Portal do Professor

Início do Conteúdo

?gua nossa de cada dia: ? preciso preservar!

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane ?llen da Silva; N?dia Carvalho S. Fraga; Priscila Gerv?sio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corr?a Dornellas.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Realizar entrevistas;
  • Interpretar informa??es;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito ? fala dos colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Resolver situa??es-problema;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sicas e textos expositivos;
  • Elaborar textos usando diferentes g?neros textuais como: lista, panfletos e entrevistas;
  • Organizar dados em gr?ficos;
  • Compreender a import?ncia da ?gua em nossas vidas;
  • Identificar maneiras de economizar a ?gua;
  • Realizar interc?mbio com outras escolas.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos - seis (6) atividades de 60 minutos cada uma. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o das atividades propostas ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es b?sicas de escrita e de leitura e, demonstrem habilidade na resolu??o de problemas e na comunica??o entre os pares.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todos os alunos se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa - Informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

 menina lapis

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: escassez da ?gua!!!

Professor, no dia 22 de mar?o, comemora-se o ?Dia Mundial da ?gua?. Que tal aproveitar esse momento, para conscientizar seus alunos sobre a import?ncia de se preservar esse bem natural? Eles v?o adorar! Crian?as s?o essenciais para divulgarem conhecimentos e ensinamentos sobre preserva??o para os adultos, dessa forma, elas com certeza ir?o contribuir para conscientizar seus familiares sobre a preserva??o da ?gua.

Nesse sentido, propomos esse tema que al?m de motivar o interesse das crian?as, ainda possibilitar? a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:

?

  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes j? escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Organizar o texto dividindo-o em t?picos e par?grafos;
  • Segmentar  palavras em textos;
  • Planejar interven??es orais em situa??es como conta??o de hist?ria;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. (BRASIL, 2012, p. 32-37).

?

Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetiza??o ? L?ngua Portuguesa, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando os alunos sobre o tema:

?

  • De onde vem a ?gua?
  • Para que ela serve?
  • Voc?s acham que podemos viver sem ela?
  • Ser? que a ?gua pode acabar?

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35).

Em seguida trabalhe com eles a m?sica ?Asa Branca? de Gonzaguinha. Embora a letra da m?sica a ser trabalhada n?o siga a norma culta, utilizando uma linguagem coloquial, ela apresenta a tem?tica relativa ? escassez de ?gua, mostrando as consequ?ncias reais, que podem ser pr?ximas da realidade de algumas regi?es do pa?s, que muitos j? viram em notici?rios. Al?m do mais, a m?sica tamb?m contribuir? para ?Reconhecer a diversidade lingu?stica, valorizando as diferen?as culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa et?ria, de g?nero dentre outras?.(BRASIL, 2012, p. 35).

  

Asa Branca

Gonzaguinha

Composi??o : Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de S?o Jo?o

Eu perguntei, a Deus do c?u, ai
Por que tamanha judia??o(2x)

2-Que braseiro, que fornaia
Nem um p? de pranta??o

Por falta d'?gua perdi meu gado
morreu de sede meu alaz?o(2x)

3-Int? mesmo a asa branca
Bateu asas do sert?o

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu cora??o(2x)

4-Hoje longe muitas l?gua
Numa triste solid?o

Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sert?o(2x)

5-Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na pranta??o

Eu te asseguro n?o chore n?o, viu
Que eu voltarei, viu
Meu cora??o (2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/ - Acesso em 03/05/2013.

?

Professor, no s?tio acima, voc? encontrar? tamb?m o v?deo desta m?sica para reproduzi-la para os alunos.

Posteriormente, em rodinha, propicie a interpreta??o da m?sica. Se necess?rio assistam mais de uma vez..

Neste momento, discuta sobre a necessidade da ?gua para todos os seres vivos, plantas ou animais (o que nos inclui). Questione: o que acontecer? se a ?gua acabar?

