Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios;
1. O (a) professor (a) deve iniciar a aula proporcionando espa?os para que as crian?as se sintam estimuladas a compartilhar com a turma seus conhecimentos sobre a tem?tica: a brincadeira da amarelinha e o jogo de boliche. Desse modo, podemos dividir a aulas em alguns momentos para melhor introduzir e conduzir a discuss?o.
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013 Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
2. O (a) professor (a) deve fazer uma roda de conversa com a turma para sondar os conhecimentos pr?vios dos (as) alunos (as), a partir de questionamentos como:
a) Algu?m j? brincou de amarelinha ou jogou boliche?
b) Como foi: f?cil ou dif?cil?
c) Quem sabe dizer como se brinca de amarelinha e como se joga boliche?
d) Quem ser? que os inventou?
e) Ser? que algum adulto ou idoso que conhecemos j? brincou de amarelinha ou jogou boliche?
? importante que o (a) professor (a) fa?a um registro das explica??es e hip?teses levantadas pelas crian?as, com intuito de acompanhar todo o processo de aprendizado ao longo das aulas.
3. A partir das viv?ncias ou hip?teses apresentadas pelos (as) alunos (as), o (a) professor (a) deve explanar sobre a origem da amarelinha e do boliche, bem como explicar as caracter?sticas de cada um, para que possam ser vivenciadas ainda nesta aula.
?
Seguem algumas sugest?es de sites a serem consultados pelo (a) professor (a):
http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm, acesso em 10/05/2013
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml, acesso em 10/05/2013
http://www.livresportes.com.br/reportagem/jogo-de-amarelinha-tem-origem-francesa, acesso em 10/05/2013
?
V?deo: diferentes maneiras de pular amarelinha
http://www.youtube.com/watch?v=d_xqbhPMEGA, acesso em 10/05/2013
?
Hist?ria do Boliche
http://www.quadrodemedalhas.com/boliche/, acesso em 10/05/2013
?
V?deo: Como confeccionar boliche com garrafas pet
http://www.youtube.com/watch?v=eLH_2CT4VhI, acesso em 10/05/2013
?
4. Ap?s a explica??o, o (a) professor apresentar? v?deos animados sobre a amarelinha e o boliche, em seguida deve ouvir o que os (as) alunos (as) acharam de como a brincadeira e o jogo eram abordados nos v?deos:
V?deo: O strike do Chaves
http://www.youtube.com/watch?v=bl_0Jhgd6Ys, acesso em 10/05/2013
?
V?deo: Como brincar de amarelinha:
http://www.youtube.com/watch?v=CTQuzmaIjzc, acesso em 10/05/2013
?
5. Em seguida o professor dividir? a turma em dois grupos para cada modalidade (02 para amarelinha e 02 para boliche) para que eles possam vivenciar os jogos devidamente orientados pelo professor.
?
O professor deve estimular e orientar a turma para a realiza??o de uma pesquisa junto aos profissionais da escola para saber se os esses adultos conhecem a brincadeira da amarelinha e se j? jogaram boliche.
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
?
1. Como se trata de alunos (as) que est?o no in?cio do processo de alfabetiza??o (1? ano), o (a) professor (a) deve estar presente em todas as etapas da pesquisa que ser? realizada da seguinte forma:
a) A turma deve ser dividida em 4 grupos;
b) Cada grupo escolher? por meio de vota??o (entre os componentes do grupo) um adulto da escola para ser entrevistado (a);
c) Para a realiza??o da pesquisa ? importante que o professor elabore um instrumental para guiar os questionamentos. Assim, o (a) professor (a) anotar? as quest?es que as crian?as pretendem fazer;
d) As entrevistas devem ser devidamente filmadas seguindo o formato das entrevistas da TV (Ex: Programa Roda Viva, Gente Inocente e outros);
e) ? importante que todos os componentes do grupo tenham a oportunidade de se expressar fazendo questionamentos ao entrevistado;
f) Ao final da escolha do entrevistado, o (a) professor (a) elaborar? no quadro um convite com auxilio da turma (texto coletivo) e um componente de cada grupo escrever? num papel que ser? entregue ao convidado escolhido.
2. Segue sugest?o de quest?es do instrumental para entrevista:
a) Qual ? seu nome completo?
b) Quantos anos voc? tem?
c) Voc? j? brincou de amarelinha?
e) Quantos anos voc? tinha quando brincou?
f) Como era a brincadeira?
g) Voc? j? jogou boliche?
h) Que idade tinha?
i) J? fez algum strik?
j) Voc? se lembra da ?ltima vez que brincou de amarelinha ou jogou boliche? Como foi?
?
