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De fio em fio - Quem tem medo de aranha?

Autor e Co-autor(es)

Lindsai Santos Amaral Batista imagem do usuário

JUAZEIRO - BA Secretaria Municipal de Educa??o de JUAZEIRO

Lindsai Santos Amaral Batista

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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?         Compreender e respeitar a diversidade dos seres vivos;

?         Conhecer a rotina das aranhas;

?         Identificar situa??es de inseguran?a diante de um animal pe?onhento;

?         Participar de situa??es investigativas, atrav?s de pr?ticas de observa??o, questionamento;

?         Registrar e comunicar as descobertas.

Duração das atividades

Aproximadamente 80 horas ( 20 aulas de 4 horas cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

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1? Etapa: Introdu??o

O objetivo espec?fico desta etapa ? buscar saber as concep??es espont?neas dos alunos e, em seguida, planejar as pr?ximas etapas.  Ap?s a leitura do livro o professor realizar? conversas com os alunos para verificar o que eles conhecem do animal do livro, se j? viram algum pessoalmente, onde s?o encontrados, o que comem, e o que mais surgir. ? importante que nesta fase o problema seja enfatizado. O professor pode lan?ar a pergunta e direcionar o debate. O professor deve registrar o que foi dito em um cartaz, deixando-o ? disposi??o na classe para futuras consultas. Com base no que foi dito pelos alunos o professor os conduzir? a elaborar as quest?es, de acordo com a linguagem deles, sem preconceitos, sem subestimar a capacidade das crian?as. Evitar que as perguntas elaboradas exijam apenas respostas simples, tais como sim ou n?o. Ao contr?rio, devem ser perguntas que possibilitem respostas amplas e vari?veis. Registradas as perguntas, o professor incentiva os alunos a elaborar e comunicar prov?veis respostas a elas, ou seja, levantar as hip?teses. Sabe-se que os alunos, inicialmente, trar?o hip?teses de acordo com o senso comum, ou seja, suas concep??es espont?neas. Estas tamb?m devem ser registradas pelo professor para que sejam retomadas no final do trabalho. 

De fio em fio

Imagem 1: Fonte: Arquivo pr?prio (escaneada)

Sobre o livro: O  livro  De fio em fio,  de  Elvira Drummond  conta a hist?ria de um animal,  uma aranha, que relata comportamentos ora humanizados, ora relacionados ? esp?cie.  ? uma narrativa  rimada, ou seja,  narra fatos  atrav?s de poemas bem elaborados. Come?a  localizando a hist?ria, citando o Cear? como prov?vel ber?o do acontecimento. Em seguida  apresenta a fam?lia de aranhas, citando cada uma das irm?s, atribuindo a estas comportamentos e caracter?sticas espec?ficas.  Em  certo momento o livro se det?m em uma ?nica aranha, T?rcia, que n?o sabe fiar, relatando suas dificuldades em realizar o of?cio que ? inerente ?s aranhas: fiar. At? que um dia a aranha, ao ver uma rendilheira tecendo uma renda de bilro, a observa e passa a  imitar seus gestos, tornando-se, assim, a melhor tecel?.  As ilustra??es s?o bel?ssimas, feitas com rendas, fuxicos, tecidos, etc. 

2? Etapa - Realizar as atividades (observa??es e experi?ncias): 

Nesta fase ser?o confirmadas ou n?o as hip?teses levantadas pelos alunos, bem como as perguntas feitas por eles. De acordo com o que foi citado pelas crian?as, o professor deve conduzir as pesquisas e observa??es. Exemplos de atividades:

?      Se eles citaram locais espec?ficos de habitat da aranha, lev?-los a procurar e observar estes lugares, e outros n?o citados;

?      Fazer fotografias das teias dia a dia para observar sua evolu??o;

?      Comparar suas dimens?es dia ap?s dia e umas com as outras;

?      Observar e reproduzir, com materiais diversos, o formato das teias e das aranhas (colagem, dobraduras, utiliza??o de materiais reutiliz?veis, etc);

?      Comparar gravuras de livros e revistas com as aranhas observadas no entorno;  

?      Realizar atividades que envolvam m?sica e dan?a envolvendo o tema aranha (m?sica ?A dona aranha?, imitar a aranha, etc);

?      Realizar atividades de reconto da hist?ria, na forma oral e atrav?s de desenhos, escrita, etc.

