Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo o ciclo da ?gua e aprendendo a produzir textos

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Interpretar informa??es;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sicas, textos expositivos;
  • Conhecer o ciclo da ?gua;
  • Compreender a import?ncia da ?gua em nossas vidas;
  • Planejar roteiro para escrita de texto;
  • Produzir textos;
  • Revisar textos;
  • Separar s?labas.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos - oito (8) atividades de 60 minutos cada uma. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Tamb?m, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, dos estados e munic?pios que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).

http://wlcaminha.blogspot.com.br/. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

?

menina lapis

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Explorando o v?deo ?A hist?ria da gotinha de ?gua?

Professor, os alunos demonstram muita curiosidade em saber de onde vem a ?gua, porque chove, dentre outras quest?es. Nesse sentido, propomos esse tema que al?m de motivar o interesse das crian?as, ainda possibilitar? a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:

?

  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes j? escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Organizar o texto dividindo-o em t?picos e par?grafos;
  • Segmentar  palavras em textos;
  • Planejar interven??es orais em situa??es como conta??o de hist?ria;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Nesta atividade voc? poder? trabalhar com os alunos o "Ciclo da ?gua na natureza" de forma l?dica e divertida. Esse momento ser? importante para que os alunos compreendam que a ?gua n?o pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela ? renovada em seu ciclo. Dessa forma contribuir? para a conscientiza??o dos alunos sobre a necessidade de preserva??o desse recurso.

Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando as crian?as sobre o tema:

?

  • De onde vem a ?gua?
  • Por que ser? que quando vai chover as nuvens ficam escuras?
  • De onde vem a ?gua da chuva?
  • Para onde vai a ?gua da chuva?
  • Ser? que a ?gua pode acabar?

?

Neste momento, deixe com que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35). 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Professor, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem no s?tio http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html  (Acesso em 02/05/2013) a Hist?ria de uma gotinha de ?gua, utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Outra op??o ? levar seus alunos para assistirem ao v?deo no Laborat?rio de Inform?tica, ou ent?o projet?-lo para eles, por meio de um projetor multim?dia.

gotinha

Fonte: http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html - Acesso em 02/05/2013.

?

Recontando a hist?ria oralmente: converse com seus alunos e oriente-os a recontarem a hist?ria da gotinha de ?gua, assistida por eles no v?deo anterior. Eles poder?o narrar a hist?ria e grav?-la utilizando esse recurso dos seus laptops. Observe se eles conseguir?o relatar a hist?ria enfatizando as etapas do ciclo da ?gua. Assim como a escrita, a oralidade tamb?m ? muito importante para o desenvolvimento dos alunos.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos

Aprendendo mais sobre o ciclo da ?gua

Oriente seus alunos a acessarem no s?tio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html   -  Acesso em 02/05/2013 - o v?deo Ciclo da ?gua, utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

Ou ent?o, leve seus alunos para assistirem  ao v?deo no Laborat?rio de Inform?tica.

?

ciclo agua 

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html- Acesso em 02/05/2013.

No v?deo, ? explorado o Ciclo da ?gua na natureza de forma l?dica e interessante.

O Portal do Professor tem um recurso muito interessante, ? um jogo onde os alunos poder?o verificar o que aprenderam. Voc? poder? utiliz?-lo aqui ou ao final da atividade como verifica??o de aprendizagem. Veja no endere?o: recursos/mec_2992/CicloDaAgua.swf - Acesso em 02/05/2013.

portal

Fonte: recursos/mec_2992/CicloDaAgua.swf  Acesso em 02/05/2013.

?

Atividades de registro:

  1. EXPLORANDO A MATEM?TICA COM  PALAVRAS DO V?DEO ?CICLO DA ?GUA?

?

PALAVRA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM S?LABAS

?GUA

?

?

?

?

EVAPORA??O

?

?

?

?

CONDENSA??O

?

?

?

?

CICLO

?

?

?

?

PRECIPITA??O

?

?

?

?

ESCOAMENTO

?

?

?

?

SOLO

?

?

?

?

PLANTAS

?

?

?

?

SOL

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

?

2. Produzindo arte: proponha aos seus alunos uma atividade art?stica, na qual eles ir?o representar  cada etapa do ciclo da ?gua por meio de um belo desenho. Voc? poder? fazer um painel com seus alunos e expor os desenhos para que sejam apreciados pelos familiares e colegas de outras turmas da escola.

ci

Fonte: Acervo da autora.

Se optar por trabalhar com os laptops, os alunos poder?o utilizar o programa Tux Paint (Metasys < Edusyst < Arte < M?sica < Pintura Digital). Para ilustrar o ciclo da ?gua use o programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de textos), para descrever cada etapa do ciclo.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Registrando as etapas do ciclo da ?gua: proponha aos alunos a realiza??o de um question?rio, no qual eles poder?o registrar quais s?o as etapas do ciclo da ?gua e o que significa cada uma delas. Veja um exemplo abaixo:

s 

 Fonte: Acervo da autora.

