Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Recursos e estrat?gias:
Sensibiliza??o aos recursos n?o verbais em diferentes textos.
Para o in?cio desta aula, a proposta ? que os alunos sejam sensibilizados quanto ? import?ncia da linguagem n?o verbal. Para tanto, o professor exibir?, por meio do data show ou do pr?prio acesso dos alunos a computadores e internet, alguns textos, v?deos e museus virtuais, cuja linguagem predominante seja a n?o verbal.
Para orientar a visualiza??o, o professor questionar?: "O que h? de comum nas diferentes ocorr?ncias?"
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http://alobarravelha.blogspot.com.br/2013/05/historias-do-papa-francisco-o-guarda.html
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http://dikecraftart.files.wordpress.com/2012/05/dia_da_mae.jpg
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http://2.bp.blogspot.com/_XzWuo9VHN3o/S8eVKIlUfzI/AAAAAAAAAAc/_x7vu7fsBu4/s1600/anmaca_almap.jpg
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http://www.michaeltotten.com/archives/images/quino_demo.gif
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Museu do Louvre - Paris
http://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
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Museu Imperial - Brasil
http://www.museuimperial.gov.br/exposicoes-virtuais.html
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Attraction Shadow Theatre Group
https://www.facebook.com/photo.php?v=102536483283293&set=vb.241657555965041&type=2&theater
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Depois da visualiza??o, a ideia ? que o professor conduza discuss?es orais sobre a relev?ncia da linguagem n?o verbal em cada ocorr?ncia, permitindo que os alunos concluam que essa linguagem significa tanto quanto a verbal e, por isso, deve ser estudada enquanto recurso de intera??o. Dito isso, o professor dever?, ent?o, informar aos alunos que a proposta da presente aula ? trabalhar alguns dos recursos n?o verbais utilizados no g?nero tira.
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Nessa atividade, a proposta ? que os alunos conhe?am a constitui??o do g?nero tira para, assim, compreenderem a fun??o dos recursos n?o verbais nesse tipo de texto.
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O professor exibir? aos alunos, por meio de data show ou do pr?prio acesso do aluno aos textos, cinco tiras, a partir das quais eles ter?o de responder o question?rio. Caso tenham acesso ao computador, o question?rio pode ser disponibilizado para os alunos por meio de seus e-mails e as respostas digitadas em Word, por exemplo.
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Tira 1
http://clubedamafalda.blogspot.com.br/ Tira 559/10 out. 2012
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Tira 2
http://comicsgarfield.blogspot.com.br/ 02 ago. 2008
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Tira 3
http://www2.uol.com.br/niquel/tiras_mes/2013/05/13.gif 13 mai. 2013
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Tira 4
http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/
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Tira 5
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013
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Question?rio Parte geral 1. Observando as tiras acima, o que voc?s concluem em rela??o ao tipo de texto predominante: seria uma narra??o, uma descri??o, uma argumenta??o, uma injun??o ou uma exposi??o? Justifiquem sua escolha com elementos textuais. 2. Depois de ter percebido qual o tipo de texto predominante, o que voc?s percebem de recorrente em rela??o ao modo como esse tipo de texto se organiza e se apresenta ao leitor, isto ?, como as tiras se apresentam, no que concerne ao layout? 3. Qual o objetivo comunicativo das tiras, ou seja, qual a fun??o que cumprem? 3. Em todas as tiras, h? presen?a, maior ou menor, de bal?es. O que eles indicam? Qual a import?ncia de sua fun??o para a configura??o da tira? Eles s?o sempre essenciais? Discorra. 4. Para al?m dos bal?es, os personagens tamb?m s?o presen?a em todas as ocorr?ncias. Por meio deles, no cen?rio de cada tira, ? poss?vel perceber movimenta??es? Como elas s?o apresentadas ao leitor? 5. ? poss?vel afirmar que h? passagem de tempo e ou mudan?a de lugar nas tiras? Explique como isso acontece. 6. Sobre o tamanho das tiras, elas se caracterizam como um texto curto ou um texto longo? 7. Quanto ? linguagem, como ela se constitui nas tiras? 8. Predominantemente, onde existe publica??o di?ria de tiras? 9. H? outros meios de divulga??o em que a tira pode ser encontrada? Onde? 10. Os recursos n?o verbais contribuem para o objetivo comunicativo das tiras? Em que medida? |
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Ap?s responderem o question?rio, os alunos, caso tenham acesso ? internet, dever?o visitar aleatoriamente blogues e s?tios de tirinhas para se familiarizarem ainda mais com o g?nero, a partir de suas recorr?ncias.
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Sugest?es de s?tios:
http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/
http://www2.uol.com.br/niquel/
http://www2.uol.com.br/glauco/
http://clubedamafalda.blogspot.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013
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Depois de responderem o question?rio e ou acessarem os s?tios de tirinhas, em duplas ainda, os alunos dever?o formular um conceito para a no??o de tira. Esse conceito poder? ser formulado tanto em software de apresenta??o, como o Power Point ou ainda o Prezi (http://prezi.com/), ou em cartazes ou afins.
Professor, o question?rio serve como orientador para as observa??es dos alunos quanto ?s recorr?ncias que caracterizam o g?nero. Assim, os alunos ter?o condi??es de formularem um conceito para tira.
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Discuss?o de impress?es e formula??es conceituais sobre a tira.
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Prontas as conceitua??es sobre a tira, chegou o momento de discuti-las para avaliar o que ? ou n?o pertinente em rela??o ? sua constitui??o. Para tanto, os conceitos dever?o ser apresentados por cada dupla de alunos ao professor e aos colegas.
Ap?s cada apresenta??o, os alunos dever?o comentar sobre a produ??o de seus pares, avaliando-as. Depois disso, em conjunto, ser? feita uma constru??o coletiva, desencadeada pelo professor, do conceito de tira.
Professor, as tiras s?o compreendidas teoricamente como parte do grande grupo denominado Hist?rias em Quadrinhos (HQs). Por isso, as sugest?es te?ricas abaixo fazem defini??o das HQs.
Sugest?es te?ricas para embasamento:
"A fun??o fundamental da arte dos quadrinhos, que ? comunicar ideias e/ou hist?rias por meio de palavras e figuras, envolve o movimento de certas imagens (como pessoas e coisas) no espa?o. Para lidar com a captura ou o encapsulamento desses eventos no fluxo da narrativa, eles devem ser decompostos em segmentos sequenciados. Esses segmentos s?o chamados quadrinhos." (EISNER, 2010, p. 39). |
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"Em primeiro lugar, nota-se que as hist?rias em quadrinhos constituem um sistema narrativo composto por dois c?digos que atuam em constante intera??o: o visual e o verbal. Cada um desses ocupa, dentro dos quadrinhos, um papel especial, refor?ando um ao outro e garantindo que a mensagem seja entendida em plenitude. Alguns elementos da mensagem s?o passados exclusivamente pelo texto, outros t?m na linguagem pict?rica a sua fonte de transmiss?o. A grande maioria das mensagens dos quadrinhos, no entanto, ? percebida pelos leitores por interm?dio da intera??o entre os dois c?digos" (VERGUEIRO, 2009, p. 31). |
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"Ramos (2007), com base na an?lise de obras em quadrinhos e de estudos sobre a ?rea, identificou algumas tend?ncias: 1) diferentes g?neros utilizam a linguagem dos quadrinhos; 2) predomina nas hist?rias em quadrinhos a sequ?ncia ou o tipo textual narrativo; 3) as hist?rias podem ter personagens fixos ou n?o; 4) a narrativa pode ocorrer em um ou mais quadrinhos, conforme formato do g?nero; 5) em muitos casos, o r?tulo, o formato, o suporte e o ve?culo de publica??o constituem elementos que agregam informa??es ao leitor, de modo a orientar a percep??o do g?nero em quest?o; 6) a tend?ncia nos quadrinhos ? a de uso de imagens desenhadas, mas ocorrem casos de utiliza??o de fotografias para compor as hist?rias" (RAMOS, 2009, p. 19). |
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O objetivo dessa aula ? que os alunos identifiquem os recursos n?o verbais nas tiras e reconhe?am seus efeitos de sentidos.
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O professor dever? pedir aos alunos que acessem as mesmas tiras da aula anterior ou dever? exibi-las novamente. Em seguida, disponibilizar? uma caixa, a qual conter? perguntas sobre os recursos n?o verbais em cada tira. Os alunos, ainda em duplas, conforme aula anterior, dever?o sortear perguntas e respond?-las.
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Perguntas referentes ? tira 1
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http://clubedamafalda.blogspot.com.br/ Tira 559/10 out. 2012
a) H? passagem de tempo na tira acima? Como ela ? marcada?
b) Os bal?es s?o diferentes. Qual o sentido do contorno do bal?o em cada quadrinho?
c) Assim como os bal?es, o tamanho e o formato das letras variam. Qual o sentido dessas varia??es?
d) Reparem no objeto vaso de planta, disposto no cen?rio. Reparem que a cada quadrinho ele ? exibido gradualmente. O que isso sugere?
e) No terceiro e quarto quadrinhos, Mafalda movimenta-se. Como esse movimento ? marcado textualmente?
f) Expliquem tamb?m como o efeito de o livro ser jogado ao ch?o ? marcado textualmente.
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Perguntas referentes ? tira 2
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http://comicsgarfield.blogspot.com.br/ 02 ago. 2008
a) A express?o fision?mica diz. Partindo dessa premissa, expliquem as mudan?as expressivas dos personagens e os efeitos de sentido implicados.
b) Nessa tira, o cen?rio permanece inalterado. A partir disso, ? poss?vel prever mudan?a temporal nos quadrinhos? Expliquem.
c) Qual o efeito de sentido do uso, por Garfield, apenas de bal?es que representam pensamento?
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Perguntas referentes ? tira 3
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http://www2.uol.com.br/niquel/tiras_mes/2013/05/13.gif 13 mai. 2013
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a) Qual recurso utilizado pelo quadrinista para marcar visualmente que o di?logo se d? entre uma joaninha macho e uma f?mea?
b) No segundo quadrinho, qual a sensa??o de uma das joaninhas ao toque da outra? Como isso ? marcado textualmente?
c) Agora digam: qual o embasamento de que se utilizaram para chegar a essa conclus?o?
d) Como sabemos qual dos personagens fala primeiro?
e) O que diz a express?o facial dos personagens no ?ltimo quadrinho?
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Perguntas referentes ? tira 4
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http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/
a) O primeiro quadrinho tem medidas diferentes dos demais. O que isso pode significar? Criem hip?teses.
b) H? mudan?a de tempo nessa tira? Como ele ? marcado?
c) Qual o tempo decorrido na hist?ria?
c) ? poss?vel identificar as fases da narrativa? Introdu??o, complica??o e cl?max? Se sim, relatem-nas.
d) Agora, respondam: quais os elementos permitiram voc?s identificarem as partes da narrativa?
e) Reparem no uso de duas onomatopeias no texto. O que elas representam? Qual a import?ncia delas para os quadrinhos?
f) Identifiquem e registrem a marca??o textual de todos os movimentos dos personagens.
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Perguntas referentes ? tira 5
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http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013
a) Nessa tira, o movimento predomina entre os personagens devido ao contexto. Como esses movimentos s?o evidenciados? Descrevam e expliquem todos.
b) Observem a posi??o dos personagens. O que isso contribui para a compreens?o da tira?
c) Qual o sentido de o abajur estar aparentemente voando na cena?
d) O uso do negrito ? relevante para a tira? Por qu??
e) Comentem sobre o uso da onomatopeia.
f) Embora essa tira apresente apenas um quadrinho, ? poss?vel perceber mudan?a de tempo? Se sim, expliquem como isso se d?.
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Professor, separe as perguntas por tirinha para proceder ao sorteio. Isso permitir? que cada tirinha seja contemplada de uma vez e facilitar? a discuss?o sobre os recursos n?o verbais nas tiras. ? importante lembrar ainda que a cada resposta das duplas de alunos, os colegas poder?o fazer interven??es de modo a enriquecer a an?lise.
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Nessa atividade, o aluno concluir? sobre a import?ncia do uso de recursos n?o verbais em tiras.
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Finalizadas as respostas da atividade anterior, o professor solicitar? aos alunos para acessarem a tese de Paulo Ramos e juntos lerem oralmente algumas considera??es do autor sobre as tiras e o uso dos recursos n?o verbais nas HQs.
Para tanto, professor, ? necess?rio que voc? acesse primeiro a tese e escolha partes que tratem especificamente sobre o conte?do da aula. Ver sobre isso na parte II da tese, especificamente, cap?tulos 6, 7 e 8. Essa leitura contribuir? para que se sustente cientificamente a import?ncia do uso dos recursos n?o verbais para a produ??o de sentidos nas tiras. ? v?lido o destaque da contribui??o que os recursos n?o verbais somam ?s inten??es comunicativas da tira: o efeito c?mico.
Tese de Paulo Ramos est? dispon?vel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/pt-br.php
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Nessa atividade, o aluno formalizar? o conhecimento sobre a utiliza??o de recursos n?o verbais em tiras.
Depois da leitura de partes de um trabalho cient?fico que trata sobre o assunto da aula, os alunos dever?o produzir, em duplas, um pequeno ensaio (g?nero que j? deve ser de conhecimento do aluno) sobre a utiliza??o dos recursos verbais nas tiras. Esse ensaio dever? conter exemplos de tira para atestar as afirma??es do texto.
Sugest?o de orienta??o para a escrita do ensaio.
Depois de terem estudado sobre os recursos n?o verbais na tira, elaborem um ensaio que re?na explica??es sobre esses elementos e seu funcionamento em tiras. Para tanto, considerem na an?lise os seguintes pontos: 1) a narrativa por meio de quadrinhos; 2) os personagens e sua express?o facial e movimenta??o corporal; 3) os bal?es do discurso direto; 4) os valores expressivos das letras; 5) o uso de onomatopeias; 6) a passagem de tempo e mudan?a de cen?rio.
Os textos produzidos, ap?s reescrita, dever?o ser submetidos ? publica??o online no blogue da sala ou ainda em outros s?tios pertinentes.
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Indica??o de leitura para o professor:
EISNER, Will. Narrativas gr?ficas de Will Eisner. Tradu??o de Leandro Luigi Del Manto. S?o Paulo: Devir, 2005.
______. Quadrinhos e arte sequencial: princ?pios e pr?ticas do lend?rio cartunista. Tradu??o de Lu?s Carlos Borges e Alexandre Boide. 4?. ed. S?o Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
RAMOS, Paulo. Tiras c?micas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. S?o Paulo, 2007. 424 f. Tese (Doutorado em Filologia em L?ngua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ci?ncias Humanas, Universidade de S?o Paulo. Dispon?vel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/pt-br.php>. Acesso em 28 nov. 2012.
______. A leitura dos quadrinhos. S?o Paulo: Contexto, 2009.
VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma ?alfabetiza??o? necess?ria. In: RAMA, ?ngela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as hist?rias em quadrinhos na sala de aula. 3?. ed. S?o Paulo: Contexto, 2006.
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Links com recursos do Portal:
"Quem ? o maior de todos os vil?es?". Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21011
Os alunos ser?o avaliados com base na discuss?o e participa??o deles em rela??o ? proposta, que pretende que eles compreendam que os recursos n?o verbais, nas tiras, s?o t?o importantes quanto o uso da linguagem verbal, dados os efeitos de sentido que proporcionam, contribuindo para a fun??o sociocomunicativa do g?nero. A cada atividade da proposta, cabe ao professor dar feedbacks ao aluno de modo que ele v? se reorientando te?rica e conceitualmente ao longo do processo at? culminar com a consecu??o dos objetivos da aula.