Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Conhecimentos b?sicos sobre o conte?do do Esporte, especificamente, sobre Atletismo e suas modalidades.
Num primeiro momento, o professor anunciar? o tema de estudo "Jogos Ol?mpicos" e convidar? os alunos a fazer uma viagem no tempo em dire??o a antiguidade cl?ssica. Deve ficar claro que o objetivo, nas pr?ximas aulas, ser? compreender a evolu??o dos jogos ol?mpicos daquela ?poca at? os dias atuais.
1. Identifica??o do conhecimento pr?vio dos alunos: o professor dialogar? com os alunos sobre o que eles conhecem sobre Jogos Ol?mpicos e suas ideias em rela??o a origem dos mesmos. Essa discuss?o ser? desencadeada pelas seguintes perguntas:
a) Voc?s conhecem os Jogos Ol?mpicos? O que sabem sobre esse grande evento?
b) Voc?s sabem onde e quando eles surgiram?
- A discuss?o ser? conduzida pelo professor para que os alunos que se sintam ? vontade para opinar tenham a oportunidade de faz?-lo. ? importante que eles sejam orientados a respeitar, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informa??es que os alunos mencionarem sobre suas respostas (viagens que fizeram, document?rios de televis?o, sites de internet, etc.).
- Ap?s a conversa descrita acima, o professor apresentar? um v?deo de 10 minutos, com o objetivo de instigar suas curiosidades para a pesquisa (tarefa de casa) que ser? apresentada na sequ?ncia. Os alunos ser?o orientados a observarem no v?deo as caracter?sticas dos atletas, dos locais das provas e dos movimentos realizados no contexto da origem dos Jogos Ol?mpicos.
Sugest?o de v?deo :
?
https://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE, acesso em 10/05/2013.
?
2. Em seguida, o professor solicitar? aos alunos, como tarefa de casa, uma pesquisa na internet sobre a origem dos Jogos Ol?mpicos. A pesquisa dever? ter um instrumento orientador - roteiro - que ser? seguido pelos alunos. Esse instrumento dever? contemplar: locais, modalidades e ?pocas em que ocorreram as manifesta??es originais do que hoje, modernamente, conhecemos como Jogos Ol?mpicos.
Segue sugest?o de Instrumento da Pesquisa sobre Origem Jogos Ol?mpicos:
Roteiro de Pesquisa: A Origem Jogos Ol?mpicos |
|
Considere os itens a serem pesquisados nas colunas abaixo e preencha-os com as informa??es que voc? encontrar. Aten??o! Ap?s inserir as informa??es, registre as fontes de pesquisa entre par?nteses (sites, artigos, livros, revistas, etc.). | |
Principais Locais e ?pocas em que aconteciam os Jogos |
Modalidades ? |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
?
Sugest?o de uma lista de sites de pesquisa a serem indicados para os alunos:
Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/origem-dos-jogos-olimpicos.htm, acesso em 10/05/2013.
Comit? Ol?mpico Brasileiro: http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/jogos-olimpicos/antiguidade, acesso em 10/05/2013.
Info Escola: http://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-da-antiguidade/, acesso em 10/05/2013.
Wikip?dia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos, acesso em 10/05/2013.
?
3. Socializa??o dos dados da pesquisa: Ap?s a pesquisa, j? na aula seguinte, o professor solicitar? que os alunos organizem-se em grupos (m?ximo 05 componentes) para socializarem as informa??es para os demais colegas.
- O professor dever? informar os procedimentos dessa atividade, da seguinte forma:
1?) Os grupos dever?o eleger uma das modalidades indicando sua origem e local, para apresent?-la ? turma;
2?) Cada uma das modalidades escolhidas (no caso de 05 grupos, geraria uma rol de 05 modalidades) seria objeto de vota??o para a escolha da apenas duas que seriam vivenciadas pela turma na pr?xima aula.
?
4. Viv?ncia da modalidade pesquisada: depois de constru?do o rol de modalidades, o professor procederia a vota??o, e as duas atividades mais votadas seriam praticadas pela turma. Sugerimos que o professor, em rela??o ?s modalidades eleitas, complemente as informa??es pesquisadas pelos alunos, de modo que a viv?ncia se aproxime o m?ximo poss?vel da pr?tica original, conforme dados hist?ricos revelados nas fontes de pesquisas que o professor dever? identificar.
