Portal do Professor

Início do Conteúdo

Por que aprender ingl?s? matriz de refer?ncia do ENEM - Habilidade 8

Autor e Co-autor(es)

ANA CLAUDIA CUNHA SALUM imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender que a l?ngua inglesa permeia diversos momentos de seu cotidiano. 
  • Associar palavras usualmente utilizadas em seu cotidiano.
  • Refletir sobre sua origem, de modo a perceber que tais palavras s?o, de forma ampla, j? utilizadas nas mais diversas situa??es comunicativas. 

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios, uma vez que os alunos j? fazem uso de palavras estrangeiras, em especial, inglesas, as quais j? fazem parte das diversas pr?ticas discursivas e comunicativas.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS UTILIZADOS:
?
  • Uso de laborat?rio de inform?tica.
  • Uso da internet.
  • Uso de v?deos e slides que abordam o tema tratado.

M?dulo 1

Motiva??o: Warm-up

?
ATIVIDADE 1

Como warm-up (que se refere a uma estrat?gia de 'aquecimento' utilizada pelo professor para introdu??o do assunto) , o professor dever? fazer as seguintes perguntas para os alunos, de forma a incentiv?-los a refletir e a discutir os temas abordados:

a) Por que aprender ingl?s ? importante?

b) Por que o mundo est? pequeno hoje em dia?

c) Em que pa?ses se falam a l?ngua inglesa?

d) A l?ngua inglesa ? igual em todos os lugares onde ? falada?

(Perguntas adaptadas do texto: English an international language In: FERRARI, Mariza Tiemann & RUBIN, Sarah Gierstel. 2003. Ingl?s: Volume ?nico para o ensino m?dio. Cole??o De olho no mundo do trabalho, S?o Paulo: Scipione.).  

?

ATIVIDADE 2

Figura 1: Dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/elenatofe/presentacin-english-around-the-world

Imagem do recurso (slide)

?

Depois de discutidas as perguntas e a fim de ampliar a discuss?o, o professor dever? se utilizar de slides dispon?veis no sitehttp://www.slideshare.net/elenatofe/presentacin-english-around-the-world (figura 1), de modo a mostrar alguns dados levantados pelos autores sobre a import?ncia da l?ngua inglesa ao redor do mundo.

Sugest?o de roteiro de perguntas para fomentar a discuss?o depois do v?deo:

1. Qual a import?ncia da l?ngua inglesa ao redor do mundo?

2. Qual o n?mero de falantes da l?ngua inglesa em cada continente?

3. Em que pa?ses, a l?ngua inglesa ? tida como primeira l?ngua?

4. Onde ? l?ngua oficial?

5. Onde ? segunda l?ngua?

Para essa atividade, levar os alunos para o laborat?rio de Inform?tica ou pedir que acessem o site de seus computadores. Caso a escola n?o tenha um laborat?rio e nem tablets, o professor dever? apresentar o v?deo do datashow da escola.

?

Atividade 3

Trabalhando com m?sica

Atividade com m?sica: Ainda no laborat?rio de inform?tica ou com o uso do datashow da escola, o professor dever? apresentar o v?deo contido no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=0oOLN-OCYGg. Essa atividade permite aos alunos observarem e reconhecerem palavras em l?ngua inglesa utilizadas usualmente em nosso cotidiano, por meio de uma m?sica amplamente divulgada pelos meios de comunica??o de massa, a qual ?, provavelmente, de conhecimento de todos os alunos. O professor dever? incentivar os alunos a cantarem a m?sica, reconhecendo e anotando as palavras em l?ngua inglesa que aparecem na m?sica. ? uma atividade que permite aos alunos a pron?ncia das palavras, a partir da m?sica tocada e do v?deo.  

?

?

Venha provar meu brunch

Saiba que eu tenho approach

Na hora do lunch

Eu ando de ferryboat

Figura 2: Trecho da m?sica apresentada no v?deo.

?

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

O professor distribuir? xerox aos alunos do texto a seguir e, em duplas, pedir? a eles para tentarem ler, ajudando com supostas d?vidas de vocabul?rio: 

?

Why learn English? 

Because English is the most important international language in the world. Some facts prove that: English is the international language of air and sea travels, of computing, of pop music, of politics, of science and medicine, sports, TV and films. The world today is a very small place. Communication and travel are extremely quick: think of jet planes, satellite TV, telephones, telex and fax, the internet, for example. Because of this, we need a common language, and this language is English. English is the first language in Australia, The Bahamas, Canada, Ireland, Guyana, New Zeland, The United Kingdom and The United States. And it is the official second language in many other countries such as: India, Nigeria, South Africa and Israel.

(Texto adaptado do livro:  FERRARI, Mariza Tiemann & RUBIN, Sarah Gierstel. 2003. Ingl?s: Volume ?nico para o ensino m?dio. Cole??o De olho no mundo do trabalho, S?o Paulo: Scipione).

?

ATIVIDADE 2

Depois da leitura do texto e de sanar as d?vidas com vocabul?rio e compreens?o, o professor dever? pedir aos alunos que respondam oralmente, em portugu?s, as seguintes perguntas, baseadas no texto:

a) Que fatos provam que o ingl?s ? uma l?ngua internacionalmente importante?

Resposta: O ingl?s ? a l?ngua internacional da computa??o, da m?sica pop, da pol?tica, da ci?ncia, da medicina, etc.

b) Em que pa?ses o ingl?s ? a primeira l?ngua?

Resposta: Reino Unido, Estados Unidos, Austr?lia, Canad?, Nova Zel?ndia, Bahamas, etc. 

c) Cite os pa?ses onde o ingl?s ? a segunda l?ngua oficial.

Resposta: ?ndia, Nig?ria, ?frica do Sul, Israel, etc. 

?

ATIVIDADE 3

O professor pedir? aos alunos que pensem em algumas palavras da l?ngua inglesa que usamos no nosso dia a dia. Os alunos poder?o utilizar sites de busca para ajud?-los na tarefa. Em seguida, o professor apresenta outras palavras, de modo a adicionar as que n?o foram elencadas pelos alunos. A seguir, segue uma lista com algumas dessas palavras e algumas figuras:

1- Milkshake

?

milkshake

2- Hamburguer

sandu??che

3- Diet
4- Light
5-On sale
6- Fashion
7- Designer
8- Sundown
9- Top less
10- Top Model

Top model

?

11- Fitness
12- Outdoor
13-Delete
14-Insight
15-Notebook
16- Big Brother
17- Cheeseburguer
18- Cd room
19- Pop star
20- Dvd
21- Windows
22- Word
23- Dowloand
24- Internet
25- E- mail
26- Mensseger
27- Mc Donald
28- Bob?s
29- Drink
30- Plug
31- Hotmail
32- Site ; Website
33- Hotdog

hot dog

34- Shopping

35- Show room
36- Playstation
37- Station Games
38- Lan House
39- Book
40- Drive throw
41- Fast Food
42- Pit stop
43- Miss
44- Gift
45- Feeling
46- Show
47- Pen drive

pen drive

48- Swing

49- Rock
50- Kids Club
51- Shampoo
52- Free style
53- Hip hop
54- Pop
55- Street fighter
56- Look
57- Make up
58- Desktop
59- Brother
60- Ok
61- Funk
62- Wave beach
63- Sandpiper
64- Stress
65- His
66- Hey man
67- Handball
68- Volleyball
69- Basketball
70- Big
71- Net
72- New look
73- Gay
74- Paper view
75- Man
76- Champion
77- Niely Gold
78- Time
79- Nutritive
80- Always
81- God
82- The flash
83- Flash
84- Play
85- Password
86- Username
87- On
88- Off
89- Stop
90- Slow motion
91- Picture

picture 
92- Zoom
93- Drive
94- Login
95- Delivery
96- Quick
97- Reebok
98- Nike
99- Danger
100- Laser
101- Bad boy

 (Lista adaptada do site http://charlenecerqueira1.blogspot.com.br/, acesso em 05.05.2013)

?

ATIVIDADE 4

Produzindo textos individualmente ou em grupo:

?

O  professor dever? pedir aos alunos para fazerem um cartaz, um poster ou uma plataforma virtual (exemplo, um blog), usando palavras na l?ngua inglesa que podem encontrar em supermercados, lojas, ruas, restaurantes, etc.

Em seguida, os alunos dever?o apresentar seus trabalhos para a turma, levantando as palavras diferentes que conseguiram identificar. Podem, tamb?m, trabalhar com os r?tulos de alimentos em que s?o encontradas diversas palavras em l?ngua inglesa. 

Se n?o criaram, o professor dever? incentiv?-los a criar um blog para inserirem o resultado da pesquisa. 

?

Sugest?o de tutorial para cria??o de blog:

Ver a aula dispon?vel no Portal do professor -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259

Recursos Complementares

Leitura complementar para professores e alunos em rela??o ? import?ncia da aprendizagem do ingl?s. 

?

http://www2.ucg.br/flash/artigos/AImportanciaIngles.htm Acesso em: 05 maio 2013..

http://www.kavitradutora.com.br/a-importancia-do-ingles/ Acesso em 05 maio 2013.

http://www.callanacademy.com.br/importancia-do-ingles-no-mercado-de-trabalho/ Acesso em: 04 maio 2013.

http://pt.scribd.com/doc/37761444/A-Importancia-do-Ingles-no-mundo Acesso em: 05 maio 2013.

Avaliação

  • Os alunos ser?o avaliados conforme observa??o do professor no desenvolvimento das atividades, apresenta??o do trabalho final (projeto) e na participa??o produtiva da cria??o do blog da turma.