Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos Ol?mpicos e hist?ria: a pr?tica que leva a reflex?o

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar os Jogos Ol?mpicos numa perspectiva hist?rica;
  • Identificar e reviver modalidades esportivas ol?mpicas originais;
  • Construir compet?ncias para lidar com o conhecimento cient?fico utilizando ferramentas de pesquisa de forma aut?noma;

Duração das atividades

08 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre o conte?do do Esporte, especificamente, sobre Atletismo e suas modalidades.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 01 ? 03: A origem dos Jogos Ol?mpicos.

Num primeiro momento, o professor anunciar? o tema de estudo "Jogos Ol?mpicos" e convidar? os alunos a fazer uma viagem no tempo em dire??o a antiguidade cl?ssica. Deve ficar claro que o objetivo, nas pr?ximas aulas, ser? compreender a evolu??o dos jogos ol?mpicos daquela ?poca at? os dias atuais.

1. Identifica??o do conhecimento pr?vio dos alunos: o professor dialogar? com os alunos sobre o que eles conhecem sobre Jogos Ol?mpicos e suas ideias em rela??o a origem dos mesmos. Essa discuss?o ser? desencadeada pelas seguintes perguntas:

a) Voc?s conhecem os Jogos Ol?mpicos? O que sabem sobre esse grande evento?

b) Voc?s sabem onde e quando eles surgiram?

- A discuss?o ser? conduzida pelo professor para que os alunos que se sintam ? vontade para opinar tenham a oportunidade de faz?-lo. ? importante que eles sejam orientados a respeitar, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informa??es que os alunos mencionarem sobre suas respostas (viagens que fizeram, document?rios de televis?o, sites de internet, etc.).

- Ap?s a conversa descrita acima, o professor apresentar? um v?deo de 10 minutos, com o objetivo de instigar suas curiosidades para a pesquisa (tarefa de casa) que ser? apresentada na sequ?ncia. Os alunos ser?o orientados a observarem no v?deo as caracter?sticas dos atletas, dos locais das provas e dos movimentos realizados no contexto da origem dos Jogos Ol?mpicos.

Sugest?o de v?deo :

?

video origem jogos olimp   https://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE, acesso em 10/05/2013.

?

2. Em seguida, o professor solicitar? aos alunos, como tarefa de casa, uma pesquisa na internet sobre a origem dos Jogos Ol?mpicos. A pesquisa dever? ter um instrumento orientador - roteiro - que ser? seguido pelos alunos. Esse instrumento dever? contemplar: locais, modalidades e ?pocas em que ocorreram as manifesta??es originais do que hoje, modernamente, conhecemos como Jogos Ol?mpicos.

Segue sugest?o de Instrumento da Pesquisa sobre Origem Jogos Ol?mpicos:

Roteiro de Pesquisa: A Origem Jogos Ol?mpicos

Considere os itens a serem pesquisados nas colunas abaixo e preencha-os com as informa??es que voc? encontrar. Aten??o! Ap?s inserir as informa??es, registre as fontes de pesquisa entre par?nteses (sites, artigos, livros, revistas, etc.).
Principais Locais e ?pocas em que aconteciam os Jogos

     Modalidades

?

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

(FONTE: _____________________________)

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

(FONTE: _____________________________)

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

(FONTE: _____________________________)

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

(FONTE: _____________________________)

?

Sugest?o de uma lista de sites de pesquisa a serem indicados para os alunos:

Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/origem-dos-jogos-olimpicos.htm, acesso em 10/05/2013.

Comit? Ol?mpico Brasileiro: http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/jogos-olimpicos/antiguidade, acesso em 10/05/2013.

Info Escola: http://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-da-antiguidade/, acesso em 10/05/2013.

Wikip?dia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos, acesso em 10/05/2013.

?

