Portal do Professor

Início do Conteúdo

História de vida – Traçando perfis

Autor e Co-autor(es)

MARCOS SANTOS imagem do usuário

BELEM - PA Universidade Federal do Pará

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elevar a auto-estima do educando, através de um trabalho que recupere sua identidade, analisando suas preferências, seus sonhos, entre outros elementos formadores de sua história, oportunizando o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita, bem como desenvolvendo a sua oralidade.

Duração das atividades

1 mês ou mais.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

• Atividade acerca do perfil dos educandos:
- Meu nome é:
- Nasci no dia___ do mês de______no ano de___.
- O nome do meu pai é:/ A profissão dele era/é:.
- O nome da minha mãe é:/ A profissão dela era/é:
- Minha profissão é:
- Todo mundo tem um nome, mas muita gente tem também um apelido.
- O meu apelido é/era:
- Ás vezes o apelido “pega” tanto que fica valendo como nome.
- História em quadrinho:
- D. Naná, qual o nome verdadeiro do Maluquinho?
- É... Bem... Como é que é mesmo? Xovê... Cadê essa certidão de nascimento, gente?
- Todo mundo tem um tipo de sangue também...
- Qual é o seu? ( ) A ( ) B ( ) AB ( ) O ( ) Positivo ( ) Negativo
- Agora diga lá: Qual sua religião?
- Como anda sua saúde? Você bebe?___. Fuma?___.
- Diga lá... uma virtude...: ... e um defeito...:
• Identificar as preferências dos educandos, através do desenvolvimento da oralidade e escrita espontânea ou registro pelos mesmos na folha que receberem (Quadro apontando o que gostam e o que não gostam: Gosto / Não gosto).
• História de vida – questões para os educandos responderem:
1. Você torce para que time? Por que?
2. Qual foi um filme inesquecível para você (que você tenha gostado muito)? Por que?
3. Qual seu alimento preferido?
4. Qual o seu lazer?
5. Qual foi a música que marcou sua vida? Por que?
6. Qual seu sonho?

Avaliação

Escrita de textos, frases e palavras através de produções individuais e coletivas relacionadas aos temas trabalhados, participação nos debates e discussões em sala e leitura de materiais relativos aos temas trabalhados.