Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
- Conhecer a biografia e os principais pensamentos de Adam Smith, um dos estruturadores do pensamento liberal, que constitui a base das economias de mercado;
- Identificar as caracter?sticas do modo capitalista de produ??o, investigando porque a produ??o de alimentos, sob esse modo de produ??o, n?o garante o acesso equitativo a esse bem essencial;
- Conceituar seguran?a alimentar e compreender os esfor?os universais para garanti-la ? humanidade.
Modo capitalista de produ??o
Liberalismo econ?mico
Desigualdades e classes sociais
Seguran?a alimentar e estoques internacionais de alimentos
Atividade sugerida para a terceira s?rie do ensino m?dio.
Esta aula permite ao professor trabalhar com seus alunos as cinco compet?ncias elencadas na matriz de refer?ncia do ENEM para Ci?ncias humanas e suas tecnologias: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas. O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa.
Atividade 1
O professor, com o prop?sito de despertar o interesse pela investiga??o, dever? apresentar a seguinte situa??o problema aos alunos: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas n?o terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?
Inicialmente, os alunos dever?o expressar suas opini?es sobre a tem?tica apresentada, fazendo fluir o senso comum e algumas hip?teses. Dois alunos dever?o ficar respons?veis pelo registro escrito dos principais itens levantados durante o debate. Os registros ocorrer?o livremente e as anota??es ser?o feitas no caderno. Posteriormente, cada um desses alunos far? parte de um dos dois grandes grupos a serem formados (ver par?grafo seguinte).
Na sequ?ncia, o professor dever? dividir os alunos em dois grandes grupos e apresentar algumas leituras previamente selecionadas, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Essas leituras dever?o ser feitas no laborat?rio de inform?tica, diretamente na mat?ria virtual, ou impressas e entregues em sala de aula. As leituras poder?o ser feitas em voz alta, intercalando os alunos leitores, como forma de garantir que todos estejam envolvidos.
O primeiro grupo (metade da sala) dever? ler e responder as quest?es propostas para o texto 1 e o segundo grupo (a outra metade) dever? ler e responder as quest?es propostas paro texto 2. As anota??es dever?o ser feitas no caderno do aluno, servindo de subs?dio para a etapa seguinte, quando o professor estimular? um debate com a turma. Objetivando coopera??o e envolvimento, as perguntas inicialmente dever?o ser respondidas em dupla e discutidas ao final, a fim de que cada grupo tenha uma opini?o ?nica sobre as respostas.
Sugest?es de leitura
Texto 1:
Quase 870 milh?es de pessoas no mundo est?o subnutridas ? novo relat?rio sobre a fome: |
Texto 2:
Povos ind?genas no Brasil: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu/1545 ? |
?
Roteiro de leitura
OBS: Para facilitar a compreens?o da leitura, sugere-se que o professor apresente alguns questionamentos:
Texto 1: Quase 870 milh?es de pessoas no mundo est?o subnutridas ? novo relat?rio sobre a fome. De acordo com o texto:
1- Qual ? a finalidade do relat?rio O Estado da Inseguran?a Alimentar no Mundo 2012 (SOFI)?
2- Quem o elaborou?
3- O que se espera dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio (ODM) frente ao desafio mundial da desnutri??o e da fome?
4- Quais as evid?ncias apontadas pelo relat?rio em rela??o ?:
a- Subnutri??o cr?nica no mundo?
b- Distribui??o espacial das ?reas mais vulner?veis em rela??o ? pobreza extrema e ?
fome?
5- Condi??o do Brasil frente ? desnutri??o cr?nica?
Texto 2: Povos ind?genas no Brasil
De acordo com o texto:
1- Em que se constitui a alimenta??o b?sica dos povos ind?genas que habitam o Alto Xingu, no Estado de Mato Grosso?
2- Qual a forma de organiza??o social e produtiva que garante a produ??o de alimentos ? popula??o local.
3- ? poss?vel identificar desnutri??o e fome entre esses povos?
4- Quais aspectos diferenciam a produ??o e a distribui??o de alimentos entre os povos ind?genas mencionados e a forma utilizada pela nossa sociedade?
Na sequ?ncia, o professor dever? iniciar o debate, sugerindo aos alunos destacados inicialmente que procedam ? leitura das ?opini?es? registradas, quando os alunos expuseram suas primeiras no??es sobre a tem?tica abordada, comparando as no??es apresentadas antes da leitura com as opini?es que se formaram a partir da leitura feita coletivamente.
Atividade 2
O professor dever? formar grupos de cinco alunos para que aprofundem o tema em estudo. Ap?s a rela??o dos temas apresentam-se as orienta??es quanto ao desenvolvimento do trabalho.