3. Socializa??o dos dados da pesquisa:  Ap?s a pesquisa, j? na aula seguinte, o professor solicitar? que os alunos organizem-se em grupos (m?ximo 05 componentes) para socializarem as informa??es para os demais colegas.

- O professor dever? informar os procedimentos dessa atividade, da seguinte forma:

1?) Os grupos dever?o eleger uma das modalidades indicando sua origem e local, para apresent?-la ? turma;

2?) Cada uma das modalidades escolhidas (no caso de 05 grupos, geraria uma rol de 05 modalidades) seria objeto de vota??o para a escolha da apenas duas que seriam vivenciadas pela turma na pr?xima aula.

?

4. Viv?ncia da modalidade pesquisada: depois de constru?do o rol de modalidades, o professor procederia a vota??o, e as duas atividades mais votadas seriam praticadas pela turma. Sugerimos que o professor, em rela??o ?s modalidades eleitas, complemente as informa??es pesquisadas pelos alunos, de modo que a viv?ncia se aproxime o m?ximo poss?vel da pr?tica original, conforme dados hist?ricos revelados nas fontes de pesquisas que o professor dever? identificar.

Exemplo de atividade de viv?ncia de uma modalidade eleita pela turma: Lampedrom?a ou Corrida com tocha

              corrida tocha

Lampedrom?a

"Competi??o, muito famosa em diversas festas religiosas, sobretudo nas festas atenienses em honra da deusa Atena, era uma prova de corrida com revezamento, disputada por cinco grupos de 40 cidad?os cada um. Em Atenas os corredores percorriam um caminho de 1000 metros, da muralha da acr?pole ao altar de Prometeu na periferia da cidade. Postados a uma dist?ncia de 25 metros um do outro, o desafio era correr com uma tocha acesa e pass?-la ao companheiro de revezamento sem que ela se apagasse. A vit?ria pertencia ao grupo cujo ?ltimo corredor chegasse primeiro ao altar com a tocha acesa"

(Fonte: http://olimpia776.warj.med.br/txt05.html)

Fonte da Imagem: http://tugasemdublin.blogspot.com.br/2012/06/tocha-olimpica-vem-dublin.html, acesso em 10/05/2013.

?

Aula 04 e 05: De volta aos Jogos ol?mpicos: uma viv?ncia a partir do v?deo os "Campe?es de Ol?mpia: o enigma do Dardo" (TV Escola/MEC)

1. O professor reservar? a sala de v?deo da escola, ou ir? preparar para apresenta??o do v?deo em sala de aula caso haja um projetor digital (data show) dispon?vel. Em seguida, ele apresentar? o v?deo "Campe?es de Ol?mpia: o enigma do Dardo" dispon?vel no site TV Escola/MEC (tempo 55 minutos).

- Para acessar o v?deo, clique na imagem abaixo:

logo tv escola video aula enigma dardo

Fonte: Tv Escola/MEC ou acesse aqui, acesso em 10/05/2013

?

- Os alunos dever?o assistir o v?deo com muita aten??o, para atingir os seguintes objetivos:

1? ) Complementar seus conhecimentos sobre origem dos Jogos Ol?mpicos;

2?) Cultivar ideias e propostas para uma viv?ncia dos mesmos na escola, para al?m do "Enigma do Dardo": sugest?o de novos enigmas

- Em seguida, o professor solicitar? que os grupos de socializa??o da pesquisa  se re?nam novamente (os mesmos grupos organizados nas aulas anteriores) para que possam formular propostas para reviverem os jogos originais de Ol?mpia.

?

2. Na aula seguinte, o professor provocar? a discuss?o em rela??o a seguinte pergunta: como poderemos reviver os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade?

