Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha cidade, o PAA e a seguran?a alimentar: como o local se articula ao global?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a inser??o do lugar na din?mica nacional e mundial por meio da estrat?gia de estudo de caso, identificando a agricultura familiar como um dos atores dessa l?gica;

- Identificar o Programa de Aquisi??o de Alimentos (PAA) como articulador e mobilizador dos segmentos envolvidos com a produ??o de alimentos e a seguran?a alimentar: governos, sociedade civil e institui??es;

- Conceituar seguran?a alimentar e reconhece-la em nosso cotidiano.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divis?o internacional do trabalho conceito

O lugar como uma das categorias de an?lise da geografia

Pol?ticas afirmativas de combate ? fome e ? pobreza extrema

Estratégias e recursos da aula

Sugest?o de atividade para a 3? s?rie do ensino m?dio.

Esta aula permite a constru??o e o exerc?cio das cinco habilidades elencadas na matriz de refer?ncia para o ENEM para as ci?ncias humanas: Dominar linguagens; compreender fen?menos; enfrentar situa??es-problema; construir argumenta??o; elaborar propostas.(MEC, 2009) O car?ter investigativo da aula est? sintetizado no t?tulo, apresentado na forma interrogativa.

Contribui para que os alunos possam tornar-se protagonistas do pr?prio conhecimento. Prop?e tamb?m uma condi??o did?tico-pedag?gica que favorece a inser??o do lugar no sistema mundo, uma vez que o Programa de Aquisi??o de Alimentos ? PAA ? inclui-se nos esfor?os nacionais para cumprir a agenda estabelecida pela ONU, denominada Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio ? ODM -, focada na minimiza??o de situa??es desfavor?veis em que vivem milh?es de pessoas, particularmente em rela??o ? seguran?a alimentar.

Atividade 1:

O tema propicia a oportunidade de os alunos conhecerem a sistem?tica conceitual e a log?stica que permeia a merenda escolar que se consome em cada unidade escolar, incluindo a? a pr?pria escola.

Por se tratar de uma tem?tica muito pr?xima dos alunos, a metodologia priorizada deve ser o estudo de caso. Tal metodologia parte de situa??es particulares para se chegar ?s generaliza??es nelas contidas. O entendimento de uma referida situa??o exige investiga??o e an?lise, contribuindo para a descoberta de aspectos gen?ricos presentes em outras situa??es, facilitando a compreens?o do caso particular e sua inter-rela??o com a totalidade. Sugest?o de fontes que abordam esse recurso pedag?gico pode ser acessada em

www.ufrgs.br/read/enviar_artigo/estudo_de_caso.doc ou  http://aspsicos.blogspot.com.br/2009/09/definicao-de-estudo-de-caso.html

O professor dever? apresentar oralmente aos alunos a referida metodologia, explicando  que, por meio da experi?ncia local, objetiva-se compreender o conceito de seguran?a alimentar e a inser??o do lugar na din?mica nacional. Dessa forma, o estudo de caso auxiliar? na compreens?o de aspectos universais presentes em experi?ncias pr?ximas, da qual fazemos parte.

Sugere-se que o professor conhe?a antecipadamente o funcionamento desse mecanismo no munic?pio para melhor orientar seus alunos. Ele dever? fazer uma visita ? Secretaria Municipal e Agricultura, Associa??o agr?cola, ou a uma propriedade rural cuja fam?lia esteja vinculada ao Programa de Aquisi??o de Alimentos (PAA) para entrevistar t?cnicos, agricultores, e demais pessoas envolvidas.

Fontes:www.mds.gov.br,www.conab.gov.br,www.fomezero.gov.br, www.adamantina.sp.gov.br

A etapa 1 da atividade consiste numa enquete aplicada aos alunos, em sala de aula. As respostas ser?o respondidas oralmente, servindo de par?metro para que o professor observe a percep??o e o grau de informa??o que eles j? t?m sobre a produ??o, o fornecimento e o preparo dos alimentos que consomem diariamente na escola. As perguntas, basicamente, devem ser: 1- Voc? j? ouviu falar no PAA - Programa de Aquisi??o de Alimentos? 2- Voc? sabe o que significa seguran?a alimentar? 2- Voc? sabe o que s?o pol?ticas afirmativas?

 Na sequ?ncia, o professor, em sala de aula, ou no laborat?rio de inform?tica, dever? projetar o v?deo sugerido no link abaixo.

                                 Fonte:http://www.mda.gov.br/portal/tvmda/videos-view?video_id=11172342

?

Al?m do v?deo, os alunos dever?o ler informa??es apresentadas no site http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/decom/paa. A leitura dever? ser feita em voz alta, envolvendo toda a turma. Na sequ?ncia, o professordever? estimular um debate entre os alunos para ampliar o seu conhecimento sobre o tema. Esse debate ter? o seguinte questionamento como proposta motivadora:De onde v?m os alimentos que comemos na merenda escolar? A apresenta??o do conceito de estudo de caso e a enquete constituem a etapa 1 da atividade;o v?deo e a leitura caracterizam a etapa 2, enquanto o debate caracteriza a etapa 3 da atividade.

A etapa 4 consiste na coleta de dados sobre a condi??o local na produ??o de alimentos consumidos na merenda escolar. Para isso, os alunos dever?o acessar o site da Prefeitura do Munic?pio em que residem. Nesses sites geralmente est?o disponibilizadas informa??es e endere?os de ?rg?os, departamentos ou entidades afins. Mais informa??es podem ser obtidas no site http://www.portalodm.com.br/, no ?cone Sistema de indicadores municipais online.

O professor dever? imprimir uma c?pia da Lei de Seguran?a Alimentar e Nutricional (Lei n? 11.346/2006). Ele dever? recortar os artigos da referida lei, distribuindo-os aleatoriamente aos alunos. A leitura ser? feita em voz alta, obedecendo a sequ?ncia dos artigos. O mosaico formado pela distribui??o aleat?ria e a leitura sequencial dinamizam a aula, estimulando o envolvimento dos alunos. Ap?s a leitura, os alunos dever? comentar o que compreenderam da mesma, destacando sua import?ncia na vida de todos n?s. A referida lei est? dispon?vel em http://www2.planalto.gov.br/consea/biblioteca/publicacoes/cartilha-losan-portugues.

Essas informa??es devem ser anotadas no caderno, caracterizando a condi??o local como produtora de alimentos para a merenda escolar. Os links devem ser anotados tamb?m, como fonte de consulta.

Atividade 2

O professor dever? organizar e viabilizar uma visita dos alunos ? Secretaria Municipal de Agricultura ou ao posto de recebimento e distribui??o dos alimentos, ou a uma propriedade rural integrante do PAA, ou ? sede da associa??o dos agricultores, ? cozinha central da prefeitura municipal (se houver) ou at? mesmo ? cozinha da escola. Em todos os locais visitados os alunos dever?o entrevistar pessoas envolvidas na produ??o, distribui??o e prepara??o de alimentos, tais como gestores, t?cnicos, agricultores, nutricionistas, cozinheiras.

Antes da visita o professor dever? municiar os alunos com informa??es sobre o Programa de Aquisi??o de Alimentos ? PAA -, que articula e gerencia as a??es que eles ver?o durante as visitas. Para isso, dever? imprimir informa??es relevantes sobre o referido programa ou leva-los ao laborat?rio de inform?tica para que acessem diretamente o site http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/paa. Outra op??o de acesso ?

http://www.brasil.gov.br/search?Subject%3Alist=Programa%20de%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Alimentos

Para compreens?o e socializa??o do conte?do apreendido o professor dever? solicitar que os alunos, em dupla, leiam sobre o hist?rico, os objetivos e o funcionamento do PAA. Estimulando a participa??o volunt?ria, o professor dever? organizar uma esp?cie de programa de r?dio, sendo que um aluno far? o papel de entrevistador e outro de entrevistado. A participa??o ser? extensiva aos demais colegas, tanto fazendo perguntas quanto respondendo-as, alimentando um di?logo mediado pelo apresentador. 

Sugere-se que a(s) visita(s) seja(m) documentada(s) com fotografias, coleta de panfletos, cartazes, ou outro material disponibilizado. Para facilitar as respostas dos entrevistados sugere-se a forma??o de seis grupos de alunos, sendo que cada um deles entrevistar? apenas um segmento. Os demais alunos dever?o fazer as anota??es das respostas no caderno. Para isso, dever?o ter uma c?pia de todas as perguntas.

Sugest?o de questionamento (entrevistas) aos segmentos diretamente envolvidos com a merenda escolar

?

Alunos ? consumidores de alimentos

(cada aluno dever? entrevistar um colega da sala)

Perguntas:

1- Voc? come a merenda da escola ou traz o seu lanche de casa? Explique o por qu? da sua escolha.

