Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga. Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es como: t?tulo, assunto e autoria do texto. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, gravador de ?udio e filmadora ? importante que o aluno esteja apto para expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa. Neste s?tio do CONSED ? Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o, encontra-se informa??es sobre o que ? o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa e suas a??es. Acesso em 25/04/2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 25/04/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, ? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
?
( Brasil, 2012, p.17)
Organize uma roda de conversa e proponha ? turma, que leia os pequenos textos abaixo:
Fonte: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 42, 43.
Transcreva ou disponibilize uma c?pia do texto, a fim de que cada aluno acompanhe a leitura. Essa estrat?gia viabiliza que o aluno visualize de forma direta o que est? lendo, assegurando que a correspond?ncia grafema/fonema seja feita.
Neste momento, proponha a participa??o de todos os alunos na leitura, na aprecia??o dos trava-l?nguas e nas respostas aos questionamentos, tais como:
Pesquise em livros, jornais ou internet, juntamente com seus familiares e selecione entre um a tr?s trava-l?nguas. Registre na ficha e traga na pr?xima aula.
Atividade de Casa ? Escolha um trava-l?nguas e escreva-o abaixo. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes. MEU TRAVA - L?NGUAS... ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ (DESENHO/RECORTES) |
Fonte: Acervo da autora.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socializa??o das pesquisas realizadas em casa com os familiares. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e brinquem de tentar adivinhar os trava-l?nguas que cada aluno pesquisou. D? alguns comandos para a brincadeira ficar divertida, por exemplo, leia bem r?pido ? bem devagar, todos repetem juntos. Depois, questione: O que voc?s perceberam quando leram o texto bem r?pido?
Professor, construa um cartaz com as fichas que os alunos trouxeram de casa com a escrita e desenhos. Exponha no mural da sala de aula.
VISITA AO LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
Professor, caso sua escola possua um Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar em duplas, outros trava-l?nguas em s?tios previamente selecionados por voc?.
Veja o s?tio abaixo:
http://www.alzirazulmira.com/trava.htm . Neste s?tio voc?s encontraram v?rios trava-l?nguas para brincarem e se divertirem. Acesso em 01/05/2013.
Atividade Complementar
Socializando
Professor, caso sua escola possua ?R?dio Escola ou R?dio Web? os alunos poder?o em grupos, selecionarem e divulgarem para toda a comunidade escolar, os trava-l?nguas pesquisados. Outra possibilidade ? divulgar no ?Jornal Mural? da Escola.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie o texto abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano .4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 44.
Professor, ap?s leitura e discuss?o do texto, pe?a aos alunos que fa?am individualmente, as atividades sugeridas abaixo:
1. Observe a capa do livro e registre no caderno:
a) O t?tulo do livro: _______________________________________________
b) O nome da autora: ______________________________________________
2. Leia o texto informativo sobre a autora.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 44.
3. Responda:
O texto se refere a qual informa??o? ___________________________________
Marque com um X o nome do g?nero textual que est? sendo utilizado.
( ) receita ( ) texto informativo
( ) hist?ria em quadrinho ( ) poesia
Informe aos alunos que esse texto traz informa??es sobre a autora e algumas de suas principais obras. Pergunte: Voc?s conhecem outras obras de Ruth Rocha que n?o foram citadas no texto? Caso conhe?am citem o nome delas.
Professor, ap?s a explora??o do texto informativo acima, disponibilize aos alunos para colarem no caderno, uma c?pia do trava?l?nguas apresentado no in?cio da atividade, a fim de que fa?am a interpreta??o escrita do mesmo.
1. Releia o texto e responda:
a) O que o rato roeu? _________________________________________________
b) O que aconteceu com o rato? _________________________________________
c) O rato morreu de verdade? ___________________________________________
2. Ligue as express?es aos seus significados:
MORREU DE FOME RIU MUITO
MORREU DE TANTO RIR SENTIU MUITA SAUDADE
MORREU DE SAUDADE SENTIU MUITA DOR
MORREU DE DOR SENTIU MUITA FOME
3. Encontre as palavras iguais que est?o escritas com tipos de letras diferentes e pinte-as da mesma cor.
(Professor, o aluno dever? identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes tipos de letras mai?scula, min?scula; cursiva; caixa alta e baixa.)
Fonte: Atividade adaptada pela autora: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
Em seguida, converse com os alunos se existe alguma semelhan?a desse trava-l?nguas com outro conhecido. Estimule-os a descobrirem qual ?, e registre em um cartaz..
(Professor a atividade a seguir tem como finalidade mostrar a capacidade do aluno de escrever palavras em diversas estruturas, com diferentes padr?es sil?bicos).
