Lindsai Santos Amaral Batista
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
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? Compreender e respeitar a diversidade dos seres vivos;
? Conhecer a rotina das aranhas;
? Identificar situa??es de inseguran?a diante de um animal pe?onhento;
? Participar de situa??es investigativas, atrav?s de pr?ticas de observa??o, questionamento;
? Registrar e comunicar as descobertas.
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N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
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O objetivo espec?fico desta etapa ? buscar saber as concep??es espont?neas dos alunos e, em seguida, planejar as pr?ximas etapas. Ap?s a leitura do livro o professor realizar? conversas com os alunos para verificar o que eles conhecem do animal do livro, se j? viram algum pessoalmente, onde s?o encontrados, o que comem, e o que mais surgir. ? importante que nesta fase o problema seja enfatizado. O professor pode lan?ar a pergunta e direcionar o debate. O professor deve registrar o que foi dito em um cartaz, deixando-o ? disposi??o na classe para futuras consultas. Com base no que foi dito pelos alunos o professor os conduzir? a elaborar as quest?es, de acordo com a linguagem deles, sem preconceitos, sem subestimar a capacidade das crian?as. Evitar que as perguntas elaboradas exijam apenas respostas simples, tais como sim ou n?o. Ao contr?rio, devem ser perguntas que possibilitem respostas amplas e vari?veis. Registradas as perguntas, o professor incentiva os alunos a elaborar e comunicar prov?veis respostas a elas, ou seja, levantar as hip?teses. Sabe-se que os alunos, inicialmente, trar?o hip?teses de acordo com o senso comum, ou seja, suas concep??es espont?neas. Estas tamb?m devem ser registradas pelo professor para que sejam retomadas no final do trabalho.
Imagem 1: Fonte: Arquivo pr?prio (escaneada)
Sobre o livro: O livro De fio em fio, de Elvira Drummond conta a hist?ria de um animal, uma aranha, que relata comportamentos ora humanizados, ora relacionados ? esp?cie. ? uma narrativa rimada, ou seja, narra fatos atrav?s de poemas bem elaborados. Come?a localizando a hist?ria, citando o Cear? como prov?vel ber?o do acontecimento. Em seguida apresenta a fam?lia de aranhas, citando cada uma das irm?s, atribuindo a estas comportamentos e caracter?sticas espec?ficas. Em certo momento o livro se det?m em uma ?nica aranha, T?rcia, que n?o sabe fiar, relatando suas dificuldades em realizar o of?cio que ? inerente ?s aranhas: fiar. At? que um dia a aranha, ao ver uma rendilheira tecendo uma renda de bilro, a observa e passa a imitar seus gestos, tornando-se, assim, a melhor tecel?. As ilustra??es s?o bel?ssimas, feitas com rendas, fuxicos, tecidos, etc.
Nesta fase ser?o confirmadas ou n?o as hip?teses levantadas pelos alunos, bem como as perguntas feitas por eles. De acordo com o que foi citado pelas crian?as, o professor deve conduzir as pesquisas e observa??es. Exemplos de atividades:
? Se eles citaram locais espec?ficos de habitat da aranha, lev?-los a procurar e observar estes lugares, e outros n?o citados;
? Fazer fotografias das teias dia a dia para observar sua evolu??o;
? Comparar suas dimens?es dia ap?s dia e umas com as outras;
? Observar e reproduzir, com materiais diversos, o formato das teias e das aranhas (colagem, dobraduras, utiliza??o de materiais reutiliz?veis, etc);
? Comparar gravuras de livros e revistas com as aranhas observadas no entorno;
? Realizar atividades que envolvam m?sica e dan?a envolvendo o tema aranha (m?sica ?A dona aranha?, imitar a aranha, etc);
? Realizar atividades de reconto da hist?ria, na forma oral e atrav?s de desenhos, escrita, etc.
? Promover situa??es de leitura de textos de g?neros diversos acerca do tema: textos informativos, poemas, not?cias, etc;
? Construir gr?ficos com a quantidade de exemplares de aranhas encontradas em casa, na escola, no entorno, etc;
? Fazer, com o uso de calend?rios, o registro da evolu??o das teias;
? Construir uma galeria de informa??es sobre as esp?cies de aranhas pe?onhentas e n?o pe?onhentas;
? Pesquisar informa??es em livros e sites da internet, sendo que estas n?o devem ser utilizadas ?como fontes de respostas, mas como meio de levantamento de dados que ajudem na verifica??o das hip?teses? (SCHIEL; ORLANDI; 2009).
A ordem das atividades deve ser determinada pelo professor, de acordo com as necessidades da turma, e podem ser retomadas sempre que necess?rio for, n?o sendo estanque a sua utiliza??o. ? importante que se possibilite aos alunos trabalharem em grupo, a fim de favorecer as discuss?es, levando em conta que estas colaboram com a constru??o do conhecimento, mas n?o se descarta tamb?m as possibilidades de trabalho individual. As observa??es e conclus?es tamb?m devem ser registradas individualmente pelos alunos, atrav?s de desenhos, arte com materiais diversos, textos (de acordo com as possibilidades de cada um), e pelo professor em forma de texto coletivo constru?do juntamente com a turma, com base nos registros individuais. Estes registros t?m a fun??o de ajudar o aluno a sistematizar e organizar o conhecimento adquirido.
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A partir do que foi registrado no texto coletivo, o professor retoma as hip?teses iniciais levantadas no in?cio da pesquisa, comparando os conhecimentos espont?neos e o que est? contido no livro com o que foi observado. ? importante que o professor retome frequentemente a hist?ria no livro que deu origem ? pesquisa. Pode-se fazer um quadro comparativo das informa??es contidas neste e, ? medida que a pesquisa for sendo realizada, as primeiras v?o sendo retificadas ou confirmadas. A partir desta compara??o, h? a constru??o de um novo registro, desta vez, apenas coletivo. Sabe-se que o professor deve mediar e observar o conhecimento que foi constru?do pelos alunos atrav?s das pesquisas e, principalmente, atrav?s dos debates e discuss?es, sem dar respostas prontas. Deve-se permitir ?s crian?as chegar ?s suas pr?prias conclus?es e n?o ansiar que nesta fase, respostas cient?ficas sejam alcan?adas. Por fim, ? importante verificar se as quest?es surgidas obtiveram respostas, considerando que o mais importante ? a aprendizagem ocorrida durante as etapas do trabalho.
A comunica??o da atividade de investiga??o ? uma etapa que, apesar de vir por ?ltimo, n?o ? menos importante que as demais. O professor deve, juntamente com seus alunos, criar mecanismos de divulga??o a fim de incentivar novas pr?ticas, buscar a participa??o da comunidade escolar e valoriza??o do trabalho realizado pelos alunos. Uma exposi??o dos resultados da pesquisa, a elabora??o de um folheto informativo ou, at? mesmo, a publica??o de um livro sobre, por exemplo, esp?cies de aranhas, cuidados com animais pe?onhentos, fotografias, desenhos e textos feitos pelos alunos, entre outros, podem ser usados como mecanismos de divulga??o.
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http://chc.cienciahoje.uol.com.br/biodiversidade-em-oito-patas/
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Bibliografia:
DRUMMOND, Elvira. De fio em fio a hist?ria se desfia. 2. ed. Fortaleza: Editora IMEPH, 2007.
SCHIEL, Dietrich (org.); ORLANDI, Angelina Sofia (org.) et al. Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos: CDCC/ Compacta Gr?fica Editora LTDA, 2009.
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Avalia??o: Ser? feita atrav?s da observa??o do desempenho dos alunos em cada etapa vivenciada: sua intera??o nas atividades em grupo, desenvoltura nas atividades individuais, capacidade de levantar hip?teses (considerar n?o apenas as corretas, mas a iniciativa de faz?-lo), etc. Todo o percurso deve ser considerado e n?o somente o produto final, j? que este ? apenas a consequ?ncia do trabalho realizado.