Aline Sasso
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
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? Fazer o reconhecimento das fases da Lua e porque ocorrem;
? Fazer a rela??o do ?ngulo de inclina??o da Terra com as esta??es do ano.
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A aula ? direcionada a crian?as de oito a doze anos de idade. A realiza??o da mesma se dar? em etapas por meio de estrat?gias did?ticas para um melhor entendimento das atividades propostas. As etapas ser?o:
Etapa 1: Explicar a rela??o existente o Sol/Terra/Lua que influencia nas fases da Lua.
Etapa 2: Simula??o das fases da Lua por meio de uma maquete.
Etapa 3: Aplica??o da atividade sobre o reconhecimento das fases da Lua, onde as fases poder?o ser pintadas na folha, cujo modelo ? sugerido no decorrer dessa sugest?o de aula.
Objetivando uma melhor compreens?o por parte das crian?as em rela??o ao conte?do abordado, ? sugerida, de acordo com a prefer?ncia do professor, a realiza??o da atividade com a maquete ou com um simulador computacional.
A atividade pode ser desenvolvida em sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias, conforme a realidade da escola ou escolha do professor. Dependendo da realidade da escola ou da escolha do professor a atividade pode ser desenvolvida em equipes de 5 integrantes, onde cada equipe realizar? as atividades ou ainda com a turma toda sob a orienta??o e comando do professor.
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Materiais utilizados para a confec??o de uma maquete
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Papel sulfite A4
L?pis
Folhas de isopor (escolher de acordo com o tamanho de maquete desejado)
Duas bolas de isopor ? uma com 49 mm e a outra com 100 mm de di?metro.
Dez palitos de churrasco
Uma fita crepe e uma fita durex
Um alicate
Uma tesoura
Um metro de TNT preto
Uma caixa de tachinhas contendo 100 unidades
Diversas folhas de papel laminado colorido
50 cm de fio paralelo 2,5 mm
Um soquete para l?mpada com uma base de madeira
Uma l?mpada de 60 W (Voltagem de acordo com a regi?o)
Um interruptor
Um plug tipo macho
Um parafuso que vem no kit de instala??o do plug
Uma fita Isolante
Um ferro de solda
Aproximadamente dez cm de fio estanho
PRIMEIRA ETAPA ?Explica??o da rela??o entre Sol/Terra/Lua que influenciam nas fases da Lua
? aconselhado o uso de diversas imagens autoexplicativas para que tudo se torne mais claro, visto que as crian?as t?m mais dificuldade ao imaginar o nosso Sistema Solar. O professor pode tanto imprimir imagens do sistema solar e distribuir em duplas ou trios, quanto levar os alunos ao um laborat?rio de inform?tica e solicitar que pesquisem as mesmas.
O Planeta Terra est? a uma dist?ncia de aproximadamente 150 milh?es de quil?metros do Sol, e faz um movimento em torno do mesmo conhecido como transla??o. Tal acontecimento tem um tempo de dura??o de (trezentos e sessenta e cinco) dias e 6 (seis) horas, o que corresponde a 1 (um) ano para o calend?rio atual. Por?m, a Terra tamb?m sofre outro movimento ao mesmo tempo, denominado movimento de rota??o, correspondendo a 23 (vinte e tr?s) horas, 56 (cinquenta e seis) minutos e 4,09 (quatro v?rgula nove) segundos ou simplesmente um dia e uma noite, que ? o tempo total que a Terra leva para completar uma volta em torno do seu pr?prio eixo. Essa rota??o acontece no sentido anti-hor?rio de oeste para leste. A imagem ilustra ambos os movimentos para melhor compreens?o.
A Terra, por?m, possui um sat?lite natural que ? denominado Lua, e possui uma dist?ncia de 384.405km da superf?cie terrestre, orbitando o planeta. A Lua n?o possui luz pr?pria, por?m reflete a luz advinda do Sol para n?s. Essa luz ? refletida totalmente ou parcialmente para a Terra, dependendo preponderantemente da fase da Lua. A forma como a Lua est? iluminada pelo Sol ? o que se nomeia fase da Lua.
Podemos observar 4 fases principais da Lua, que vemos registradas em calend?rios inclusive, s?o elas:
Lua Nova:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, est?o na mesma dire??o.
Lua Quarto-Crescente:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, est?o separados de 90?. A parte iluminada da Lua tem a convexidade para oeste.
Lua Cheia:Quando a Lua e Sol, vistos da Terra, est?o em dire??es opostas, separados por 180? ou 12 h.
Lua Quarto-Minguante:A Lua est? a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste.
O intervalo de tempo estimado para que uma fase da Lua seja repetida ? de aproximadamente 29,5 dias. Esse per?odo ? chamado de luna??o.
SEGUNDA ETAPA - Simula??o das fases da Lua atrav?s de uma maquete
A maquete ? simples de fazer e de usar para a explica??o das fases da Lua. Basta ligar a uma tomada o plug da luz e para ir mudando de fase girar o palito de churrasco do globo representativo do Planeta Terra e observar as sombras no globo da Lua representando as fases, quanto mais escuro o ambiente melhor ser? a visualiza??o das mesmas.
Detalhe importante: Para a visualiza??o da fase que est? ocorrendo no momento da demonstra??o, a pessoa deve se posicionar em paralelo com a Lua, de forma que o globo representativo do Planeta Terra fique entre a pessoa e a Lua.
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CONSTRU??O DA MAQUETE
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? BASE
Confecciona-se uma base de isopor no tamanho que desejar nesse caso a maquete feita tem 52,5 cm de largura e 56,5 cm de comprimento. Utilizaram-se diversos peda?os grandes de isopor juntando-os com fita durex de forma que ficassem bem firmes (caso optar pela op??o de comprar uma folha de isopor j? com o tamanho desejado, usar duas folhas para maior resist?ncia), depois de fixado os grandes peda?os de isopor revestir de folha sulfite A4 ou o tamanho que desejar juntando com fita crepe, com o objetivo de aumentar a resist?ncia da base, conforme mostrado na figura 1.
Figura 1: Confec??o da base da maquete.Cr?ditos: O Autor.
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Faz-se o mesmo processo para as bases menores que ser?o colocados em cima da base maior, neles ser? posto a l?mpada representando o Sol, e os globos de isopor representando o Planeta Terra e a Lua conforme mostrado na figura 2.
Figura 2? Confec??o das bases menores da maquete.Cr?ditos: O Autor.
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Para fixar as bases menores na base maior utilizaram-se palitos de churrasco, de modo que atravessem as duas bases com o intuito de fixar uma na outra de modo firme. Na figura 3 ? mostrado o processo, lembrando que as pontas foram cortadas com o alicate, j? que o palito tem tamanho maior do que o necess?rio para a fixa??o das mesmas. (Dica: ap?s cortar as pontas bater com o alicate em cima para firmar o palito de modo cuidadoso para n?o danificar o isopor).
Figura 3? Processo de fixa??o da base menor na base maior da maquete.Cr?ditos: O Autor.
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Com o TNT preto (a cor do TNT ? opcional, nesse caso foi usado o preto para dar a ideia de Universo), revestir toda a parte de cima da base, cortando em tiras de acordo com os tamanhos entre as bases menores. Para fixar o TNT no isopor, fez-se o uso de tachinhas. A quantidade varia para o tamanho da sua maquete, use o necess?rio para que esteja bem fixado conforme a figura 4.
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Figura 4? Revestimento de TNT na base da maquete.Cr?ditos: O Autor.
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? GLOBO REPRESENTATIVO DA Terra E DA Lua
O globo de isopor que representa o Planeta Terra na maquete possui um ?ngulo de inclina??o correspondente ? realidade. Esse ?ngulo ? para a visualiza??o do publico de como ocorrem ?s esta??es do ano (Primavera, Ver?o, Outono e Inverno). A Terra possui um ?ngulo de aproximadamente 23,5? de inclina??o em rela??o ao eixo X de um plano cartesiano. Essa inclina??o do planeta vai variar a intensidade dos raios solares em todo e qualquer ponto do planeta, mudando assim a esta??o conforme sua transla??o.
Na maquete tra?ou-se dois c?rculos no globo, um para representar a linha do equador que seria o eixo X da Terra e a outra mostrando a latitude da mesma. Para fixar o planeta na base utiliza-se um palito de churrasco onde vai atravessar o globo de isopor na mesma dire??o como o tra?o da latitude e como mostrado na figura. Para deixar no ?ngulo certo basta fazer o uso de um transferidor. A figura 5 mostra a descri??o anterior. A imagem a seguir mostra as datas que cada esta??o tem inicio.
Imagem que ilustra a rota??o e transla??o da Terra. [Imagem retirada do site: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/02/movimentos-da-terra-rotacao-translacao.html]
Figura 5 ? Globo da Terra e da Lua prontos.Cr?ditos: O Autor.
