Portal do Professor

Início do Conteúdo

A FAO na quest?o alimentar internacional: ela est? em nosso cotidiano?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a estrutura organizacional da ONU;

- Conhecer o hist?rico, a fun??o e a estrutura operacional da Organiza??o das Na??es Unidas para Alimenta??o e Agricultura (FAO)como um dos organismos da ONU;

- Identificar projetos internacionais e brasileiros patrocinados pela FAO ou que contam com a sua contribui??o, voltados ao atingimento da meta 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A ONU e seus organismos: hist?rico, import?ncia, funcionamento

O Brasil na ONU e a ONU no Brasil: hist?rico, a??es, conquistas, contribui??es

       Divis?o internacional do trabalho e fome: conceitua??o 

Estratégias e recursos da aula

Atividade proposta para a 3? s?rie do ensino m?dio.

Esta atividade permite a constru??o e exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condi??o de se tornarem protagonistas do pr?prio conhecimento. Prop?e tamb?m uma condi??o did?tico-pedag?gica que favorece o conhecimento de um esfor?o universal, destacando o papel das pessoas e das institui??es, especialmente da ONU, para a minimiza??o de situa??es desfavor?veis em que vivem milh?es de pessoas.

O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa. Por se tratar de um organismo internacional que trabalha por meio de parcerias e coopera??o, sua presen?a n?o ? diretamente percebida no cotidiano da maior parte dos alunos, da? a necessidade de investigar suas formas de a??o, bem como alguns projetos em que ele atua.

Devido a consultas em sites publicados em l?ngua inglesa e ao desenvolvimento de uma tem?tica relacionada ? alimenta??o e nutri??o, esta atividade poder? ser realizada de modo interdisciplinar, envolvendo os professores de Geografia, Ingl?s e Biologia.

Atividade 1

Ap?s selecionar algumas imagens da sede central da ONU (www.onu.org.br), em Nova Iorque, e das sedes dos seus organismos, em v?rios pa?ses, o professor poder? escolher entre projetar as imagens em Datashow ou imprimi-las em transpar?ncia para retroprojetor. A ideia ? demonstrar a distribui??o espacial das mesmas.

                                                                                                                                                                      Fonte: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/

Os grupos devem ser formados previamente, pois ter?o tarefas a cumprir. Neste caso, ser?o oito grupos, sendo que cada um deles procurar? investigar respostas para um dos oito questionamentos propostos. Antes das tarefas descentralizadas, o professor dever? buscar o envolvimento de todos os alunos, a partir de uma indaga??o central: Como age um organismo internacional, que abriga quase duas centenas de pa?ses membros?

O professor e os alunos encontrar?o o organograma do sistema de funcionamento da ONU, facilitando a sua compreens?o.

                                                                                                                                                       Fonte: http://www.onu.org.br/img/organograma.png

Atividade 2

Na sequ?ncia o professor dever? apresentar os seguintes questionamentos, sendo um deles para cada grupo:

1- Como funciona a ONU?

Fonte para pesquisa: FAO ONU Brasil: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/fao/

?

2- Qual ? a finalidade da FAO? Onde se localiza a sua sede? Como e onde atua?

Fonte para pesquisa: Organograma do sistema ONU:

http://unic.un.org/imucms/rio-de-janeiro/64/264/organograma-do-sistema-onu.aspx

?

3- Como age a ONU para desenvolver, mundialmente, a meta 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio (ODM)?

Fonte para pesquisa: Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio? ODM:  www.pnud.org.br/ODM

?

4- O Brasil pode contribuir mundialmente reproduzindo experi?ncias nacionais bem sucedidas em outros pa?ses?

Fonte para pesquisa: O Brasil e os ODM: http://www.odmbrasil.gov.br/odmbrasil/o-brasil-e-os-odm

?

5- H? projetos internacionais de combate ? fome que poderiam ser aplicados no Brasil?

Fonte para pesquisa: O mapa da fome.

http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

?

6- Por que h? fome em pa?ses produtores de alimentos?

Fonte para pesquisa: Brasil ? destaque internacional no Dia Mundial da Alimenta??o:

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/10/16/brasil-e-destaque-internacional-no-dia-mundial-da-alimentacao

?

7- Quais as consequ?ncias da fome no organismo humano?

Fonte para pesquisa: Desnutri??o:http://www.brasilescola.com/saude/desnutricao.htm

?

8- A FAO est? presente em meu munic?pio? (considere a presen?a direta e a presen?a indireta)

Fonte para pesquisa: A fome: desafio ?tico e pol?tico: http://www.mst.org.br/node/14032

?

Al?m dessa sele??o de fontes os alunos poder?o investigar em outros sites e em outras fontes confi?veis de livre escolha, como livros did?ticos, jornais, revistas e outros.

Para responder as quest?es cada grupo dever? ler ao menos duas mat?rias elencadas no item Fontes sugeridas para pesquisa e o professor dever? distribu?-las da seguinte maneira: o grupo 1 l? as fontes 1 e 2; o grupo 2 l? as fontes 2 e 3; o grupo 3 l? as fontes 3 e 4; o grupo 4 l? as fontes 4 e 6; o grupo 5 l? as fontes 2 e 7; o grupo 6 l? as fontes 5 e 8; o grupo 7 l? as fontes 4 e 7; o grupo 8 l? as fontes 5 e 7. As leituras repetidas contribuem para confrontar as diferentes percep??es dos alunos ampliando a compreens?o dos temas.

As informa??es dever?o ser socializadas por meio de uma apresenta??o de slides, podendo ser ilustradas com algum v?deo selecionado durante as investiga??es. Ao final, abre-se um espa?o para debate, questionando aspectos relevantes para a compreens?o do tema.

Caso haja algum projeto patrocinado pela FAO no munic?pio em que a atividade est? sendo desenvolvida, ou pr?ximo a ele, o professor poder? agendar uma visita para que os alunos o conhe?am in loco.

Atividade 3 

Para concluir esta atividade, al?m das apresenta??es realizadas, o professor poder? sugerir a garimpagem de quest?es sobre a ONU e seus organismos em diferentes situa??es: ENEM, vestibulares e concursos.

Cada aluno dever? selecionar ao menos uma quest?o sobre o tema FAO/ONU e encaminh?-la a dois colegas, que atuar?o voluntariamente como catalisadores das mesmas, excluindo as repetidas. O encaminhamento dever? ser virtual, por e.mail, facilitando a compila??o. O arquivo final deve ser encaminhado ao professor, que selecionar? algumas delas para discuss?o em sala. Ao mesmo tempo, ter? formado um interessante banco de quest?es, que poder?o ser aplicadas na prova institucional do bimestre letivo.

Recursos Complementares

Matriz de refer?ncias do ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1

ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal.  A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal. 

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a p?gina, ?s vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

O problema da fome no capitalismo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

Esta aula tamb?m faz parte de uma proposta maior, apresentada na colet?nea de aulas de Geografia denominada ?Erradicar a fome e a pobreza?: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso ? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856

Avaliação

O professor dever? considerar o envolvimento dos alunos em cada uma das etapas propostas. Outra forma de avaliar a apreens?o dos mesmos pode ocorrer durante a aplica??o das provas bimestrais institucionais, observando os acertos e erros em rela??o ?s quest?es sobre a ONU e seus organismos, selecionadas entre aquelas enviadas pelos alunos (ver item fechamento da atividade).