Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto; Eliana Aparecida Carleto; La?s de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, N?dia Carvalho A. Fraga. Priscila Gerv?sio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corr?a Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es tais como: t?tulo, assunto e autoria do texto. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, m?quina e filmadora. ? importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa. - Neste s?tio do CONSED ? Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o, encontra-se informa??es sobre o que ? o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa e suas a??es. Acesso em 25/04/2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 25/04/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente ? turma o texto: ?O Gato Xadrez?, ele ? um personagem que aparece numa das brincadeiras cantada do nosso folclore. Com base nessa brincadeira, o poeta Jo?o Proteti escreveu o texto que voc? vai ler.
XADREZ
O gato xadrez
Jogava xadrez
Com a galinha pedr?s
E uma r?s,
Todo ?ltimo s?bado
De cada m?s.
At? que um dia
A pol?cia descobriu
Os tr?s
E os levou pro xadrez.
No xadrez,
Os tr?s jogam xadrez todo santo dia
De todo m?s.
Fonte: PROTETI, Jo?o. ? toa, ? toa. 8. ed. Campinas: Papirus, 1998. p. 24.
Em seguida, forme um c?rculo com seus alunos e converse sobre o texto.
Professor, incentive os alunos a procurarem o significado da palavra XADREZ no dicion?rio. Logo ap?s, discuta com eles sobre os tr?s significados que a palavra XADREZ teve no poema.
Professor, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p.196 e 197.
Ap?s a leitura e aprecia??o do poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e registrar atividades sobre algumas quest?es que entenderam sobre o texto desenhando:
a) Como era o gato.
b) O que ele jogava.
c) Com quem ele jogava.
d) Para onde a pol?cia levou o gato, a galinha e a r?s.
Professor, disponibilize as atividades propostas no caderno dos alunos.
Escreva frases usando a palavra XADREZ com os significados indicados a seguir:
a) JOGO
(O aluno poder? elaborar uma frase como: Eu aprendi a jogar xadrez com o meu pai.).
b) CADEIA
(O aluno pode elaborar uma frase como: A pol?cia capturou os ladr?es do mercado e os levou para o xadrez.).
c) DESENHO QUADRICULADO
(O aluno pode elaborar uma frase como: Ganhei uma jaqueta xadrez no meu anivers?rio.).
Depois de realizada a atividade solicite que socializem as frases que elaboraram, assim voc? trabalha a leitura e aproveita para fazer uma corre??o coletiva.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, forme um c?rculo com seus alunos e conte para turma que voc? j? teve um gato de estima??o. Descreva como era o seu gato: o tamanho, o nome, a ra?a, a idade, o peso, a cor dos olhos, a cor do pelo, dentre outras caracter?sticas.
Organize a turma em duplas, pe?a para os alunos escreverem um texto coletivo contendo as caracter?sticas e informa??es, do seu gato de estima??o. Caso algum aluno n?o possua um gato de estima??o, pe?a que imagine e invente suas caracter?sticas.
Professor, ? fundamental que os alunos apresentem seus textos, socializando suas descobertas. Comente se aparecem nos textos semelhan?as entre as caracter?sticas, os nomes dos gatos e as ra?as.
Em seguida, disponibilize a reportagem dirigida para quem gosta de gatos.
Fonte das atividades: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011..p. 206.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de apropria??o do sistema de escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Para desenvolv?-las nos seus alunos, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos.
1. Leia o texto e responda:
a) Qual ? o t?tulo do texto?
b) Quanto tempo vive os gatos?
c) ? poss?vel identificar visualmente as diferen?as entre as ra?as de gatos? Como?
2. O texto fornece informa??es sobre cinco ra?as de gatos. Ligue os nomes das ra?as, observando que foram escritos com tipos de letras diferentes.
British EX?TICO
Siam?s SAGRADO-DA-BIRM?NIA
Persa SIAM?S
Sagrado-da-Birm?nia BRITISH
Ex?tico PERSA
Professor, explore as informa??es presentes no texto dividindo-as em partes.
Este texto classifica os gatos por meio de uma legenda, em fun??o do trabalho que d?o para serem criados. Leia e observe a legenda em cada parte. Depois, realize as atividades de acordo com o que se pede.
