Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
? Identificar elementos lingu?sticos que atuam no desenvolvimento dos g?neros: relato, editorial e entrevista.
? Destacar recursos coesivos que proporcionam a progress?o tem?tica nos textos.
? Identificar palavras repetidas que podem ser substitu?das para melhorar a progress?o do texto.
?
? Habilidades b?sicas de leitura e escrita.
? No??es b?sicas sobre a import?ncia da organiza??o e estrutura??o de textos.
? Discurso direto e indireto.
- Caracter?sticas dos g?neros discursivos: relato, entrevista e editorial.
- Elementos l?ngu?sticos respons?veis pelo estabelecimento da coes?o textual, tais como pronomes e conjun??es.
? Utiliza??o de tablets, notes ou computadores de Laborat?rios de Inform?tica.
? Leitura de diferentes g?neros.
? Exerc?cios individuais e em grupo.
? Utiliza??o de v?deos e textos veiculados na internet.
?
Imagem dispon?vel em:http://www.google.com.br/#hl=en&sclient=psy-ab&q=imagem+estudantes+fazendo+provas&oq=imagem+estudantes+fazendo+provas&gs_l=hp.3..0i22i30.1387.7037.0.7706.32.29.0.0.0.0.731.7000.0j1j21j2j1j0j1.26.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.PO-GOfvQg6s&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.45960087,d.eWU&fp=397bd23770057352&biw=1366&bih=659 Acesso em 05 maio 2013.
?
Atividade
? Para motivar os alunos a estudarem o tema proposto, o professor dever? conversar com eles sobre a prova do Enem. Dever? falar, rapidamente, sobre as matrizes de refer?ncia onde s?o apresentadas as compet?ncias e habilidades a serem cobradas na prova.
? Na sequ?ncia, dever? colocar os estudantes em 3 grupos de 8 alunos (ver a quantidade de alunos na sala) para que discutam as seguintes quest?es:
Sugere-se que, para agilizar a tarefa, o professor entregue xerox com as quest?es para os grupos. |
GRUPO 1- Leiam o relato abaixo e depois discutam entre o grupo as quest?es seguintes.
L? dentro havia uma fuma?a formada pela maconha e essa fuma?a n?o deixava que n?s v?ssemos qualquer pessoa, pois ela era muito intensa. Meu colega foi ? cozinha me deixando sozinho, fiquei encostado na parede da sala e fiquei observando as pessoas que l? estavam. Na festa havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas, etc.
Texto dispon?vel em: http://www.cursoacesso.com.br/wp-content/uploads/SUPER2_REDACAO.pdf Acesso em 05 de maio 2013.
?
a) Ao ler o texto, voc?s conseguiram compreend?-lo na primeira leitura? ( ) Sim ( ) N?o. Por qu??
b) Na segunda linha do texto, voc?s conseguem entender ?... pois ela era muito intensa.? Retomem o texto e respondam: Quem era intensa?
c) Faltam algumas informa??es no texto, tais como: L? dentro (onde?)
d) Ao final, compreende-se que os personagens estavam em uma festa. ? isso? Onde aconteceu a festa?
e) O texto se excedeu em repeti??es de palavras e ideias? ( ) Sim ( ) N?o
f) Identifiquem as palavras repetidas que poderiam ser substitu?das por pronomes. Reescrevam o texto, fazendo a substitui??o.
g) Reflitam: Depois de substitu?das as palavras, o texto ficou mais compreens?vel? ( ) Sim ( ) N?o. Por qu??
?
GRUPO 2- Leia o trecho do editorial abaixo:
Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/10/06_09_27_recorde_aquecimento.jpg&imgrefurl=http://www.bluue.com.br/noticias/animais-estao-encolhendo-devido-a-mudanca-climatica&h=290&w=390&sz=28&tbnid=0BCa3gF95HGuwM:&tbnh=87&tbnw=117&zoom=1&usg=__KfSUzBcWUtDahgsPs5XAzMAiH- 2013.Y=&docid=2_kEOef2GgYjMM&hl=pt&sa=X&ei=q5WSUdL9KIzS9QSY_IGAAw&sqi=2&ved=0CF8Q9QEwEA&dur=737 Acesso em 14 maio 2013.
?Enquanto uma confer?ncia da ONU no Canad? tenta definir as diretrizes de um acordo internacional para suceder o Protocolo de Kyoto, que caduca em 2012, v?o surgindo novos dados que evidenciam a urg?ncia da tarefa de tentar conter o efeito estufa, o aquecimento anormal da atmosfera do planeta. Estudo de ocean?grafos brit?nicos publicado na Revista Nature aponta perda de for?a de correntes do Atl?ntico que carregam ?gua quente dos tr?picos para o norte da Europa. A circula??o das ?guas j? est? 30% mais fraca do que em 1957 e, segundo os pesquisadores, trata-se de uma tend?ncia e n?o de uma varia??o.
Dispon?vel em: http://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/91164.htm ou em Folha de S. Paulo, 5 dez. 2005, Caderno Opini?o, p.A2.
