Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
?
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As A??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: a ?gua em nossa vida
Professor, a ?gua ? um tema muito importante na vida de todos n?s, desperta muito interesse e curiosidade nas crian?as. Al?m do mais, voc? poder? utilizar o tema para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crian?as de forma interdisciplinar, como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
Organize os alunos em uma roda de conversa e inicie sua aula motivando-os sobre o tema, pergunte:
?
?
Deixe que os alunos exponham suas opini?es e troquem informa??es.
Depois, explore o tema com eles trabalhando a hist?ria em quadrinhos ??gua boa pra beber? da Turma da M?nica.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a hist?ria no s?tio http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e realizem a leitura da hist?ria individualmente. Em seguida proponha a leitura coletiva. Caso sua escola n?o possua os laptops do Projeto UCA, leve os alunos at? ao Laborat?rio de Inform?tica, use um projetor multim?dia para projetar ou fa?a a c?pia impressa.
?
?
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm . Acesso em 30/04/2013.
Essa hist?ria ? muito interessante, ela aborda a import?ncia de tratar a ?gua, de economiz?-la e preserv?-la. Aponta tamb?m para quest?es de cidadania ao mostrar a necessidade do saneamento b?sico como um direito de todos.
REGISTRANDO
Proponha uma atividade de registro abordando as quest?es contempladas na hist?ria. Nessa atividade voc? poder? abordar direitos de aprendizagem contemplados no Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Sugerimos a seguinte atividade:
?
HIST?RIA ??GUA BOA PRA BEBER? ? TURMA DA M?NICAAp?s ouvir a hist?ria assinale com X a alternativa correta:1) Portador de texto no qual encontramos esse tipo de hist?ria ?:( ) livro liter?rio ( ) gibi ( )livro de receita2) Caminho percorrido pela ?gua at? chegar em nossa casa:( ) Esta??o de tratamento, rio, casa.( ) Rio, esta??o de tratamento, casa.3) ? importante tratar a ?gua antes de beber para:( ) Tirar impurezas e bact?rias que prejudicam a sa?de.( ) Acrescentar sabor e cheiro na ?gua.4) Usamos a ?gua em nosso cotidiano para:( ) Escovar os dentes( ) Lavar os alimentos( ) Beber( ) Dormir5) S?o atitudes corretas para economizar a ?gua:( ) Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes.( ) Lavar a cal?ada com a mangueira de ?gua.( ) Tomar banhos r?pidos e fechar a torneira enquanto ensaboa o corpo.( ) Lavar o carro com a mangueira de ?gua toda semana pra ele ficar limpinho. |
?
2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Como a ?gua chega at? nossas casas? Vamos pesquisar...
- Para responder essa pergunta, organize com seus alunos uma visita ao departamento de ?gua e esgoto de sua cidade. L? eles poder?o ver como ocorre a capta??o da ?gua, como ela ? tratada para ir at? nossas casas e por fim como ? tratada depois de ser usada por n?s.
- Fotografem o momento da visita. Voc?s poder?o utilizar laptops, tablets, m?quinas fotogr?ficas digitais ou outras ferramentas tecnol?gicas que dispuserem.
- No s?tio http://www.addp.pt/topas/intro.htm (Acesso em 01/05/2013), seus alunos encontrar?o uma sess?o denominada ?Tratamento da ?gua?, que ir? abordar esse tema de forma l?dica e criativa.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produ??o de texto - relat?rio de pesquisa:
Depois de realizar a pesquisa de campo, solicite que seus alunos fa?am um relat?rio retratando como foi o passeio e o que aprenderam com ele. Para tanto, planeje com eles a escrita do texto, conforme orienta os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: construa o roteiro, decidam o tipo de linguagem a ser utilizada para a finalidade desse tipo de texto, e utilize recursos coesivos para articular as ideias e fatos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
Os alunos poder?o produzir os textos em seus cadernos, mas se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops, por meio do programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos).
Fa?a a corre??o com os alunos de forma individual, em seguida oriente-os a socializarem seus relat?rios, realizando a leitura para seus colegas.
Proponha uma pesquisa para os alunos realizarem com seus familiares, sobre a import?ncia do tratamento da ?gua, as etapas do tratamento e suas fun??es. Entregue para eles uma ficha para que preencham com os dados obtidos na pesquisa.
?
PESQUISA COM A FAM?LIA |
|
1. Fonte |
|
2. Qual ? a import?ncia do tratamento da ?gua? |
|
3. Quais s?o as etapas desse tratamento? |
|
4. Descreva cada etapa e sua fun??o |
|
Fonte: Acervo da autora.
?
Veja abaixo uma sugest?o de texto que aborda esses aspectos:
?
?