1. Escreva os nomes das ra?as em fun??o do trabalho que cada gato d? para ser criado.
2. Observe o peso que cada ra?a de gato pode atingir.
3. Agora, em fun??o do porte responda assinalando com X:
a) Porte ? o mesmo que:
( ) PESO ( ) TAMANHO ( ) COR
b) A ra?a de gato que atinge o maior tamanho ?:
( ) PERSA ( ) SAGRADO - DA - BIRM?NIA
( ) SIAM?S ( ) EX?TICO
c) A ra?a de gato que possui o menor tamanho ?:
( ) EX?TICO ( ) PERSA ( ) SIAM?S
4. Releia a seguir as caracter?sticas de cada ra?a e, depois, responda de acordo com o texto:
a) Quais ra?as de gato t?m pelo curto e quais ra?as t?m o pelo longo?
b) Segundo o texto, quais ra?as lacrimejam?
c) Por que o gato da ra?a Sagrado-da-Birm?nia ? conhecido como gato de botas?
d) Qual das ra?as de gato ? a mais calma?
e) A que ra?a pertence um dos gatos mais inquietos?
f) Qual das ra?as n?o costuma miar?
g) Qual das ra?as tem olhos azuis?
As atividades foram adaptadas: CIPRIANO, L?cia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Ot?lia Leite. Cole??o Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetiza??o. 2 ? Ano.4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 207 e 209.
Pesquise em revistas, livros e internet juntamente com seus familiares gravuras de gatos de diversas esp?cies. Caso voc? tenha um gato poder? fotograf?-lo, utilizando c?mera fotogr?fica, tablet ou celular. Mas, s?o necess?rias as impress?es das fotos para a pr?xima atividade na sala de aula.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize uma lista com algumas curiosidades sobre os gatos e discuta com os alunos. Veja algumas sugest?es:
1 - Gatos s?o animais carn?voros. Por isso, a ra??o para eles cont?m um teor alto de prote?nas.
2 - Gatos n?o percebem sabores doces. Contudo, seu paladar ? muito desenvolvido. S?o muito exigentes na hora de se alimentar. ? normal que recusem ra??o que n?o seja servida na hora ou refei??es que n?o pare?am frescas.
3 - O gato ?, provavelmente, o mais sensitivo dos mam?feros. Gatos foram apontados por bi?logos como possivelmente o mais sensitivo dos mam?feros. Isto por seus sentidos apurad?ssimos que fazem dele no ambiente selvagem um poderoso predador.
4 - Gatos enxergam no escuro. Gatos veem as coisas no escuro muito melhor do que n?s humanos. Precisam somente de um sexto da luz do que n?s precisamos para ver.
5 - Gatos t?m a audi??o apurad?ssima. S?o capazes de ouvir sons ultrass?nicos. Na verdade tamb?m se comunicam por sons nesta frequ?ncia.
6 - Gatos percebem os cheiros muito melhor do que n?s. Um gato dom?stico possui o olfato 14 vezes mais potente que humanos, mas ficam em desvantagem em rela??o ao poderoso olfato dos c?es.
7 - Gatos manipulam os humanos. Eles t?m muitas armas para isso. Eles ronronam para conseguir comida, ou carinho, por exemplo.
6 - Gatos correm mais r?pido do que o humano mais veloz. Um gato dom?stico ? capaz de atingir a velocidade de 48 km/h.
7 - Gatos se comunicam. Usam a linguagem corporal, miados e "ronrons". Quando se esfregam um nos outros, por exemplo, os gatos est?o fazendo um gesto de amizade.
8 - Gatos n?o t?m sete vidas. Mas n?o ? que parece verdade? H? muitos casos surpreendentes de sobreviv?ncia de gatos. Um bichano caiu 21 metros e saiu completamente ileso da queda.
9 - Gatos s?o inteligentes. Eles t?m uma capacidade cognitiva que lhes permitem executar diversas a??es que s?o consideradas sinais de intelig?ncia.
10 - Gatos sabem amar. N?o ? verdade que gatos s? se ligam ao seu territ?rio. Esses felinos desenvolvem grandes la?os afetivos com seus donos.
Fonte:http://www.osgatos.com.br/Coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-gatos.html Neste s?tio voc? encontrar? diversas informa??es e curiosidades sobre esse felino. Acesso em 05/05/2013.
Em seguida, pe?a aos alunos, que formem grupos para constru?rem cartazes sobre as curiosidades desse felino. Para isso, providencie os materiais necess?rios: cartolinas, papel Kraft e folhas de papel A4. Utilize as fotos e as imagens pesquisadas pelos alunos para ilustrar o trabalho. Exponha as produ??es para toda a comunidade escolar.
VISITA AO LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
Professor, proponha uma visita dos alunos ao Laborat?rio de Inform?tica da sua escola e fa?a uma investiga??o online, para juntos, localizarem curiosidades sobre gatos.
