Portal do Professor

Início do Conteúdo

NOSSA SEMANA FOI ASSIM! ORGANIZANDO O TEMPO E O ESPA?O NA EDUCA??O INFANTIL

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

* Promover a apropria??o de c?digos sociais;
* Organizar a rotina do grupo;
* Assimilar conceitos e formas de organiza??o do real;
* Exercitar a imagina??o e criatividade;
* Desenvolver a capacidade de abstra??o;
* Desenvolver a autonomia;
* Ampliar o repert?rio verbal.

Duração das atividades

A confec??o do calend?rio durar? 2h e 45 min. No entanto, as atividades com o calend?rio podem durar o ano todo, a medida que a professora estabelece essa rotina com as crian?as. Nessa aula trataremos de como foi constru?do o calend?rio com as crian?as e incorporado na rotina. Assim, o trabalho ser? registrado em momentos distintos: confec??o; conversa sobre o uso social do calend?rio; uso do calend?rio durante duas semanas pelas crian?as do grupo 4 A, com faixa et?ria de tr?s a quatro anos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O pr?-requisito dessa atividade est? relacionado ? faixa et?ria das crian?as envolvidas. As crian?as devem ter no m?nimo 3 anos. Para que possam aprender o que est? sendo proposto os alunos devem estar com a linguagem oral j? desenvolvida, pois, o uso de signos lingu?sticos e tamb?m gr?ficos ser?o parte essencial do trabalho pedag?gico.

Estratégias e recursos da aula

?

Desenvolvimento das atividades (2 horas e 45 minutos)

No trabalho pedag?gico com o calend?rio na Educa??o Infantil o objetivo de dar acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade pode ser atingido, visto que o calend?rio e a organiza??o temporal por ciclos s?o constitutivos da cultura humana.  Al?m disso, a possibilidade de organiza??o, registro e planejamento que o calend?rio possibilita, pode ajudar na possibilidade de desenvolvimento da no??o de signos e do pensamento abstrato das crian?as.

Materiais Utilizados:

* 3 Cartolinas;

* Cola;

* Tesoura;

* Tintas Coloridas;

* Canetinhas;

* Papel Contact colorido e transparente.

?

 1? Momento (30 minutos) - Come?ando a confeccionar o calend?rio

Cortar 7 tiras de 10 cent?metros de largura de cartolina. Cada tira representar? um dia da semana. Dividir as crian?as em 7 grupos. Cada grupo dever? pintar com pincel uma tira de cartolina com umas das cores disponibilizadas. O trabalho em grupo pode ser feito na sala de aula ou no p?tio da institui??o de Educa??o Infantil, dependendo das condi??es materiais existentes para a efetiva??o da pintura. O ideal ? que a cor de cada grupo seja determinada por sorteio. Deixe as tiras secar por pelo menos um dia.

2? Momento (30 minutos) - Terminando o calend?rio

Com ajuda das crian?as cole as tiras coloridas em uma base retangular feita com as cartolinas inteiras. Depois disso, coloque em cada uma das tiras os nomes dos dias da semana na seguinte ordem: (domingo; segunda-feira; ter?a-feira; quarta-feira; quinta-feira; sexta-feira; s?bado). Quando a base do calend?rio estiver pronta, fa?a margens coloridas entre as tiras e proteja o trabalho com o papel contact transparente.

terminando o calend??rio

Acervo NDI-UFSC (2013)

3? Momento (30 minutos) - Hist?ria

Conta??o da hist?ria "A Bruxa Salom?" de Audrey Wood. A hist?ria pode ser contada com as crian?as organizadas em uma roda no tapete da sala de aula. Caso a institui??o tenha acesso a internet e ao recurso do data show, a mesma hist?ria pode ser encontrada no site do youtube.

?

Bruxa Salom??

Imagem retirada do site da livraria Saraiva.

4? Momento (30 minutos) ? Conversando sobre o calend?rio

Organizar as crian?as em uma roda de conversas e incentivar a conversa sobre o calend?rio. Algumas perguntas poss?veis s?o: Todos os dias tem aula? Quando voc?s ficam em casa? Seus pais trabalham fora todos os dias? Quando podemos trazer brinquedos ? escola?

A partir da manifesta??o das crian?as sobre o assunto, explicar o objetivo do calend?rio em organizar nossas atividades e deixar registrado tudo que fizemos juntos durante a semana.

5? Momento (30 minutos) ? Utilizando o calend?rio

Leve algumas fichas com desenhos que registrem as principais atividades da rotina di?ria (chegada ? jogos; momento da roda; atividade direcionada; lanche; atividade recreativa). Cole com ajuda das crian?as as cartas no calend?rio. Repita sistematicamente a atividade at? o final da semana. Na semana seguinte as fichas podem ser desenhadas pelas pr?prias crian?as. Uma dica ? manter os desenhos sempre da mesma cor, at? que as crian?as reconhe?am os signos lingu?sticos. Quando o uso do calend?rio semanal j? estiver apropriado pelo grupo de crian?as a professora pode inovar na simbologia, colando por exemplo imagens, caixas de objetos que representem as atividades.

Calend??rio em uso

Acervo NDI-UFSC (2013)

6? Momento (15 minutos) - Avaliando o processo

A professora deve retomar as atividades registradas no calend?rio junto com as crian?as, para isso dever? se organizar em uma roda, disponibilizar o calend?rio e "ler" com as crian?as as atividades desenvolvidas ao longo da semana. Durante o processo devemos questionar se foi importante para eles registrar o que foi feito. Pode-se deixar tamb?m encaminhada a ideia de que se tirarmos fotos todas as semanas do calend?rio completo, ao final do ano teremos um registro de tudo que fizemos no grupo 4.

Recursos Complementares

?

http://www.youtube.com/watch?v=WJUEW_HZFyA

BRASIL, Minist?rio da Educa??o. Conselho Nacional de Educa??o. C?mara de Educa??o B?sica. Resolu??o N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o Infantil (CNE/CEB 5/2009). Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866

WOOD, A. A Bruxa Salom?. Editora ?tica.

Aula do Portal do Professor: Como trabalhar a linguagem escrita a partir de textos impressos em embalagens, r?tulos e calend?rios com crian?as do ensino fundamental. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=629

Aula do Portal do Professor: Como o calend?rio foi constru?do e utilizado ao longo da hist?ria. Dispon?vel em> http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=636

Avaliação

?

Durante a avalia??o feita se pode perceber que os objetivos da atividade foram atingidos. Visto que as crian?as durante o uso do calend?rio passaram a entender melhor a rotina do grupo, assimilaram os conceitos e a organiza??o do real, desenvolveram a autonomia e ampliaram o repert?rio. J? enquanto constru?ram o calend?rio exercitaram a criatividade e a capacidade de planejamento.