Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | F?sica | Conhecimentos b?sicos e fundamentais |
- Demonstrar o interesse pela pesquisa;
- Identificar formas diferentes de buscar o conhecimento;
- Incentivar a busca pelo conhecimento em diversas ferramentas de forma aut?noma;
- Despertar o desejo pelo conhecimento e ao mesmo tempo munir-se de recursos para buscar tal conhecimento;
- Despertar para import?ncia do conhecimento e pela busca do mesmo;
- Aprender a trabalhar em equipe;
- Demonstrar conhecimento sobre a import?ncia da pesquisa cient?fica para a sociedade;
- Organizar uma Semana de Ci?ncia e Tecnologia na escola.
N?o requer conhecimentos espec?ficos pr?vios.
?
?
Aulas 1 a 3: Despertando os sentidos para a ci?ncia e o pesquisar
?
a) Professor, planeje uma aula no entorno da escola e pe?a que os alunos observem o ambiente e tentem problematizar algo. Mas antes, em sala de aula, inicie uma discuss?o sobre Ci?ncia e cient?fico.
b) Exiba para os alunos o seguinte v?deo:
?
Campanha do Canal Futura sobre a Ci?ncia - Dura??o: 31 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=oP6GE5JM-pM. Acesso em 13.05.2013.
?
Este v?deo mostra a import?ncia de se fazer perguntas, de se procurar sempre para al?m das simples apar?ncias dos sentidos.
?
c) Pe?a ent?o que os alunos, ap?s verem o v?deo, fa?am uma excurs?o no entorno da escola e se questionem sobre o que veem.
?
d) Pe?a que levem material para o registro de suas indaga??es.
?
e) De volta ? sala, organize uma roda de conversa para que os alunos partilhem suas impress?es, indaga??es e problematiza??es com o grupo.
?
Aulas 3 e 4: Trabalhando o conceito de ?Ci?ncia e pseudoci?ncia?
a) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
?
b) Remeta os alunos para o seguinte link:
http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/pseudociencia.pdf. Acesso em 13.05.2013.
?
?
c) Demarque os trechos do texto com os quais ir?o trabalhar em grupos:
?
d) Cada grupo, inclusive o professor, ir? partilhar com a turma o que leram, suas impress?es e conclus?es, podendo ser em forma de semin?rio. Para isso, destinar mais aulas para organizar e realizar o semin?rio.
?
Aulas 5 e 6: Discutindo o cient?fico
?
a) Apresente aos alunos o seguinte quadro:
Os quatro tipos de conhecimento: popular, cient?fico, filos?fico e religioso.
?
?
?
Popular ? |
Cient?fico ? |
Valorativo |
Real (factual) ? ? |
Assistem?tico |
Sistem?tico ? |
Verific?vel |
Verific?vel ? |
Fal?vel |
Fal?vel ? |
Inexato ? |
Aproximadamente exato |
? |
? |
Filos?fico |
Religioso ? |
Valorativo |
Valorativo ? |
Racional |
Inspiracional ? |
Sistem?tico |
Sistem?tico ? |
N?o verific?vel
? |
N?o verific?vel |
Infal?vel ? |
Infal?vel ? |
Exato ? |
Exato ? |
(Fonte: LAKATOS, E.M., MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Cient?fica. S?o Paulo: Atlas,1985.)
?
?
b) Promova uma discuss?o com os alunos comparando os diferentes tipos de conhecimento;
c) Aprofunde a discuss?o com os seguintes questionamentos:
?
1 - Como voc? sabe que ir? chover?
2 - Qual sentido voc? utiliza para saber se um carro est? com velocidade acima da permitida?
3 - O que faz voc? saber que o dia est? acabando?
4 - Como fazer para saber o significado de uma palavra?
5 - Em que se baseiam as previs?es do hor?scopo?
6 - De onde vem o conhecimento sobre os diferentes ch?s que as pessoas utilizam para diferentes enfermidades?
O objetivo ? fazer com que os alunos percebam a diferen?a entre conhecimento cient?fico a partir da observa??o sistem?tica, da pesquisa e conhecimento popular baseado em experimenta??es e/ou supersti??es.
d) Baseado nas respostas aos questionamentos, fa?a um fechamento com os alunos sobre a defini??o do que ? cient?fico ou n?o. Coletivamente, construa com a turma os conceitos de: Ci?ncia, cient?fico, conhecimento popular, pseudoci?ncia.
?
e) Planeje novamente uma aula no entorno da escola. Promova com os alunos um exerc?cio de observa??o ao redor da escola:
?
O objetivo desta atividade ? fazer com que os alunos, a partir da observa??o, se interessem pela investiga??o cient?fica a partir de questionamentos, ou seja, d?vidas, perguntas ou curiosidades a respeito do que observarem.
?
1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
2 - D? aos grupos a tarefa de investigar o entorno utilizando os sentidos: olfato, tato, vis?o, audi??o.
3 - Pe?a que registrem em cadernos, ou gravem com os celulares ou mesmo fotografem com estes equipamentos, os fen?menos observados e que elaborem hip?teses sobre os mesmos, ou seja, qual a explica??o para tais fen?menos? Ex.: Por que um avi?o ? capaz de voar sendo mais pesado que o ar? Por que as nuvens se deslocam? Por que sentimos frio ou calor?
4 - Promova o interc?mbio em uma aula em forma de Semin?rio com a apresenta??o dos grupos dos registros feitos. Para tal, sugira que utilizem cartazes, slides, PowerPoint ou outro recurso audiovisual.
?
Aulas 7 a 9: a pesquisa cient?fica como pr?tica social
?
a) Para introduzir a tem?tica da pr?tica da pesquisa, trabalhe com os alunos os seguintes v?deos sobre a pesquisa do cientista Charles Darwin:
?
Trabalhe com os alunos os v?deos ?A ?rvore da vida? - Programa e o Document?rio - Dura??o: 56 minutos http://saladeprofessortvescola.blogspot.com.br/search/label/Evolu%C3%A7%C3%A3o, acesso em 06.05.2013.
?
?
O objetivo n?o ? difundir as ideias de Darwin, mas proporcionar aos alunos o conhecimento dos m?todos de Darwin, sobretudo a observa??o.
?
b) Explique aos alunos que ir?o fazer uma pesquisa com elementos pr?ximos deles, da escola e do entorno.
c) Divida a turma em grupos menores de 5 ou 6 alunos.
d) Explique que cada grupo ir? optar por uma tem?tica de pesquisa na comunidade.
e) Para esta pesquisa, ir?o seguir as etapas que j? foram contempladas nas atividades anteriores: observa??o, indaga??es, problematiza??es, distin??o entre o conhecimento popular e o conhecimento cient?fico.
f) Sugest?es de tem?ticas:
1 - Qual a flora e fauna t?picas do entorno da escola?
2 - Quais os h?bitos de consumo dos moradores da regi?o?
3 - Como a tecnologia influencia no modo de vida dos moradores?
4 - O que influencia as pessoas a comprar ou n?o um produto?
g) Os alunos ir?o manter um caderno de registro de campo e ir?o anexar outros registros feitos ao longo da pesquisa: v?deo, grava??es, filmagens, fotos, etc.;
h) Terminada a coleta de dados, os alunos ir?o, em sala de aula, organiz
?-los da forma que acharem mais interessante:- em gr?ficos;
- em n?meros numa tabela;
- em fotos como num mural.
?
Aulas 7 a 10: A Semana da Ci?ncia e da Tecnologia
?
a) Professor, assista ao programa 3 da S?rie Educa??o e Investiga??o Cient?fica intitulado: "Mostras e Feiras como estrat?gias pedag?gicas". Liste elementos que podem levar os alunos a se interessarem pela investiga??o e elementos que possam despertar nos alunos a quest?o de ser um cientista.
Mostras e feirass como estrat?gias pedag?gicas. Dura??o: 50 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5580. Acesso em 06.05.2013.
?
b) Promova na turma, o debate sobre os benef?cios de uma Semana da Ci?ncia e da Tecnologia na escola, se sua escola ainda n?o realiza este tipo de evento. Alternativamente, se sua escola j? o faz, pe?a que os alunos comparem o evento local com os elementos apresentados no v?deo.
?
Sugest?o para o debate:
a) Quais as vantagens de se promover este evento?
b) Haveria uma grande participa??o?
c) O que podemos propor em termos de novidade na escola?
d) A partir do v?deo, quais ideias podem ser levantadas para a Semana da Ci?ncia e Tecnologia na nossa escola?
?
c) Organize a Semana da Ci?ncia e da Tecnologia:
?
1 - Orienta??es para a submiss?o dos trabalhos:
a) Os trabalhos, de natureza cient?fica, dever?o mostrar algo in?dito no sentido de produ??o de conhecimento, ou seja, os alunos poder?o apresentar conte?dos j? vistos em sala de aula,
por?m de uma forma in?dita que pode ser: prot?tipos, maquetes, mapas, gr?ficos.
b) Tamb?m poder?o apresentar trabalhos que s?o resultados de pesquisa dos grupos sobre diferentes tem?ticas relacionadas ? tecnologia, por exemplo: uso de Internet, celulares, uso da TV,
grau de conhecimento das novas TIC (Tecnologias da Informa??o e da Comunica??o).
c) Tamb?m poder?o inscrever nesta Semana Cient?fica trabalhos que s?o resultados de Trabalhos de Campo realizados com os professores em suas devidas disciplinas.
?
2 - Divida os alunos nas equipes:
Cient?fica: respons?vel pela organiza??o dos trabalhos, avalia??o e classifica??o para as apresenta??es.
Organizadora: organiza??o do evento desde o layout da Feira at? a organiza??o da log?stica.
Divulgadora: respons?vel pela divulga??o do evento em folders, cartazes, panfletos e convites e tamb?m por registrar e divulgar a o resultado da Semana da Ci?ncia e Tecnologia em um CD, ou outra forma mais interessante usando a tecnologia.
?
3 - Escolha, em conjunto com os alunos, um melhor dia para participa??o maior da comunidade escolar: professores, pais, vizinhos, etc.
4 - Convide os professores para fazerem uma avalia??o n?o competitiva dos trabalhos que tenha car?ter formativo para o desenvolvimento dos alunos em trabalhos posteriores. Apresente aos alunos esta avalia??o e a relev?ncia da mesma para o aluno e para a escola.
Sugest?o de recurso para o professor. Artigo sobre Educa??o e Investiga??o Cient?fica:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/15541414-Edueinvesticientifica.pdf. Acesso em 06.05.2013.
?
Sugest?o de artigo para o professor: M?todo cient?fico e ensino de Ci?ncias:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161930Metodocientifico.pdf. Acesso em 06.05.2013.
?
Sugest?o de livro dispon?vel em PDF para o professor baixar: Integra??o das tecnologias na Educa??o:
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em 06.05.2013.
Observe a participa??o e envolvimento de cada aluno na aula em cada etapa do processo: se demonstraram interesse pela pesquisa; se identificaram formas diferentes de buscar o conhecimento; se fizeram a sua parte no trabalho coletivo/equipe; se contribu?ram para a organiza??o geral da Semana da Ci?ncia e Tecnologia. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.