Professor explore com os alunos seus conhecimentos pr?vios sobre a escrita das palavras que apresentam a letra R no in?cio, R no meio ou no fim da s?laba do trava-l?nguas.
Apresente algumas regras ortogr?ficas sobre o uso da letra R.
A letra R no come?o das palavras ? forte. Ex. rato. A letra R no meio entre vogais ? fraca. Ex. arara. As letras RR juntas s? aparecem no meio e entre vogais. Ex. carro. ? |
Fonte: Acervo da autora.
Professor, ? importante que voc? crie cartazes com as regras ortogr?ficas aqui estudadas para fazerem parte do ambiente alfabetizador da sala de aula.
Proponha aos alunos que registrem as atividades abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa.
Observe a seguir dois grupos de palavras que fazem parte do texto de Ruth Rocha:
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
RATO |
CARRO |
ROEU |
BARRIGA |
RODA |
MORREU |
REI |
? |
R?SSIA |
? |
?
1) Circule de verde a letra R no grupo 1 e de amarelo as letras RR no grupo 2.
2) Responda:
a) Nessas palavras, as letras R e RR representam sons iguais ou diferentes?
b) Quando utilizamos R e quando utilizamos RR? Espera-se que os alunos concluam que, para representar um som forte utilizamos a letra R no come?o de palavras e RR no meio.
3) Pinte as palavras de acordo com a legenda.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 49.
4) Copie no quadro abaixo as palavras que voc? coloriu.
R NO IN?CIO |
R FINAL DE S?LABA |
? ? ? ? ? ? ? |
? |
Copie o texto a seguir em seu caderno, substituindo os desenhos por palavras. Depois leia o texto para seus familiares.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano.4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 50.
Atividade complementar
Texto informativo.
Professor, no momento que considerar oportuno, comente com os alunos que os ratos s?o pequenos roedores de diferentes fam?lias, formando a maior fam?lia de mam?fero existente. Existem esp?cies que s?o prejudiciais ? sa?de humana que s?o as ratazanas e o rato preto, ambos origin?rios da ?sia.
As ratazanas s?o ?geis, sobem at? em paredes, mergulham e saltam, al?m de serem ?timas nadadoras. Sua urina causa doen?as graves nas pessoas e em outros animais.
O rato preto ? sempre encontrado em grupos de um macho e tr?s f?meas. Possuem h?bitos noturnos e s?o transmissores de doen?as, uma delas ? a Toxoplasmose. Alimentam-se de qualquer coisa comest?vel que puderem alcan?ar, por isso, os alimentos devem ficar bem guardados, pois, onde o rato tocar muitos germes ficam depositados, apresentando riscos ? sa?de.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesse momento prepare o ambiente para ler a hist?ria em quadrinhos, e veja como o Cebolinha ensina sua irm?zinha a falar um trava-l?nguas.
CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 52.
Organize a turma em grupos para recitar o trava-l?nguas da forma como fez Maria Cebolinha no texto.?O lato loeu a loupa do lei de Loma?.
Converse com a turma:
Professor na atividade seguinte o aluno deve reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente, em sequ?ncia de letras ou no contexto de palavras.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Com base no trava-l?nguas criado por Maria Cebolinha, proponha ? turma, que brinque inventando um novo trava-l?nguas, para isso siga as orienta??es abaixo:
a) Passe para a turma uma caixinha contendo as seguintes letras:
b) Cada aluno deve pegar uma letra e mostrar para a turma, dizendo qual letra pegou.
c) Pegue uma letra e demonstre como os alunos devem proceder para substitu?rem as letras R das palavras pela letra sorteada.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
EXEMPLO: Se pegou a letra B dever? dizer: ?O BATO BOEU A BOUPA DO BEI DE BOMA?.
d) Cada aluno dever? apresentar a letra sorteada, e fazer a troca no trava-l?nguas, apresentando aos colegas.
e) Os colegas dever?o repetir o trava-l?nguas apresentado.
Professor, organize o ambiente da sala de aula para que todos os alunos se sintam ? vontade para apresentarem os seus trava-l?nguas. Se achar oportuno filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.
Sugest?es de links para os alunos:
Sugest?es de links para os professores:
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; escrever espontaneamente algumas palavras para posterior valida??o de hip?teses; perceber diferentes possibilidades de unidades maiores ? palavras ? formadas por uma, duas, tr?s ou quatro unidades menores ? s?labas; identificar palavras iguais escritas com tipos gr?ficos diferentes (letra de imprensa e letra cursiva); conhecer a ortografia das letras R ou RR e quando utiliz?-las na escrita de palavras; identificar as letras do alfabeto; interpretar e elaborar trava-l?nguas; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.