Tratamento da ?gua
Defini??o Numa esta??o de tratamento de ?gua, o processo ocorre em etapas: - Coagula??o: quando a ?gua na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alum?nio. Esta subst?ncia serve para aglomerar (juntar) part?culas s?lidas que se encontram na ?gua como, por exemplo, a argila. - Flocula??o - em tanques de concreto com a ?gua em movimento, as part?culas s?lidas se aglutinam em flocos maiores. - Decanta??o - em outros tanques, por a??o da gravidade, os flocos com as impurezas e part?culas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da ?gua. - Filtra??o - a ?gua passa por filtros formados por carv?o, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfec??o - ? aplicado na ?gua cloro ou oz?nio para eliminar microorganismos causadores de doen?as. - Fluoreta??o - ? aplicado fl?or na ?gua para prevenir a forma??o de c?rie dent?ria em crian?as. - Corre??o de PH - ? aplicada na ?gua uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de s?dio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da ?gua e preservar a rede de encanamentos de distribui??o. Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm. Acesso em 01/05/2013. |
?
?
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Realizando algumas atividades:
Voc? poder? propor aos alunos que fa?am por escrito, algumas atividades de registro, que abordem as etapas de tratamento da ?gua e suas fun??es.
Veja abaixo algumas sugest?es:
Fonte: Acervo da autora.
Fonte: Acervo da autora.
?
?
OBSERVE O DESENHO ABAIXO:
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_6SjrQ3n9yeE/S_W8FGW22DI/AAAAAAAAAL4/n5YLs31w5Cs/s1600/agua-potavel.jpg - Acesso em 01/05/2013. ? 1.RESPONDA: QUAIS S?O AS ETAPAS DE TRATAMENTO DA ?GUA? _______________________________________________________________________________________________________________________________ ? 2. EXPLIQUE O QUE SIGNIFICAM AS ETAPAS ABAIXO: FLOCULA??O:___________________________________________________________________________________ DECANTA??O: __________________________________________________________________________________ FILTRA??O:_____________________________________________________________________________________ ? 3. CIRCULE NO DESENHO TR?S PALAVRAS QUE CONTENHAM ENCONTROS CONSONANTAIS, E ESCREVA-AS ABAIXO: ? _______________________________________________________________________________________________________________________ ? 4. CONTE QUANTAS S?O AS ETAPAS DE TRATAMENTO DA ?GUA E REGISTE ABAIXO: ___________________________________________________________ ? 5. AGORA VOC? ? O ARTISTA: FA?A UM DESENHO REPRESENTANDO O CAMINHO DA ?GUA AT? NOSSA CASA.
? |
5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Construindo uma maquete: Um trabalho em equipe
Professor, proponha aos seus alunos a constru??o de uma maquete representando como a ?gua chega at? a casa de cada um. Para tanto, solicite que contribuam com objetos e elementos que ser?o utilizados na constru??o da maquete. Utilize objetos recicl?veis. Planeje coletivamente a atividade. Devem constar no planejamento:
?
?
Depois de pronta a maquete, voc?s poder?o guard?-la para apresentar na exposi??o.
Veja abaixo a maquete constru?da por alunos do 1? ano "A" da Eseba/UFU em 2011:
Fonte: Acervo da autora.
?
6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos.
Exposi??o
Que tal envolver a fam?lia nesse processo? Organize uma exposi??o com fotos da visita dos alunos ? esta??o de tratamento de ?gua de sua cidade e tamb?m com a maquete que eles constru?ram representando o que aprenderam.
Para tanto, voc? poder? confeccionar com os alunos, convites para os pais. Aproveite para abordar as caracter?sticas desse g?nero textual, suas fun??es e particularidades.
Solicite aos alunos que tragam para pr?xima aula alguns modelos de convites: anivers?rio, casamento e outros. Oriente-os, que observem as informa??es contidas neste g?nero textual, e logo em seguida discuta sobre as informa??es que v?o colocar no convite:
Confeccionem os convites utilizando recursos diversos, tais como: pinturas, desenhos recortes ou outras formas de ilustr?-los.
Veja no s?tio a seguir algumas sugest?es de convites: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-convites.html.Acesso em 01/05/2013.
Links no portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652 - Sugest?o de aula para auxiliar no trabalho com o tema ?gua. Acesso em 03/05/2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526 - Sugest?o de aula para auxiliar no trabalho com o tema ?gua. Acesso em 03/05/2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: compreenderam como se realiza uma pesquisa, realizaram leituras interpretando as informa??es do texto; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como hist?ria em quadrinhos, textos expositivos, convites e relat?rios; e se compreenderam a import?ncia da ?gua, o seu processo de tratamento e sua relev?ncia para nossa sa?de. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento de a??es futuras.