Uma nave espacial - Esse t?pico deve conter a descri??o da nave que ser? constru?da com detalhes sobre a sua forma, tamanho e sobre a sua estrutura interna (haver? tripula??o, espa?o destinado para suprimentos e equipamentos,... ).

2 - Informa??es sobre o tempo de viagem da Terra a V?nus - Esse t?pico deve conter detalhes sobre como ser? realizada a viagem. A nave se aproximar? da Lua e a orbitar? antes de seguir em dire??o a V?nus? A nave retornar??

3 ? Informa??es sobre o tempo de explora??o do planeta - Esse t?pico dever? conter uma descri??o em detalhes dos procedimentos que ser?o adotados para a explora??o do planeta. A nave pousar? em sua superf?cie? Obter? imagens e analisar? amostras do solo? Analisar? a sua atmosfera?

4 ? Di?rio de bordo: os estudantes dever?o criar um blog para ser o di?rio de voo da nave que elaboraram para explorar o planeta V?nus. Nesse blog eles devem postar uma simula??o de como seria de modo conciso o cotidiano dessa nave durante toda a miss?o. Os estudantes tamb?m devem comparar os dados relativos ao planeta V?nus com os dados relativos ao planeta Terra e com essas informa??es usarem a criatividade para imaginar como seria uma forma de vida que pudesse sobreviver no planeta V?nus. 

Refer?ncias sobre o Planeta V?nus:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_(planeta)

http://astro.if.ufrgs.br/solar/venus.htm

http://noveplanetas.astronomia.web.st/venus.html

- http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/venus.htm

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/arquivo/Nuno%20Crato/1998/19980117%20As%20fases%20de%20V.pdf

3o Momento

V?nus possui um ciclo relativo a sua apari??o como estrela vespertina em um per?odo e como estrela matutina em outro per?odo. V?rias civiliza??es conheciam esse ciclo e o utilizavam como refer?ncia para contagem do tempo. Abaixo disponibilizamos um texto sobre o ciclo de V?nus e a civiliza??o Maia:

"Os Maias... Grandes astr?nomos do passado... Conheciam com precis?o o ciclo de V?nus, astro que eles chamavam de Chak Ek'. H? seis p?ginas sobre o ciclo no C?dice de Dresden, um dos raros livros Maias que n?o foram destru?dos pelos espanh?is. O planeta V?nus ? o ponto luminoso mais brilhante no C?u depois do Sol e da Lua. Sempre despertou muita aten??o. Por ser um planeta localizado entre a Terra e o Sol ele somente pode ser observado ou poucas horas antes do amanhecer ou poucas horas ap?s o p?r-do-Sol. Nunca ambos ao mesmo tempo, ou surge como estrela matutina ou como estrela vespertina. Os Maias sabiam disso. Perceberam tamb?m que V?nus surge como estrela matutina, na madrugada antes do nascer do Sol, durante aproximadamente 263 dias, depois permanece aproximadamente 50 dias sem ser observado, retorna por aproximadamente 263 dias como estrela vespertina e depois desaparece por 8 dias, voltando novamente como estrela matutina e fechando o ciclo. Chamamos esse ciclo de per?odo sin?dico. O per?odo sin?dico ? o per?odo orbital de um astro quando observado a partir da Terra, ou seja ? o per?odo para o retorno do astro a mesma posi??o aparente no c?u. Um fato interessante ? que o per?odo de 263 dias ? aproximadamente o per?odo de gesta??o das gentes. Por isso algumas vezes, e em algumas civiliza??es, o per?odo que V?nus est? vis?vel no C?u ? associado ao per?odo de gravidez. Entre dois surgimentos como estrela matutina temos um per?odo aproximado de 584 dias, para ser mais preciso s?o 583,924 dias. Os Maias perceberam tamb?m que ap?s cinco ciclos de V?nus, que s?o 2920 dias (5 x 584dias = 2920 dias), temos oito anos terrestres (8 x 365 dias = 2920 dias). O planeta V?nus come?a a surgir como estrela matutina no mesmo dia (com diferen?a de aproximadamente dois dias quando consideramos os anos bissextos). Devido ao fato de que os Maias usavam um sistema de contagem de base 20, o mais pr?ximo para eles do nosso s?culo correspondia a 104 anos. Nesse per?odo temos 65 ciclos completos de V?nus e h? 13 per?odos de 2920 dias. V?nus repete 13 vezes a sua posi??o no C?u quando surge como estrela matutina. Era o que eles chamavam de grande ciclo. O n?mero 13 refere-se ?s grandes articula??es do corpo humano que eram os locais de entrada das doen?as: o pesco?o, os dois ombros, os dois cotovelos, os dois pulsos, os quadris (dois), os dois joelhos e os dois tornozelos. O n?mero 13 tamb?m representava os n?veis do para?so de onde os senhores sagrados governavam a Terra. Por isso, ao fim desse grande ciclo, existia a possibilidade de grandes trag?dias. O aparecimento de um astro no horizonte antes do nascer do Sol ? chamado de nascer hel?aco. O nascer hel?aco de V?nus e das Pl?iades tinham grande valor para os Maias e tamb?m para in?meras civiliza??es. Para os Maias o nascer hel?aco das Pl?iades representava o in?cio do ano e o nascer hel?aco de V?nus estava associado a conflitos, momento para guerras. Alcione, a estrela central do aglomerado aberto das Pl?iades, era considerada pelos Maias o local de sua origem. Morada de seus antepassados. Os Maias conheciam com precis?o os per?odos sin?dicos dos planetas Merc?rio, Marte, J?piter e Saturno. Com a utiliza??o de dois ciclos para Marte conseguiam acompanhar o seu movimento retr?grado. (Os planetas exteriores, localizados depois da ?rbita da Terra, durante um curto tempo do seu per?odo sin?dico invertem o seu movimento aparente em rela??o ?s constela??es, chama-se a esse fato de movimento retr?grado) Os ciclos lunares eram bem conhecidos. Os Maias faziam previs?es dos eclipses solares e lunares. Conseguiam identificar o momento, das fases da Lua e dos eclipses, no passado e no futuro. A constela??o de ?rion tamb?m tinha papel de destaque em sua mitologia. A Via-L?ctea, chamada de Wakah Chan,era considerada a ?rvore do Mundo. As nuvens de estrelas que formam a Via-L?ctea eram a ?rvore da vida, local de onde surgiram todas as formas de vida. H? muito mais dados relativos ao conhecimento dos Maias sobre o Universo e seus mist?rios. O que mostra claramente que eram excelentes astr?nomos!!!"