Para quem come a merenda escolar:

2- Quais alimentos oferecidos da merenda voc? prefere?

3- Voc? sabe de onde v?m as frutas e verduras que comemos?

4- Voc? sabe de onde v?m o leite, os ovos, e a carne que comemos na merenda?

5- Voc? sabe quem s?o as pessoas respons?veis, em todas as etapas, para que tenhamos merenda todos os dias?

6- Voc? conhece o PAA?

M?es e pais ? respons?veis familiares

(cada aluno pode entrevistar seus pais, em casa)

Perguntas:

1- Voc? gosta que seus filhos comam na escola? Por que?

2- Voc? sabe o card?pio servido diariamente?

3- Voc? sabe onde e como s?o obtidos esses alimentos?

4- Voc? conhece o PAA?

Diretor/a da escola ? respons?vel pelo bom funcionamento da merenda

Perguntas:

1- Qual o seu nome? H? quanto tempo est? na fun??o de gestor/a da escola?

3- O PAA alterou a qualidade da merenda escolar que comemos todos os dias?

3- O que a escola faz para garantir a qualidade da merenda oferecida?

4- Como os alimentos chegam ? escola?

?

Nutricionista ? respons?vel pela qualidade nutricional dos alimentos ingeridos pelos alunos

Perguntas:

1- Qual o seu nome? H? quanto tempo est? na fun??o de nutricionista?

2- Quais alimentos s?o importantes para a nutri??o dos estudantes, em fase de crescimento?

3- Qual ? a fun??o do card?pio na nutri??o escolar?

4- Qual ? a rela??o entre merenda escolar e seguran?a alimentar?

5- Os alimentos que consumimos nesta escola s?o considerados de boa qualidade? Como podemos saber disso?

6- H? controle sobre a produ??o de alimentos, ainda no campo?

7- O PAA alterou a qualidade da merenda escolar que comemos todos os dias?

T?cnico ou gestor municipal respons?vel pelo PAA

?

Perguntas:

1- Qual o seu nome e a sua fun??o? H? quanto tempo exerce essa fun??o?

2- Quando o PAA foi implantado no munic?pio? Como funcionava o sistema de merenda escolar antes dele?

3- Comparando os dois sistemas, ? poss?vel avaliar a efic?cia ou inefic?cia do PAA? Comente.

4- Qual ? o papel da Prefeitura Municipal na gest?o do PAA?

5- ? oferecida assist?ncia t?cnica ao produtor rural?

6- H? fiscaliza??o sistem?tica sobre a produ??o de alimentos, ainda no campo? Como ? feita?

7- H? algum tipo de controle sobre as condi??es de transporte e armazenamento desses alimentos?

8- O munic?pio, por meio da merenda escolar e do PAA, est? inserido no esfor?o global para reduzir a fome e a mis?ria, como previsto no tema 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio? Comente.

Produtor rural ? aquele que cultiva a terra, cria os animais, e produz as mat?rias primas da merenda escolar

1- Qual ? o seu nome? H? quanto tempo trabalha nessa atividade?

2- O que produz em sua propriedade?

3- Explique ao menos uma t?cnica que utiliza para a produ??o de um desses alimentos.

4- Para onde vende a sua produ??o? Como ? transportada?

5- O/a senhor/a faz parte do PAA. Por que decidiu integrar-se a ele?

6- O programa foi ben?fico para o/a senhor/a e sua fam?lia? Por que?

7- O/a senhor/a conta com assist?ncia t?cnica? Quem a fornece?

8- Como podemos saber se ingerimos produtos saud?veis?

9- Como o dinheiro do PAA ? repassado ao/? senhor/a?

10- O/a senhor/a, algum dia, j? comeu a merenda escolar, depois de pronta?

11- Como se sente sabendo que contribui para o nosso desenvolvimento, como estudantes em fase de crescimento?

MDA (Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio) ? respons?vel pela manuten??o do PAA

Os questionamentos podem ser enviados pelo sistema institucional de comunica??o online, disposto em http://www.mda.gov.br/portal//institucional/faleconosco

Recomenda-se que apenas um aluno rediga a mensagem em nome da sala, repassando as informa??es aos demais colegas. Recomenda-se tamb?m contextualizar a finalidade do contato, afirmando o interesse de estudo.

1- Qual ? o nome e a fun??o da pessoa que est? respondendo as quest?es enviadas?