Para este levantamento, algumas quest?es seriam importantes, tais como:

- Do que fala esta m?sica?

- Por que ser? que o autor da m?sica fala assim?

- O que aconteceu com as plantas e animais deste lugar devido ? falta de ?gua?

- O que aconteceu com o personagem da m?sica?

- Se ele ficasse naquela regi?o, n?o fosse embora, o que poderia acontecer com ele?

- Com a gente, ser? que ? igual ou diferente?

-O que pode acontecer se n?o cuidarmos da ?gua?

-O que podemos fazer para economizar ?gua?

Vale lembrar que estas s?o apenas sugest?es e que outros questionamentos podem aparecer na aula.

Anote as falas dos alunos e finalize com a produ??o de um texto coletivo.

Veja abaixo outra sugest?o de atividade:

?

  1. PASSE AS PALAVRAS QUE EST?O ESCRITAS ABAIXO DA NORMA COLOQUIAL PARA A NORMA CONVENCIONAL.

FORNAIA

FORNALHA

PRANTA??O

PLANTA??O

INT?

AT?

VORTA

VOLTA

ENTONCE

ENT?O

AGORA SEPARA AS S?LABAS DAS PALAVRAS:

CONTE QUANTASS?LABAS CADA PALAVRA TEM E REGISTRE ABAIXO:

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

A quantidade de ?gua em nosso planeta

Professor, se sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos acessem atrav?s de seus laptops o s?tio http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf. (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Nesse s?tio eles encontrar?o uma hist?ria abordando um di?logo entre um gato e uma cobra sobre a escassez de ?gua doce (pot?vel) no mundo, sua import?ncia para vida e a de sua preserva??o. Ou ent?o os leve at? ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e projete-a para eles.

gato 

Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf - Acesso em 03/05/2013.

?

Depois de trabalhar a hist?ria, dialogue com eles verificando se perceberam que apesar de ter muita ?gua em nosso planeta, a maioria ? salgada, n?o sendo pr?pria para o consumo.

Reproduza e distribua para eles o texto informativo abaixo. Realize a leitura coletiva e discuta sobre os dados observados. Assim, voc? poder? aprofundar direitos de aprendizagem com seus alunos como ?Ler textos; compreender textos lidos; reconhecer finalidades de textos lidos; localizar informa??es expl?citas no texto, dentre outros?. (BRASIL, 2012, p. 33).

?

?

Voc? sabia...

Aproximadamente 70% da superf?cie terrestre encontra-se coberta por ?gua. No entanto, menos de 3% deste volume ? de ?gua doce, cuja maior parte est? concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de ?guas superficiais para as atividades humanas. A ?gua est? distribu?da da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da ?gua do mundo est?o nos oceanos, ou seja, ?gua salgada.
- 2,5% de ?gua doce e est? distribu?da da seguinte forma:
- 29,7% aqu?feros;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservat?rios (nuvens, vapor d??gua etc.).

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm - Acesso em 03/05/2013.

A partir dessas informa??es proponha aos alunos a constru??o de gr?ficos, representando a quantidade de ?gua existente em nosso planeta, e como ela est? distribu?da no mesmo. Auxilie-os nesse processo.

Para a constru??o dos gr?ficos os alunos poder?o utilizar o programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos), como no exemplo abaixo em que os alunos criaram os gr?ficos representando os valores aproximados, pois o nosso objetivo ? mostrar a diferen?a entre a quantidade de ?gua doce e de ?gua salgada existentes em nosso planeta:

grafico agua

FONTE: Acervo da autora.

grafico agua no planeta

FONTE: Acervo da autora.

Os alunos tamb?m poder?o criar os gr?ficos em seus cadernos. Para facilitar, distribua uma folha quadriculada e oriente passo a passo a elabora??o do gr?fico at? que eles compreendam esta forma de tratamento de informa??o.

?