autor: Marcelo de Oliveira Souza - artigo publicado no jornal O Di?rio no dia 3 de dezembro de 2012.

Fonte: Jornal O Di?rio

Abaixo disponibilizamos links de uma edi??o especial do programa "Um Passeio pelo C?u" com dados sobre os calend?rios Maias e o Ciclo de V?nus:

Programa Um Passeio pelo C??u -1

Figura 7 - Tela capturada da primeira parte do programa "Um Passeio pelo C?u"

Para acessar a primeira parte do programa "Um Passeio pelo C?u" sobre os calend?rios Maias e o ciclo de V?nus utilize o link: http://www.youtube.com/watch?v=hwpS-bUNLaU

Programa Um Passeio pelo C??u - 2

Figura 8 - Tela capturada da segunda parte do programa "Um Passeio pelo C?u"

Para acessar a segunda parte do programa "Um Passeio pelo C?u" sobre os calend?rios Maias e o ciclo de V?nus utilize o link: http://www.youtube.com/watch?v=aXvw4RNAcas

Em meados de Junho de 2012 o planeta V?nus come?ou a ser observado ap?s o anoitecer. Permaneceu como estrela vespertina at? Mar?o de 2013. N?o estar? vis?vel at? Maio de 2013, quando retornar? como estrela matutina e permanecer? vis?vel na madrugada antes do amanhecer at? Janeiro de 2014. 

Sugerimos que seja proposto aos estudantes a elabora??o de material multim?dia com uma simula??o, das fases e do ciclo do planeta V?nus. Para entendimento do ciclo do planeta V?nus, recomendamos a utiliza??o, como refer?ncia, do texto anterior sobre o ciclo de V?nus e a civiliza??o Maia e do arquivo de v?deo do programa "Um Passeio pelo C?u" tamb?m sobre o mesmo tema. Os estudantes podem construir um modelo do sistema Solar para demonstrar as fases de V?nus e o utilizar como refer?ncia para demonstrar como ? determinado o ciclo de V?nus. Outra atividade que deve ser proposta aos estudantes ? a realiza??o de uma pesquisa sobre as civiliza??es, al?m dos Maias, que tinham conhecimento do ciclo do planeta V?nus. Ser? tamb?m um excelente momento para que sejam organizadas atividades de observa??o do planeta V?nus, se a aula ocorrer nos per?odos em que o planeta est? vis?vel. 

Refer?ncias sobre o ciclo de V?nus:

http://www.alabe.com/vecycle-1.pdf (em ingl?s)

http://www.nakedeyeplanets.com/venus-conjunctions.htm (em ingl?s)

Recursos Complementares

Avaliação

Propomos duas avalia??es:

- Produ??o de material multim?dia (v?deo, anima??es, p?ginas de web ou apresenta??es em formato Power-point) com a opini?o justificada dos estudantes em rela??o ao tema abordado: o planeta V?nus

- Avalia??o oral sobre os seguintes temas:

   - Os resultados obtidos at? o momento em rela??o a explora??o do planeta V?nus.

   - O ciclo de V?nus e a contagem do tempo.