Solicite que os alunos acessem os s?tios sugeridos:
http://www.muitosgatos.com/. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre as v?rias esp?cies de gatos e fotos dos felinos. Acesso 05/05/2013.
http://www.guiaderacas.com.br/gatos.shtml. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es e imagens sobre as ra?as de gatos, gatos em destaques. Acesso em 05/05/2013.
http://os5gatos.blogspot.com.br/2011/04/55-tipos-de-gato-domestico.html. Neste blog voc? poder? encontrar imagens dos gatos dom?sticos. Acesso em 05/05/2013.
Discuta com a turma as informa??es presentes nos textos, durante a leitura dos mesmos.
Professor, um dos cuidados mais importante ? a vacina??o dos gatos, tanto para o filhote como para o gato adulto. Os animais devem ser imunizados antes de come?arem a terem contato com outros felinos. ? importante tamb?m fazer o refor?o anual das vacinas. Dialogue com seus alunos sobre este assunto.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Nessa atividade o aluno desenvolver? estrat?gias de produ??o de textos, as quais dever?o englobar desde o planejamento global do texto, at? a revis?o em processo, avalia??o e revis?o posterior. ? fundamental a revis?o dos textos juntamente com os alunos, a fim de desenvolver estrat?gias de leitura e dom?nio dos conhecimentos lingu?sticos.
Brasil. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: planejamento do ensino na perspectiva da diversidade, ano 1: unidade 2. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Professor, para esta atividade, ser? relevante retomar ao poema ?XADREZ?, leia novamente para a turma e questione: existem gatos xadrez? Nas investiga??es voc?s conheceram algum gato assim?
Vamos imaginar como seria um gato xadrez! Que tal organizar um concurso em duplas na sala de aula? Para isso, cada dupla produzir? uma ficha com as principais informa??es e caracter?sticas desse gato.
PREPARANDO O TEXTO
Com base nos textos sobre as ra?as de alguns gatos e no poema que lemos na sala de aula, imagine:
a) As caracter?sticas f?sicas de um gato xadrez, como seriam: sua cor, seu pelo, o porte, o peso e a cor dos olhos.
b) As principais caracter?sticas comportamentais de um gato xadrez: se ele mia pouco ou muito, se ? calmo ou agitado...
c) Se ele come qualquer tipo de alimento ou s? comida que tamb?m seja xadrez.
Monte um texto em forma de ?ficha? com as ideias que foram sendo constru?das na medida em que imaginava.
REVISANDO O TEXTO
Observe se na sua ficha cont?m:
Caso o texto n?o tenha algumas dessas caracter?sticas, invente-as. Com o auxilio do professor fa?a as modifica??es necess?rias.
Revisado o texto ? hora de copi?-lo com letras grandes e mai?sculas numa folha grande de cartolina ou papel Kraft, usando canetinha, giz de cera ou outro material dispon?vel.
Professor, voc? poder? sugerir que ilustrem o gato por meio de desenho ou se preferir os alunos poder?o montar uma dobradura e pintar o gato xadrez de acordo com as caracter?sticas criadas. Se preferir a dobradura, segue um modelo:
Fonte: http://annacrafts.wordpress.com/2011/03/08/facil-de-fazer-dobraduras-de-animais/. Neste blog voc? encontrar? sugest?es de dobraduras de animais diversos. Acesso em 05/05/2013.
PUBLICANDO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
Professor, combine o dia com os alunos para organizarem a exposi??o dos trabalhos no mural da escola. Elabore uma c?dula de vota??o para que os alunos de outras turmas votem em um dos trabalhos. Providencie tamb?m uma caixinha com uma abertura (urna) para os alunos depositarem seus votos.
Logo ap?s, a vota??o, fa?a a contagem dos votos e verifique qual dos trabalhos foi o vencedor do concurso sobre o GATO XADREZ. Divulgue os resultados.
Sugest?es de links para os alunos:
IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. GATO E O NOVELO. S?o Paulo: ?tica, 1995.
QUINTELLA, Doris Beling. O Gatinho Trapalh?o. Cole??o Lagarta Pintada. S?o Paulo: ?tica, 2001.
Sugest?es de links para os professores:
http://www.hospvetprincipal.pt/cuidadosg.htm. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre alimenta??o, higiene, reprodu??o, vacina??o. Acesso em 05/05/2013.
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; ler e compreender textos de diferentes g?neros textuais; localizar informa??es; representar a ideia contida no texto por meio de desenhos; perceber que em um contexto uma palavra tem significados diferentes; elaborar frases com uma palavra, utilizando v?rios significados; produzir texto a partir de informa??es pesquisadas; compreender as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.