Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha casa meu lar

Autor e Co-autor(es)

Elza Costa Porto de Oliveira imagem do usuário

DOURADOS - MS EM FREI EUCARIO SCHMITT

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares.

. Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.

.Valorizar a sua casa

.Produzir frases e textos

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em uma roda de conversa levantar os conhecimentos que os alunos possuem com relação à moradia, todas as pessoas tem casa para morar? Todas as casas são iguais, todas são construídas com os mesmos materiais? Por que todos precisam ter um lugar para morar?

Estratégias e recursos da aula

1º momento

Assistir á história dos Três porquinhos

Apresentar aos alunos a história dos três porquinhos no data show, e após assistirem o vídeo fazer alguns questionamentos, como era a casa dos porquinhos, quais materiais foram utilizados na construção dos mesmos? Qual era mais resistente? Vocês conhecem alguém que mora em casa de palha?  Após os questionamentos os alunos farão um desenho sobre a história escrevendo o nome dos materiais das quais as casas eram feitas.

2º momento

Pesquisa na internet

Fazer pesquisa na internet utilizando o Google( http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=) para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções.

3º momento

Registro da pesquisa

Após a pesquisa na internet os alunos farão desenhos dos diferentes  tipos de moradias observadas  para  fazerem uma exposição dos desenhos  na sala de aula. E posteriormente em grupo irão procurar gravuras em livros e revistas para montarem alguns painéis.

4º momento

Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes

 Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe? Pode existir CASA sem teto e sem parede? Imagine como seria esta casa e faça um desenho para representá-la.

Depois solicitar aos alunos que escreva um pequeno texto contando, Como é a sua casa? (grande/ pequena), De que material ela foi construída (tijolo/madeira/lona), você gosta de morar nela? Por quê?

5º momento

Após terem feito a produção de texto, os alunos deverão fazer um desenho no paint sobre a sua casa e escrever uma frase sobre ela, depois será tudo impresso e compartilhado com os colegas.

Recursos educacionais adicionados na aula:

Nome: Os três Porquinhos http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&feature=related         Tipo: Vídeo

Nome: A Casa                             Tipo: Áudio -             Coleção Arca de Noé

Recursos Complementares

  • Aparelho de som e cd
  • Computadores com Internet:

Avaliação

Observar se no final da aula os alunos são capazes de reconher os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas.