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Microrganismos que salvam vidas

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Biotecnologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a biotecnologia como como constru??o humana, percebendo seu papel nos processos de produ??o de medicamentos e sua relev?ncia no desenvolvimento da sa?de humana.
  • Associar a solu??o de problemas de sa?de com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.
  • Identificar etapas em processos de obten??o alimentos e medicamentos, considerando os aspectos biotecnol?gicos neles envolvidos.
  • Reconhecer mecanismos de transmiss?o da vida, prevendo ou explicando a manifesta??o de caracter?sticas dos seres vivos a partir da recombina??o gen?tica.
  • Reconhecer benef?cios, limita??es e aspectos ?ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biol?gicos envolvidos em produtos biotecnol?gicos.
  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas.
  • Interpretar experimentos ou t?cnicas que utilizam seres vivos, analisando implica??es para a sa?de e a produ??o de alimentos.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Reinos Monera e Fungi.
  • Biologia celular - DNA, RNA e s?ntese proteica.
  • Gen?tica

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

An?lise de v?deo; atividade pr?tica; estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos grupos; montagem e apresenta??o de semin?rios.

RECURSOS

V?deos; uso da internet; equipamentos laboratoriais.

Caro professor, sugerimos que este tema seja trabalhado em quatro aulas, sendo que os m?dulos 1 e 3 dever?o acontecer no laborat?rio de inform?tica ou outro espa?o com acesso ? internet e computadores. Os alunos dever?o estar distribu?dos em pequenos grupos (no m?ximo tr?s alunos por grupo), a fim de assistirem a um v?deo, realizarem pesquisas, leituras, registros e prepararem apresenta??es, com espa?o para discuss?o com seus pares, de maneira organizada e tranquila. Se houver disponibilidade de um computador por aluno, promova esse momento de discuss?o nos grupos no decorrer da aula. Disponibilize, por escrito, os endere?os eletr?nicos que dar?o acesso ?s p?ginas recomendadas ao longo das atividades.

As atividades pr?ticas propostas no M?dulo 2 dever?o acontecer preferencialmente no laborat?rio de Ci?ncias Naturais/Biologia, mas se n?o houver disponibilidade deste espa?o, poder?o acontecer em sala de aula. Na fabrica??o de p?es provavelmente ter-se-? que contar com a estrutura da cantina da escola.

Penicillium

Cultura de Penicillium notatum. Dispon?vel em:  http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/imagens/quandoosmicrorganismos02.jpg. Acessado em 10/5/2013.

DNA

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_AaXJKhmEhsY/TMohZtTygjI/AAAAAAAAGFs/puQii7swaWo/s1600/biotecnologia.jpg. Acessado em 10/05/2013.

M?dulo 1- As concep??es de microrganismos em nosso cotidiano

Atividade 1 ? Motiva??o e introdu??o ao tema por meio de um v?deo

Como motiva??o para o estudo do tema, sugerimos que o professor utilize o v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VbXZc0Y1-eQ (acessado em 08/05/2013). Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-lo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o v?deo em seu computador e apresent?-lo aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Ap?s assistirem ao v?deo, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

  • Enumere 3 conclus?es a respeito da presen?a de microrganismos no ambiente de uma casa.
  • Qual concep??o de microrganismos fica evidente na hist?ria abordada neste v?deo?
  • Bact?rias, ou outros microrganismos como fungos e protozo?rios s?o sempre nossos ?inimigos? ou ?inimigos da nossa sa?de??
  • Existem microrganismos ben?ficos ao homem? Quais? Como atuam?

Atividade 2 ? Discuss?o do v?deo

A discuss?o do v?deo dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente nos grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o o professor dever? organizar a sala com as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Para fechar a discuss?o, o professor dever? sintetizar que bact?rias, fungos e protozo?rios s?o vistos, em geral, como vil?es. No entanto, embora haja muitas esp?cies causadoras de doen?as, muitos desses microrganismos realizam atividades que resultam em solu??es importantes para problemas humanos e v?m sendo usados inclusive na produ??o de medicamentos.

biotecnologia

Fonte da imagem: http://curso.ifsc.edu.br/imagens/19ae61395c556a1962b25d2fbed099b5.jpeg. Acessado em 10/05/2013.