1. Nesta aula ocorrer? a realiza??o das entrevistas. O (a) professor (a) deve ficar respons?vel pela media??o e filmagem. ? importante que fique o (a professor (a) sempre atento (a) para que n?o se perca imagens, nem comprometa o foco ou o ?udio) das entrevistas.
Obs: Caso seja poss?vel, o (a) professor (a) tamb?m pode designar um (a) aluno (a) ou colega de trabalho para a realiza??o desta tarefa.
?
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
2. Como s?o 4 grupos, cada grupo ter? que indagar seu entrevistado de forma organizada, ou seja, cada componente do grupo deve participar fazendo pelo menos uma pergunta. Sendo assim, o (a) professor (a) deve ter o cuidado de proporcionar um ambiente agrad?vel para que as crian?as se sintam ? vontade para sanar suas curiosidades.
Obs: ? medida que surjam quest?es espont?neas, o (a) professor (a) deve estar atento (a) na condu??o do debate para que as curiosidades sejam sanadas e tamb?m n?o fuja do tema.
?
Para melhor desenvolvimento, a aula 7 deve ser dividida em duas etapas:
- Num primeiro momento, o (a) professor (a) far? a apresenta??o dos v?deos das entrevistas ? turma. Nesse momento, o (a) professor (a) deve indagar os (as) alunos (as) sobre o que acharam das quest?es formuladas e das respostas dos entrevistados.
Ex: O que voc?s acharam das experi?ncias apresentadas pelos adultos? Era o que imaginavam? Ficaram surpresos (as)? Como avaliam o desempenho de voc?s como entrevistadores?
- No segundo momento, o (a) professor (a) deve solicitar que os (as) alunos (as) registrem o que aprenderam sobre a brincadeira (amarelinha) e o jogo (boliche), assim como o que acharam das entrevistas.
Esse registro pode ser ilustra??es, contudo, ? fundamental solicitar que cada aluno (a) escreva o que aprendeu, o que foi interessante na atividade realizada.
Obs: Como se trata de crian?as do 1? ano do ensino fundamental, portanto, crian?as que est?o na fase inicial da alfabetiza??o, o mais importante ? que haja a tentativa da escrita. No decorrer desse registro, o (a) professor (a) pode auxiliar os (as) alunos (as), assim como, perguntar ao (?) aluno (o) o que desejava escrever.
?
Nesta aula o professor (a) instigar? os (as) alunos (as) a pensar, elaborar hip?teses sobre novas possibilidades para se brincar de amarelinha e jogar boliche.
1. O (a) professor (a) promover? um espa?o para que os (as) alunos (as) criem de forma interativa novas formas de brincar amarelinha e jogar boliche. Contudo, os (as) alunos (as) dever?o inserir letras do alfabeto e n?meros na brincadeira e no jogo. O prop?sito ? contribuir no processo e alfabetiza??o.
1? Momento: O (a) professor (a) levantar? alguns questionamentos para instigar os (as) alunos (as) no processo criativo. ? importante que as hip?teses para a cria??o de novas possibilidades para a amarelinha e o boliche sejam registradas no quadro, de modo que todo grupo visualize as sugest?es dos colegas.
Segue abaixo alguns questionamentos que o professor poder? fazer aos (?s) alunos (a) para estimular o processo de cria??o:
a) Ser? que ? poss?vel brincar de amarelinha ou boliche de forma diferente utilizando tamb?m letras e n?meros?
b) Como? Demonstre para o grupo.
?
Fonte: Google Imagens (imagem 1 e imagem 2), acesso em 10/05/2013
?
2? Momento: Em seguida, o (a) professor (a) deve retomar os 4 grupos formados nas aulas anteriores (2 para amarelinha e 2 para boliche).
Cada grupo receber? as fichas com os nomes dos colegas da sala e o numeral correspondente a idade dos (as) alunos(as). Tamb?m pode ser outro dado num?rico que fa?a parte do cotidiano do (a) aluno (a) tal como n?mero do sapato, n?mero da camiseta, peso etc. Para coleta desses dados, ? necess?rio um levantamento pr?vio junto a fam?lia com o preenchimento de uma ficha que poder? ser enviada como tarefa de casa pelos componentes de cada equipe.
Em seguida, o (a) professor (a) instigar? os (as) alunos (as) a adaptarem a amarelinha e o boliche utilizando os nomes dos colegas e suas idades.
As regras e estruturas das brincadeiras devem ser devidamente registradas pelo (a) professor (a), que, inclusive, pode registrar em v?deo todo processo de elabora??o das hip?teses para as modifica??es da amarelinha e do boliche.
