Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como ? a sua fam?lia?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r, Giandr?a Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer um di?logo de forma coerente;

Conhecer os colegas de seu grupo e suas respectivas fam?lias;

Refletir sobre as diferentes constitui??es familiares;

Construir um olhar sens?vel em rela??o ao outro, respeitando suas particularidades;

Desenvolver a criatividade e a imagina??o por meio da pintura;

Organizar uma exposi??o para socializar as propostas vividas pelo grupo.

Duração das atividades

Momentos de 40 minutos cada, que podem ser realizados em dias diferentes.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para crian?as entre 4 e 5 anos, para essa aula a crian?a n?o necessita de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Por que conhecer as crian?as e suas fam?lias?

O per?odo de inser??o da crian?a na educa??o infantil deve acontecer de forma articulada com as fam?lias, tendo em vista, que por serem pequenas, muitas crian?as ainda n?o frequentaram uma escola, tornando este momento especial em suas vidas e de suas fam?lias. Deste modo, a professora deve atuar em parceria com as fam?lias, procurando realizar a inser??o das crian?as de forma sutil e intencional, permitindo que a crian?a perceba gradativamente o espa?o e os indiv?duos inseridos neste contexto como possibilidade de amplia??o de suas rela??es.  Este per?odo ? marcado pelo encontro de diferentes sujeitos, que nas rela??es que estabelecem entre si, passam a se conhecerem com o intuito de atuarem em conjunto. ? vista disso a import?ncia de conhecer as crian?as, suas fam?lias, o contexto social e a cultura em que vivem.

?

1? Momento:

Materiais Necess?rios: Tapete, almofadas.

Neste dia a professora dever? organizar um espa?o aconchegante com tapetes e almofadas, onde as crian?as dever?o se acomodar para uma conversa em roda. Percebendo que todas as crian?as do grupo j? est?o presentes, a professora far? um convite para a composi??o da roda, auxiliando as crian?as a se acomodarem neste espa?o. Em um primeiro momento a professora deve permitir que as crian?as se expressem livremente sobre suas demandas e novidades.

 Crian?as na roda

Arquivo institucional NDI/2013

?

2? Momento:

Materiais Necess?rios: Tapetes, almofadas e livro - As fam?lias do Mundinho.

Ap?s ouvir as crian?as, a professora apresentar? o livro ? As fam?lias do Mundinho? de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, falar? um pouco sobre a vida da autora e indicar? outras publica??es dela. Em seguida, contar? a hist?ria ?s crian?as, permitindo que visualizem as imagens e compreendam o enredo da hist?ria. Escolhemos esse livro com o objetivo de sensibilizar as crian?as em rela??o a diferentes constitui??es familiares, bem como, os diferentes modos de organiza??o social presentes na atualidade. Com o t?rmino da hist?ria a professora ir? conversar com as crian?as, a fim de problematizar as quest?es apresentadas no livro.

As perguntas podem ser:

Como s?o as fam?lias que aparecem no livro?

Elas s?o todas iguais?

O que tem de diferente entre elas?

Como ? a sua fam?lia?

?

?

 As fam?lias do Mundinho

Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

As Fam?lias do Mundinho

http://www.slideshare.net/emefmadalena/as-familias-do-mundinho

Acesso em 07/05/2013 ?s 09:42.

?

Para finalizar a roda, a professora ir? propor que as crian?as e suas respectivas fam?lias  tragam no pr?ximo dia fotografias de suas fam?lias para apresentarem aos colegas do grupo.

?

3? Momento:

Materiais Necess?rios: Tapete, almofadas e fotografias trazidas pelas crian?as.

No dia seguinte, a professora ao convidar as crian?as para a roda, solicitar? que elas apresentem suas fam?lias por meio das fotografias, observando como as crian?as elaboram seu discurso sobre sua constitui??o familiar, sua casa e sua hist?ria. Neste momento a professora pode auxiliar as crian?as na elabora??o de suas falas, direcionando-as com algumas perguntas, tais como:

Quem s?o essas pessoas da fotografia?

Quais os nomes dessas pessoas?

Todas moram na sua casa?

 Ap?s todas as crian?as apresentarem suas fam?lias, a professora ir? propor ?s crian?as que organizem um mural com as fotos para que fiquem expostas na sala de refer?ncia.

?

4? Momento:

Materiais Necess?rios: 3 metros de papel pardo, tintas de diversas cores.

Em um espa?o previamente organizado com papel branco ou pardo e tintas de diferentes cores, as crian?as ser?o convidadas a pintar um fundo para o painel da fam?lia. Este momento possibilitar? o manuseio da tinta e a express?o art?stica por parte das crian?as.

 Crian?as pintando

Arquivo institucional NDI/2013

5? Momento:

Materiais Necess?rios: Canetas de diversas cores, l?pis de cor, giz pastel, pap?is coloridos, barbante e alfabeto m?vel.

Enquanto a pintura realizada anteriormente seca, a professora convidar? as crian?as a realizarem a confec??o das molduras para as fotografias, bem como, as legendas para as imagens. Neste momento a professora precisar? de caneta hidrocor, l?pis de cor, giz pastel e pap?is coloridos. Ela iniciar? a proposta mostrando um exemplo de moldura, em que a fotografia estar? no centro e as bordas da moldura pintadas pelas crian?as. As legendas ser?o escritas pelas crian?as que j? sabem escrever o seu nome e o nome de seus familiares, e a professora ajudar? as que ainda necessitam de aux?lio.

 No fim do dia, ap?s organizar a exposi??o, a professora ir? convid?-los para a roda com o prop?sito de avaliar a atividade, perguntando o que aprenderam com a proposta, qual foi o momento que mais gostaram e questionar? as crian?as sobre a possibilidade de convidar as fam?lias para uma confraterniza??o, a fim de apresentar este trabalho.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=WHy0Ke4dXpY

Avaliação

O processo de avalia??o ser? realizado diariamente, por meio das observa??es e registros realizados no cotidiano. Procurando perceber de que forma as propostas idealizadas est?o contemplando as crian?as e como as propostas est?o auxiliando na amplia??o de seus repert?rios, promovendo momentos de aprendizagem e desenvolvimento.