Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | F?sica | Mec?nica e funcionamento do universo |
Ensino M?dio | F?sica | Universo, terra e vida |
- Entender as fases de V?nus.
- Compreender os ciclos de V?nus.
- Entender o modelo Helioc?ntrico.
?
- No??es b?sicas de Astronomia: Sistema Solar, modelo Helioc?ntrico.
- No??es b?sicas de Din?mica: Leis de Newton
Sugerimos que a aula seja apresentada em um laborat?rio de inform?tica ou em um espa?o (sala de aula ou audit?rio) que disponibilize para o professor o acesso a um computador, com sistema de som, e a um projetor multim?dia. Propomos que a aula seja apresentada em tr?s momentos como apresentado a seguir:
1o Momento
Apresenta??o, dos modelos helioc?ntrico e geoc?ntrico e de dados relativos ao Planeta V?nus.
O grego Claudius Ptolomeu no s?culo 2 d.c. em seu o Almagesto publicou a vers?o mais elaborada do modelo geoc?ntrico. Nesse modelo a Terra ? o centro do Universo. O Sol, a Lua e os cinco planetas conhecidos na ?poca giram em torno da Terra. Para poder fazer previs?es da posi??o dos planetas em rela??o as constela??es foi necess?rio introduzir o sistema de epiciclos. No modelo divulgado por Ptolomeu as ?rbitas eram circulares e de modo a que as previs?es correspondessem as observa??es foi necess?rio elaborar um complexo modelo que se utilizava de mais de um c?rculo (Figura 1).
Figura 1 - Representa??o do Modelo Geoc?ntrico.
Fonte: http://educar.sc.usp.br/fisica/movgrav.html
Apesar de todo o esfor?o para refinar o modelo do sistema geoc?ntrico era muito complexa a an?lise do movimento retr?grado dos planetas exteriores (Marte, J?piter e Saturno). O modelo n?o previa que os planetas V?nus e Merc?rio tinham as fases do modo como s?o vistas com a utiliza??o de instrumentos de observa??o. Havia dificuldades com a utiliza??o do modelo geoc?ntrico.
No s?culo XVI o polon?s Nicolau Cop?rnico publicou em seu livro ?De revolutionibus orbium coelestium? ("Da revolu??o de esferas celestes") a teoria mais completa, para a ?poca, do modelo do sistema helioc?ntrico (Figura 2). O Sol nesse modelo est? localizado no centro do Universo conhecido na ?poca e os planetas orbitam em torno dele. Um modo mais simples de poder prever, o movimento retr?grado dos planetas exteriores e as fases de V?nus.
Figura 2 - Modelo Helioc?ntrico de Cop?rnico.
Fonte: Dom?nio p?blico
Abaixo um texto para reflex?o:
?Sistema Geoc?ntrico... A Terra como centro do Universo... Modelo que perdurou por mais de 1.500 anos!!! Somente um modelo. Desenvolvido por seres humanos em busca de compreender a Natureza. Testado at? a exaust?o. Assumia formas complexas para simular o movimento dos astros. Um forte paradigma da ci?ncia. As dificuldades apresentadas pelo modelo do sistema geoc?ntrico levam ao surgimento de questionamentos. ? o melhor modelo?! H? outra representa??o poss?vel para o movimento dos astros?! D?vidas... Perguntas inquietantes... Paradoxos... Nesse cen?rio... Enfrentando grandes resist?ncias... Surgem Cop?rnico, Galileu Galilei... Um novo modelo... O Sistema Helioc?ntrico... O Sol no centro... A Terra perde a sua posi??o de destaque... Uma mudan?a de paradigma... Substituindo um modelo milenar...?
Fonte: livro ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007
Propomos ao professor que nesse momento apresente um desafio para os estudantes. Incentive que sejam formados dois grupos, um deles dever? defender o modelo do sistema geoc?ntrico e o outro o modelo do sistema helioc?ntrico. A seguir alguns links com informa??es sobre os modelos:
http://www.brasilescola.com/geografia/geocentrismo-heliocentrismo.htm
http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula5-122.pdf
http://astro.if.ufrgs.br/p1/p1.htm
http://www.das.inpe.br/ciaa/cd/HTML/sistema_solar/3_2.htm
Sugerimos que os estudantes sejam motivados a desenvolver apresenta??es multim?dias para serem utilizadas no debate. Essas apresenta??es devem conter imagens e/ou anima??es que ilustrem a defesa que os mesmos fazem dos modelos. A utiliza??o de slides multim?dia (como por exemplo os produzidos no software power-point) ? importante por ser uma forma de poder ilustrar a descri??o dos modelos. Dessa forma todos poder?o ter uma melhor ideia de como eram imaginadas as ?rbitas dos planetas e da Lua em ambos os modelos e servir? como base para a defesa desses modelos. A sala de aula ou audit?rio dever? contar com um projetor multim?dia. Os estudantes podem incluir v?deos disponibilizados na internet como mais um recurso multim?dia para auxiliar a sua defesa.