1- O espa?o econ?mico
espacoeconomicotocolando.blogspot.com.br/2010/04/o-capitalismo-e-construcao-do-espaco.html
2- Liberalismo econ?mico
http://www.brasilescola.com/economia/liberalismo-economico.htm
3- Forma??o de classes sociais
http://www.eumed.net/librosgratis/2008a/372/FORMACAO%20DE%20CLASSES%20SOCIAIS.htm
4- Seguran?a alimentar
www.forumsocialmundial.org.br/download/tconferencias_Maluf_Menezes_2000_por.pdf
5- Desnutri??o, o que ??
http://www.abc.med.br/p/318450/desnutricao+o+que+e+o+que+acontece+com+uma+pessoa+desnutrida.htm
6- Fome e desperd?cio
http://www.revelacaoonline.uniube.br/geral03/fome.html
7- A absurda proposta de um estoque global de alimentos
8- "Pobreza rural e fome no campo s? podem existir em uma sociedade desigual e injusta"
Roteiro de pesquisa
Sugere-se que cada grupo leia dois textos, de modo que haja mais de um grupo lendo o mesmo conte?do, o que dever? ampliar a capacidade de argumenta??o e confronto de ideias. As leituras em comum poder?o apresentar interpreta??es diferentes, enriquecendo a vis?o do leitor. Assim, o grupo 1 dever? ler os textos 1 e 2; o grupo 2 dever? ler os textos 2 e 3; o grupo 3 dever? ler os textos 3 e 4; o grupo 4 dever? ler os textos 4 e 5, e assim sucessivamente.
OBS: A orienta??o do professor dever? ser no sentido de que os alunos procurem extrair as ideias centrais de cada texto lido, relacionando-as com a problematiza??o apresentada no in?cio da atividade 1: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas n?o terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?
Atividade 3
Por se tratar de um tema complexo, o professor dever? apresentar os conceitos b?sicos de modo claro e objetivo, reportando-se aos temas relacionados no item Conceitos pr?vios trabalhados pelo professor. Esses conceitos dever?o ser apresentados ao longo do debate, quando os alunos demonstram evid?ncias de que t?m alguma compreens?o sobre o tema, necessitando, portanto, de aprofundamento.
Para concluir a atividade o professor dividir? a turma em oito grupos, distribuindo um questionamento para cada grupo. Esses questionamentos dever?o ser respondidos oralmente, e sem a interfer?ncia do professor, pois a argumenta??o servir? para a reda??o de um texto conclusivo, por grupo.
1- Qual a rela??o entre as ideias de Adam Smith, em seu livro A riqueza das na??es, e a pobreza em que vivem cerca de 800 milh?es de habitantes no mundo?
2- Quais os mecanismos existentes para se quantificar a popula??o que vive em situa??o de risco alimentar no Brasil, bem como a distribui??o espacial dos grupos mais vulner?veis?
3- Por que, nas economias de mercado, existe fome mesmo em pa?ses produtores de alimentos?
4- Qual ? o papel do Estado na busca de solu??o para reduzir a fome ou a desnutri??o no pa?s?
5- O que o Brasil tem feito para erradicar a fome e a pobreza?
6- Qual ? o papel da iniciativa privada na busca de solu??o para reduzir a fome ou a desnutri??o no pa?s?
7- Qual ? o papel da sociedade na busca na busca de solu??o para reduzir a fome ou a desnutri??o no pa?s?
8- Existem pessoas ou fam?lias que vivem em situa??o de risco alimentar em seu munic?pio? Em caso afirmativo, o que tem sido feito, localmente, para a supera??o dessa condi??o?
Na sequ?ncia, cada grupo elaborar? uma s?ntese do assunto estudado, tendo como refer?ncia a pergunta que recebeu e a argumenta??o resultante da troca de ideias que acabou de vivenciar. As leituras, o debate e a exposi??o conceitual do professor, ao longo da atividade, constituir?o a base te?rica para a interpreta??o e a produ??o textual.
A produ??o textual dos alunos servir? como etapa semiconclusiva da aula, considerando que, dessa forma, registrar?o a sua percep??o sobre o tema. A articula??o das ideias, condi??o necess?ria para a reda??o, constitui-se num esfor?o intelectual de an?lise e s?ntese.
A conclus?o da aula acontecer? quando o professor, ap?s a leitura e revis?o dos textos produzidos pelos alunos, detectar e esclarecer equ?vocos ou lapsos conceituais. Alguns textos dever?o ser selecionados para publica??o no jornalzinho ou no site da escola.
Matriz de refer?ncia para o ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal:
OBS: O artigo ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a p?gina, ?s vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao
O problema da fome no capitalismo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338
O desenvolvimento da aula deve ser mediado pelo di?logo, valorizando a exposi??o das ideias, a participa??o e o interesse nas investiga??es e nos debates. O conte?do dos textos, bem como as opini?es apresentadas oralmente, exp?em o n?vel de percep??o e a capacidade de s?ntese dos membros do grupo.
Nessa perspectiva, a avalia??o da atividade procurar? contemplar os aspectos comportamentais (participa??o, interesse), atitudinais (respeito ?s opini?es) e conceituais (dom?nio do conhecimento).