Portal do Professor

Início do Conteúdo

Inglês e consciência ecológica

Autor e Co-autor(es)

Tania Maria Redel Petreceli imagem do usuário

SANTA MARIA - RS COL EST TANCREDO NEVES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Distinguir  estruturas comunicacionais e textuais.

Escolher pequenas ações individuais, como separar o lixo e economizar água.

Produzir pequenos textos em Inglês de forma criativa.

Duração das atividades

12 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conjugar verbos no imperativo afirmativo e/ou negativo. Os modais can e should, no  afirmativo e negativo.

Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog (upload de imagens, criar postagens).

Estratégias e recursos da aula

O que faremos?

Para a realização desta aula será necessário além das atividades da sala de aula, do uso do CDplayer, o uso do Laboratório de Informática. 

O produto final será a criação de slogans, textos e poesias incentivando a reflexão e a uma atitude responsável com o meio ambiente.

Os trabalhos serão publicados no blog da turma http://segundaozinhu.blogspot.com  previamente criado.
As etapas do trabalho serão registradas em câmera de celular de aluno e, posteriormente colocadas no blog.

Os alunos confeccionarão cartazes com o produto textual para expor no mural da escola.

Atividades:
Em 22 de abril é comemorado o Dia da Terra e no Dia 5 de junho O Dia Mundial do Meio Ambiente. Como os meios de comunicação publicam reportagens sobre o assunto, torna-se interessante levar o tema para a sala de aula, proporcionando momentos de debate com os alunos a respeito de ações ecologicamente corretas.

                                                             

(Imagem  acesso em 16/08/09)

(http://1.bp.blogspot.com/_TV8HLeKbNuM/Se9nuTNaA8I/AAAAAAAAAIA/0g23lSSHcZo/s320/earth-day.jpg)

1ª atividade - Apresentar o seguinte pensamento de Robert Ingersoll à turma, utilizando-o como um exemplo para o trabalho.
“In nature there are neither rewards, nor punishments.
There are consequences.”

O que o autor nos quer dizer?
Debater o significado do pensamento.

Neste momento  apresentar o projeto  à turma, trocar idéias, solicitar sugestões.


2ª atividade - Realizar o seguinte “teste” com os alunos, pedindo que respondam “yes or no” às perguntas:
How green are you?

( ) Do you separate the garbage?
( ) Do you go to school by bus or just walk?
( ) Do you save electric energy or gas at home?
( ) Do you turn off the TV when anyone is watching?
( ) Do you plant trees, flowers, vegetables?
( ) Do you turn off the lights when you are going out?

Resultado do teste: If you answer YES for all the questions...

Congratulations!!! You are very Green!

(Imagem http://magiagifs.110mb.com/smiles/comemorandopage.htm acesso em 18/08/09)

3ª atividade –

Tarefa 1- Exercitar  vocabulário a ser usado nos textos com o caça palavras abaixo. O exercício  está disponível no seguinte endereço para impressão:

http://www.kidsdomain.com/holiday/earthday/word/word2.gif acesso em18/08/09

Tarefa 2:

Debater com a turma ações que  costumam praticar.

Colocar no quadro da sala de aula três itens (abaixo), pedindo que eles citem ações que podem ser ecológicamente corretas, formando frases, utilizando o vocabulário do caça palavras. (Aproveitar o momento para lembrar o uso desses verbos com os modais)
I can …

I can’t …

I should …

4º Atividade:

Destacar que muitos artistas estão engajados pela defesa da natureza.
Como podemos observar na música “Dreamer” de Ozzy Osbourne/ CD “Down to Earth”/ ano 2001.

(Sugestão - Chamar a atenção para o cenário triste e devastado do vídeo, frio e neve, o que, segundo estudiosos, é uma possibilidade de futuro para a Terra.)

(Imagem disponível em http://media.musikvideoer.net/thumbs/YbJqswLi3uE.jpg acesso em 18/08/09)

Assistir ,após, ao vídeoclipe da música no site www.youtube.com.

http://www.youtube.com/watch?v=YbJqswLi3uE  acesso em 10/08/09

5ª Atividade:

Usando o cd player trabalhar a música:

'Gazing through the window at the world outside
Wondering will moth er earth survive
Hoping that mankind will stop abusing her, sometime

After all there’s only just the two of us
And here we are still fighting for our lives
Watching all of history repeat itself, time after time

I’m just a dreamer
I dream my life away
I’m just a dreamer
Who dreams of better days

I watch the sun go down like everyone of us
I’m hoping that the dawn will bring good signs
A better place for those who will come after us, this time

I’m just a dreamer
I dream my life away, oh yeah
I’m just a dreamer
Who dreams of better days
Your higher power may be God or Jesus Christ
It doesn’t really matter much to me
Without each others help there ain’t no hope for us
I’m living in a dream of fantasy, oh yeah yeah yeah

If only we could all just find serenity
It would be nice if we could live as one
When will all t his anger hate a nd bigotry be done

I’m just a dreamer
I dream my life away, today
I’m just a dreamer
Who dreams of better days, oh yeah

I’m just a dreamer
Who’s searching for the way, today
I’m just a dreamer
Dreaming my life away, oh yeah yeah yeah
From http://letras.terra.com.br/ozzy-osbourne/29708/