2o Momento
Como foi apresentado anteriormente a previs?o correta das fases dos planetas V?nus e Merc?rio foi um dos argumentos utilizados na defesa da utiliza??o do modelo do sistema helioc?ntrico em substitui??o ao modelo do sistema geoc?ntrico. V?nus surge no c?u como o objeto mais brilhante ap?s o Sol e a Lua. Praticamente todas as civiliza??es, pela facilidade em reconhec?-lo no C?u, o consideraram em suas mitologias. Abaixo apresentamos informa??es sobre V?nus:
"Estrela D?alva. Estrela Vespertina. Estrela Matutina. Em um texto da biblioteca de Ashurbanipal, datado como sendo de 1600 A.C., h? o registro de uma observa??o sistem?tica desse astro pelos Babil?nios. Nesse per?odo, de acordo com algumas fontes, eles chamavam essa estrela de Nindaranna. Tlahuizcalpantecuhtli para os Astecas. Chak ek, a grande estrela, para os Maias, que acompanhavam seu movimento com bastante aten??o. Afrodite na mitologia grega. V?nus para os romanos. Deusa do amor e da beleza. Joia do espa?o. Luz intensa no c?u. Ponto luminoso mais brilhante no firmamento, depois do Sol e da Lua. No passado, sem luzes artificiais, V?nus provavelmente apresentava um destaque maior do que o que percebemos hoje em dia. Quando nos afastamos dos grandes centros urbanos, ? poss?vel ter uma ideia de como era a sua visualiza??o na antiguidade. No in?cio, imaginava-se serem dois pontos luminosos distintos. Surgia ao amanhecer ou ao entardecer. N?o eram vis?veis de forma simult?nea. Aos poucos foi poss?vel perceber que se tratava do mesmo astro. Astro errante. Planeta.
V?nus foi observado com aux?lio de um telesc?pio pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610. Percebeu que o planeta aparecia em fases, como a nossa Lua (Figura 3). Observa??o que o auxiliou em sua defesa da teoria helioc?ntrica de Cop?rnico. Um fato interessante era que, mesmo sendo observado com uma luneta com a mesma amplia??o, o di?metro aparente do planeta mudava com o tempo. Nas suas fases, quanto mais fina era a parte iluminada, maior era o tamanho aparente do planeta. Quanto maior era a parte iluminada, menor era o tamanho aparente do planeta. Essa observa??o o auxiliou em sua defesa da teoria helioc?ntrica de Cop?rnico. Quando se considera que V?nus est? em uma ?rbita interior, entre a Terra e o Sol, fica f?cil imaginar porque vemos o planeta em fases. Quanto mais pr?ximo da Terra se encontra V?nus, menor a parte iluminada do planeta vis?vel a partir da Terra e por estar mais pr?ximo o vemos com um di?metro maior. Quanto mais distante o planeta se encontra da Terra, maior a parte iluminada do planeta vis?vel por n?s e por estar mais distante o vemos com um di?metro menor. O mesmo ocorre com o planeta Merc?rio. "
Fonte: livro ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007
Figura 3 - Fases da Lua. Ilustra??o feita por Galileu Galilei
Fonte: Museum of Science, Florence
Dados sobre o planeta V?nus (Tabela 1)
Dist?ncia M?dia do Sol |
108.208.930 km? 0,72 U.A. |
Af?lio |
108,942,000 km |
Peri?lio |
107,476,000 km |
Di?metro Equatorial |
12.103,6 km |
Per?odo de Transla??o |
224,7 dias terrestres |
Per?odo de Rota??o |
243,02 dias terrestres (movimento retr?grado, em sentido inverso ao da Terra) |
Dura??o do Dia |
116,75 dias terrestres |
Densidade M?dia (g/cm3) |
5,24 |
Inclina??o do eixo de rota??o em rela??o ? dire??o perpendicular ao plano da ?rbita. |
? 177,3 graus |
Temperatura na superf?cie (0C) |
462 (m?xima) |
Luas |
nenhuma |
Fonte: livro ?Um Passeio pelo C?u? ? Marcelo de Oliveira Souza - editora Muyraquit? - 2007
Foi enviada uma grande quantidade de miss?es para explorar o planeta V?nus. De todas as miss?es enviadas ? V?nus somente as naves Venera desenvolvidas pela antiga Uni?o Sovi?tica conseguiram pousar com sucesso. As ?nicas imagens de V?nus obtidas a partir de uma nave pousada em sua superf?cie forma obridas e enviadas para o planeta Terra pelas naves Venera 9, 13 e 14.
Naves enviadas para Explorar o Planeta V?nus (Tabela 2)
Miss?o (1960?1969) |
Lan?amento |
Chegada |
Fim da Miss?o |
Objetivo |
Resultado |
4 de fevereiro de 1961 |
? |
26 de fevereiro de 1961 |
Sobrevoo |
O lan?amento falhou |
|
12 de fevereiro de 1961 |
? |
26 de fevereiro de 1961 |
Sobrevoo |
Falha |
|
22 de Julho de 1962 |
? |
22 de Julho de 1962 |
Sobrevoo |
O lan?amento falhou |
|
25 de Agosto de 1962 |
? |
28 de Agosto de 1962 |
Pouso |
O lan?amento falhou |
|
27 de Agosto de 1962 |
14 de Dezembro de 1962 |
3 de Janeiro de 1963 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
1? de Setembro de 1962 |
? |
6 de Setembro de 1962 |
Pouso |
O lan?amento falhou |
|
12 September 1962 |
? |
14 de Setembro de 1962 |
Sobrevoo |
O lan?amento falhou |
|
11 de Novembro de 1962 |
? |
14 de Novembro de 1962 |
Sobrevoo |
O lan?amento falhou |
|
19 de Fevereiro de 1964 |
? | ? |
Sobrevoo |
O lan?amento falhou |
|
27 de Mar?o de 1964 |
? | ? |
Pouso |
O lan?amento falhou |
|
2 de Abril de 1964 |
14 de Julho de 1964 |
14 de Maio de 1964 |
Pouso |
Falha |
|
12 de Novembro de 1965 |
27 de Fevereiro de 1966 |
? |
Pouso |
Falha |
|
16 de Novembro de 1965 |
1? de Mar?o de1966 |
? |
Pouso |
Falha |
|
23 de Novembro de 1965 |
? | ? |
Sobrevoo |
Falha |
|
12 de Junho de 1967 |
18 de Outubro de 1967 |
18 de Outubro de 1967 |
Pouso |
Sucesso |
|
14 de Junho de 1967 |
19 de Outubro de 1967 |
Novembro de 1967 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
17 de Junho de 1967 |
? | ? |
Pouso |
Falha |
|
5 de Janeiro de 1969 |
16 de Maio de1969 |
16 de Maio de 1969 |
Sonda Atmosf?rica |
Sucesso |
|
10 de Janeiro de 1969 |
17 de Maio de 1969 |
17 de Maio de 1969 |
Sonda Atmosf?rica |
Sucesso |
|
17 de Agosto de1970 |
15 de Dezembro de 1970 |
15 de Dezembro de 1970 |
Pouso |
Sucesso (primeira a pousar com suceeso em outro planeta e enviar dados para a Terra) |
|
22 de Agosto de 1970 |
? | ? |
Pouso |
Falha |
|
27 de Mar?o de 1972 |
22 de Julho de 1972 |
22 de Julho de 1972 |
Pouso |
Sucesso |
|
31 de mar?o de 1972 |
? | ? |
Pouso |
Falha |
|
3 November 1973 |
5 February 1974 |
24 de Mar?o de 1975 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
8 de Junho de 1975 |
20 de Outubro de 1975 |
~25 de Dezembro de 1975? |
?rbita |
Sucesso |
|
22 de Outubro de 1975 |
22 de Outubro de 1975 |
Pouso |
Sucesso (envio das primeiras imagens da superf?cie do planeta) |
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14 de junho de1975 |
23 de outubro de 1975 |
? |
?rbita |
Sucesso |
|
25 de outubro de 1975 |
25 de Outubro de 1975 |
Pouso |
Sucesso |
||
20 de Mar?o de 1978 |
4 de Dezembro de 1978 |
Agosto 1992 |
?rbita |
Successo |
|
8 de Agosto de 1978 |
9 de Dezembro de 1978 |
9 de Dezembro de 1978 |
Sondas |
Sucesso |
|
9 de Setembro de 1978 |
25 de Dezembro de 1978 |
Fevereiro de 1980 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
25 Dezembro de 1978 |
25 de Dezembro de 1978 |
Pouso |
Sucesso parcial |
||
14 de setembro de 1978 |
19 de Dezembro de 1978 |
Abril de 1980 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
21 de Dezembro de 1978 |
21 de Dezembro de 1978 |
Pouso |
Sucesso Parcial |
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30 de Outubro de 1981 |
1? de Mar?o de 1982 |
? |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
1? de Mar?o de 1982 |
1? de Mar?o de 1982 |
Pouso |
Sucesso (primeira imagem colorida da superf?cie do planeta) |
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4 de Novembro de 1981 |
? | ? |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
5 de Mar?o de 1982 |
5 de Mar?o de 1982 |
Pouso |
Sucesso |
||
2 de Junho de 1983 |
10 de Outubro de 1983 |
~Julho de 1984 |
?rbita |
Sucesso |
|
7 de Junho de 1983 |
11 de Outubro de 1983 |
~Julho de 1984 |
?rbita |
Sucesso |
|
15 de Dezembro de 1984 |
11 de Junho de 1985 |
30 de Janeiro de 1987 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
11 de Junho de 1985 |
Pouso |
Falha |
|||
13 de Junho de 1985 |
Bal?o |
Sucesso |
|||
20 de Dezembro de 1984 |
15 de Junho de 1985 |
24 de Mar?o de 1987 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
15 de Junho de 1985 |
Pouso |
Sucesso |
|||
17 de Junho de 1985 |
Bal?o |
Sucesso |
|||
4 de Maio de 1989 |
10 de Agosto de 1990 |
12 de Outubro de 1994 |
?rbita |
Sucesso |
|
18 de Outubro de 1989 |
10 de Fevereiro de 1990 |
21 de Setembro 2003 |
Sobrevoo |
Sucesso |
|
1o de Junho de 2004 |
26 de Abril de 1998 e 24 de Junho de 1999 |
ativa |
2 Sobrevoos |
Sucesso |
|
31 de Agosto de 2004 |
24 de Outubro de 2006 e 5 de Junho de 2007 |
ativa |
2 Sobrevoos |
Sucesso |
|
9 de Novembro de 2005 |
11 de Abril de 2006 |
ativa |
?rbita |
Sucesso |
|
20 de Maio 2010 |
? |
ativa |
?rbita |
Falha (primeira tentativa em 2012 falhou, nova tentativa em 2016) |
Tabela 2 - Rela??o das naves enviadas para explorar o Planeta V?nus
Fonte: Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Observations_and_explorations_of_Venus
Abaixo algumas das imagens obtidas pelas sondas Sovi?ticas Venera:
Figura 4 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 9
Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm
Figura 5 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 13
Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm
Figura 6 - Imagem da Superf?cie de V?nus obtida pela sonda Sovi?tica Venera 13
Fonte: http://www.mentallandscape.com/v_digitalimages.htm
A partir dos dados relativos ao planeta V?nus e sobre as naves enviadas para explorar o planeta sugerimos que seja proposto aos estudantes o desenvolvimento de um projeto para explorar aquele planeta. Esse projeto ser? composto dos seguintes elementos:
1 ? Uma nave espacial - Esse t?pico deve conter a descri??o da nave que ser? constru?da com detalhes sobre a sua forma, tamanho e sobre a sua estrutura interna (haver? tripula??o, espa?o destinado para suprimentos e equipamentos,... ).
2 - Informa??es sobre o tempo de viagem da Terra a V?nus - Esse t?pico deve conter detalhes sobre como ser? realizada a viagem. A nave se aproximar? da Lua e a orbitar? antes de seguir em dire??o a V?nus? A nave retornar??
3 ? Informa??es sobre o tempo de explora??o do planeta - Esse t?pico dever? conter uma descri??o em detalhes dos procedimentos que ser?o adotados para a explora??o do planeta. A nave pousar? em sua superf?cie? Obter? imagens e analisar? amostras do solo? Analisar? a sua atmosfera?
4 ? Di?rio de bordo: os estudantes dever?o criar um blog para ser o di?rio de voo da nave que elaboraram para explorar o planeta V?nus. Nesse blog eles devem postar uma simula??o de como seria de modo conciso o cotidiano dessa nave durante toda a miss?o. Os estudantes tamb?m devem comparar os dados relativos ao planeta V?nus com os dados relativos ao planeta Terra e com essas informa??es usarem a criatividade para imaginar como seria uma forma de vida que pudesse sobreviver no planeta V?nus.