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos

Produzindo texto ? construindo um roteiro

?Em todos os anos de escolariza??o, as crian?as devem ser convidadas a ler, produzir e refletir sobre textos que circulam em diferentes esferas sociais de interlocu??o [...]?. (BRASIL,  2012, p. 32).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Corroborando com isso, nossa proposta nesta atividade ? que os alunos produzam um texto retratando as etapas do ?Ciclo da ?gua?. Para tanto, faz-se necess?rio trabalhar com eles o planejamento da escrita do texto, considerando os aspectos que devem ser abordados, um roteiro e sua finalidade. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Nossa sugest?o ? que construa um roteiro juntamente com seus alunos para auxili?-los na produ??o do texto. Veja um exemplo:

?

ROTEIRO DE PRODU??O DE TEXTO

TEMA

Ciclo da ?gua

FINALIDADE

Retratar as etapas do ciclo da ?gua

PARTES DO TEXTO:

1. Introdu??o

Fazer um par?grafo introduzindo o assunto e contando que estamos estudando o ciclo da ?gua e as atividades que realizamos at? o momento.

?

?

?

2.  Desenvolvimento

?

Abordar as etapas do ciclo da ?gua explicando cada uma delas:

Evapora??o

Condensa??o

Precipita??o

Escoamento

?

?

3. Conclus?o

Concluir em um par?grafo comentando sua opini?o sobre a import?ncia do ciclo da ?gua para o planeta e seres humanos.

?

Fonte: Acervo da autora.

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Produzindo o texto ? m?os a obra... ? hora de escrever

Professor, nesse momento os alunos dever?o produzir o texto utilizando como refer?ncia o roteiro que voc?s constru?ram juntos. Eles tamb?m poder?o utilizar os desenhos que fizeram sobre as etapas do ciclo da ?gua como ?Ajuda mem?ria? para que relembrem cada etapa do ciclo e sua fun??o.

Nesse momento aproveite para trabalhar com eles a import?ncia de se revisar o texto durante o processo de escrita ?retomando as partes j? escritas e planejando os trechos seguintes? (BRASIL. 2012, p. 34).  Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Produzindo texto ? vamos revisar e reescrever!

Revise o texto individualmente com cada aluno. Em seguida, caso seja necess?rio oriente-os a realizarem a reescrita de palavras, trechos ou at? mesmo do texto, para que aperfei?oem suas estrat?gias discursivas.

?

7? atividade ? aproximadamente 60 minutos

O caminho da ?gua - explorando m?sicas

Explore com as crian?as o v?deo musical Professora Fernanda ? ?gua 2010. Para tanto, solicite que acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk ? acesso em 02/05/2013 - utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, se a sua escola n?o participa do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo utilizando um projetor multim?dia.

fernanda 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk ? Acesso em 02/05/2013.

?

Reproduza e entregue para os alunos a letra da m?sica para que cantem e depois colem em seus cadernos.

?

?gua

Palavra Cantada

Da nuvem at? o ch?o, do ch?o at? o bueiro
Do bueiro at? o cano, do cano at? o rio
Do rio at? a cachoeira

Da cachoeira at? a represa, da represa at? a caixa d'?gua
Da caixa d'?gua at? a torneira, da torneira at? o filtro
Do filtro at? o copo

Do copo at? a boca, da boca at? a bexiga
Da bexiga at? a privada, da privada at? o cano
Do cano at? o rio

Do rio at? outro rio
De outro rio at? o mar
Do mar at? outra nuvem

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/ - Acesso em 02/05/2013.

?

Aproveite para trabalhar com seus alunos a m?sica como um g?nero textual, explorando as caracter?sticas da mesma, a linguagem po?tica e sua estrutura textual.

?

8? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Construindo um acr?stico: proponha alguma atividade de registro, como a constru??o de acr?sticos com algumas palavras trabalhadas na m?sica. Um exemplo de acr?stico com a palavra ?gua:

?

? gua que nasce, que jorra, que lava a seca da humanidade, de

G ota em gota, enche o riacho, mata a sede do povo

U m bem natural em escassez, devemos economiz?-la

A cada um fica a li??o de fazer sua parte, economizar ? a regra da vez!

Fonte: Acervo da autora.

Terminada a atividade, solicite que cada aluno leia seu acr?stico para os colegas e afixe-o no mural da sala de aula, para ser visualizado pelos pais e demais turmas.

Recursos Complementares

Aula sobre o tema ?gua - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501 - Acesso em 03/05/2013.

M?sica da ?gua: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ - Acesso em 03/05/2013.

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma em uma avalia??o formativa. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam o que ? o ciclo da ?gua, suas etapas e import?ncia para a vida no planeta. Observe ainda se realizaram leituras interpretando as informa??es das atividades; realizaram contagem e registraram os numerais de forma convencional;  reconheceram a estrutura de g?neros textuais como textos expositivos e m?sicas; e se planejaram e constru?ram seus textos levando em conta aspectos como: coes?o, estrutura do texto, vocabul?rio adequado, dentre outros aspectos. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.