Exemplo de atividade de viv?ncia de uma modalidade eleita pela turma: Lampedrom?a ou Corrida com tocha
Lampedrom?a |
"Competi??o, muito famosa em diversas festas religiosas, sobretudo nas festas atenienses em honra da deusa Atena, era uma prova de corrida com revezamento, disputada por cinco grupos de 40 cidad?os cada um. Em Atenas os corredores percorriam um caminho de 1000 metros, da muralha da acr?pole ao altar de Prometeu na periferia da cidade. Postados a uma dist?ncia de 25 metros um do outro, o desafio era correr com uma tocha acesa e pass?-la ao companheiro de revezamento sem que ela se apagasse. A vit?ria pertencia ao grupo cujo ?ltimo corredor chegasse primeiro ao altar com a tocha acesa" |
Fonte da Imagem: http://tugasemdublin.blogspot.com.br/2012/06/tocha-olimpica-vem-dublin.html, acesso em 10/05/2013.
?
1. O professor reservar? a sala de v?deo da escola, ou ir? preparar para apresenta??o do v?deo em sala de aula caso haja um projetor digital (data show) dispon?vel. Em seguida, ele apresentar? o v?deo "Campe?es de Ol?mpia: o enigma do Dardo" dispon?vel no site TV Escola/MEC (tempo 55 minutos).
- Para acessar o v?deo, clique na imagem abaixo:
Fonte: Tv Escola/MEC ou acesse aqui, acesso em 10/05/2013
?
- Os alunos dever?o assistir o v?deo com muita aten??o, para atingir os seguintes objetivos:
1? ) Complementar seus conhecimentos sobre origem dos Jogos Ol?mpicos;
2?) Cultivar ideias e propostas para uma viv?ncia dos mesmos na escola, para al?m do "Enigma do Dardo": sugest?o de novos enigmas
- Em seguida, o professor solicitar? que os grupos de socializa??o da pesquisa se re?nam novamente (os mesmos grupos organizados nas aulas anteriores) para que possam formular propostas para reviverem os jogos originais de Ol?mpia.
?
2. Na aula seguinte, o professor provocar? a discuss?o em rela??o a seguinte pergunta: como poderemos reviver os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade?
- Para responder satisfatoriamente a essa pergunta os alunos dever?o contemplar, pelo menos, os seguintes pontos:
?
Sugest?es de links que indicam possibilidades de materiais alternativos:
- Material did?tico Mini-Atletismo da IAAF: Acesse apostila clicando aqui, acesso em 10/05/2013.
- Aula "Confec??o de implementos do Atletismo" (Portal do Professor): http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19222, acesso em 10/05/2013.
?
1. Ap?s a organiza??o do evento na aula anterior, os "novos campe?es de Ol?mpia" poder?o celebrar os Jogos com a pr?tica das modalidades eleitas.
2. Sugest?es de rol de modalidades que reproduzem a descri??o dos Jogos Ol?mpicos originais:
a) Corrida a p? (Dromos): Corrida simples ou st?dion, Corrida dupla ou d?aulos, Corrida de fundo ou d?likhos, dentre outras.
b) Lan?amento de Disco (D?skos)
c) Lan?amento de Dardo (?kon)
d) Luta (P?le)
e) Salto (P?dema)
f) Pentatlo (P?ntatlhon)
?
Sugest?es de sites que apresentam explica??o das modalidades acima:
http://olimpia776.warj.med.br/txt05.html, acesso em 10/05/2013.
http://olympicstudies.uab.es/brasil/pdf/78.pdf, acesso em 10/05/2013.
Sugest?es de outros v?deos que atenderiam a primeira atividade a aula:
http://www.youtube.com/watch?v=iHx8GccG0SY, acesso em 10/05/2013.
http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ, acesso em 10/05/2013.
1. A avalia??o dever? ocorrer em todo processo, no qual os alunos registrem e reflitam sobre as situa??es problemas, as informa??es de suas pesquisas e sobre as indaga??es levantadas pelo professor e pelos colegas. Essa avalia??o deve captar o feedback sobre dois pontos principais: a) o processo de aquisi??o de conhecimento sobre os Jogos Ol?mpicos numa perspectiva hist?rica; b) Se os alunos demonstraram compet?ncias para lidar com o conhecimento cient?fico utilizando ferramentas de pesquisa de forma aut?noma;
2. Ao final da estrat?gia o professor dever? solicitar que os alunos avaliem o evento organizado por eles em fun??o dos seguintes crit?rios:
- Como foi sua participa??o nas provas individuais?
- Como foi o envolvimento da turma na garantia das condi??es planejadas para a execu??o do evento: local e espa?os adequados, organiza??o e desenvolvimento das provas e materiais adequados?
3. Diante dos registros acumulados, poder? ser elaborado um portf?lio sobre Origem dos Jogos Ol?mpicos como parte do processo avaliativo.