Atividade 3 - Leitura e discuss?o de texto

Propomos a leitura e discuss?o do texto ?Quando os microrganismos salvam vidas?,  dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas (acessado em 08/05/2013),  publicado pela revista Ci?ncia Hoje e que subsidia teoricamente a import?ncia dos microrganismos para o homem. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-lo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-lo aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda projet?-lo, usando transpar?ncias e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o do mesmo.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler todo texto em sil?ncio. Ap?s essa primeira leitura geral, o professor dever? conduzir uma leitura din?mica, em que um aluno, por ele apontado, dever? ler um par?grafo do texto em voz alta e os demais acompanhar?o silenciosamente. Em seguida, outro aluno faz a leitura do par?grafo seguinte e assim sucessivamente, at? o final do texto. Terminada essa leitura, os alunos dever?o responder as quest?es propostas em seus cadernos. Dando continuidade, o professor organizar? os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es propostas. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es. Em seguida, o grupo dever? apontar o que mais gostaria de saber sobre o assunto.

Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o do texto.

1-      Enumere os cinco diferentes grupos de microrganismos citados no texto.

2-      Cite pelo menos uma doen?a causada por esp?cies de cada grupo.

3-      Quais s?o os habitats dos microrganismos?

4-      Nas intera??es com outros seres vivos e com o ambiente, o que algumas esp?cies de microrganismos produzem?

5-      Essas subst?ncias s?o produzidas pelos microrganismos com qual prop?sito?

6-      Como os microrganismos podem contribuir com a medicina?

7-      Quais s?o as contribui??es de microrganismos na ind?stria?

8-      Explique a rela??o entre Fleming, fungo e penicilina.

Para fechar a discuss?o, o professor dever? ressaltar a import?ncia de grupos de microrganismos, cuja biologia pode beneficiar o homem, especialmente na sa?de, contribuindo para o melhor funcionamento do organismo, como ? o caso dos alimentos resultantes de fermenta??o e os probi?ticos. Dever? enfatizar a descoberta da penicilina, um marco na utiliza??o de microrganismos na medicina e os avan?os da biotecnologia na produ??o de medicamentos, como a insulina e vacinas. Se houver necessidade, o professor dever? retomar alguns conhecimentos sobre o DNA e o RNA (estrutura, propriedades etc) e a s?ntese proteica, necess?rios para a compreens?o da transgenia. No entanto, n?o dever? aprofundar neste momento, a fundamenta??o te?rica sobre os temas at? aqui abordados, mas agu?ar a curiosidade dos alunos para que busquem o aprofundamento dessas informa??es, em pesquisas na internet e socializa??o, por meio de semin?rios no M?dulo 3. 

s??ntese microrganismos

Fonte da imagem: 32 | CI?NCIAHOJE | VOL. 48 | 286 Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/pdf_aberto/microorganismos286.pdf. Acessado em 10/05/2013.

Atividade 4- Ampliando conhecimentos 

Para subsidiar a continuidade dos estudos a serem realizados, o professor dever? encaminhar a pesquisa, em dicion?rios on line, dos termos: biotecnologia ? engenharia gen?tica ? transg?nicos ? alimentos funcionais ? probi?ticos

Atividade 5 - Acesso a recursos do portal

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M?dulo 2: Atividades pr?ticas  - Laborat?rio de Biologia

Atividade pr?tica 1 - Leveduras e produ??o de p?es

Sugerimos que o professor fa?a uma aula din?mica em que os alunos tenham espa?o de participa??o ativa. Sugerimos a atividade seguinte como refer?ncia, a qual poder? ser adaptada a quaisquer diferentes situa??es, de acordo com o tempo/espa?o dispon?veis no contexto da escola.

M?O NA MASSA ? LEVEDURAS. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5202. Acessado em 08/05/2013.

Outra sugest?o para a viv?ncia do processo biol?gico na produ??o de alimentos ? a produ??o de vinho, conforme roteiro disponibilizado a seguir.

Atividade pr?tica 2 ? Uma levedura muito amiga 

Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7337. Acessado em 09/05/2013.

biot cient

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_r4g5i38dHew/TNg-uOKphII/AAAAAAAAAAU/VByIa0u9TQY/s1600/espana-esta-a-la-vanguardia-de-europa-en-biotecnologia.jpg. Acessado em 10/05/2013

M?dulo 3 - Pesquisas na internet e apresenta??o na forma de semin?rios

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar aos alunos para que fa?am pesquisas na internet.

Abaixo sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugerimos seis temas. O professor dever? dividir a turma em seis grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo pesquise um item.

Sugest?es de temas para pesquisa e endere?os onde est?o disponibilizados para acesso.

Tema 1 ? Microrganismos: fermenta??o e produ??o de alimentos

Fermenta??o. Dispon?vel em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 08/05/2013.

Tipos de fermenta??o. Dispon?vel em:  http://universodevida2.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-fermentao.html. Acessado em 08/05/2013.

Leveduras e fermenta??o. E se Dion?sio soubesse qu?mica? Dispon?vel em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/279/e-se-dionisio-soubesse-quimica. Acessado em 08/05/2013.