Professor, a partir das informa??es trabalhadas no gr?fico, proponha situa??es-problema para que possam ser resolvidas pelos alunos. Como por exemplo:

a) Observe o gr?fico 1 e responda: se juntarmos a quantidade de ?gua salgada e doce, qual ser? a quantidade total de ?gua existente no Planeta Terra?

b) No gr?fico 2 se somarmos a quantidade de ?gua doce existente nos rios e lagos com a das calotas polares, qual ser? o resultado?

c) O que h? em maior quantidade no Planeta Terra, ?gua doce ou salgada?

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Sensibilizando ? Economizar ? preciso: solicite que acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e assistam ao v?deo musical ?Economizar? da turma da M?nica. Ou ent?o projete o v?deo para eles no Laborat?rio de Inform?tica de sua escola.

economizar

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY  - Acesso em 03/05/2013.

Em seguida dialogue com eles sobre quais atitudes consideram importantes para a economia de ?gua. Deixe que se expressem e dialoguem uns com os outros.

?

Socializando: elaborando lista e panfletos para divulga??o

Posteriormente, proponha a constru??o coletiva na lousa, de uma lista com atitudes e h?bitos favor?veis ? economia de ?gua em nosso cotidiano. Anote as dicas dos alunos na lousa, uma embaixo da outra, numerando-as, trabalhando assim outro g?nero textual: lista.

Voc? poder? dividir sua turma em grupos de tr?s alunos e propor que eles construam um panfleto com as dicas listadas na lousa, ilustrando cada uma delas.

Se optar por utilizar os laptops dos alunos para a constru??o dos panfletos, eles poder?o utilizar o TuxPaint (Metasys < Edusyst < Arte e M?sica < Pintura Digital) para ilustrar, e o KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos), para escrever as dicas.

Depois de prontos, os panfletos poder?o ser enviados via e-mail, para todos os alunos da escola, e ainda ? poss?vel realizar um interc?mbio entre outras escolas, enviando para elas tamb?m. Este trabalho al?m de promover interc?mbio entre os alunos de diferentes institui??es possibilita que os alunos compreendam a fun??o social da escrita.

Depois de prontos os panfletos, poder?o ser fixados nos murais da escola ou entregues para conscientizar os alunos sobre a import?ncia de economizar ?gua.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Entrevista com familiares: como voc? tem cuidado da ?gua em sua casa?

Proponha aos alunos que realizem uma entrevista com seus familiares sobre a utiliza??o da ?gua. Para tanto, elabore com eles a entrevista, formulando perguntas.

Nesse momento ? interessante que aprofunde com eles os direitos de aprendizagem como ?Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades? se for necess?rio poder?o contar com a ajuda de um escriba. (BRASIL, 2012, p. 34).

Em seguida, solicite que eles realizem uma pesquisa com os pais e familiares.

?

Entrevista com familiares

Nome do entrevistado:___________________________________________________

1. Quando voc? est? escovando os dentes deixa a torneira da pia:

( ) Aberta, pois vai utilizar a ?gua para enxaguar a boca daqui a pouco.

( ) Fechada, para n?o gastar ?gua enquanto escova os dentes.

2. Ao tomar banho voc?:

( ) Fica muito tempo embaixo do chuveiro, pois adora cantar tomando banho.

( ) Toma um banho r?pido e fecha a torneira enquanto est? se ensaboando.

3. Para limpar a casa voc? utiliza a ?gua:

( ) Que usou para lavar roupa.

( ) Da torneira que est? limpa e n?o suja a casa.

4. Para limpar o quintal voc?:

( ) Usa a vassoura.

( ) Usa a mangueira de ?gua.

5. Quando est? lavando lou?a voc?:

( ) Ensaboa tudo e depois enx?gua de uma vez.

( ) Fica com a torneira ligada o tempo todo.

Agora ? sua vez entrevistador - De acordo com a sua opini?o, a pessoa que voc? entrevistou pode ser avaliada como:

( ) Muito econ?mica e ecologicamente correta.

( ) Precisa melhorar, mas est? no caminho da economia.

( ) Est? contribuindo para a ?gua do planeta acabar.

Fonte: Acervo da autora.

?

Solicite tamb?m que os alunos levem seus laptops para casa e acessem o s?tio http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html  utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e fa?a a leitura do texto ?Os dez mandamentos para economizar ?gua? com seus pais e familiares, depois dialogue com eles sobre o que acharam. Voc? tamb?m poder? reproduzir o texto para eles levarem para casa, caso sua escola n?o participe do Projeto UCA.

Segue abaixo o texto:

?

Os dez mandamentos para economizar ?gua

1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. N?o fique com o chuveiro aberto. O consumo cair? de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enx?gue a boca com a ?gua do copo. Assim voc? economiza 3 litros de ?gua.

3. Na descarga: Verifique se a v?lvula n?o est? com defeito, aperte-a uma ?nica vez e n?o jogue lixo e restos de comida no vaso sanit?rio.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por m?s. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 mil?metros no encanamento desperdi?a cerca de 3 caixas d??gua de mil litros.

6. Na caixa d??gua: N?o a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de lou?as: Lavar lou?as com a torneira aberta, o tempo todo, desperdi?a at? 105 litros. Ensaboe a lou?a com a torneira fechada e depois enx?gue tudo de uma vez. Na m?quina de lavar s?o gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia n?o, pela manh? ou ? noite. Use mangueira com esguicho-rev?lver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de ?gua. S? lave o carro uma vez por m?s, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a ?gua da sobra da m?quina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e cal?ada use vassoura - Se precisar utilize a ?gua que sai do enx?gue da m?quina de lavar.

Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html - Acesso em 06/05/3013

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Socializa??o da pesquisa

Proponha um momento em roda de conversa para que os alunos socializem o resultado das entrevistas que realizaram com seus familiares. Aproveite para aprofundar o seguinte direito de aprendizagem ?Participar de intera??es orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. BRASIL, 2012, p. 35).

?

6? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Jogando com a ?gua

Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a ?gua. Solicite que acessem os s?tios abaixo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham os jogos que querem realizar.

Caso sua escola n?o participe deste programa, leve-os at? ao Laborat?rio de Inform?tica, pois esta ? uma atividade l?dica que colabora para consolidar as aprendizagens adquiridas ao longo do trabalho.

  • Teste da ?gua ? quest?es testando seu conhecimento sobre a ?gua.

?

recursos/mec_5910/Teste%20Seu%20Conhecimento%20sobre%20a%20%c3%81gua.swf. Acesso em 03/05/2013.

   

  • Jogo da Forca

jogo 1

?

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html. Acesso em 03/05/2013.

?

  • Gota D??gua

?

jogo2  

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440 Acesso em 03/05/2013.

  • Quebra cabe?a

quebra cabe??as

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=quebra_cabeca/quebra_cabeca|w=700|h=500. Acesso em 03/05/2013.

Professor, terminados os jogos, discuta com os alunos o que foi poss?vel aprender com esses jogos, sobre a import?ncia de se preservar a ?gua. Registre as principais ideias na lousa e pe?a que copiem em seus cadernos.

Recursos Complementares

Nos Links no portal abaixo voc? encontra sugest?es de aulas e atividades sobre o tema ?gua:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652 - Acesso em 05/06/2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526  - Acesso em 05/06/2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501  - Acesso em 05/06/2013.

M?sica da ?gua:

http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/  - Acesso em 05/06/2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se: realizaram leituras interpretando as informa??es do texto; resolveram situa??es-problema; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como m?sicas, textos expositivos, e entrevista; souberam organizar dados em gr?ficos; e exploraram a tem?tica da ?gua, compreendendo sua import?ncia para nossas vidas, e a relev?ncia de preserv?-la economizando. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.