Refer?ncias sobre o Planeta V?nus:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_(planeta)
- http://astro.if.ufrgs.br/solar/venus.htm
- http://noveplanetas.astronomia.web.st/venus.html
- http://www.ccvalg.pt/astronomia/sistema_solar/venus.htm
- http://nautilus.fis.uc.pt/cec/arquivo/Nuno%20Crato/1998/19980117%20As%20fases%20de%20V.pdf
3o Momento
V?nus possui um ciclo relativo a sua apari??o como estrela vespertina em um per?odo e como estrela matutina em outro per?odo. V?rias civiliza??es conheciam esse ciclo e o utilizavam como refer?ncia para contagem do tempo. Abaixo disponibilizamos um texto sobre o ciclo de V?nus e a civiliza??o Maia:
"Os Maias... Grandes astr?nomos do passado... Conheciam com precis?o o ciclo de V?nus, astro que eles chamavam de Chak Ek'. H? seis p?ginas sobre o ciclo no C?dice de Dresden, um dos raros livros Maias que n?o foram destru?dos pelos espanh?is. O planeta V?nus ? o ponto luminoso mais brilhante no C?u depois do Sol e da Lua. Sempre despertou muita aten??o. Por ser um planeta localizado entre a Terra e o Sol ele somente pode ser observado ou poucas horas antes do amanhecer ou poucas horas ap?s o p?r-do-Sol. Nunca ambos ao mesmo tempo, ou surge como estrela matutina ou como estrela vespertina. Os Maias sabiam disso. Perceberam tamb?m que V?nus surge como estrela matutina, na madrugada antes do nascer do Sol, durante aproximadamente 263 dias, depois permanece aproximadamente 50 dias sem ser observado, retorna por aproximadamente 263 dias como estrela vespertina e depois desaparece por 8 dias, voltando novamente como estrela matutina e fechando o ciclo. Chamamos esse ciclo de per?odo sin?dico. O per?odo sin?dico ? o per?odo orbital de um astro quando observado a partir da Terra, ou seja ? o per?odo para o retorno do astro a mesma posi??o aparente no c?u. Um fato interessante ? que o per?odo de 263 dias ? aproximadamente o per?odo de gesta??o das gentes. Por isso algumas vezes, e em algumas civiliza??es, o per?odo que V?nus est? vis?vel no C?u ? associado ao per?odo de gravidez. Entre dois surgimentos como estrela matutina temos um per?odo aproximado de 584 dias, para ser mais preciso s?o 583,924 dias. Os Maias perceberam tamb?m que ap?s cinco ciclos de V?nus, que s?o 2920 dias (5 x 584dias = 2920 dias), temos oito anos terrestres (8 x 365 dias = 2920 dias). O planeta V?nus come?a a surgir como estrela matutina no mesmo dia (com diferen?a de aproximadamente dois dias quando consideramos os anos bissextos). Devido ao fato de que os Maias usavam um sistema de contagem de base 20, o mais pr?ximo para eles do nosso s?culo correspondia a 104 anos. Nesse per?odo temos 65 ciclos completos de V?nus e h? 13 per?odos de 2920 dias. V?nus repete 13 vezes a sua posi??o no C?u quando surge como estrela matutina. Era o que eles chamavam de grande ciclo. O n?mero 13 refere-se ?s grandes articula??es do corpo humano que eram os locais de entrada das doen?as: o pesco?o, os dois ombros, os dois cotovelos, os dois pulsos, os quadris (dois), os dois joelhos e os dois tornozelos. O n?mero 13 tamb?m representava os n?veis do para?so de onde os senhores sagrados governavam a Terra. Por isso, ao fim desse grande ciclo, existia a possibilidade de grandes trag?dias. O aparecimento de um astro no horizonte antes do nascer do Sol ? chamado de nascer hel?aco. O nascer hel?aco de V?nus e das Pl?iades tinham grande valor para os Maias e tamb?m para in?meras civiliza??es. Para os Maias o nascer hel?aco das Pl?iades representava o in?cio do ano e o nascer hel?aco de V?nus estava associado a conflitos, momento para guerras. Alcione, a estrela central do aglomerado aberto das Pl?iades, era considerada pelos Maias o local de sua origem. Morada de seus antepassados. Os Maias conheciam com precis?o os per?odos sin?dicos dos planetas Merc?rio, Marte, J?piter e Saturno. Com a utiliza??o de dois ciclos para Marte conseguiam acompanhar o seu movimento retr?grado. (Os planetas exteriores, localizados depois da ?rbita da Terra, durante um curto tempo do seu per?odo sin?dico invertem o seu movimento aparente em rela??o ?s constela??es, chama-se a esse fato de movimento retr?grado) Os ciclos lunares eram bem conhecidos. Os Maias faziam previs?es dos eclipses solares e lunares. Conseguiam identificar o momento, das fases da Lua e dos eclipses, no passado e no futuro. A constela??o de ?rion tamb?m tinha papel de destaque em sua mitologia. A Via-L?ctea, chamada de Wakah Chan,era considerada a ?rvore do Mundo. As nuvens de estrelas que formam a Via-L?ctea eram a ?rvore da vida, local de onde surgiram todas as formas de vida. H? muito mais dados relativos ao conhecimento dos Maias sobre o Universo e seus mist?rios. O que mostra claramente que eram excelentes astr?nomos!!!"