?      Promover situa??es de leitura de textos de g?neros diversos acerca do tema: textos informativos, poemas, not?cias, etc;

?      Construir gr?ficos com a quantidade de exemplares de aranhas encontradas em casa, na escola, no entorno, etc;

?      Fazer, com o uso de calend?rios, o registro da evolu??o das teias;

?      Construir uma galeria de informa??es sobre as esp?cies de aranhas pe?onhentas e n?o pe?onhentas;

?      Pesquisar informa??es em livros e sites da internet, sendo que estas n?o devem ser utilizadas ?como fontes de respostas, mas como meio de levantamento de dados que ajudem na verifica??o das hip?teses? (SCHIEL; ORLANDI; 2009).

A ordem das atividades deve ser determinada pelo professor, de acordo com as necessidades da turma, e podem ser retomadas sempre que necess?rio for, n?o sendo estanque a sua utiliza??o. ? importante que se possibilite aos alunos trabalharem em grupo, a fim de favorecer as discuss?es, levando em conta que estas colaboram com a constru??o do conhecimento, mas n?o se descarta tamb?m as possibilidades de trabalho individual. As observa??es e conclus?es tamb?m devem ser registradas individualmente pelos alunos, atrav?s de desenhos, arte com materiais diversos, textos (de acordo com as possibilidades de cada um), e pelo professor em forma de texto coletivo constru?do juntamente com a turma, com base nos registros individuais. Estes registros t?m a fun??o de ajudar o aluno a sistematizar e organizar o conhecimento adquirido.

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3? Etapa - Revis?o das hip?teses iniciais e conclus?o: 

A partir do que foi registrado no texto coletivo, o professor retoma as hip?teses iniciais levantadas no in?cio da pesquisa, comparando os conhecimentos espont?neos e o que est? contido no livro com o que foi observado. ? importante que o professor retome frequentemente a hist?ria no livro que deu origem ? pesquisa. Pode-se fazer um quadro comparativo das informa??es contidas neste e, ? medida que a pesquisa for sendo realizada, as primeiras v?o sendo retificadas ou confirmadas. A partir desta compara??o, h? a constru??o de um novo registro, desta vez, apenas coletivo. Sabe-se que o professor deve mediar e observar o conhecimento que foi constru?do pelos alunos atrav?s das pesquisas e, principalmente, atrav?s dos debates e discuss?es, sem dar respostas prontas. Deve-se permitir ?s crian?as chegar ?s suas pr?prias conclus?es e n?o ansiar que nesta fase, respostas cient?ficas sejam alcan?adas.  Por fim, ? importante verificar se as quest?es surgidas obtiveram respostas, considerando que o mais importante ? a aprendizagem ocorrida durante as etapas do trabalho.

4? Etapa - Comunicar:

A comunica??o da atividade de investiga??o ? uma etapa que, apesar de vir por ?ltimo, n?o ? menos importante que as demais. O professor deve, juntamente com seus alunos, criar mecanismos de divulga??o a fim de incentivar novas pr?ticas, buscar a participa??o da comunidade escolar e valoriza??o do trabalho realizado pelos alunos. Uma exposi??o dos resultados da pesquisa, a elabora??o de um folheto informativo ou, at? mesmo, a publica??o de um livro sobre, por exemplo, esp?cies de aranhas, cuidados com animais pe?onhentos, fotografias, desenhos e textos feitos pelos alunos, entre outros, podem ser usados como mecanismos de divulga??o.

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Observa??o: As etapas n?o representam aulas ou dias. Cada uma pode durar v?rios dias ou mesmo apenas um.

Recursos Complementares

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/biodiversidade-em-oito-patas/
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http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_porqueasaranhasfazemteiacienciahojedascriancas144mar2005

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Bibliografia:

DRUMMOND, Elvira.  De fio em fio a hist?ria se desfia.  2. ed. Fortaleza: Editora IMEPH, 2007.

SCHIEL, Dietrich (org.); ORLANDI, Angelina Sofia (org.) et al.  Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos: CDCC/ Compacta Gr?fica Editora LTDA, 2009.

Avaliação

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Avalia??o: Ser? feita atrav?s da observa??o do desempenho dos alunos em cada etapa vivenciada: sua intera??o nas atividades em grupo, desenvoltura nas atividades individuais, capacidade de levantar hip?teses (considerar n?o apenas as corretas, mas a iniciativa de faz?-lo), etc. Todo o percurso deve ser considerado e n?o somente o produto final, j? que este ? apenas a consequ?ncia do trabalho realizado.