Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; N?dia Carvalho Arc?nio Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
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Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos, as letras do alfabeto e desenvolvido algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que eles sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
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Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 15/05/2013.).
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Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, os alunos mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.
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Nesse sentido, propomos essa aula sobre o trabalho com o alfabeto m?vel para a reflex?o fonol?gica dos alunos, bem como a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.
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Professor, nossa proposta ? realizar atividades que propiciem a reflex?o fonol?gica no processo de alfabetiza??o. Portanto, faz-se necess?rio compreender que a consci?ncia fonol?gica n?o se restringe ? no??o de consci?ncia fon?mica, mas de um olhar amplo que diz respeito ? ?reflex?o consciente sobre a linguagem, envolvendo palavras, partes das palavras, senten?as, caracter?sticas e finalidades dos textos, bem como as inten??es dos que est?o se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa est? pondo em a??o a consci?ncia fonol?gica?.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 21.
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? preciso deixar bem claro, que nessa perspectiva ? concebido que a consci?ncia fonol?gica ? um conjunto de habilidades necess?rias, mas n?o suficientes para que o aprendiz se alfabetize ao iniciar. Crian?as pequenas em situa??es que lhes permitam refletir sobre o funcionamento das palavras escritas s?o ajudadas a come?ar a observar certas propriedades do sistema alfab?tico (como a ordem, a estabilidade, e a repeti??o de letras nas palavras), ao mesmo tempo em que, divertindo-se, analisam as semelhan?as sonoras (de palavras que rimam ou t?m s?labas iguais ou mediais iguais), bem como examinam a quantidade de partes (faladas e escritas) das palavras.
Fonte: MORAIS, A.; LEITE, T. Como promover o desenvolvimento das habilidades de reflex?o fonol?gica dos alfabetizandos? In: MORAIS, A; ALBUQUERQUE, E; LEAL, T. (Orgs.). Alfabetiza??o: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2005.
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Professor, para o trabalho com o alfabeto m?vel que vamos desenvolver ? necess?rio que os alunos conhe?am as letras do alfabeto. Nesse sentido, sugerimos alguns livros e atividades que podem evidenciar as letras do alfabeto.
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T?tulo: Alfabet?rio
Autor: Jos? de Nicola
Editora: Moderna
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Veja a capa do livro
Fonte: http://ufabloguei.blogspot.com.br/2012/03/alfabetario.html. Acesso em 15/05/2013.
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SINOPSE:
A obra Alfabet?rio traz lindos poemas, cada um com uma das letras do alfabeto, de ?A? a ?Z?. No ?ltimo poema, intitulado ?Brincadeira de roda do Carlos?, re?nem-se todas as letras, inclusive as rec?m-inclu?das K, W e Y, e se faz uma bem-humorada par?dia do poema ?Quadrilha?, de Carlos Drummond de Andrade. Aprender o alfabeto com poesia ? uma maneira diver?tida e eficiente de aprender!
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Outra sugest?o ? a seguinte obra:
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T?tulo: O anivers?rio do Seu Alfabeto
Autor: Amir Piedade
Editora: Cortez
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Veja a capa do livro
Fonte: http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId=%7B10245AB0-D7B3-E011-955F-842B2B1656E4%7D Acesso em 15/05/2013.
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SINOPSE:
? anivers?rio do Seu Alfabeto, mas quem ganha o presente ? a garotada. Neste livro de Amir Piedade, repleto de ilustra??es coloridas e divertidas de Luiz Gesini, as letras do alfabeto s?o apresentadas uma a uma atrav?s de um texto extremamente interessante. Cada convidado leva para Seu Alfabeto um presente que representa a sua letra. No decorrer da festa h? muita confus?o e, de forma l?dica, aprende-se sobre regras gramaticais e de conviv?ncia. Indicada para crian?as em fase de alfabetiza??o. A obra estimula a reflex?o e a criatividade.
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Professor, para maior contato entre os alunos e as letras do alfabeto sugerimos as atividades abaixo:
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A finalidade desse jogo ? fazer com que os alunos explorem o alfabeto e memorizem a sequ?ncia alfab?tica, pr?-requisito essencial para facilitar a procura em dicion?rios, listas, enciclop?dias, dentre outros.
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a) Forme um grupo de cinco jogadores.
b) Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque dentro de um saquinho. Como s?o 5 grupos, ser?o 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.
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Fonte: Acervo da autora.
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c) Sem olhar, cada jogador pega uma pe?a no saco. Depois, come?a tudo de novo. Cada um pega mais uma pe?a, at? que todos tenham cinco pe?as na m?o.
d) A letra A n?o vai ser de ningu?m. Se algu?m tir?-la, deve coloc?-la na cabe?a da cobra e pegar outra pe?a.
e) Com uma parlenda ou uma din?mica ou um sorteio, decidam quem vai come?ar o jogo. Estabele?a tamb?m qual vai ser a ordem das jogadas, ou seja, se elas ser?o no sentido hor?rio ou no anti-hor?rio.
f) O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na cobrinha, respeitando a ordem alfab?tica, do come?o para o fim, ou do fim para o come?o. Portanto, ele dever? colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.
g) N?o ? permitido colocar pe?a fora da sequ?ncia. Quando o jogador n?o tiver a pe?a, ele dever? passar a vez a outro.
h) Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, em roda de conversa convide a turma para participar de um momento bem divertido. Providencie o livro Palavras, muitas palavras... de Ruth Rocha e fa?a a leitura para a turma. Nesse livro cada letra do alfabeto ? a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita divers?o e rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para os alunos. Os desenhos acompanham e refor?am a proposta do texto.
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Fonte: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2009/07/palavras-muitas-palavras-ruth-rocha.html Acesso em 15/05/2013.
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Depois de fazer a leitura, pe?a para os alunos registrarem as 26 letras do alfabeto uma embaixo da outra (se tiver carimbos com as letras voc? poder? usar) e em seguida pe?a para fazerem a tentativa de escrita de palavras (hip?teses) que come?am com as letras do alfabeto.
Logo ap?s, fa?a com a turma a escrita convencional das palavras e solicite aos alunos, que as registrem ao lado da tentativa de escrita das palavras escolhidas.
Observe:
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, voc? poder? registrar essa atividade fazendo uma tabela de 3 colunas e 27 linhas, utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).
Ao inv?s dos alunos escreverem, eles v?o digitar as letras do alfabeto, suas hip?teses e a escrita convencional. Quando voc?, professor, for fazer a corre??o das palavras, observe com bastante aten??o a escrita convencional.
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LETRAS | TENTATIVA DE ESCRITA | ESCRITA CONVENCIONAL |
A | ? | ? |
B | ? | ? |
C | ? | ? |
D | ? | ? |
E | ? | ? |
F | ? | ? |
G | ? | ? |
H | ? | ? |
I | ? | ? |
J | ? | ? |
K | ? | ? |
L | ? | ? |
M | ? | ? |
N | ? | ? |
O | ? | ? |
P | ? | ? |
Q | ? | ? |
R | ? | ? |
S | ? | ? |
T | ? | ? |
U | ? | ? |
V | ? | ? |
W | ? | ? |
X | ? | ? |
Y | ? | ? |
Z | ? | ? |
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Ap?s a corre??o, imprima a produ??o de cada aluno e oriente para que seja colada no caderno de L?ngua Portuguesa.
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Professor, acreditamos que o trabalho de montar e desmontar palavras com o alfabeto m?vel ? bastante interessante e importante, no que diz respeito ?s correspond?ncias som-grafia. Por isso, sempre disponibilize alfabeto m?vel para os alunos, estes podem ser de v?rios materiais como: madeira, E.V.A, pl?stico, papel.
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?Atualmente, todos os livros de alfabetiza??o aprovados pelo Programa Nacional do Livro Did?tico (PNLD) passaram a trazer como encarte as letras do alfabeto, repetidas o suficiente para que a crian?a possa, com elas, formar palavras. As atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto m?vel, com letras feitas de papel, de pl?stico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma s?rie de decis?es sobre como escrever. Nesse momento, a aten??o da crian?a que escreve com o alfabeto m?vel vai se voltar para escolher quais letras vai usar e em que ordem vai coloc?-las, na sequ?ncia da escrita da palavra. Conforme explica Morais (2012), o fato de as mesmas letras aparecerem repetidas cria a situa??o de conviver com letras como um conjunto de classes de elementos iguais?.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32.
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Organize a turma em grupos de 4 alunos em n?veis de escrita diferentes e organize um repert?rio em torno de 10 fichas contendo figuras e espa?os para colocarem as letras m?veis de acordo com o n?mero de letras da figura para cada aluno.
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Fonte: Acervo da autora.
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Entregue uma ficha para cada aluno e pe?a para os alunos montarem o nome das figuras com as letras m?veis e depois escreverem no papel ou no caderno, dando sentido ? preserva??o da escrita.
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Professor, com a demanda das salas heterog?neas ir?o aparecer diversas hip?teses de tentativa de escrita de acordo com os n?veis da escrita alfab?tica explorados por Em?lia Ferreiro e Ana Teberosky. Para compreender um pouco mais sobre os n?veis estipulados pelas autoras, segue a refer?ncia do livro:
FERREIRO, Em?lia; TEBEROSKY, Ana. Psicog?nese da L?ngua Escrita. Porto Alegre: Artes M?dicas, 1986.
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Observe algumas situa??es e maneiras de media??o/interven??o no processo de apropria??o do sistema de escrita:
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O aluno monta a palavra CABIDE como ?AIE?. Isso significa que ele est? na hip?tese sil?bica com valor sonoro.
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 13.
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Em seguida, pe?a para ler, apontando o dedo para a palavra montada. Provavelmente ele ir? ler o ?A? para o ?CA?, o ?I? para o ?BI? e o ?E? para o ?DE?. Nesse momento, como a atividade est? sendo realizada em grupo e com alunos em diferentes n?veis de escrita, algum colega ou voc?, poder? intervir e questionar que est?o faltando letras, uma vez que n?o poder? sobrar nenhum espa?o na escrita das palavras.
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Fonte: Acervo da autora.
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Dialogue com a crian?a e trabalhe explorando os sons das palavras. ?Olha, para eu formar o som CA, qual letra que eu coloco do lado do A. Veja, esse ? o mesmo som de CABELO, CASA, explore o som inicial de outras palavras?, pe?a para a crian?a pegar a letra que est? pensando, fa?a trocas de letras e solicite que os colegas tamb?m auxiliem.
Ao final da atividade, afixe as imagens na lousa e realize uma corre??o coletiva pedindo que observem a escrita das palavras. Pe?a para anotarem ao lado da escrita espont?nea, somente as palavras que ficaram diferentes da escrita convencional.
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Essa atividade propicia aos alunos a viv?ncia de situa??es interessantes, em que as letras s?o tratadas como unidades, podendo troc?-las quando aparecer no conjunto de palavras que escreverem ou mesmo no momento de observar quais ser?o as letras que poder? empregar para formar tais palavras.
O fato de j? dispor das letras do alfabeto para formar as palavras faz com que os alunos possam recordar outras palavras que sabem de cor, para escrever outras palavras. Por outro lado, como pudemos perceber, os alunos com hip?teses de escrita mais avan?adas centraram a aten??o na busca das letras exatas, que representavam os sons que estavam analisando nas palavras.
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Professor, geralmente para os alunos com hip?teses de escrita mais avan?adas (sil?bico-alfab?tica ou alfab?tica), o uso do alfabeto m?vel ? um grande aliado na consolida??o das correspond?ncias grafema-fonema.
Para enriquecer mais a atividade, solicite que a escrita das palavras seja realizada com a letra cursiva, pois, ?al?m do gesto do treino gr?fico subjacente ? produ??o desse tipo de letra, as crian?as vivenciariam a busca consciente de formas equivalentes para as palavras que constru?ram com o alfabeto m?vel?.
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Professor, outra forma de realizar essa atividade, ? disponibilizar aos alunos, fichas faltando algumas letras, sugerimos a falta das vogais. Veja algumas sugest?es:
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Fonte: Acervo da autora.
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Professor, quando o aluno l? pausadamente na segunda ficha, por exemplo, ela come?a a perceber que as palavras s?o segmentadas em s?labas. Quando propomos aos alunos para completarem lacunas estamos mostrando para eles que existe uma correspond?ncia entre uma unidade gr?fica (letra) e uma unidade sonora e ? essa correspond?ncia que o aluno tem que pensar na hora de escolher a letra: o que ? que preenche essa lacuna?
De maneira prazerosa e l?dica, o aluno vai se apropriando de que essas correspond?ncias na nossa l?ngua, na escrita s?o correspond?ncias grafo f?nicas, entre letras e sons.
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Professor, providencie o poema ?Letra M?gica? do autor Jos? Paulo Paes para cada aluno colar no caderno. Explore a letra do poema e depois leia para os alunos perceberem como se faz a leitura de um poema, em seguida, solicite que eles leiam. Voc? pode sugerir que as meninas fa?am a leitura da 1? estrofe e os meninos da 2? estrofe.
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Fonte: Acervo da autora.
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Esse poema traz dois desafios para os alunos sobre troca de letras nas palavras. Pe?a para os alunos montarem a palavra ELEFANTE com o alfabeto m?vel e trocarem a letra adequada para formar a palavra ELEGANTE. Em seguida solicite que anotem no poema a troca realizada.