Tema 2 ? Microrganismos e produ??o de Penicilina

Penicilina. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/farmacologia/penicilina/. Acessado em 08/05/2013.

A penicilina. Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/saude/penicilina-438495.shtml. Acessado em 08/05/2013.

Fleming e a Penicilina. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/fleming-penicilina.htm. Acessado em 08/05/2013.

Penicilina (Benzetacil).  Dispon?vel em: http://www.tuasaude.com/penicilina-benzetacil/. Acessado em 08/05/2013.

Tema 3 ? Alimentos probi?ticos

Os microorganismos e a sa?de humana. Dispon?vel em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/microorganismo4.htm. Acessado em 08/05/2013.

A sa?de atrav?s dos alimentos pr? e probi?ticos. Dispon?vel em:

http://www.equilibrionutricional.com.br/atualidades-nutricionais/497-a-saude-atraves-dos-alimentos-pre-e-probioticos.html. Acessado em 08/05/2013.

Lactobacilos. Dispon?vel em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21008. Acessado em 08/05/2013.

D?vidas sobre probi?ticos, as chamadas "bact?rias do bem". Dispon?vel em: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/duvidas-probioticos-chamadas-bacterias-bem-632350.shtml. Acessado em 08/05/2013.

Super bact?rias que s? fazem bem. Dispon?vel em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0262/nutricao/conteudo_87712.shtml. Acessado em 08/05/2013.

Tema 4 ? Biotecnologia - Uso tecnol?gico dos microrganismos

De Mendel aos transg?nicos: a gen?tica desde seus prim?rdios. Dispon?vel em:  http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/pgnoticias_det.asp?Codigo=61&AreaSelect=3. Acessado em 08/05/2013.

Uso tecnol?gico dos microorganismos. Dispon?vel em:  http://ciencia.hsw.uol.com.br/microorganismo3.htm. Acessado em 08/05/2013.

Quando os microrganismos salvam vidas. http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/pdf_aberto/microorganismos286.pdf/at_download/file. Acessado em 08/05/2013.

Os avan?os com a biotecnologia na sa?de humana.  Dispon?vel em: http://www.biomedicinapadrao.com/2011/05/avancos-obtidos-com-biotecnologia-na.html. Acessado em 08/05/2013.

Biotecnologia: avan?os para sa?de p?blica do Brasil. Dispon?vel em: http://www.crbm1.com.br/bio73/r73_caderno16.asp. Acessado em 08/05/2013.

Os microrganismos e o ambiente, a biotecnologia, a sa?de e a agricultura. Dispon?vel em: http://www.e-escola.pt/ftema.asp?id=98&canal=5. Acessado em 08/05/2013.

Biotecnologia para Sa?de Humana: Tecnologias, Aplica??es e Inser??o na Ind?stria Farmac?utica. Dispon?vel em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/Set2910.pdf. Acessado em 10/05/2013.

Tema 5 ? Biotecnologia e produ??o da insulina

Insulina recombinante. Dispon?vel em: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/815/a-produ-o-de-insulina.html. Acessado em 08/05/2013.

Produ??o de insulina por microrganismos. Dispon?vel em: http://microengenheiros.blogspot.com.br/2011/06/producao-de-insulina-por.html. Acessado em 08/05/2013.

Biotecnologia para Sa?de Humana: Tecnologias, Aplica??es e Inser??o na Ind?stria Farmac?utica. Dispon?vel em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/Set2910.pdf. Acessado em 10/05/2013.

Tema 6- Biotecnologia: Microrganismos e produ??o de vacinas

Vacinas transg?nicas. Dispon?vel em: http://inovadefesa.ning.com/forum/topics/vacinas-transgenicas. Acessado em 08/05/2013.

BIOTECNOLOGIA E VACINAS G?NICAS: vacina contra a tuberculose. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc3.htm . Acessado em 08/05/2013

Vacinas G?nicas e Terapia Gen?tica. Dispon?vel em: http://bioalegria.blogspot.com.br/2010/03/vacinas-genicas-e-terapia-genetica.html. Acessado em 08/05/2013.

Biotecnologia para Sa?de Humana: Tecnologias, Aplica??es e Inser??o na Ind?stria Farmac?utica. Dispon?vel em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/Set2910.pdf. Acessado em 10/05/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresenta??es do conte?do da pesquisa

Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pendrives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 3 - Socializa??o do conte?do pesquisado

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Esse ? um trabalho para a biotecnologia ?udio
Diabetes e sedentarismo ?udio
Avan?os da biotech na produ??o de vinho V?deo

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: a participa??o e o/s relat?rio/s da/as atividade/s de laborat?rio (M?dulo 2); a pesquisa na internet e as apresenta??es finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos no m?dulo 3.