2- Aponte conquistas significativas do PAA ao longo do seu funcionamento.

3- Aponte algumas de suas dificuldades e como s?o superadas.

4- Em m?dia, quanto custa uma refei??o servida aos estudantes brasileiros?

5- Como s?o compostos os recursos repassados aos agricultores do PAA?

6- Como ? feita a fiscaliza??o desses recursos, j? que existem milhares de prefeituras em todo o pa?s?

7- O PAA faz parte dos esfor?os brasileiros para atender os Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio? Comente.

8- O PAA ? um programa que veio para ficar ou est? subordinado ao governante em exerc?cio?

?

Concluindo a atividade

Por se tratar de um tema muito pr?ximo dos alunos, certamente haver? grande envolvimento dos mesmos. Geralmente, as informa??es s?o ricas e diversificadas, indo de encontro ? curiosidade de outros alunos tamb?m. Sugere-se um fechamento de maneira criativa e abrangente, cujo produto final possa ser compartilhado por toda a escola.

Por meio de um di?logo o professor dever? estimular a participa??o dos alunos relatando de que maneira o estudo de caso serviu para a compreens?o do tema, bem como para a percep??o do mesmo no cotidiano de todos os envolvidos.

A socializa??o do aprendizado ser? feita coma montagem de um painel fotogr?fico disponibilizado em local de ampla circula??o. O painel dever? ter um t?tulo sugestivo e as fotos dever?o estar legendadas. Considerando o custo elevado das revela??es fotogr?ficas, o professor poder? consultar a dire??o da escola sobre a viabilidade de uma colabora??o mais efetiva disponibilizando a equipamentos da secretaria.

Caso a escola n?o disponha de recursos ou equipamentos, uma outra op??o ser? solicitar a parceria do professor de Artes e disponibilizar um tempo para o acesso a aulas do tipo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24228, aonde os alunos poder?o aprender mais sobre essa habilidade: revela??o de imagens fotogr?ficas.

Para a confec??o do painel sugere-se a forma??o de oito grupos, a partir das entrevistas realizadas (ver quadro anterior). Cada grupo organizar? as fotos de um dos segmentos entrevistados, bem como a s?ntese das informa??es relevantes. Al?m das fotos legendadas os alunos dever?o disponibilizar informa??es complementares referentes ao seu tema. O painel, portanto, constituir-se-? num mosaico de imagens e informa??es, citando, na base de cada um desses mosaicos, as fontes consultadas para coleta das informa??es.

O lan?amento do mural poder? ocorrer de modo envolvente e marcante. Com aprova??o e apoio da coordena??o pedag?gica e da dire??o da escola, poder?o ser feitos convites para pessoas representativas de cada um dos segmentos envolvidos na merenda escolar, incluindo a? os entrevistados. Nessa data ser? servida uma refei??o especial (um lanche, por exemplo), contando com a participa??o dos alunos que desenvolveram o trabalho, seus pais, e os demais convidados. Em momento oportuno os alunos dever?o ficar ao lado do mural para explicar os resultados da sua pesquisa.

O evento dever? ser amplamente registrado e divulgado na m?dia local. Trata-se de uma experi?ncia de intera??o vibrante entre a escola e a comunidade, em que os alunos e os agentes envolvidos participa??o como protagonistas de uma realidade cotidiana transformada em oportunidade de constru??o do conhecimento e de reconhecimento do trabalho e da fun??o social de cada pessoa no cumprimento do seu dever como profissional e como cidad?o.

Recursos Complementares

Dez novos caminhos para a produ??o respons?vel e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf

Matriz de refer?ncia para o ENEM:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

ODM no ensino m?dio: conhecendo pela sensibiliza??o e aprendendo pela raz?o. A educa??o pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: Caso este site esteja fora do ar, ? poss?vel acessar o artigo em http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao.

O estudo do lugar como possibilidade da constru??o da identidade e do pertencimento:

www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf

Programa de Aquisi??o de Alimentos:

http://www.brasil.gov.br/search?Subject%3Alist=Programa%20de%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Alimentos

Avaliação

O professor dever? considerar o envolvimento e a participa??o dos alunos em cada etapa da atividade. As informa??es disponibilizadas no painel apresentam-se como uma s?ntese do que foi trabalhado e do que foi apreendido pelos alunos, apontando a necessidade de revis?o de alguns conceitos ou esclarecimento de alguns equ?vocos.