- Para responder satisfatoriamente a essa pergunta os alunos dever?o contemplar, pelo menos, os seguintes pontos:

  • N?mero de modalidades que possam ser vivenciadas em duas aulas: o n?mero de modalidades dever? ser decidido com a media??o do professor para que o mesmo pondere com rela??o a viabilidade desse n?mero, dentro do tempo dispon?vel nas aulas para sua pr?tica. J? as modalidades que far?o parte da viv?ncia poder?o ser escolhidas mediante vota??o (escolha pela maioria);
  • Local e espa?os apropriados para viv?ncia: juntamente com o professor, os alunos dever?o eleger uma comiss?o para proceder a reserva e agendamento dos locais necess?rios para as atividades relacionadas ? pr?tica das modalidades eleitas;
  • Confec??o e/ou reserva de materiais para viv?ncia: caso n?o existam todos os materiais dispon?veis, os alunos, com media??o do professor, poder?o confeccion?-los.
  • Grava??o de imagens do evento: Os alunos poder?o se organizar, elegendo alguns colegas para filmarem, ou fazer um revezamento para que eles assumam esta tarefa de garantir os registros do jogos. Al?m de pequenos filmes, eles poder?o fotografar e colher depoimentos dos pr?prios colegas. Em seguida, poder?o divulgar esses registros do "retorno dos Campe?es de Ol?mpia" , para outros colegas da escola, no site da mesma ou num blog criado criado para tal fim;

?

Sugest?es de links que indicam possibilidades de materiais alternativos:

- Material did?tico Mini-Atletismo da IAAF: Acesse apostila clicando aqui, acesso em 10/05/2013.

- Aula "Confec??o de implementos do Atletismo" (Portal do Professor):  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19222, acesso em 10/05/2013.

?

Aula 06, 07 e 08: "O retorno dos campe?es de Ol?mpia": novos enigmas...antigas modalidades.

1. Ap?s a organiza??o do evento na aula anterior, os "novos campe?es de Ol?mpia" poder?o celebrar os Jogos com a pr?tica das modalidades eleitas.

2. Sugest?es de rol de modalidades que reproduzem a descri??o dos Jogos Ol?mpicos originais:

a) Corrida a p? (Dromos): Corrida simples ou st?dion,  Corrida dupla ou d?aulos, Corrida de fundo ou d?likhos, dentre outras.

b) Lan?amento de Disco (D?skos)

c) Lan?amento de Dardo (?kon)

d) Luta (P?le)

e) Salto (P?dema)

f) Pentatlo (P?ntatlhon)

?

Sugest?es de sites que apresentam explica??o das modalidades acima:

http://olimpia776.warj.med.br/txt05.html, acesso em 10/05/2013.

http://olympicstudies.uab.es/brasil/pdf/78.pdf, acesso em 10/05/2013.

Recursos Complementares

Sugest?es de outros v?deos que atenderiam a primeira atividade a aula:

http://www.youtube.com/watch?v=iHx8GccG0SY, acesso em 10/05/2013.

http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ, acesso em 10/05/2013.

Avaliação

1. A avalia??o dever? ocorrer em todo processo, no qual os alunos registrem e reflitam sobre as situa??es problemas, as informa??es de suas pesquisas e sobre as indaga??es levantadas pelo professor e pelos colegas. Essa avalia??o deve captar o feedback sobre dois pontos principais: a) o processo de aquisi??o de conhecimento sobre os Jogos Ol?mpicos numa perspectiva hist?rica; b) Se os alunos demonstraram compet?ncias para lidar com o conhecimento cient?fico utilizando ferramentas de pesquisa de forma aut?noma;

2. Ao final da estrat?gia o professor dever? solicitar que os alunos avaliem o evento organizado por eles em fun??o dos seguintes crit?rios:

- Como foi sua participa??o nas provas individuais?

- Como foi o envolvimento da turma na garantia das condi??es planejadas para a execu??o do evento: local e espa?os adequados, organiza??o e desenvolvimento das provas e materiais adequados?

3. Diante dos registros acumulados, poder? ser elaborado um portf?lio sobre Origem dos Jogos Ol?mpicos como parte do processo avaliativo.