autor: Marcelo de Oliveira Souza - artigo publicado no jornal O Di?rio no dia 3 de dezembro de 2012.
Fonte: Jornal O Di?rio
Abaixo disponibilizamos links de uma edi??o especial do programa "Um Passeio pelo C?u" com dados sobre os calend?rios Maias e o Ciclo de V?nus:
Figura 7 - Tela capturada da primeira parte do programa "Um Passeio pelo C?u"
Para acessar a primeira parte do programa "Um Passeio pelo C?u" sobre os calend?rios Maias e o ciclo de V?nus utilize o link: http://www.youtube.com/watch?v=hwpS-bUNLaU
Figura 8 - Tela capturada da segunda parte do programa "Um Passeio pelo C?u"
Para acessar a segunda parte do programa "Um Passeio pelo C?u" sobre os calend?rios Maias e o ciclo de V?nus utilize o link: http://www.youtube.com/watch?v=aXvw4RNAcas
Em meados de Junho de 2012 o planeta V?nus come?ou a ser observado ap?s o anoitecer. Permaneceu como estrela vespertina at? Mar?o de 2013. N?o estar? vis?vel at? Maio de 2013, quando retornar? como estrela matutina e permanecer? vis?vel na madrugada antes do amanhecer at? Janeiro de 2014.
Sugerimos que seja proposto aos estudantes a elabora??o de material multim?dia com uma simula??o, das fases e do ciclo do planeta V?nus. Para entendimento do ciclo do planeta V?nus, recomendamos a utiliza??o, como refer?ncia, do texto anterior sobre o ciclo de V?nus e a civiliza??o Maia e do arquivo de v?deo do programa "Um Passeio pelo C?u" tamb?m sobre o mesmo tema. Os estudantes podem construir um modelo do sistema Solar para demonstrar as fases de V?nus e o utilizar como refer?ncia para demonstrar como ? determinado o ciclo de V?nus. Outra atividade que deve ser proposta aos estudantes ? a realiza??o de uma pesquisa sobre as civiliza??es, al?m dos Maias, que tinham conhecimento do ciclo do planeta V?nus. Ser? tamb?m um excelente momento para que sejam organizadas atividades de observa??o do planeta V?nus, se a aula ocorrer nos per?odos em que o planeta est? vis?vel.
Refer?ncias sobre o ciclo de V?nus:
- http://www.alabe.com/vecycle-1.pdf (em ingl?s)
- http://www.nakedeyeplanets.com/venus-conjunctions.htm (em ingl?s)
Refer?ncias adicionais:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_de_V%C3%AAnus (fases de V?nus)
- http://www.ccvalg.pt/astronomia/historia/galileu_galilei.htm (Galileu Galilei)
- http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Venus_Express/Venus_Express_mission_facts (p?gina oficial da nave Venus Express - em ingl?s)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_V%C3%AAnera (naves Venera)
- http://galileo.rice.edu/sci/theories/copernican_system.html (sistema helioc?ntrico de Cop?rnico)
Propomos duas avalia??es:
- Produ??o de material multim?dia (v?deo, anima??es, p?ginas de web ou apresenta??es em formato Power-point) com a opini?o justificada dos estudantes em rela??o ao tema abordado: o planeta V?nus
- Avalia??o oral sobre os seguintes temas:
- Os resultados obtidos at? o momento em rela??o a explora??o do planeta V?nus.
- O ciclo de V?nus e a contagem do tempo.