Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Radicia??o |
- Comparar as medidas de comprimento, largura e ?rea das folhas tipo A.
- Analisar a raz?o entre as medidas de comprimento e de largura das folhas tipo A. (Raiz quadrada de 2)
- Observar que as folhas Tipo A s?o figuras semelhantes.
- Transformar medidas de comprimento e de ?rea.
Os alunos devem conhecer as medidas de comprimento e de ?rea.
1? Atividade
Apresentar o v?deo ?A4, A3, A2, A1, ... mas s?o verdes?, da S?rie Isto ? Matem?tica.(Dura??o 7min15seg)
O matem?tico Rog?rio Martins explica a matem?tica de forma simples, acess?vel, casual e, ?s vezes, bem disposta. Este programa ? promovido pela Sociedade Portuguesa de Matem?tica.
Este epis?dio explica as raz?es pelas quais foram determinadas atrav?s da Matem?tica as medidas universais do papel A4, A3, A2 e A1.
Observa??o:
O t?tulo da aula n?o tinha muito sentido para n?s, por isso fizemos contato pela p?gina do programa no Facebook e perguntamos o sentido da express?o: "Ah, mas s?o verdes" ? um ditado popular portugu?s em resposta ? interjei??o "aaaah... (J? sei do que fala)". Ou seja, depois de muito tentar explicar, sem que o receptor o entenda, o locutor diria, brincalh?o, "Ah mas s?o verdes". (Est? certo, mas demorou).
Quest?es para discuss?o ap?s assistir o programa:
a) Qual o tamanho de folha que voc? mais conhece?
b) Quais as vantagens das folhas apresentarem essas medidas?
c) O que significa dizer que as folhas apresentam medidas proporcionais?
d) Qual ? a raz?o entre o comprimento e a largura das folhas do tipo A?
e) Sabendo que uma folha A4 pesa 5 gramas, quanto pesam as folhas A0, A1, A2, E A3?
f) Sabendo que a folha A0 tem ?rea igual a 1m?, qual ? a ?rea das folhas A1, A2, A3 e A4?
e) Quais pa?ses n?o adotaram esse sistema de medidas?
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2? Atividade
Montar um painel com a colabora??o dos alunos.
Distribuir 32 folhas A4 para representar as folhas do tipo A0 (16 folhas A4), A1 (8 folhas A4), A2 (4 folhas A4), A3 (2 folhas A4), A4 (a pr?pria folha A4), A5 (1/2 da folha A4), A6 (1/4 da folha A4). Enquanto alguns alunos colocam fita adesiva no verso, outros montam o painel que ser? importante para que os alunos observem os tamanhos reais no momento de realizar as atividades em equipe e para que consigam responder os questionamentos e validar os resultados.
3? Atividade
Realizar as atividades a seguir em equipes com no m?ximo 4 alunos cada uma.
1. Observe a ilustra??o que representa os tamanhos das folhas tipo A.
Analise os tamanhos tomando como refer?ncia a folha A4 em destaque.
2. Confeccione um envelope para guardar as folhas tipo A.
Dobre uma folha A4 e obtenha as folhas de tamanhos A5, A6, A7, A8, A9 E A10.
Com base nas medidas da folha A4, calcule e registre dentro de cada folha a medida do seu comprimento e da sua largura: essas medidas devem ser apresentadas como n?meros inteiros e arredondadas para menos. A folha A4 mede 297 mm de comprimento e 210 mm de largura.
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3. A folha tipo A mais usada em atividades escolares ? a A4. Ela mede 297 mm de comprimento e 210 mm de largura.
Com base nessa informa??o, calcule as medidas e preencha as medidas abaixo.
FOLHA TIPO A0
Medidas em mil?metros (mm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em cent?metros (cm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em metros (m)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
?
FOLHA TIPO A1
Medidas em mil?metros (mm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em cent?metros (cm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em metros (m)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
?
FOLHA TIPO A2
Medidas em mil?metros (mm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em cent?metros (cm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em metros (m)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
?
FOLHA TIPO A3
Medidas em mil?metros (mm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em cent?metros (cm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em metros (m)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
?
FOLHA TIPO A4
Medidas em mil?metros (mm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em cent?metros (cm)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
Medidas em metros (m)
Comprimento: ................ Largura: ................ ?rea: ................
?
4. Coloque V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.
a.( ) A folha A4 corresponde a um quarto da folha A0.
b.( ) A ?rea da folha A1 ? igual a metade da ?rea da folha A0.
c.( ) A ?rea da folha A2 ? igual ao quadruplo da ?rea da folha A6.
c.( ) O per?metro da folha A2 ? o dobro do per?metro da folha A3.
d.( ) A raz?o entre a medida do comprimento e da largura das folhas ? um n?mero muito aproximado.
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5. Responda:
a) Quantos cm? h? em 1 m?? ________________
b) Quantas folhas do tamanho A6 ? preciso para obter a folha do tamanho a folha do tamanho A3? ________________
c) Quantas folhas do tamanho A4 ? preciso para obter a folha do tamanho a folha do tamanho A0? ________________
d) Qual ? a fra??o que a folha A2 representa da folha A0? ________________
e) Qual ? a fra??o que a folha A5 representa da folha A1? ________________
f) A raz?o entre a medida do comprimento e da largura das folhas resulta na raiz quadrada de qual n?mero?_____
ISO 216 que define o tamanho das folhas dos papeis utilizados em v?rios pa?ses, dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A4_%28tamanho_de_papel%29, acesso em abril de 2013.
Programas de TV da S?rie ?Isto ? Matem?tica? , dispon?vel em: https://www.facebook.com/istoematematica, acesso em abril de 2013.
Blog Os Alunos que Calculavam, dispon?vel em: http://osalunosquecalculavam.blogspot.com.br/2013/03/isto-e-matematica.html, acesso em abril de 2013.
A avalia??o desse trabalho se ap?ia no trabalho em equipe que consta nas Estrat?gias e Recursos.
Enquanto os alunos respondem o question?rio, o professor dever circular entre os grupos para mediar as atividades.
Possivelmente ter? que acompanh?-los para ajud?-los a visualizar no mural as rela??es entre as medidas das folhas. Por exemplo, nem todos os alunos percebem de imediato que a largura da folha A0 corresponde ao comprimento da folha A1.
O trabalho deve ser complementado com uma conversa informal com os alunos para saberem o que descobriram, se acharam interessantes e se tiveram dificuldades.