A seguir pe?a para montarem a palavra RATO e posteriormente fa?a a leitura do poema. Solicite que os alunos respondam o poema fazendo a troca sugerida. Depois os alunos dever?o completar o poema.
Existem algumas atividades que t?m comandos bastante interessantes que abordam as correspond?ncias som-grafia, o que possibilita ao aluno a reflex?o sobre as unidades sonoras para formar outras palavras. Veja alguns exemplos:
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Exemplificaremos algumas atividades com esses comandos:
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1) Leia as palavras a seguir:
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ESCOLA | BATATA | CANETA |
ESMOLA | BARATA | CANECA |
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a) Pinte a letra que muda a palavra.
b) Assinale com um X a resposta correta. A troca de letra em cada dupla mudou:
__ apenas a pron?ncia da palavra;
__ apenas o sentido da palavra;
__ a pron?ncia e o sentido da palavra.
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2) Troque a primeira letra e forme palavras diferentes umas das outras.
3) Mude a posi??o das letras e forme outra palavra.
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4) Mude as s?labas de lugar e forme novas palavras:
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CABO
LOBO
LAMA
PACA
CAPA
MACA
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Professor, comparar palavras ? um tipo de atividade muito importante no processo de alfabetiza??o. Quando os alunos analisam duas ou mais palavras, buscando semelhan?as e/ou diferen?as, eles consolidam correspond?ncias entre as unidades sonoras (fonemas) e unidades gr?ficas (letras).
Nessa perspectiva, sugerimos o jogo TROCA LETRAS, que oportuniza aos alunos a compara??o de palavras, bem como a identifica??o de um ?nico som (fonema) diferente entre as palavras, possibilitando o uso do alfabeto m?vel na troca de letras para a percep??o de que a substitui??o de uma ?nica letra transforma palavra em outra.
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Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente prop?cio para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar. Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a aten??o dos alunos para a estrutura deste g?nero textual.
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Meta do jogo:
Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras.
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Jogadores:
2, 3 ou 4 grupos.
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Componentes:
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Fonte: Acervo da autora.
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Fonte: Acervo da autora.
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Regras:
- Formar 2, 3 ou 4 grupos. Decida com os grupos, qual grupo iniciar? o jogo.
- O desafiador (professor) coloca em cada grupo 5 fichas de figuras e solicita aos alunos que, ao lado, forme com o alfabeto m?vel as palavras correspondentes a essas figuras, deixando na mesa o restante do alfabeto.
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Fonte: Acervo da autora.
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- Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra ? muito semelhante ? palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se antes tinha a ficha da figura MALA, coloca-se a ficha que tem a figura MAPA).
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Fonte: Acervo da autora.
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- Fa?a o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: ?Que letra devo trocar para que a palavra PATO vire RATO??
- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar nova palavra.
- Se o grupo acertar ganha 5 pontos, e o professor prossegue com o grupo seguinte.
- Caso o grupo n?o tenha escolhido a letra adequada ele n?o ganha pontos e o outro grupo pode tentar realizar o desafio.
- O jogo termina quando o desafiador fizer 8, 9 ou 10 desafios: para 4 grupos, s?o feitos dois desafios; para 3 grupos, s?o feitos tr?s desafios; e para 2 grupos, s?o feitos cinco desafios.
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Professor, dada ? import?ncia desse tipo de atividade, consideramos fundamental que desenvolva atividades semelhantes em outras situa??es, em pequenos grupos ou em atividades individuais. Pode-se, por exemplo, fazer um jogo em que os alunos, sejam desafiados a dizer ou escrever palavras, trocando uma letra ou uma s?laba, transformando-as em outras palavras.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/alfabeto-movel-com-tampinha-pet.html Esse s?tio mostra alfabeto m?vel feito com tampinha de garrafa PET. (Acesso em 17/05/2013.).
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http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/importancia-alfabeto.htm Esse s?tio traz um texto retratando a import?ncia do alfabeto. (Acesso em 17/05/2013.).
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um com rela??o ? an?lise lingu?stica: apropria??o do sistema de escrita alfab?tica que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.
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O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.
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Escola: ______________________________________________________________
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Aluno: _______________________________________________________________
An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de escrita Alfab?tica |
FEV. |
JUN. |
AGO. |
DEZ. |
Escreve o pr?prio nome. |
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Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. |
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Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos. |
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Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros. |
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Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais. |
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Compreende que palavras compartilham certas letras. |
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Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras. |
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Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. |
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Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas. |
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Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es. |
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Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas. |
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L?, ajustando a pauta sonora ao escrito. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. |
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Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
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Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o
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Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.