?
a) Qual ? o tema do texto?
b) Voc?s conseguem captar as principais informa??es do editorial? Quais s?o?
c) As informa??es do texto s?o: ( ) opini?es ( ) dados de pesquisa ( ) Outro.
d) A estrutura e organiza??o do texto facilitaram a constru??o do sentido para a compreens?o do tema? ( ) Sim ( ) N?o. Por qu??
e) Qual a mensagem transmitida pelo texto?
f) A quem esta mensagem est? sendo dirigida?
g) As ideias est?o bem unidas, ligadas por conjun??es ou outros elementos coesivos?
?
GRUPO 3- Leiam o trecho da entrevista concedida pelo fot?grafo Sebasti?o Salgado ao Jornal Folha de S. Paulo.
?
Folha? Quando o senhor fez o projeto ?Movimento de Popula??es?, tinha como objetivo difundir a ideia de que, sem desenvolver o Terceiro Mundo, n?o se barra o fluxo de imigra??o?
Salgado? Essa ? a minha ideia de base j? h? muito tempo. Quando era economista, eu via isso, mas ficou claro quando fiz a s?rie ?Trabalho? (de 1986 a 1992). Existe hoje uma integra??o total do mercado econ?mico mundial, n?o existe uma empresa sequer em Bangladesh que produza para Bangladesh. Por isso, ? muito mais f?cil fazer o reverso do fluxo financeiro.
Folha? O senhor quer dizer: fazer o dinheiro voltar para o Terceiro Mundo?
Salgado? No fundo, h? anos ? o Terceiro Mundo que promove o investimento no Primeiro Mundo. O fluxo financeiro que vem do Sul para o Norte ? de pelo menos US$ 40 ou 50 bilh?es pagos em dividendos, em empr?stimos, em juros, envio de lucro de empresas. ? o Sul que investe no Norte e n?o o contr?rio. ? preciso inverter isso, ou eles ser?o invadidos e v?o virar um pouco de Sul tamb?m.
Dispon?vel em:
http://www.cursoacesso.com.br/wp-content/uploads/SUPER2_REDACAO.pdf Acesso em 05 de maio 2013.
?
a) O texto est? escrito sob forma de discurso direto. Ao ler a pergunta do entrevistador e depois a resposta do entrevistado, voc?s percebem se o tema progride, ou seja, se a resposta dada se refere ? pergunta feita? OU melhor: h? coes?o entre a pergunta e a resposta? Por qu??
b) O texto apresenta sentido?
c) Voc?s conseguem perceber a opini?o do fot?grafo sobre o desenvolvimento do terceiro mundo? Qual ??
d) Qual a diferen?a de sentido entre as palavras mas e mais no texto?
e) Com que objetivo as palavras "Sul " e ?Norte? foram usadas repetidas vezes no texto?
f) A partir desse di?logo, escreva um texto conciso e coeso (m?ximo de dez linhas), em discurso indireto, apresentando o ponto de vista do fot?grafo sobre as rela??es entre o Primeiro e o Terceiro Mundo, respectivamente o Norte e o Sul.
?
Atividade 2
Ao final da discuss?o em cada grupo, o professor dever? solicitar que cada um escolha um representante para socializar oralmente os g?neros lidos e as respostas dadas.
Na sequ?ncia, o professor dever? ?fechar? a atividade, falando sobre a import?ncia de um texto apresentar sentido; de o aluno compreender a mensagem transmitida pelo texto lido; de o aluno conseguir identificar as palavras que fazem a liga??o de um par?grafo para outro, por exemplo, etc.
?
?
Atividade 1
?
O professor dever? levar os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica ou solicitar que cada um, em seus tabletes ou notebooks, acessem o site abaixo para assistir ao v?deo 01 - Reda??o - Coes?o referencial - Prof. Vin?cius Carvalho dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=lXPgtRQf4xQ
?
Atividade 2
Depois de os alunos terem assistido ao v?deo, o professor dever? conversar com os estudantes sobre o assunto e, se poss?vel, retirar todas as d?vidas. Se necess?rio, o professor dever? retomar partes do v?deo e rev?-las com os estudantes para sanar as d?vidas.
?
Atividade 3
O docente dever? propor aos alunos que fa?am individualmente em seus cadernos as atividades abaixo com o objetivo de fixar o aprendizado. Poder? xerocar ou passar as atividades no quadro.