Sugestão para o trabalho com a letra:

  • Apresentar a letra impressa da música com as estrofes trocadas de lugar para que o aluno ouça, identifique a seqüência correta e recorte-as colocando em ordem no caderno.
    Para um bom desempenho é necessário repetir a execução da música duas ou três vezes, e ,dependendo do nível da turma, até mais.
    • Quando a letra estiver em ordem, colocar a música novamente, finalizando esta tarefa.
  • Outra maneira para trabalhar a letra é a seguinte: omitir palavras da música. Os alunos  completam a medida que ouvem. Após escutar a música 2 ou 3 vezes, corrigir. Anexar um banco com as palavras omitidas para auxiliar, colocando algumas extras e, antes de iniciar a audição, estudar a pronúncia delas.

Observação: Se na escola não há como acessar o site do youtube, por não ter Internet ou laboratório de Informática, pode-se fazer uma apresentação de slides com a letra da música para que os aluno s acompanhem. Podendo assim ser salva em Cd e apresentada pelo DV D e TV.

Após a correção, destacar e debater com a turma o sentido da primeira estrofe:

"Gazing through the window at the world outside
Wondering will mother earth survive
Hoping that mankind will stop abusing her, sometime"

O que o cantor nos quer dizer? Qual é a sua preocupação?
Vocês concordam com a preocupação dele? Será que a mãe Terra sobreviverá?

6ª Atividade -

No Laboratório de Informática acessar os seguintes sites:

(Fonte da imagem: acesso em 14/08/09.)

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/blognews/wwf_brasil.jpg


 1-O site da WWF traz importantes dicas que poderão auxiliar o trabalho dos alunos.

http://www.wwf.org.br/participe/acao/dicas/index.cfm

2 - O site da organização EPA - Os alunos podem acessar o site onde encontrarão animações como o efeito estufa. Esta atividade exige um pouco mais de conhecimento de inglês, e é muito interessante.

http://www.epa.gov/climatechange/kids/animations.html

( Fonte imagem http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.global-greenhouse-warming.com/images/GreenhouseEffectDiagram.jpg&imgrefurl=http://www.global-greenhouse-warming.com/what-is-the-greenhouse-effect.html&h=416&w=539&sz=85&tbnid=3gMbIew-LRoFBM:&tbnh=102&tbnw=132&prev=/images%3Fq%3Dgreenhouse%2Beffect&hl=pt-BR&usg=__8Su4AktZMjRshQYUvV90W_4-ACg=&ei=bxuLSrSEIJiQmAe_tLC0DQ&sa=X&oi=image_result&resnum=3&ct=image acesso em 18/08/09)

7 ª Atividade:

Agora vamos à criação do texto:

Em sala de aula, ou no Laboratório:

  • Organizar os grupos. Sugestão - que o número de grupos seja igual ao número de computadores disponíveis.
    Solicitar que nomeiem um coordenador da tarefa.
    Permitir o uso de dicionários.
  • Apresentar itens  para a avaliação como: título, coerência de idéias, correção, revisão, grupo participante, etc.
  • Determinar um tempo para a atividade.
    Acompanhar o desenrolar da tarefa, auxiliando a produção textual e esclarecendo dúvidas.
  • Quando o texto estiver pronto, recolher, corrigir, sugerir mudanças, devolver o mais rápido possível para dar continuidade ao projeto.

8ª atividade -

Os alunos criarão seus próprios cartazes para expor nos murais da escola com o produto do trabalho. Solicitar previamente que tragam o material necessário.

9ª atividade -

Postagem dos textos no Blog da turma: http://segundaozinhu.blogspot.com


Também colocarão imagens ilustrativas escolhidas na Internet – www.google.com.br  ou do arquivo do computador, neste caso, tendo sido previamente coloc adas.

A atividade de postar o trabalho no Blog é atrativa. Pois o aluno pode acessá-lo em casa, mostrar à família, colocar tarefa atrasada, comentar o trabalho de colegas. O professor por sua vez também pode acessá-lo em casa, mediar tarefas, colocar comentários avaliativos.

10ª atividade

Sugestão: Usando o Impress ou Power Point criar slides sobre o trabalho. Estes slides podem ser publicados em sites como www.slideshare.com ou ainda ser arquivado no computador para posteriormente ser apresentado à turma, como um relato da tarefa.

11ª atividade -

Autoavaliação – em grupo, em sala de aula, após, também postar no Blog.

12ª atividade -

Colocar comentários nos trabalhos dos colegas.

Recursos Complementares

Sala de computadores com acesso á Internet, blog da turma, Rádio, CD Down to Earth – Dreamer , 2001, dicionários, material para os cartazes,arquivo de imagens, câmera de celular, imagens da internet.

Blog da turma: http://segundaozinhu.blogspot.com

Hospedagem de slides www.slideshare.com

Avaliação

Pela observância dos seguintes itens:

Atitudes durante as atividades realizadas.
Produtos textuais publicados no Blog da turma.
Comentário postado no blog sobre os trabalhos dos colegas.
Uso correto dos verbos modais e verbos no imperativo nos textos criados.
Cartazes que serão expostos no mural da escola.
Slides.
Auto-avaliação.