O (a) professor deve dar aos grupos 25 minutos para a adapta??o da brincadeira e do jogo. ? necess?rio que o grupo saiba que h? um tempo limite para a cria??o, entretanto, o (a) professor (a) deve estimular e n?o pressionar os (as) alunos (as).
3? terceiro momento, o (a) professor (a) deve organizar a turma numa grande roda para debater e analisar os resultados das adapta??es. Cada grupo demonstrar? a sua nova amarelinha e o novo boliche. Ap?s cada apresenta??o o (a) professor (a) pode levantar os seguintes questionamentos:
a) Quais foram as modifica??es da brincadeira original?
b) Gostaram do resultado do trabalho do grupo?
c) O grupo teve opini?es diferentes?
d) O que fazer para solucionar esse problema?
Obs: Nessa roda de conversa, o (a) professor (a) mediar? o debate de modo que todo grupo d? sua opini?o sobre as adapta??es. O importante ? que todos e todas verbalizem suas impress?es sobre a atividade realizada.
?
2. O (a) professor (a) n?o pode perder de vista, que a alfabetiza??o na perspectiva do letramento ressalta a import?ncia de se estimular a capacidade da crian?a se expor, explicar, narrar, escutar de forma atenta a opini?o do colega e dar sua opini?o, respeitando sua vez de falar (Caderno 2. p. 22)
Fonte: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf, acesso em 10/05/2013
?
1. Nesta etapa o (a) professor (a) deve sugerir outras possibilidades de viv?ncia para "amarelinhas" e "boliches" desenvolvidos pelas crian?as, com intuito de ampliar o processo de alfabetiza??o e letramento.
2. Abaixo segue algumas sugest?es de adapta??o da brincadeira e do jogo referidos:
Amarelinhas
Sugest?o 1:
Relacionar a letra do alfabeto ao n?mero que ocupa na ordem alfab?tica. O (a) aluno (a) deve jogar a pedrinha e dizer qual ? o lugar no alfabeto que determinada letra est?. Ex: Se a pedrinha cair na letra "E", o (a) aluno (a) deve contar: "A" est? na posi??o 1, "B" na posi??o 2, "C" na posi??o 3, "D" na posi??o 4 e a "E"... e assim por diante.
?
Sugest?o 2:
Relacionar a quantidade de colegas que tenha no nome a letra que a pedrinha marcar. Ex: se cair na letra "C", o (a) aluno (a) deve dizer e contar quantos colegas tem no nome a letra ?C?: Carlos; Cec?lia, Marcos, Marcelo etc.
?
Sugest?o 3:
O (a) aluno (a) deve pular o espa?o que tenha o n?mero do seu t?nis/ ou/ s? pode pisar nas letras do seu nome / ou/ n?o pode pisar na primeira letra do colega ex: Carlos - letra que n?o pode pisar: "C".
?
Boliches
Sugest?o 1:
O (a) aluno (a) deve derrubar os pinos at? que a soma chegue a sua idade (os pinos devem ser numerados de 1 a 10).
?
Sugest?o 2:
O (a) aluno (a) deve derrubar apenas os n?meros que demonstra a quantidade de meninas da sala.
?
Sugest?o 3:
O (a) aluno (a) deve derrubar apenas o pino de n?mero maior /ou/ derrubar o pino de n?mero menor.
?
Nessa aula, o (a) professor (a) deve estimular na socializa??o dos conhecimentos constru?dos. Assim, poder? convidar outra turma da escola (pode ser tamb?m do 1? ano) para compartilhar o que aprenderam.
Fonte: Google Imagens (imagem 1 - amarelinha - e imagem 2 - boliche),
O importante ? que os (as) alunos (as) interajam e os grupos consigam ensinar ? turma convidada as novas formas divertidas e diferentes que eles criaram para brincar de amarelinha e jogar boliche.
http://www.extensio.ufsc.br/20071/ALFABETIZACAO_JOGOS_PEDAGOGICOS.pdf, acesso em 10/05/2013
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf, acesso em 10/05/2013
A avalia??o deve acontecer ao longo de todo processo.
O (a) professor (a) deve acompanhar o desenvolvimento dos (as) alunos (os) por meio de observa??es e registros cont?nuos do desempenho, envolvimento, dificuldades de cada aluno (o) com o prop?sito de auxili?-lo na intera??o e supera??o das poss?veis dificuldades.
O (a) aluno (a) tamb?m far? registros por meio de ilustra??es e escritas, ainda que esteja no in?cio do processo de alfabetiza??o, ? importante que realize tentativas para perceber os erros e acertos, para assim, construir gradativamente seus conhecimentos sobre os c?digos de escrita e compreens?o do seu uso no cotidiano.