Dal?nea Cristina Flor; Giandr?a Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
| Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
?
O pr?-requisito dessa atividade est? relacionado ? faixa et?ria das crian?as envolvidas. As crian?as devem ter no m?nimo 3 anos. Para que possam aprender o que est? sendo proposto os alunos devem estar com a linguagem oral j? desenvolvida, pois, o uso de signos lingu?sticos e tamb?m gr?ficos ser?o parte essencial do trabalho pedag?gico.
?
Desenvolvimento das atividades (2 horas e 45 minutos)
No trabalho pedag?gico com o calend?rio na Educa??o Infantil o objetivo de dar acesso ao conhecimento historicamente produzido pela sociedade pode ser atingido, visto que o calend?rio e a organiza??o temporal por ciclos s?o constitutivos da cultura humana. Al?m disso, a possibilidade de organiza??o, registro e planejamento que o calend?rio possibilita, pode ajudar na possibilidade de desenvolvimento da no??o de signos e do pensamento abstrato das crian?as.
Materiais Utilizados:
* 3 Cartolinas;
* Cola;
* Tesoura;
* Tintas Coloridas;
* Canetinhas;
* Papel Contact colorido e transparente.
?
1? Momento (30 minutos) - Come?ando a confeccionar o calend?rio
Cortar 7 tiras de 10 cent?metros de largura de cartolina. Cada tira representar? um dia da semana. Dividir as crian?as em 7 grupos. Cada grupo dever? pintar com pincel uma tira de cartolina com umas das cores disponibilizadas. O trabalho em grupo pode ser feito na sala de aula ou no p?tio da institui??o de Educa??o Infantil, dependendo das condi??es materiais existentes para a efetiva??o da pintura. O ideal ? que a cor de cada grupo seja determinada por sorteio. Deixe as tiras secar por pelo menos um dia.
2? Momento (30 minutos) - Terminando o calend?rio
Com ajuda das crian?as cole as tiras coloridas em uma base retangular feita com as cartolinas inteiras. Depois disso, coloque em cada uma das tiras os nomes dos dias da semana na seguinte ordem: (domingo; segunda-feira; ter?a-feira; quarta-feira; quinta-feira; sexta-feira; s?bado). Quando a base do calend?rio estiver pronta, fa?a margens coloridas entre as tiras e proteja o trabalho com o papel contact transparente.
Acervo NDI-UFSC (2013)
3? Momento (30 minutos) - Hist?ria
Conta??o da hist?ria "A Bruxa Salom?" de Audrey Wood. A hist?ria pode ser contada com as crian?as organizadas em uma roda no tapete da sala de aula. Caso a institui??o tenha acesso a internet e ao recurso do data show, a mesma hist?ria pode ser encontrada no site do youtube.
?
Imagem retirada do site da livraria Saraiva.
4? Momento (30 minutos) ? Conversando sobre o calend?rio
Organizar as crian?as em uma roda de conversas e incentivar a conversa sobre o calend?rio. Algumas perguntas poss?veis s?o: Todos os dias tem aula? Quando voc?s ficam em casa? Seus pais trabalham fora todos os dias? Quando podemos trazer brinquedos ? escola?
A partir da manifesta??o das crian?as sobre o assunto, explicar o objetivo do calend?rio em organizar nossas atividades e deixar registrado tudo que fizemos juntos durante a semana.
5? Momento (30 minutos) ? Utilizando o calend?rio
Leve algumas fichas com desenhos que registrem as principais atividades da rotina di?ria (chegada ? jogos; momento da roda; atividade direcionada; lanche; atividade recreativa). Cole com ajuda das crian?as as cartas no calend?rio. Repita sistematicamente a atividade at? o final da semana. Na semana seguinte as fichas podem ser desenhadas pelas pr?prias crian?as. Uma dica ? manter os desenhos sempre da mesma cor, at? que as crian?as reconhe?am os signos lingu?sticos. Quando o uso do calend?rio semanal j? estiver apropriado pelo grupo de crian?as a professora pode inovar na simbologia, colando por exemplo imagens, caixas de objetos que representem as atividades.
Acervo NDI-UFSC (2013)
6? Momento (15 minutos) - Avaliando o processo
A professora deve retomar as atividades registradas no calend?rio junto com as crian?as, para isso dever? se organizar em uma roda, disponibilizar o calend?rio e "ler" com as crian?as as atividades desenvolvidas ao longo da semana. Durante o processo devemos questionar se foi importante para eles registrar o que foi feito. Pode-se deixar tamb?m encaminhada a ideia de que se tirarmos fotos todas as semanas do calend?rio completo, ao final do ano teremos um registro de tudo que fizemos no grupo 4.
?
http://www.youtube.com/watch?v=WJUEW_HZFyA
BRASIL, Minist?rio da Educa??o. Conselho Nacional de Educa??o. C?mara de Educa??o B?sica. Resolu??o N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o Infantil (CNE/CEB 5/2009). Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866
WOOD, A. A Bruxa Salom?. Editora ?tica.
Aula do Portal do Professor: Como trabalhar a linguagem escrita a partir de textos impressos em embalagens, r?tulos e calend?rios com crian?as do ensino fundamental. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=629
Aula do Portal do Professor: Como o calend?rio foi constru?do e utilizado ao longo da hist?ria. Dispon?vel em> http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=636
?