1. Para evitar as repeti??es dos trechos abaixo, substituam as palavra ou express?o em destaque por outra de sentido mais geral:
?
a) A devolu??o ao mar do Golfinho Flipper valeu ao Zool?gico do Rio de Janeiro um convite para participar da 14? Confer?ncia sobre Biologia Marinha. O Zoo acompanhou a reabilita??o e o retorno do...................................ao mar em abril deste ano.
b) O aumento na produ??o de autom?veis e a eleva??o dos pre?os atingiram o recorde do ano. J? chegou a 85.000 o n?mero de ...................................................dispon?veis para a venda nas concession?rias.
c) O Vasco da Gama pretende ser o campe?o Carioca este ano. Esses s?o os planos do .......................que acredita ter condi??es de enfrentar seus advers?rios mais pr?ximos.
d) Madonna salvou os Hot?is de S?o paulo, que ficam ?s moscas em feriados prolongados. Com avinda da ........................................, a estimativa da Federa??o de Hot?is do.................................................? de um movimento 40% superior ao normal.
e) A decis?o de multar em 10% sobre o valor da compra, os clientes que n?o pedirem a notra fiscal n?o vai mudar em nada os h?bitos dos ........................................................
?
?
Atividade 1- O professor dever? projetar os slides e explicar, por meio de esquema, sobre a coes?o referencial.
Sugest?o:
?
Slide 1
?
Coes?o referencial ? ? feita pela cita??o de elementos que j? apareceram ou v?o aparecer no pr?prio texto.
?
Slide 2
?
Pode se dar pelos seguintes elementos gramaticais:
- verbos
- pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos)
Ex.: Joana disse que era inocente. Ela apresentou, ainda, provas que confirmavam isso. (?Ela? substitui ?Joana?; e ?isso? substitui ?era inocente?)
?
- express?es adverbiais que indicam localiza??o (a seguir, acima, anteriormente, aqui, abaixo)
?
Na sequ?ncia, o docente dever? solicitar aos alunos que, em seus tablets ou nos computadores do Laborat?rio de Inform?tica, acessem o site: http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-amarela-2011-2dia.pdf e resolvam a quest?o 109 (prova ENEM 2011), transcrita abaixo:
?
QUEST?O 109
Cultivar um estilo de vida saud?vel ? extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas tamb?m de problemas como morte s?bita e derrame. Significa que manter uma alimenta??o saud?vel e praticar atividade f?sica regularmente j? reduz por si s? chances de desenvolver v?rios problemas. Al?m disso, ? importante para o controle da press?o arterial, dos n?veis de colesterol e de glicose no sangue. Tamb?m ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade f?sica, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto.
Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento m?dico e modera??o, ? altamente recomend?vel.
NATALIA, M. Nossa vida. 23 de mar?o.
?
As ideias veiculadas no texto se organizam, estabelecendo rela??es que atuam na constru??o do sentido. A esse respeito, identifica-se no fragmento:
?
A - a express?o ?Al?m disso?, marca uma sequencia??o de ideias.
B - o conectivo ?mas tamb?m? inicia ora??o que exprime ideia de contraste.
C - o termo como em ?como morte s?bita e derrame introduz uma generaliza??o.
D- O termo ?tamb?m? exprime uma justificativa.
E- O termo ?fatores? retoma coesivamente ?n?veis de colesterol e de glicose no sangue.?
?
Atividade 2- Acessem o site http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-azul-2010-reaplicado-2dia.pdf e refa?am a quest?o 125 da prova ENEM 2010, transcrita abaixo:
?
Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras
?
O Palmeiras venceu o Atl?tico-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cen?rio era para ser de alegria, j? que a equipe do Verd?o venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais,mas n?o foi bem isso que aconteceu.
O meia Diego Souza foi substitu?do no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo ? torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verd?o.
? Eu n?o estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui ? disse.
Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substitu?do, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras.
?Vaias? Que vaias? ? ironiza o camisa 7 do Verd?o, antes de descer para os vesti?rios.
Dispon?vel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2010
?
A progress?o textual realiza-se por meio de rela??es sem?nticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais rela??es podem ser claramente apresentadas pelo
emprego de elementos coesivos ou n?o ser explicitadas, no caso da justaposi??o. Considerando-se o texto lido,
?
A- no primeiro par?grafo, o conectivo j? que marca uma rela??o de consequ?ncia entre os segmentos do texto.
B- no primeiro par?grafo, o conectivo mas explicita uma rela??o de adi??o entre os segmentos do texto.
C- entre o primeiro e o segundo par?grafos est? impl?cita uma rela??o de causalidade.
D- no quarto par?grafo, o conectivo enquanto estabelece uma rela??o de explica??o entre os segmentos do texto.
E- entre o quarto e o quinto par?grafos, est? impl?cita uma rela??o de oposi??o.
?
Quest?o dispon?vel em: http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-azul-2010-reaplicado-2dia.pdf Acesso em 05 maio 2013.
?
Para leitura do professor:
Resumo sobre coes?o referencial e sequencial ? dispon?vel em:
http://pt.scribd.com/doc/57546207/COESAO-TEXTUAL-REFERENCIAL-E-SEQUENCIAL-I Acesso em: 06 maio 2013.
. Resumo ? mecanismos de coes?o referencial ? dispon?vel em:
http://centraldasletras.blogspotcom.br/2009/06/mecanismos-de-coesao-referencial.html Acesso em: 06 maio 2013.
O desempenho do aluno ao final dos m?dulos e durante as atividades propostas dever? ser verificado por meio: