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MEU NOME, MINHA IMAGINAÇÃO, MINHA REALIDADE.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Brincar com significado  do próprio nome, compreender o nome próprio como identificação.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os nomes de cada criança.

Estratégias e recursos da aula

           

Atividade 1- Realizar jogos orais com o nome próprio

1º Momento - O professor realiza uma brincadeira, um jogo oral para levar as crianças a pensar sobre o proprio nome, exemplo:

  • Marcelo, martelo, marmelo, quem me diz, por que Marcelo não é Marcelo?    Apontando para duas crianças com o mesmo nome.
  • Luana é Luana todo mundo sabe, por que você tem esse nome?  Apontando para a criança;
  • Matheus saiu da sala e Luís gritou: Matheus! Luís estuda nessa escola e todos o chamam de Luís. Por que precisamos de um nome?
  • Papai, mamãe, titia, vovó! quem lhe deu este nome? Apontando para uma criança;
  • Lucas! (chama em voz alta) por que você tem esse nome?
  • Maria você gosta de brincar? Gosta de Comer? Gosta de passear? Você gosta do seu nome? Por quê?
  • Luiza significa Luz. Gabriel significa ........................................................ Iago significa ............................................................

 

obs. O professor vai fazendo outra criação, inventando e ensinando as crianças a inventar. Escolhe um aluno e diz: invente algo com o nome de Pedro!

Atividade 2 - Contar histórias relacionadas aos nomes próprios.

1º Momento: O professor pode contar  histórias com nomes próprios, de modo a levar as crianças vivenciarem uma história relacionada ao imagnário, à identidade. Destacamos a história de  "Guilherme Augusto Oliveira Fernandes" escrito por Men Fox. Editora Brinque Book.

2º Momento: O professor proporciona  a discussão sobre os nomes próprios, fala que todas as pessoas precisam de um nome para poder ser identificada. O nome é a identidade da pessoa. O professor faz o fechamento da discussão em questão com a par ticipação das crianças, contando um fato relacionado com o seu nome. 



Avaliação

O professor avalia se as crianças:

  • participaram do jogo oral relacionando o nome próprio como uma marca de cada um;
  • participaram respodendo, inventando e se divertindo.