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Para fixar a o globo da Lua no globo da Terra, basta pegar um palito de churrasco e cortar a um tamanho de 13 cm e fixar a Terra em um ?ngulo de 25,3? como mostra a figura 5.
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? DECORA??O ? opcional
Crian?as gostam daquilo que atrai aos olhos delas, e o que melhor do que decora??es para atrair o olhar dos pequenos?
A decora??o pode variar de acordo com os gostos, nesse caso utilizaram-se estrelinhas feitas de papel laminado colorido. Como mostra a figura 6, ? feito o desenho das estrelas na parte branca do papel e recortado, para colar na maquete pegue um peda?o de fita crepe e dobre de forma que fique um circulo, juntando as duas pontas do peda?o cortado.
Figura 6? Confec??o da decora??o da maquete.Cr?ditos: O Autor.
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? PARTE EL?TRICA
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Remova a prote??o do fio nas pontas, um tamanho de mais ou menos 5 mm. Afrouxe os parafusos de contato do soquete e insira conforme indica o fabricante os fios e aperte os parafusos deixando os fios firmemente conectados ao soquete e fixe o mesmo na base de madeira conforme mostrado nas figuras 7 e 8.
Figuras - 7 e 8 respectivamente.Cr?ditos: O Autor.
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Corte um dos fios na regi?o desejada a se instalar o interruptor e remova a prote??o deixando as pontas descascadas, neste caso foi utilizado um interruptor que os fios v?o soldados a ele (se utilizado o interruptor com parafusos, siga os passos da instala??o do soquete), inicialmente molha-se as pontas dos fios em uma camada de solda estanho, ap?s isto solda-se os fios aos terminais do interruptor espere esfriar e isole com a fita isolante. As figuras 9 e 10 mostram como descascar o fio e molhar as pontas dos fios na solda de estanho.
Figura 9 ? Descascando a ponta do fio.Cr?ditos: O Autor.
Figura 10 ? Soldagem dos fios com estanho.Cr?ditos: O Autor.
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Utilizando as outras pontas dos fios j? descascadas afrouxe os parafusos dos terminais do plug e insira os fios descascados no local determinado no produto pelo fabricante, aperte os parafusos e verifique se os fios n?o est?o frouxos como na figura 11, se estiverem firmes feche o compartimento e estar? pronto para o devido uso.
Figura 11 ? Instala??o do plug nos fios.Cr?ditos: O Autor.
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Segure a l?mpada com cuidado pela parte superior (bulbo) e encaixe no soquete, rosqueando a mesma at? o final e estar? pronto para o devido uso. A figura 12 mostra a parte el?trica finalizada.
Figura 12 ? Parte el?trica da maquete pronta.Cr?ditos: O Autor.
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Maquete Finalizada
Utilizou-se um suporte qualquer de aproximadamente 12 cm de altura para ser colocado em baixo do suporte da l?mpada, permitindo assim melhores visualiza??es, como pode ser visto na figura 13.
Figura 13 ? Maquete finalizada.Cr?ditos: O Autor.
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TERCEIRA ETAPA - Aplica??o da atividade sobre o reconhecimento das fases da Lua, onde poder?o ser pintadas na folha as fases.
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A atividade ? simples e indicada para crian?as menores, trata-se apenas de pintar com uma cor qualquer, a fase da Lua segundo o nome em baixo de cada c?rculo.
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Simulador computacional indicado ? o Stellarium, que permite observar a fase da Lua para cada dia escolhido. O simulador ? leve e simples de mexer, e pode ser feito o seu download gr?tis atrav?s do link:
A primeira avalia??o consta na realiza??o da atividade citada na etapa 3.
A segunda avalia??o funciona na forma de um simples question?rio. O professor(a) solicita aos alunos que fa?am uma roda e os faz algumas perguntas simples. As perguntas indicadas s?o as seguintes:
* O movimento que a Terra faz em torno do Sol ? chamado de transla??o ou rota??o?
* Qual o ?ngulo de inclina??o do Planeta Terra em rela??o a linha do equador?
* Qual o nome das fases da lua e qual a ordem ap?s a lua cheia?
* A Lua possui luz pr?pria?
A terceira avalia??o ? feita da seguinte maneira:
O professor(a) diz o nome de uma das fases da Lua e solicita que tr?s alunos representem as posi??es da Terra, da Lua e do Sol para a fase escolhida seja representada pelos alunos.